Enquete

Você é contra ou a favor do racismo e preconceito com as pessoas?

Eu sou contra
24 (77.4%)
Depende da situação
5 (16.1%)
Eu sou a favor
2 (6.5%)

Votos Totais: 29

Autor Tópico: Preconceito e racismo contra todas as pessoas  (Lida 17159 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Preconceito e racismo contra todas as pessoas
« Resposta #125 Online: 19 de Setembro de 2014, 00:22:00 »
Estou querendo dizer que as pessoas se baseiam mais nas interpretações do que nos fatos e vão sempre buscar argumentar de acordo com suas próprias versões dos fatos. E não, não estou propondo xingar ninguém, mas alertar que é melhor ser formal ao tratar com as pessoas, pois a própria informalidade já é um perigo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #126 Online: 19 de Setembro de 2014, 01:16:57 »
O problema não é a palavra, mas a intenção que a pessoa que proferiu tem ao dizer. A loira chamar o namorado negro de crioulinho é difere te se um racista chamar o mesmo negro de crioulinho. Percebe-se o tom, o contexto, a pessoa que diz, a situação em que foi dita tal palavra. Algumas palavras foram usadas durante tanto tempo como insultos para certos grupos que carregam  um peso negativo, macacos para negros, viado para homossexuais, piranha para mulheres, etc.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #127 Online: 16 de Julho de 2015, 16:31:10 »
Pergunta. Existe um comportamento, maneira de ser ou idiossincrasia, enfim algo que caracterize-se por ser uma ação tipicamente de negros ou de "amarelos" ou de brancos? Ou será que é tudo meramente cultural?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #128 Online: 18 de Agosto de 2015, 18:51:24 »
- Homens e mulheres são igualmente propensos a serem enviesados contra mulheres. E o viés mantém o mesmo padrão em todas as faixas etárias, então não há sinais de que está sumindo. Isso significa que é no mínimo míope responder às diferenças injustas que observamos entre homens e mulheres apontando o dedo para os homens como se fossem os únicos propagadores e incentivadores do viés. Não, as pesquisas empíricas mais recentes sugerem que homens e mulheres são igualmente propensos a causar danos por causa do viés contra mulheres. A variação nos vieses existe, mas é individual: há pessoas menos e mais enviesadas, não gêneros mais ou menos enviesados.

- Repetindo em outras palavras, estar em um grupo não te imuniza de ter um viés contra o próprio grupo.

- Apenas repetir para si mesmo(a) "não trate diferente, não seja enviesado(a)" não funciona. Na verdade, pode piorar a sua performance na hora de decidir. Não se sabe muito por quê, mas deve ser por aumentar a ansiedade.

- Pensar, refletir e falar sobre ocasiões em que você foi enviesada(o) funciona. Dá um exemplo de como não agir. Ou seja, para superar os seus preconceitos você deve reconhecer seus próprios erros em vez de embarcar numa cruzada contra "opressores" na internet.

- Conhecer e pensar em exemplos que vão contra os estereótipos preconceituosos funciona. Neil deGrasse Tyson é um cientista negro de sucesso. Claudia Sender é a diretora executiva da Tam, uma mulher de talento, inteligência e sucesso. Ada Lovelace foi uma das mães da programação de computadores (só pense, aliás, quantas vezes você já ouviu essa expressão sobre alguma coisa importante como programação de computadores, uma tecnologia ou uma ciência: que tem "mães"). Etc.

- Os vieses variam entre indivíduos e entre culturas. E inclusive sub-culturas, tribos, ambientes de trabalho. Se num país é mais comum que as pessoas sejam enviesadas contra mulheres ou contra negros, as pesquisas indicam que não há qualquer impedimento que os mesmos mecanismos mentais causem em subculturas, tribos urbanas etc. vieses contra brancos, contra homens e demais categorias supostamente privilegiadas. Vieses da mesma natureza que os demais, diga-se. Sim, há evidência científica de que sexismo contra homem e racismo contra branco não só existe como é provável de acontecer, bastando haver os ambientes propícios (e quem acompanha esta página sabe bem que ambientes propícios não faltam).

