Autor Tópico: Como você resolveria os dois dilemas de Gaza?  (Lida 11876 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Como você resolveria os dois dilemas de Gaza?
« Resposta #25 Online: 28 de Julho de 2014, 15:01:33 »
A diplomacia brasileira quase sempre foi cobaia (ou picadeiro) para atitudes baseadas puramente em ideologia inútil e vazia do que em interesses práticos. O Brasil foi o primeiro país a romper com a URSS em 1947 quando ainda nem os EUA tinham rompido, e agora ataca Israel de forma contundente e inexplicável, sem sequer condenar as ações do Hamas, coisa que nem países islâmicos vizinhos de Israel estão fazendo.

O Brasil fez o mesmo com a Síria e com a Líbia? Não lembro.

É chato ter um governo que envergonha a própria população no exterior, população esta cuja maioria (aposto) não compactua com esse posicionamento incondicional contra Israel.

A diplomacia está errada em condenar a desproporcionalidade?

Condenar a desproporcionalidade, não. Mas não lembrar de sequer mencionar o Hamas é que fica feio. Quando você omite dizer que, sim, o Hamas também é culpado, você passa a mensagem que está compactuando com eles, ou que os únicos culpados são Israel. E é exatamente isso que o Hamas deseja com seus atos. Chega a ser vergonhoso ver o Brasil cair igual a um patinho nos planos deles.

O Brasil quer se mostrar falando grosso contra grandes potências, mas fala fino com ditaduras e terroristas. Não quer ser pau mandado dos grandes, mas vira marionete nas mãos dos pequenos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Julho de 2014, 15:11:38 »
A diplomacia brasileira quase sempre foi cobaia (ou picadeiro) para atitudes baseadas puramente em ideologia inútil e vazia do que em interesses práticos. O Brasil foi o primeiro país a romper com a URSS em 1947 quando ainda nem os EUA tinham rompido, e agora ataca Israel de forma contundente e inexplicável, sem sequer condenar as ações do Hamas, coisa que nem países islâmicos vizinhos de Israel estão fazendo.

É chato ter um governo que envergonha a própria população no exterior, população esta cuja maioria (aposto) não compactua com esse posicionamento incondicional contra Israel.

Em notas anteriores o Itamaraty já tinha condenado a violência por parte do Hamas. Mas realmente faltou ter feito o mesmo com os outros.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #27 Online: 28 de Julho de 2014, 15:17:00 »

Condenar a desproporcionalidade, não. Mas não lembrar de sequer mencionar o Hamas é que fica feio. Quando você omite dizer que, sim, o Hamas também é culpado, você passa a mensagem que está compactuando com eles, ou que os únicos culpados são Israel. E é exatamente isso que o Hamas deseja com seus atos. Chega a ser vergonhoso ver o Brasil cair igual a um patinho nos planos deles.

O Brasil quer se mostrar falando grosso contra grandes potências, mas fala fino com ditaduras e terroristas. Não quer ser pau mandado dos grandes, mas vira marionete nas mãos dos pequenos.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-07/brasil-mantem-condenacao-uso-desproporcional-da-forca-por-israel-em

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Julho de 2014, 15:22:28 »
Como eu resolveria se mandasse em Israel? Chamaria o Hamas e os demais representantes do povo palestino, pediria perdão por tanta atrocidade, injustiça, abriria as fronteiras, eliminaria todas as colônias em territórios ocupados, deixaria um novo estado independente se formar e ficaria feliz com a paz na região.

Em tempo: o Brasil me surpreendeu positivamente pela crítica contundente contra Israel. Deveria fazer o mesmo em relação à Síria.

Você disse o que faria se fosse Israel. Ótimo. Mas e se você fosse o Hamas ou outro grupo palestino, o que faria?

