Isso só me faz lembrar aquela boa piada:
Estavam, um judeu e um palestino, num daqueles raríssimos momentos falsamente armisticiosos, diante do 'Muro Ocidental' (ou das lamentações):
O palestino:
--Posso, meu caro dileto (por) agora amigo, fazer uma oração ao seu sagradíssimo muro?
--Mas é claríssimo que sim, meu grande amigo (de trinta segundos)!
(o palestino se ajoelha e começa...)
--Oh, grande deus dos judeus ("que não é o mesmo que o meu..." -- hahahahahahah), faça a luz aos olhos do teu rebanho para que vejam e reconheçam nosso direito aos territ..
(o judeu prontamente o interrompe!)
--Meu caríssimo amigo (de trinta segundos; agora, já passados 29...)! Eu gostaria, apenas, antes que prossigas, de lembrar-lhe que essa coisa aí diante de ti, não passa de um simples muro de pedras!
Hahahahahahahahahahahhaha Ótima visão da religiosidade!
Eles estão todos felizes lá lutando, não veem "dilema" algum nisso. Por que alguém de fora teria que se meter enxergando dilema em "problema" dos outros? E... no fundo no fundo, todo mundo gosta de assistir a uma boa briga... Desde as antigas arenas às praças de guerra de hoje, passando pelas representações teatral-cinematográficas das ficções e pelas lutas em tatames e ringues. Se eles acham que têm motivo para brigar, que briguem em toda a paz a quem têm direito! Não sejam perturbados.