Tibet ==>> A China considera como parte de seu território, assim como Hong Kong. E historicamente sempre pertenceram de fato á China, ou vocês achariam normal os EUA ou outro país tomarem para si a ilha de Marajó?
A China considera?
Que bom. Então é deles!
E historicamente o Tibet nunca fez parte da China voluntariamente, tanto é que eles tem cultura e idioma próprios.
Mar da China ==>> Lá eles estão apenas marcando presença em seus territórios, assim como outras nações minimamente independentes e poderosas fazem em suas regiões de influência próxima.
É mesmo?
Tirando Guantánamo, quais são as outras bases do EUA que foram construídas em terrenos insulares e que estão sujeitas a disputas de propriedade nacional, e que estejam mais longe de suas costas e mais próximas das de outros países?
O restante, como já disse, eram apenas ajuda a aliados regionais sob ataque imperialista dos EUA.
Ahh... táááá...
O Vietnã, a Coréia, o Laos, o Camboja, a Mongólia, entre outros, eram todos comunistas mesmo antes das respectivas independência e apenas tiveram "ajuda" da URSS e da China.
Putz...
China é muito menos agressiva e invasiva do que os EUA. A China propõe uma cesta de moedas influentes em todas as grandes regiões do mundo e não concentrar a moeda de reserva, como faz EUA com o dollar.
Ela é porquê nunca foi uma superpotência e muito menos a potência dominante. Mas mesmo assim a história dela está repleta de exemplos de intervenções inicialmente em áreas cujos povos foram subjugados. E depois em países vizinhos, formalmente independentes.
No momento que ela puder, certamente fará um expansionismo territorial, como fez com o Tibet inteiro e com porções da Mongólia e da Coréia. E como está fazendo no chamado 'Mar da China'.
Muitos falam do controle Estatal chinês sobre as pessoas, mas quem tem a maior rede de vigilância em massa do planeta, já comprovadamente existente, é os EUA. Nos EUA os protestos do Ocupy WallStreet foram brutalmente atacados, é o pais com maior número de pessoas encarceradas no mundo, Guantanamo etc...
Pois é...
O EUA tem o maior número de pessoas encarceradas e quase todas por crimes de opinião contra o regime, não é mesmo?