Abandonaria os atentados, reconheceria o direito de Israel de existir e daria outro jeito de pressionar Israel em caso de fracasso das negociações.  Mas confesso que não tenho bem claro o que poderia fazer. Vou pensar...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Julho de 2014, 15:26:06 »
E você, DDV, o que acha dos assentamentos ilegais nos territórios ocupados?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Julho de 2014, 16:12:14 »

Sob qual legislação pode-se afirmar que os assentamentos são ilegais?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Julho de 2014, 16:34:47 »

Sei lá, pergunta pra ONU.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Julho de 2014, 16:41:12 »
E a crise diplomática entre Brasil e Israel assume proporções assustadoras:

http://www.videosvirais.com.br/10-melhores-zoeiras-com-o-porta-voz-de-israel-na-10-a-zoeira-foi-desproporcional
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Julho de 2014, 16:44:35 »

http://www.videosvirais.com.br/10-melhores-zoeiras-com-o-porta-voz-de-israel-na-10-a-zoeira-foi-desproporcional

Eu ri muito sobre a "matéria" em que 'Israel apresenta documento relacionando as pessoas que se importam com a opinião do Brasil'.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Julho de 2014, 17:13:39 »

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-07/brasil-mantem-condenacao-uso-desproporcional-da-forca-por-israel-em

Estou procurando no google e no site do Itamaraty e não encontro a nota de repúdio às ações do Hamas como o ministro citou no link acima. Sou noob pra essas coisas. Alguém me ajuda?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 28 de Julho de 2014, 17:36:52 »
Acredito que seja essa nota:

Nota nº 168
Conflito entre Israel e Palestina

23/07/2014 -

O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.

O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.

Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.

Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Julho de 2014, 17:43:57 »
|   Brasília, 28 de julho de 2014
BUSCAOk
PÁGINA PRINCIPAL
ARTIGOS
ENTREVISTAS
A OBRA PRIMA DO DIA
ARQUIVO DO BLOG
DESABAFE

Neste espaço, jogue fora tudo que o incomoda. Sem pesar a mão, por favor.

Dê sua opinião
Outras opiniões
OUÇA

Estação Jazz e Tal
FALE COM O BLOG

falecomoblog@globo.com
OUTROS SITES DE COLUNISTAS

Ancelmo.com
Miriam Leitão
Patrícia Kogut
Rádio do Moreno
Enviado por Ricardo Noblat - 26.07.2014 | 09h18m
POLÍTICA
Troca de cartas entre Israel Klabin e o ministro Luiz Alberto
Ao Excelentíssimo Senhor
Ministro das Relações Exteriores
Luiz Alberto Figueiredo Machado

Sempre tive, bem como a minha família, íntima relação com o Itamaraty através de dois chanceleres: Horácio Lafer e Celso Lafer, ambos judeus, que honraram não apenas o nome da família, mas o Brasil e sua política externa.

Não preciso lembrá-lo também da importância de Oswaldo Aranha, quando Embaixador junto a ONU, na criação do Estado de Israel, trazendo com isso o agradecimento de todos os judeus do mundo.

É, portanto, com estranheza que acabei de ler a séria ofensa feita ao Estado de Israel e a todos nós judeus, pelo Itamaraty, quando “chamou o Embaixador para consulta”.

Tanto meus pais quanto eu, fazemos parte das gerações que atravessaram o holocausto e herdaram a missão de prestar serviços à humanidade e aos países que agasalharam os judeus na fuga milenar das perseguições oriundas de preconceitos, de ódios raciais e religiosos.

A nota do Itamaraty demonstra claramente um retrocesso da política fracassada de levar o Brasil para um envolvimento errado e desnecessário, antagônico ao princípio de não intervenção, o que tem sido um dos pilares da política externa brasileira através dos tempos.

A análise preconceituosa do que realmente está acontecendo no conflito em Gaza, seguramente levou o Itamaraty a conclusões apressadas e equivocadas.

Israel se defende de ataques de grupos terroristas, do Hamas associado ao Hezbollah, ao Irã e de tudo aquilo que é mais odiento na evolução política do Oriente Médio. Estranho o Brasil omitir-se em relação a esses grupos que tentam, pelo terror, “jogar os judeus ao mar”. Isto seguramente não acontecerá.

