Não estou defendendo nada aqui, mas coisas do tipo já ocorreram "com sucesso". O eletromagnetismo foi também assumido como algo "fundamental" por Maxwell após anos de infrutíferas tentativas de derivarem-no da mecânica newtoniana (Se eu não estou enganado).
Mas o eletromagnetismo ao menos é algo mensurável, quantificável e reprodutível.
Ola DDV,
Este ponto é interessante. O meu post tem duas motivações : a minha crença pessoal de que os qualia sejam fundamentais e para defender que esta linha de pesquisa é racional e deve ser desenvolvida, pois na grande maioria das conversas com ateus e céticos, o que ocorre não é a análise séria do problema, mas antes a repetição de um "mantra", jargão : pseudociência, misticismo, groselha, etc.
E na história da ciência, "programas" de pesquisa seguiram seu caminho, preservando o seu "núcleo"(idéia principal), sem evidências a seu favor (hoje temos Cordas x Gravidade Quantica em Loops) e até mesmo com evidências que, em tese, falseavam o que o programa estava propondo (na realidade, o que se observa é que, no inicio, estes programas pouco se importam com as questões observacionais - previsões ou falseamentos)
Por exemplo , na "disputa" entre os modelos de Ptolomeu e Copernico, todas as evidências estavam a favor do modelo de Ptolomeu (se nao me engano, somente 150 anos depois, Galileo resolve a questão), não obstante muitos continuaram defendendo o modelo de Copernico pela sua simplicidade matemática. Muitos pensam que o modelo Ptolomeu "caiu" pela questão dos epiciclos, porém, o modelo de Copernico recorria a tantos epeciclos quanto o de Ptolomeu, pois eram necessários para aderencia do modelo com a observação, pois o modelo usava órbitas circulares; novamente, a simplicidade matemática foi decisiva!!(esta historia é descrita no livro "O Que é Ciência Afinal".)
Então, procurei relacionar os 5 itens que coloquei no meu post, incluindo a própria filosofia da ciência, para defender que Linde, Tononi, Hameroff e outros devem estabelecer, efetivamente, (pois creio ainda não existir) um programa de pesquisa que tenha como núcleo a idéia da consciência como entidade fundamental de nossa realidade.
Abs
Felipe