Não houve uma só campanha informativa de nenhuma empresa mostrando que houve uma redução no volume ou massa de produto sem a respectiva redução de preço por causa da inflação.
Todo mundo finge que é ético (estado e empresas) e os prejudicados são os consumidores.
Empresas não tem que fazer campanha educacional nenhuma sobre economia, ela tem a função de se ajustar no mercado e gerar valor, só. Isso que você está falando é, em tese, função do eleitor, tanto de se informar, quanto de fazer uma análise dos fatos.
Eu nunca tinha prestado atenção nisso antes pois não faço as compras, mas na Austrália, quando fazia as compras, sabia muito bem quando a quantidade do produto diminuia e a embalagem continuava a mesma (na verdade, tanto aqui quanto na Austrália eles ainda mudam a embalagem de alguma forma além do número de gramas, deixando a coisa mais óbvia ainda). As empresas não tem obrigação nem ética nem moral de gastar seu dinheiro para fazer uma campanha para o consumidor prestar atenção no óbvio, muito menos dar a sua explicação econômica aos fatos.