Ninguém mais do que o próprio Estado de Israel e as comunidades judaicas do mundo lamentam a perda inútil de vidas humanas provocadas pelo uso suicida das populações civis de Gaza, pelos terroristas de Hamas. Por outro lado, choramos também pelos soldados israelenses que tombaram lutando pela segurança do Estado e de suas famílias.

Pela admiração que tenho por V. Exª., gostaria que fosse levado em conta não apenas pressões políticas imediatistas, internas ou externas ao Itamaraty, mas também os grandes serviços que a comunidade judaica brasileira vem prestando ao nosso país no passado, no presente, bem como nosso compromisso com o futuro do Brasil, nosso país, e de Israel como centro da nossa cultura.

Respeitosos cumprimentos,

Israel Sergio Klabin

Meu querido Israel,

Muito agradeço sua mensagem, pois me permite dar explicações ao amigo de tantos anos, a quem sempre respeitei e respeitarei. Sinto muito ter causado ofensa, pois isto jamais foi minha intenção. Peço sua paciência para arrolar algumas considerações:

- Em nota do dia 17 deste mes o Itamaraty condenou tanto os ataques de foguetes pelo Hamas contra Israel, quanto o ataque desproporcional israelense a Gaza, mantendo nossa postura de equilíbrio e reclamando o cessar fogo imediato e a solução de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo em paz e segurança;

- a nova nota, datada de ontem, se prende à tragédia humanitária da morte de crianças, mulheres e idosos, em grande número, como consequência da luta;

- hoje dei várias declarações à imprensa, em que ressalto e reitero nossa condenação aos ataques do Hamas e defendi o direito de auto-defesa de Israel. Esclarecei que nossa nota se prende à proporcionalidade da resposta israelense, diante da elevada perda de vidas na população civil. Morreram cerca de 200 crianças palestinas. Sejam palestinas, sejam israelenses, são 200 crianças.

- apesar de declarações destemperadas de um porta-voz israelense, optei por não polemizar, dizendo que povos e países amigos podem discordar eventualmente, e que isso deve ser feito sempre de maneira respeitosa;

- ressaltei que a amizade e as relações com Israel devem ser preservadas.

Você me conhece e sabe que não sou dado a radicalismos. Nem teria por que fazê-lo com relação a Israel. O Brasil é um belo exemplo de como as comunidades de origem judaica e árabe convivem em paz e harmonia.

Acho apenas que criticar as ações de um governo não quer dizer criticar um país ou um povo. Não aceito que essas coisas se confundam. Tenho muitos amigos de origem judaica que são críticos do atual governo israelense, e em termos muito duros. Nem por isso suas críticas são consideradas ofensas.

Eu agradeço muito sua franqueza e respeito suas colocações. Peço ao amigo que também aceite as explicações que dou. Muito longe de mim ofender amigos tão queridos como meus amigos judeus. Muito menos, ofender uma pessoa como você.

Mas quero ter o direito de discordar respeitosamente do governo israelense, quando for o caso, sem que isso seja lido como uma ofensa a todo um povo. A morte de um número elevado de mulheres, crianças e idosos é uma perda para todos, pouco importa sua origem.

Um abraço muito afetuoso,

Luiz Figueiredo
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/07/26/troca-de-cartas-entre-israel-klabin-o-ministro-luiz-alberto-543757.asp

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Julho de 2014, 17:52:00 »

Pela Resolução 478 do Conselho de Segurança da ONU e da própria lei de Israel:

segundo um relatório confidencial do Ministério da Defesa de Israel, publicado pelo jornal Haaretz, em cerca de 75% dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, construções foram erguidas sem licença ou em desacordo com as permissões emitidas pelas autoridades israelenses. Segundo o mesmo estudo, em 30 colônias foram construídos “prédios e infraestrutura, incluindo estradas, escolas e delegacias, em terras privadas de palestinos”.
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,construcoes-em-assentamentos-na-cisjordania-disparam,316459

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Julho de 2014, 19:06:51 »
Segue um bom resumo da História de Israel pelo crápula* do Rodrigo Constantino. Não tenho conhecimentos profundos de história e não sei dizer se tudo o que vai abaixo é acurado:

*para os haters

Não odeio o Rodrigo Constantino, apenas não concordo com 99% do que ele escreve e acho que ele possui uma agenda política e ideológica muito clara. Mas acho que ele acredita mesmo no que escreve.

