Autor Tópico: África do Sul vira principal refúgio para gays perseguidos no continente  (Lida 10823 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:África do Sul vira principal refúgio para gays perseguidos no continente
« Resposta #100 Online: 19 de Abril de 2014, 10:26:39 »
E existe alguém 100% livre de preconceitos? Eu admito que "instintivamente" tenho vários preconceitos, basicamente contra tudo o que é diferente do que eu sou/acredito. Só não sou um FDP preconceituoso porque sei que estes "instintos" não são razoáveis, e racionalmente eu os controlo. Sei que, se me sinto desconfortável porque vejo dois homens se beijando, o problema é comigo, não com eles. Mas não consigo impedir que o sentimento de "desconforto" venha. Claro, hoje em dia ainda é raro ver homens se beijando na rua, acredito que quanto mais isso se tornar comum, menor será esse "desconforto" idiota e irracional.

Talvez (filosofia de botequim adiante) o problema maior do  preconceito seja o que as pessoas fazem com este sentimento de "desconforto". Alguns se sentem incomodados, mas percebem que é irracional, e o controlam. Com o tempo, a tendência é que o sujeito nem se sinta incomodado mais. Outros se sentem incomodados, não admitem abrir mão deste incômodo, e racionalizam na direção oposta do primeiro caso, criando mil "justificativas racionais" sem pé nem cabeça para controlar o comportamento alheio, só porque é diferente do deles.

Sim. Sentir preconceito é normal. O problema é como reagir a ele. Em geral as pessoas são agressivas, outras ficam apenas no nojinho :P .

Por que seria diferente? Eu não comeria um inseto, e não beijaria outro homem de língua. O sentimento é bem parecido. Mas nem por isso condeno quem come insetos ou beija outros homens.

Como ter certeza de que o que "engedra um, engedra o outro"?  :hihi:

Dois sistemas orgânicos distintos alimentando um terceiro... A única relação é o efeito, não a causa. E meu, você falou de nojo aprendido, da criança que tem nojo de escorpião (o que, inclusive, acho que não é bem assim; mas, enfim!). O que é diferente do preconceito que, por efeito da Dissonância Cognitiva, a pessoa chama de nojo. Por isso achei que a comparação não cabia.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #101 Online: 19 de Abril de 2014, 10:31:12 »
Folheando aleatoriamente o tópico me deparei com isso:

Quanto a beijar sua esposa: seu filho passará pelo Complexo de Édipo de quaquer jeito, não se preocupe.

Existe base científica pro Complexo ou é só filosofia psicanalítica?

De curiosidade, achei isso aqui na Internet: ../forum/topic=28228.75.html;topicseen#quickreply

Que eu saiba, tem evidência nenhuma não, a não ser estudos em espécies que dizem que temos uma tendência a acasalar com animais parecidos com nossos pais (como aqui), o que é uma evidência BEM indireta.

Muito interessante o link que você postou.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 19 de Abril de 2014, 10:34:36 »
Citação de: Tiago
Dois sistemas orgânicos distintos alimentando um terceiro... A única relação é o efeito, não a causa. E meu, você falou de nojo aprendido, da criança que tem nojo de escorpião (o que, inclusive, acho que não é bem assim; mas, enfim!). O que é diferente do preconceito que, por efeito da Dissonância Cognitiva, a pessoa chama de nojo. Por isso achei que a comparação não cabia.

Eu considero mais a sensação mesmo, eu teria nojo de comer um escorpião no sentido de que teria uma sensação desconfortável mastigando o bicho. Da mesma forma, eu teria nojo de beijar outro homem pela sensação desagradável que isso me causaria. Ok, são coisas diferentes, mas ambas poderiam ser classificadas como "nojo".

"Deus prefere os ateus"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #103 Online: 19 de Abril de 2014, 10:42:59 »
E as duas podem ser mais parecidas ainda, porque o nojo de ver alguém comendo alguma coisa também pode ser "moral", como no caso de um vegetariano assistindo alguém comendo, sei lá, um carangueijo.

(Isso não vai acrescentar em nada, é só curiosidade. Err.)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 19 de Abril de 2014, 10:48:16 »
Que eu saiba, tem evidência nenhuma não, a não ser estudos em espécies [1] que dizem que temos uma tendência a acasalar com animais parecidos com nossos pais [/1] (como aqui), o que é uma evidência BEM indireta.

[1] Temos? Ou os pássaros têm? :P
Outra: ele comenta de "reconhecimento", não de desejo sexual pela sua mãe. Acho que isso nem é evidência indireta.

