Bahahur,
Você já considerou o fato de que nem sempre as coisas saem como planejado? O que não significa que não tenha havido um plano.
Se o próprio Wolwifts confessa que foram lá atrás do petróleo ( e não tem nenhuma vantagem em inventar isso ), esse cara deve saber mais do que está falando do que eu ou você.
Então os americanos vão lá, instalam seu regime corrupto, vendido, promotor de licitações fraudulentas ( acho que já vimos em um certo país da América do Sul... ), mas acontece que os chineses também tem dinheiro, motivação, inteligência, são adaptáveis, criativos, e passam a perna nos americanos. Não tava nos planos, mas não se pode confiar em corruptos, normalmente se vendem para quem paga mais. Se aqui licitações são isso que nós bem sabemos, imagine no Iraque do pós-guerra.
Eu peço desculpas porque eu não sei ser sintético nos meus comentários. Tenho essa tendência de escrever mais que o necessário. Porém mais uma vez utilizando o Brasil como exemplo, alguns defendem que a retirada de apoio americano ao regime militar ( que precipitou sua queda ) se deu, principalmente, porque os militares se revelaram mais protecionistas e nacionalizantes que os interesses americanos desejariam.
Em uma democracia seria mais fácil comprar o legislativo e o executivo para que empresas suculentas como a Vale do Rio Doce passassem para o controle do capital norte-americano.
Mas isso não impediu que também empresas européias e chinesas ( as últimas especialmente no setor de mineração ) abocanhassem uma fatia do bolo. Não era o desejado, mas acabou ocorrendo.
Significa apenas que explicações simplistas e teorias da conspiração não cabem no mundo real.
Mas a sua tese também era simplista e também era uma teoria de conspiração.
Porém eu discordo que conspirações não caibam no mundo real e que não possam ser mantidas por muito tempo. Nesse ponto eu tenho que me disciplinar para não dar tantos exemplos quanto gostaria, senão acabo produzindo posts imensos que ninguém lê.
- Nos anos 50, Eisenhower, que era um militar, publicou uma carta aberta denunciando que o complexo industrial militar estava se tornando o verdeiro governo por trás do governo e ameaçando a democracia. De lá pra cá o poder cada vez mais inquestionável destes grupos só fez crescer.
- Os pais da pátria americanos, conheciam muito bem os males que afligiam os Estados europeus, e quiseram evita-los na nova nação que nascia no novo mundo. Em particular compreendiam muito bem as nefastas consequências de um Banco Central e criaram a nova pátria desprovida dessa instituição. No ínício do século 20 os grandes banqueiros, através de uma articulação que envolveu deflagar uma crise financeira que quebrou vários bancos pequenos e médios, conseguiram impor seus interesses e instituir o Federal Reserve, que subsiste até hoje com efeitos nefastos para a economia, mas muito conveniente para os grandes bancos.
- As 3 principais guerras que os EUA se envolveram no séc. 20 não contavam com apoio popular. ( 1 e 2 guerras e Vietnam ), mas o afundamento do Lousiania, Pearl Harbor e o incidente que nunca existiu no Golfo de Tonquim foram providenciados e até hoje o que prevalece é a absurda versão oficial.
- Em que ano veio a tona o escândalo dos anões do orçamento? Uma conspiração envolvendo parlamentares, empreiteiras, o executivo e partidos para favorecer determinadas empreiteiras e lesar o erário público com contratos superfaturados. Anos depois ninguém foi punido e as evidências provam que esquemas semelhantes continuando atuando no congresso.
Conspirações não são exceções, mas a regra no "mundo real".
As mais antigas, que já duram milhares de anos e ludibriam centenas de milhões de pessoas são as religiões: como o judaísmo, o islamismo e o cristianismo.