No caso em questão, ele está falando do movimento Sionista que surgiu no final do século XIX. Mas regredindo... os palestinos e israelenses possuem uma única origem étnica: o povo levantino. A identificação dos palestinos com árabes se dá no contexto posterior das conquistas muçulmanas. Após a diáspora dos judeus causada pelos romanos, alguns grupos judeus permaneceram na Palestina (apesar da maioria ter sido exilada ou feita escrava). Durante o período de domínio muçulmano os judeus possuíam uma relativa liberdade por ser considerado um dos povos do livro, que incluía ainda os cristãos. Não tinham os mesmos direitos que os muçulmanos, particularmente em relação a impostos, mas tinham liberdade de culto e atividade laboral.

O respeito aos "Povos do Livro" levou os muçulmanos, como prescreve o Corão, a legalizar a presença das minorias - cristãs e judaicas - em seus vastos domínios. No período do Califado (632-1057), um código de leis - Estatuto Dhimmis - foi instituído, obrigando judeus e cristãos a pagar certas taxas e impostos que lhes permitissem viver em terras muçulmanas, sem terem aceito Alá. O Corão, livro sagrado do islamismo, manifesta-se, de forma clara e inequívoca, sobre a existência das religiões judaica e cristã. Os muçulmanos reconhecem as duas religiões como formas "primitivas, incompletas e imperfeitas do Islã, embora depositárias de uma genuína, ainda que distorcida revelação divina" (2). Pelos Estatutos Dhimmis, tendo pago as devidas taxas, judeus e cristãos poderiam lá residir e manter o exercício livre de suas habilidades profissionais. Não aceitando Alá e o Corão, as duas minorias diferenciavam-se dos cidadãos árabes por opção própria e, como tal, passavam a ser "cidadãos de segunda classe".
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=216&p=0

O que era muito diferente do que acontecia na Europa no mesmo período. Durante a Primeira Cruzada aconteceram vários massacres a judeus, inclusive durante ao cerco de Jerusalém (entre cristãos do oriente, muçulmanos e judeus morreram entre 6.000 a 40.000 pessoas, sendo alguns judeus queimados nas sinagogas).

Agora sobre o movimento sionista, ele surgiu na esteira dos movimentos nacionalistas da Europa, que levarão à I Guerra Mundial. Foi um movimento de nacionalistas judeus europeus que pregavam "a erradicação da Diáspora Judaica, com o retorno da totalidade dos judeus ao atual Estado de Israel. O movimento defende a manutenção da identidade judaica, opondo-se à assimilação dos judeus pelas sociedades dos países em que viviam." (wikipedia). Eles consideravam que a Palestina havia sido tomada por estranhos.

Isso, claro, passou para um processo de colonização das terras palestinas. Já "havia também a tradição judaica de migrar para a Palestina para lá morrer e ser sepultado, ou para estudos religiosos nas diversas yeshivot instaladas na região. Estas escolas de formação rabínica recebiam recursos doados por organizações filantrópicas, mas na segunda metade do século XIX, algumas destas organizações, como a Aliança Israelita Universal, passaram a investir na fundação de cidades e fazendas coletivas, dentro de um espírito socialista e secular. Assim Mikveh Israel foi fundada em 1870, seguida por Petah Tikva (1878), Rishon LeZion (1882) e outras comunidades agrícolas fundadas pelas sociedades Bilu e Hovevei Zion." (Wikipedia).