Tem essa psicóloga americana que escreveu sobre o assunto. Mas não sei se ela chegou a tocar nesse ponto. O livro trata mais do "criação x genética x ambiente" no desenvolvimento de uma criança.

Pessoalmente, acho que o complexo de édipo é uma besteira. :) Não há evidências que o desenvolvimento sexual de uma criança: 1. envolva desejo pelos seus pais. 2. que isso há de influenciar o resto da vida da pessoa.
E tipo, isso não descarta a possibilidade, mas seria por exceção.

Eu sei que existe correlações do tipo: criado junto, pouco desejo sexual. Lembro de ler a respeito de que crianças adotadas de pais diferentes não sentiam desejo sexual uma pela outra tanto quanto irmão de sangue. Acho eu que a ideia é extensível aos pais.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 19 de Abril de 2014, 10:53:37 »
Citação de: Tiago

Eu considero mais a sensação mesmo, eu teria nojo de comer um escorpião no sentido de que teria uma sensação desconfortável mastigando o bicho. Da mesma forma, eu teria nojo de beijar outro homem pela sensação desagradável que isso me causaria. Ok, são coisas diferentes, mas ambas poderiam ser classificadas como "nojo".

Eu não disse que são coisas diferentes, nem disse que são semelhantes. Eu disse que o efeito é o mesmo, mas a causa é distinta, por isso não vi muito cabimento na sua comparação. Posso estar errado! :P.
Em outras palavras, só pra reforçar: o preconceito também alimenta a repugnância.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #106 Online: 19 de Abril de 2014, 11:12:05 »
Como boa parte da psicanálise, eu acho uma boa história, que podem ser histórias úteis.

Outra: ele comenta de "reconhecimento", não de desejo sexual pela sua mãe. Acho que isso nem é evidência indireta.

É, confundi-me nas palavras, mas já li em algum lugar experimento com humanos, medindo mandíbulas, coisa do gênero. E não sei o que você quis dizer por "reconhecimento". O resumo é claro:

I report here that male Japanese quail (Coturnix coturnix japonica) mate with slightly unfamiliar females in preference to females to which they were exposed in early life, and that both types of female are preferred to those with a grossly unfamiliar type of plumage.

O que seria uma evidência indireta e inconclusiva para o Complexo de Édipo se fosse válido para nós, já que esta atração poderia ser um resquício do complexo.

Eu sei que existe correlações do tipo: criado junto, pouco desejo sexual. Lembro de ler a respeito de que crianças adotadas de pais diferentes não sentiam desejo sexual uma pela outra tanto quanto irmão de sangue. Acho eu que a ideia é extensível aos pais.

É o que o link postado por você defende, apesar de lá a evidência também parece ser inconclusiva.

Pessoalmente, acho que o complexo de édipo é uma besteira.  Não há evidências que o desenvolvimento sexual de uma criança: 1. envolva desejo pelos seus pais. 2. que isso há de influenciar o resto da vida da pessoa.
E tipo, isso não descarta a possibilidade, mas seria por exceção.

Que crianças tem desejo sexual você concorda? É comum garotos ou garotas se esfregarem em algo, por exemplo, quando percebem que recebem prazer por isso.

E admitindo que crianças tem desejo sexual nesse sentido - de prazer imediato e se entregar a ele, não no sentido pênis-vagina - não seria natural esperar que atos realizados com a mãe, como a amamentação, seria um ato sexual para criança? Nesse caso de prazer oral, ainda se poderia explicar por isto porque para toda nossa vida a boca é uma zona erógena (como mostrado em beijos e sexo oral).

O Complexo de Édipo é como você lida com esta fonte de prazer instantâneo e conforto quando você já não é o centro da atenção dela. É lidar com o que você quer do mundo, mas como este é indiferente... :P

É uma leitura não direta, mas erm.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 19 de Abril de 2014, 11:43:18 »
Como boa parte da psicanálise, eu acho uma boa história, que podem ser histórias úteis.

É, confundi-me nas palavras, mas já li em algum lugar experimento com humanos, medindo mandíbulas, coisa do gênero. [1] E não sei o que você quis dizer por "reconhecimento". O resumo é claro:

I report here that male Japanese quail (Coturnix coturnix japonica) mate with slightly unfamiliar females in preference to females to which they were exposed in early life, and that both types of female are preferred to those with a grossly unfamiliar type of plumage.