Referências:

Este é um excerto modificado de um relato sobre uma palestra de uma filósofa feminista chamada Jennifer Saul. As referências científicas e o texto original se encontram no link: http://www.elivieira.com/…/vieses-implicitos-e-o-feminismo.…

~ MV

Fonte: Aventuras na Justiça Social (página do Facebook).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 15 de Outubro de 2015, 23:05:49 »
https://nextcity.org/daily/entry/crowdsource-police-reviews-transparency

[...] “Young black men in America are raised knowing they are viewed differently by police, but it doesn’t really hit home until it’s reinforced,” says Hardison. For him that moment came in 2008, shortly after moving to California, when he called the Lynwood police dispatch to report the theft of two laptops and an iPhone that had been taken from his room.

“Instead of helping, I ended up cuffed in the back of a cop car being run for warrants while an officer searched my room,” Hardison recalls. He says the officer left after he finished checking him out without so much as filing a report about the stolen items.

That negative experience with police was the first of many he has had over the past six years, he says, working as a programmer in the tech hubs of San Francisco and Los Angeles — where a black man running late to work with a laptop in his hand can qualify as reasonable suspicion for a stop-and-frisk. (Hardison says it’s happened to him twice).

Hardison designed CopScore, in part, to give a voice to people who have similarly frustrating encounters with police, and to provide community organizers, journalists and researchers a potentially powerful tool for exposing police misconduct.

But he’s also sensitive to the pervasive negative attitude many communities have developed with regards to police, and he is quick to point out that CopScore is not just about calling out bad officers, but also celebrating good ones.

“I understand there is an inherent bias against officers so I’m really working to offset that,” he says. “My point is to actually facilitate change, and you can’t do that if you’re validating people’s existing ideas about police behavior.”

[...]

Não sei se a coisa em si é lá boa idéia, pelo mencionado ao final, postei mais por isso do cara denunciar o próprio roubo e ser algemado e ter a casa revirada. Pê. Quê. Pê.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #130 Online: 15 de Outubro de 2015, 23:18:06 »
Impossível não me lembrar dessa tirinha do sinistro Joan Cornellà.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #132 Online: 17 de Outubro de 2015, 12:09:07 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #134 Online: 26 de Outubro de 2015, 08:58:02 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #135 Online: 25 de Novembro de 2015, 11:55:45 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #136 Online: 25 de Novembro de 2015, 12:18:10 »
Os ofendidos estarão sempre ofendidos.

Até pela pouca chance de serem ofendidos, frente a outros que estão sendo mais ofendidos. Como se perguntassem algo do tipo: "... e você ta achando que gente da minha cor não aguenta ofensa? que nós somos especialmente delicados??? #euTambémMereçoSerOfendido"

Orra, e olha a quantidade de "curtidas" que tem os comentários. Absolutamente sintomático.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #137 Online: 29 de Novembro de 2015, 18:06:15 »
O cara por causa de um "deslize" ( ter escrito aquela palavra com uma branca ou só por estar com uma branca?) já virou um coxa, machista, branco opressor, só faltou ser chamado de homofóbico pra fechar o pacote. 

Uma grande parte desse pessoal de "movimentos" é pior que alguns pastores evangélicos, querem ditar regras em tudo para seus adeptos ou quem dá atenção, julgam tudo e todos. Só faltam pedir dízimos ao invés de bolsas.  :lol:

"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #138 Online: 29 de Novembro de 2015, 19:10:11 »
O que eu vejo aí é a galera criticando a hipocrisia do cara, ele sempre faz discurso sobre valorizar as mulheres negras, e, como muitos negros, assim que fica rico e famoso, se junta com uma mulher branca. Sugiro que dêem uma pesquisada na solidão da mulher negra, tem artigos bem interessantes na Internet.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #140 Online: 29 de Novembro de 2015, 19:26:22 »
O cara pode lutar contra o racismo e se apaixonar /namorar  por/com uma branca, não dá pra escolher por quem teremos sentimentos. Ele pode ter se apaixonado pela pessoa que ela é independente da cor.

Concordo que muitos negros quando podem vão logo namorar loiras, mas desde que ele não prejudique ninguem, ele pode namorar e casar -se com quem desejar. Ou heterossexuais não podem fazer discursos em defesa de casamento entre pessoas do mesmo sexo ou mesmo contra discriminação de gays em empresas... porque não querem namorar com gays?
"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 29 de Novembro de 2015, 19:39:52 »
Tem coisa mais racista do que querer exigir que um negro bem sucedido namore uma negra? E só porque o cara namora uma branca não significa que ele não possa defender a valorização das mulheres negras.