Como não podia deixar de ser, existiam várias vertentes de sionismo: o socialista, o político (que pretendia a criação do Estado de Israel pela via diplomática), o revisionista (liberal) e o religioso. Qual era a vertente mais forte? O socialista, que pregava que o estado judaico seria criado não pela democracia, mas pela luta de classes. Instituíram os  kibbutzim e tinham entre seus membros  David Ben-Gurion, Moshe Dayan, Golda Meir, Yitzhak Rabin e Shimon Peres.

Também houve levas de imigração clandestina para a Palestina, boa parte conduzida por Ben Gurion, durante o tempo que os britânicos tentavam limitar a imigração judaica.

Também não foi colocado que a Haganá (que foi a base do exército de Israel)  foi uma "organização paramilitar judaica de cárater sionista, atuante no território do que era então o Mandato Britânico da Palestina, entre 1920 e 1948. Lutou contra a ocupação britânica da região e também contra a população de etnia árabe." (wikipedia). Da Haganá surgiu o Irgun que praticava atos terroristas contra militares britânicos durante o Mandato Britânico. Inclusive contra civis, como foi o caso da explosão do Hotel King David. Qual a diferença entre as ações desses grupos com as ações de grupos terroristas da palestina?

Considero que Israel tem todo o direito de existir e se defender. Mas também os palestinos têm o direito de possuir um estado próprio. É o princípio da autoafirmação dos povos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_do_Hotel_King_David
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irgun
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagan%C3%A1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sionismo
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=216&p=0
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Jerusal%C3%A9m
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Cruzada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeu

Rhyan

• Visitante
« Resposta #39 Online: 28 de Julho de 2014, 20:01:14 »
Hamas é uma organização terrorista?

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 28 de Julho de 2014, 20:22:24 »
No contexto da autodeterminação dos povos, prevista na Constituição Federal, qual seria, então, a posição ideal do Brasil? Neutralidade?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 28 de Julho de 2014, 20:29:11 »
Acredito que seja essa nota:

Nota nº 168

23/07/2014 -

O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.

O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.

Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.

Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.

Mas é exatamente isso que Israel criticou. Não há crítica ao Hamas diretamente. O Brasil passa a mão na cabeça de terrorista e isso é fato.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #42 Online: 28 de Julho de 2014, 20:30:37 »
Aliás, digo isso, porque ontem, na Band, teve uma entrevista com o futuro candidato a presidente Eduardo Campos, e ele tratou essa questão da nota brasileira e o conflito "simplesmente" remetendo ao enunciado da Constituição (autodeterminação dos povos). Na hora estranhei, pois, mesmo como leigo em matéria de política internacional, tomar uma posição ou não deve importar consequências severas nesse plano.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Julho de 2014, 20:49:12 »
[...]
Considero que Israel tem todo o direito de existir e se defender. Mas também os palestinos têm o direito de possuir um estado próprio. É o princípio da autoafirmação dos povos.
[...]

Os palestinos tiveram a chance de conviver com os israelenses no final dos anos 40, quando foram criados dois estados naquela região, um para cada povo. Eles se rebelaram contra esta divisão territorial, estabelecida pela ONU, e em 1948 ocorreu o primeiro grande conflito (dos cinco) entre "árabes" e israelenses, todos vencidos por estes.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 28 de Julho de 2014, 20:52:47 »

Pela Resolução 478 do Conselho de Segurança da ONU e da própria lei de Israel:

Concordo. Mas as determinações da ONU são para "inglês ver".

segundo um relatório confidencial do Ministério da Defesa de Israel, publicado pelo jornal Haaretz, em cerca de 75% dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, construções foram erguidas sem licença ou em desacordo com as permissões emitidas pelas autoridades israelenses. Segundo o mesmo estudo, em 30 colônias foram construídos “prédios e infraestrutura, incluindo estradas, escolas e delegacias, em terras privadas de palestinos”.
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,construcoes-em-assentamentos-na-cisjordania-disparam,316459

Então os assentamentos não são ilegais per se, mesmo que a maioria esteja nesta condição.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 28 de Julho de 2014, 21:30:37 »
Hamas é uma organização terrorista?
Até 2005, sim. Hoje talvez esteja mais para grupo guerrilheiro ou organização paramilitar.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 28 de Julho de 2014, 22:06:49 »
[...]
[...]