[2] O que seria uma evidência indireta e inconclusiva para o Complexo de Édipo se fosse válido para nós, já que esta atração poderia ser um resquício do complexo.

[1] Capacidade da espécie de se reconhecer como indivíduo daquela espécie. Nesse sentido, acho que não há que se falar [2] em evidência indireta. O fato de uma espécie se reconhecer como indivíduo dentro de uma espécie e procurar procriar somente entre semelhantes, não implica, por ora, que sente desejo pela própria mãe.

É o que o link postado por você defende, apesar de lá a evidência também parece ser inconclusiva.

Eu li isso noutro lugar, não no link.

Que crianças tem desejo sexual você concorda? É comum garotos ou garotas se esfregarem em algo, por exemplo, quando percebem que recebem prazer por isso.

E admitindo que crianças tem desejo sexual nesse sentido - de prazer imediato e se entregar a ele, não no sentido pênis-vagina - [3] não seria natural esperar que atos realizados com a mãe, como a amamentação, seria um ato sexual para criança? Nesse caso de prazer oral, ainda se poderia explicar por isto porque para toda nossa vida a boca é uma zona erógena (como mostrado em beijos e sexo oral).

[4] O Complexo de Édipo é como você lida com esta fonte de prazer instantâneo e conforto quando você já não é o centro da atenção dela. É lidar com o que você quer do mundo, mas como este é indiferente... :P

É uma leitura não direta, mas erm.

[3] e [4] Isso é um salto, beirando um non seqtur. Qualquer prazer não se restringe ao prazer sexual, ele pode ser meramente afetivo, por exemplo, e o prazer de uma relação afetiva pais e filhos não precisa desses contornos sexuais cogitados por você e Freud :P. A segurança de estar no colo de uma mãe, de sabê-la por perto, se ver saciado com o leite materno não necessariamente tem contornos sexuais. Isso carece de provas.

Também há de se considerar que nem tudo o que você leva a boca é por prazer, e o mesmo vale pra uma criança. Cuidado com o prazer oral e o fato da boca ser zona erógena. Não se sabe, inclusive, quando a boca, pra um adulto ou mesmo criança, ganha essa conotação de "zona erógena". Não só, pois o fato de ser zona erógena, não significa que uma banana vai te deixar excitado. Pode acontecer, pode vir a ocorrer, não há dúvida. O que é bem diferente de: neném colocou peito da mãe na boca, pronto, excitado, complexo de édipo e fase oral da criança comprovados. Sem contar que um beijo é diferente de uma amamentação. Em outras palavras: o fato de ser zona erógena não comprova que o neném está com tesão na sua mãe.

[4] A definição de complexo de édipo é:

Citação de: wikipédia
Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.

Não me recordo desse "lidar com..."
A interpretação foi sua, não?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #108 Online: 19 de Abril de 2014, 11:52:04 »
Não me recordo desse "lidar com..."
A interpretação foi sua, não?

Sim.

Qualquer prazer não se restringe ao prazer sexual, ele pode ser meramente afetivo, por exemplo, e o prazer de uma relação afetiva pais e filhos não precisa desses contornos sexuais cogitados por você e Freud

É que aqui (acho) qualquer prazer tem uma conotação sexual, quero dizer, tem uma origem única, porque está ligado a pulsão de vida, a luta entre a pulsão de vida (Eros) e a pulsão de morte (Thanatos)... :P

Mas não sei com detalhes para afirmar. Um dia desses tenho que ler Totem e Tabu...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 19 de Abril de 2014, 12:09:37 »
É que aqui (acho) qualquer prazer tem uma conotação sexual, quero dizer, tem uma origem única, porque está ligado a pulsão de vida, a luta entre a pulsão de vida (Eros) e a pulsão de morte (Thanatos)... :P

:biglol:

Enfim! :P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #110 Online: 19 de Abril de 2014, 14:04:43 »
In his 1925 paper "The Resistances to Psycho-Analysis",[14] Freud explains that the psychoanalytic concept of sexual energy is more in line with the Platonic view of Eros, as expressed in the Symposium, than with the common use of the word "sex" as related primarily to genital activity. He also mentions the philosopher Schopenhauer as an influence. He then goes on to confront his adversaries for ignoring such great precursors and for tainting his whole theory of Eros with a pansexual tendency. He finally writes that his theory naturally explains this collective misunderstanding as a predictable resistance to the acknowledgement of sexual activity in childhood.

Origem, wikipedia.