Não vou muito com a cara desse Emicida, mas estes comentários aí são muito sem noção.
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #142 Online: 29 de Novembro de 2015, 19:45:34 »
"Esse militantismo "anti branco" de alguns negros e orientais não é preconceito nem racismo, é um intraconceito que na verdade é o mesmo tipo de reserva que alguns  brancos tem com outras raças (algo também indevidamente apontado como preconceito).

Negróides e mongolóides quererem preservar suas unidades raciais é tão legítimo quanto caucasóides quererem o mesmo, afinal, as raças são algo que a biologia já criou previamente, apenas isso não deveria ser um imperativo social, como querem alguns, não importa se caucasiano negróide ou mongolóide".

O que acham do raciocínio acima? Abominável ou coerente?

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #143 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:02:38 »
"Esse militantismo "anti branco" de alguns negros e orientais não é preconceito nem racismo, é um intraconceito que na verdade é o mesmo tipo de reserva que alguns  brancos tem com outras raças (algo também indevidamente apontado como preconceito).

Negróides e mongolóides quererem preservar suas unidades raciais é tão legítimo quanto caucasóides quererem o mesmo, afinal, as raças são algo que a biologia já criou previamente, apenas isso não deveria ser um imperativo social, como querem alguns, não importa se caucasiano negróide ou mongolóide".

Não existe essas raças.

O motivo por uma pessoa querer se casar com outra não deve importar para ninguem. Se levarmos esse raciocínio destes movimentos adiante, quem é contra preconceito contra negros, gordos, gays e se casar com uma negra estará sendo hipócrita pois não se casou com uma gorda ou uma homossexual, ou tudo isso junto.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #144 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:15:55 »
 Esse pensamento é fruto do coletivismo. Os desejos individuais são suprimidos," deve -se pensar apenas no grupo ( ou pedaço de chão) que você teve a "sorte" de nascer."

Claro que existe racismo, claro que muitos homens desvalorizam mulheres negras, mas isso deve -se combater intelectualmente, não coagindo e invertendo os papéis como esses grupos fazem.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #145 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:20:14 »

Não existe essas raças.

Mas alguma definições apontam exatamente que raças são exatamente o que são.

A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de acordo com suas características genéticas ou fenotípicas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a

O que se quer salientar equivocadamente como não sendo raça na verdade é raça.  Seres humanos apenas não são de espécies diferentes.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #146 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:23:25 »

Claro que existe racismo, claro que muitos homens desvalorizam mulheres negras, mas isso deve -se combater intelectualmente, não coagindo e invertendo os papéis como esses grupos fazem.
Claro que existe o racismo, aliás, como não podia deixar de ser, uma vez que existem raças.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #147 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:26:01 »
Esse pensamento é fruto do coletivismo. Os desejos individuais são suprimidos," deve -se pensar apenas no grupo ( ou pedaço de chão) que você teve a "sorte" de nascer."

Sim. Eu quero ter garantido o meu direito de casar com uma negra se eu quiser, assim como com uma branca, ou com uma "oriental". O que ficar aquém disso é ingerência na minha autodeterminação e expressão.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #148 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:37:58 »

Claro que existe o racismo, aliás, como não podia deixar de ser, uma vez que existem raças.

Eu disse que sub raças de humanos não existem. Todos os seres humanos biologicamente falando,com dados genéticos estudados, são da espécie homo- sapiens, não há como dividir em sub especies ou raças, o termo foi abandonado há muito tempo.

O racismo que existe é anti científico, não se baseia em fatos portanto é apenas ignorância das pessoas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #149 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:49:40 »

Eu disse que sub raças de humanos não existem. Todos os seres humanos biologicamente falando,com dados genéticos estudados, são da espécie homo- sapiens, não há como dividir em sub especies ou raças, o termo foi abandonado há muito tempo.

Claro que há como dividir, tanto que o mesmo é feito com cachorros.

O racismo que existe é anti científico, não se baseia em fatos portanto é apenas ignorância das pessoas.
Não acho nada de anticientífico como querem empurrar por questões politicamente corretas, alías, muito pelo contrário. Raças existem, e o racismo, qualitativamente destituído de sua carga pejorativa é apenas uma forma de ordenar ideias relativas a raças sem este estar certo ou errado, por definição.

Abominar conceitos como eugenia e racismo pela polêmica que suscitam é apenas "jogar o lixo para debaixo do tapete". O "sábado é do homem", não o contrário.

« Última modificação: 29 de Novembro de 2015, 20:53:22 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!