Os palestinos tiveram a chance de conviver com os israelenses no final dos anos 40, quando foram criados dois estados naquela região, um para cada povo. Eles se rebelaram contra esta divisão territorial, estabelecida pela ONU, e em 1948 ocorreu o primeiro grande conflito (dos cinco) entre "árabes" e israelenses, todos vencidos por estes.

Claro, isso porque 53% do território ficariam com 700 mil judeus e 47% com 1 milhão e 400 mil palestinos. Além disso, contrariava a Carta das Nações Unidas, que diz que cada povo tem o "direito de decidir seu próprio destino, e declararam sua oposição a qualquer plano que propusesse a separação, segregação ou divisão do seu país ou que atribuísse direitos ou estatuto especiais e preferenciais a uma minoria." (Wikipedia). Mesmo antes disso estava em andamento uma guerra civil no Mandato entre judeus e palestinos. A guerra foi uma consequência.

Quanto a ter tido uma oportunidade antes, o mesmo poderia ser dito sobre Israel. Nos congressos sionistas do século xix foi sugerido que se ocupasse uma região desabitada para o estado de Israel, como a Patagônia,  mas não foi aceito, levando então 60 anos para a criação do estado de Israel.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 28 de Julho de 2014, 22:15:05 »
O problema da posição do governo brasileiro é que ela não é consistente, condena Israel pelos ataques a civis, mas se calou  sobre o  Bashar Al Assad, da Síria e sobre o ditador Omar al-Bashir, do Sudão, pelo massacre de centenas de milhares de pessoas. Quer dizer, quando seus amigos fazem merda o PT se cala.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 28 de Julho de 2014, 23:08:43 »
[...]
[...]
Claro, isso porque 53% do território ficariam com 700 mil judeus e 47% com 1 milhão e 400 mil palestinos.

A quantidade de pessoas de cada lado era menos importante pois cada povo teria praticamente 50,00% da área.

Além disso, contrariava a Carta das Nações Unidas, que diz que cada povo tem o "direito de decidir seu próprio destino, e declararam sua oposição a qualquer plano que propusesse a separação, segregação ou divisão do seu país ou que atribuísse direitos ou estatuto especiais e preferenciais a uma minoria." (Wikipedia).

Nunca existiu um país (ou estado-nação) chamado 'Palestina' então não é válido usar o argumento da 'contrariedade da Carta das Nações sobre separação, segregação ou divisão do país dos palestinos'.

Mesmo antes disso estava em andamento uma guerra civil no Mandato entre judeus e palestinos. A guerra foi uma consequência.

Sim. E no entanto os palestinos foram também "rapinados" territorialmente por países árabes, como o Egito (região de Gaza) e a Jordânia (Judeia e Samaria). E nunca li nenhuma crítica neste sentido.

Quanto a ter tido uma oportunidade antes, o mesmo poderia ser dito sobre Israel. Nos congressos sionistas do século xix foi sugerido que se ocupasse uma região desabitada para o estado de Israel, como a Patagônia,  mas não foi aceito, levando então 60 anos para a criação do estado de Israel.

E vocês acham que eles iriam aceitar a Patagônia, que é um local sem qualquer ponto de identidade com os judeus?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Julho de 2014, 01:15:55 »

Eu ri muito sobre a "matéria" em que 'Israel apresenta documento relacionando as pessoas que se importam com a opinião do Brasil'.

2 essa foi muito boa mesmo.. principalmente com a Dilma como presidente (puta veergonha). E isso não é apoio a israel ou vice versa, apenas um reconhecimento de quão inepta é a burra da dilma. Ahh.. e seu aCeÇor...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!