Sabe, psicanálise pode parecer ou ser besteira, mas uma das suas grandes vantagens é ser simples, e portanto útil para comparar com outros pensamentos, além de provocativa.

(Assim como os discursos feitos no Banquete de Platão a qual a citação se refere.)
« Última modificação: 19 de Abril de 2014, 14:08:13 por Rocky Joe »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 19 de Abril de 2014, 14:47:08 »
Não vejo simplicidade nenhuma nela. Cheia de instituições em si mesma (id, ego, superego), cercada por conceitos abstratos (Complexo de Édipo, Pulsões de Vida e Morte), confusos (vide anteriores) e, algumas vezes, inverossímeis, como o Complexo. Útil ela é, como o é a filosofia e qualquer pretensão de curar alguém pelas palavras.

In his 1925 paper "The Resistances to Psycho-Analysis",[14] Freud explains that the psychoanalytic concept of sexual energy is more in line with the Platonic view of Eros, as expressed in the Symposium, than with the common use of the word "sex" as related primarily to genital activity. He also mentions the philosopher Schopenhauer as an influence. He then goes on to confront his adversaries for ignoring such great precursors and for tainting his whole theory of Eros with a pansexual tendency. He finally writes that his theory naturally explains this collective misunderstanding as a predictable resistance to the acknowledgement of sexual activity in childhood.

Não conheço essa perspectiva de Platão.

Uma curiosidade. Antes da psicanálise, Freud e Schopenhauer, diz-se que existiu um filósofo que pensou tudo isso. Não sei se Antifon ou outro, mas difícil encontrar fonte confiável. A minha é o... Ou o Onfray ou o Sponville, ambos franceses, não sei se confiáveis. Tem tempo já que li a respeito.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #112 Online: 19 de Abril de 2014, 15:36:17 »
Eu acho que esses conceitos são mais difíceis de serem aceitos do que complexo - e por não aceitá-los você fica "mas o que é isso mesmo...". E são maleáveis, o que é sempre um problema. Mas eu gosto, sei lá. Ano passado teve um filme tão freudiano, Stalker. A psicanálise está justificada, então, por render Bons Filmes.

O que mais me intriga na verdade é a noção de inconsciente. Ainda é algo que me causa espanto, a idéia de que nossas ações e comportamento pode ser não estar relacionada com o que estamos pensando/agindo no momento... Embora eu a aceite, mas não no sentido de Freud.

...e olha que não falamos em assuntos mais sensíveis como a inveja do pênis ou como As Pessoas Se Tornam Gays se não resolverem o complexo de Édipo. :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 19 de Abril de 2014, 15:57:59 »
O inconsciente existe, em grande parte como Freud preconizou. Se bem me recordo. Tem autores que dizem, inconsciente. Outros, como o Daniel Kahneman¹, diz: sistema 1 e sistema 2. Não sei o motivo.
Uma intrigante perspectiva do inconsciente lembro foram os Split-Brain Pacients². Um tanto que fica claro que seu cérebro processa a informação em uma quantidade de níveis que, até o momento, deduzem ser dois. No caso, depois de partido em dois o cérebro, era bizarro a pessoa "não ver algo", mas ainda assim desenhar "o que não viu". Em alguns tipos de cegueira isso também é possível. A pessoa sabe que alguém está sorrindo, desvia-se de objetos, mas a consciência é incapaz de perceber o que o restante do cérebro viu e agiu conforme esperado.

¹ http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Kahneman
² http://en.wikipedia.org/wiki/Split-brain

Agora, aqui você tá sendo maldoso:
Eu acho que esses conceitos são mais difíceis de serem aceitos do que complexo - e por não aceitá-los você fica "mas o que é isso mesmo...". E são maleáveis, o que é sempre um problema. Mas eu gosto, sei lá. Ano passado teve um filme tão freudiano, Stalker. A psicanálise está justificada, então, por render Bons Filmes.
Só porque não concordo com alguma teoria não significa que eu esteja com preguiça ou má vontade de aceitá-la. Só acho que existem maneiras mais interessantes e verossímeis pra explicar o comportamento humano.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #114 Online: 19 de Abril de 2014, 20:10:13 »
Comuniquei-me mal, o "você" deveria ser "a gente" ou coisa do gênero, estava pensando até em mim mesmo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 19 de Abril de 2014, 21:52:03 »
E você me deve a perspectiva de Platão a respeito de Eros.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #116 Online: 19 de Abril de 2014, 22:13:45 »
Pagarei no final do mês, só receberei lá.

