Acho que é "marketing", alguém que vai comprar um novo carro, computador, etc, vai provavelmente ser mais suscetível ao apelo do "último modelo" do que do modelo que se mantém a 5 anos, mesmo que as mudanças tenham sido só cosméticas, só pelo fato de já parecer "velho" e as associações psicológicas disso, ou mesmo só das mudanças cosméticas objetivamente serem mais atraentes mesmo fora desse contexto histórico. Algo similar ao mercado de moda.
Sim. O marketing é também uma das formas de programar obsolência. Ou seja, criar artificialmente impulsos de consumo que levem o consumidor a descartar o velho e desejar gastar adquirindo o novo.
Mas isso é diferente daquilo de "agora, trocando as peças por versões sutilmente diferentes, então o idiota que comprou nosso modelo anterior não vai encontrar mais para reposição, tendo então que comprar um novo carro/computador/geladeira/televisor inteirinho! Hahahahaahahah." Onde o interesse deve ser na verdade o de continuar produzindo peças compatíveis já que será raro as pessoas comprarem um novo modelo só por poucas peças precisarem ser repostas, e mais raro ainda voltar para a mesma marca quando for fazer isso se a qualidade for vagabunda e as peças reputadamente raras.
Mas isso acontece. Vou dar um exemplo até pessoal.
Comprei uma lambreta Honda em 2003. Comprei 0km.
É um veículo extremamente simples, difícil de dar problema, muito pouca manutenção. Depois de um tempo, acho que lá pra 2007 ou 2009, levei para uma casa que tenho na região dos lagos. Bom, ficou muito tempo sem andar e por causa do álcool que colocam na gasolina o carburador foi pro espaço, corroído. Eu tive que trocar mas na época o carburador original já custaria o mesmo preço da moto ( se eu fosse vender, porque essa atualização constante do modelo também tem esse efeito de produzir uma desvalorização rápida do usado ), apesar da lambretinha estar intereiraça;
Bom, comprei um carburado chinês, que custou menos de 50 paus, mixaria... O original custava mais de 1000 já. Quem vai comprar isso? O xing ling, apesar de ser um cópia idêntica, misteriosamente era uma porcaria. Mas tão barato que comprei outro, também chinês mas de outro fabricante. Putx, esse era ainda pior.
A Honda fabrica esta mesma lambreta até hoje, 2019. E é essencialmente a mesma moto! Não teve avanço tecnológico nenhum. Porque é uma lambretinha básica. No entanto o modelo atual já é completamente diferente e você não encontra mais nada original da 2003 ( eu ainda tenho a lambretinha ). E eu até acho o modelo 2003 mais bonitinho que o atual, porque as alterações foram todas estéticas.
Ora, o fabricante poderia estar fazendo o mesmo modelo até hoje. Pra quê as alterações se não houve evolução tecnológica? Alguma coisa eles ganham com isso. Mas se eu for vender essa lambreta, apesar de estar inteirinha, não me dão nem mil reais... Ninguém quer porque já não existe peça original e as xing ling são uma bosta.
É presumível, bastante razoável, que se o fabricante tivesse mantido o mesmo modelo nestes 15 anos, como a Ford fez com o Ford Bigode, e muitos outros veículos antigamente, ele teria tido muito menor lucro, teria vendido um número bem menor de motocicletas.