...desculpas, resposta instintiva. :P

Para o propósito da conversa, acho que nem Freud sabia. A história é longa (no Banquete os convidados são convidados a fazerem um elogio a Eros, e o último a fazê-lo é Sócrates, é a esse diálogo que se referem quando falam do "amor platônico", imagino), mas ao que importa aqui somente, é que para Platão Eros (Cupido) não é nem um Deus nem mortal - é um daimon (filho da Penia e de Poros, deuses da penúria e riqueza), um espírito, que vive no mundo humano e nos inspulsiona a possuir o belo (até nos o adquirirmos, então o impulso desaparece: Eros também é filha da Penúria e nunca pode se completar).

The plot thickens, como diriam em inglês, mas o que importa em relação a comparação a Freud é que Eros aqui é uma força da natureza, quase um "princípio cosmológico" - e em Freud a "pulsão de vida" é o mesmo, mas você troca a inspiração de um Deus pelo impulso do Id, e "Belo" por "prazer/mais vida".

Edit: Só por constar, é, no Banquete essa é uma história ilustrativa sobre o que é o amor.
« Última modificação: 19 de Abril de 2014, 22:22:34 por Rocky Joe »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 19 de Abril de 2014, 22:44:43 »
 :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 20 de Abril de 2014, 02:39:31 »
meus filhos (casal) de 6 e 10 anos já sabem o que são gays, que são pessoas igual a qualquer um, que é uma coisa que vão ver muito na vida, etc..

E já sabem há muito tempo. Impacto: ZERO.
Transa na frente deles e diz que é impacto ZERO.

você viu eles transando na rua? Se for isso, me parece que é contravenção e você deveria chamar a polícia. Mas não foi isso que entendi.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 20 de Abril de 2014, 08:55:50 »
"Transa na frente deles..."
Que bosta foi essa, Famado?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #120 Online: 20 de Abril de 2014, 09:10:57 »
Se um beijo lascivo pode ser dado na frente de crianças, transar tb deveria poder. Portanto, nem um nem outro. Ambos são chocantes para uma criança de 5 anos que não sabe o que é sexo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #121 Online: 20 de Abril de 2014, 09:15:58 »
Não sei se genético, mas quase certeza de ser congênito.
Vamos iniciar a polêmica.

Afirmar que homossexualismo é congênito é tão sem prova quanto afirmar que é opção. Portanto, prefiro a segunda possibilidade. É opção.

Por vezes, pode ser o resultado de uma pessoa vitimada por pedófilos. Outras vezes ainda, por uma mãe indutora e um pai ausente (falta de referência masculina efetiva).

Prove que não com dados estatísticos e extremamente embasados ou cale-se para sempre.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 20 de Abril de 2014, 09:28:09 »
Se um beijo lascivo pode ser dado na frente de crianças, transar tb deveria poder. Portanto, nem um nem outro. Ambos são chocantes para uma criança de 5 anos que não sabe o que é sexo.

"Se uma leve palmada na bunda pode ser dada em uma criança, um soco no nariz tb deveria poder. Portanto, nem um nem outro. Ambos são violentos para uma criança de 5 anos que não sabe o que é castigo."

Não sei se genético, mas quase certeza de ser congênito.
Vamos iniciar a polêmica.

Afirmar que homossexualismo é congênito é tão sem prova quanto afirmar que é opção. Portanto, prefiro a segunda possibilidade. É opção.

Por vezes, pode ser o resultado de uma pessoa vitimada por pedófilos. Outras vezes ainda, por uma mãe indutora e um pai ausente (falta de referência masculina efetiva).

Prove que não com dados estatísticos e extremamente embasados ou cale-se para sempre.

Inversão do ônus da prova assim, na cara dura? O Barata disse que acha que é congênito. Você já afirmou que é opção, e ainda colocou hipóteses da causa. Cadê os seus dados?
"Deus prefere os ateus"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #123 Online: 20 de Abril de 2014, 09:31:26 »
Inversão do ônus da prova uma pinóia, quem afirma que é de nascença é a militância gay. Quem afirma, que prove.

Quanto ao "soco na cara", falácia da falsa comparação.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 20 de Abril de 2014, 09:33:51 »
Inversão do ônus da prova uma pinóia, quem afirma que é de nascença é a militância gay.

Fontes desta afirmação da "militância gay"? E tem alguém aqui no fórum que pertença a ela?

Quanto ao "soco na cara", falácia da falsa comparação.

Igual a comparar um beijo com sexo explícito?

"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!