Quem acompanha a situação da America Latina com mais atenção sabe que estamos numa situação extremamente perigosa. Somos o elo fraco de uma conjuntura global complexa, em que EUA, China, Russia e outros atores disputam seus projetos geo-politicos onde não há espaços para recuos e vale tudo para defender ou conquistar areas de influencia.
Os dois maiores paises da região, Mexico e Brasil, terão eleições importantissimas esse ano, e o risco delas conduzirem a um processo de radicalização fora de controle é enorme. Lembrando que ambos são paises em que o crime organizado tem enorme e crescente influencia na sociedade, e numa conjuntura radicalizada a diferença entre essas organizações e as organizações terroristas do Oriente Médio tende a se tornar nula, elas poderão ser facilmente ser instrumentalizadas com finalidades politicas e criar um cenario de caos nesses paises.
Junte-se a isso a situação venezuelana em nossa fronteira, em que a intervenção militar externa ou uma guerra civil é um cenario infelizmente cada vez mais realista e podemos ter uma idéia do tamanho do pesadelo que podemos estar mergulhados num prazo tão curto quanto um ou dois anos.
Se quisermos evitar que esses tres paises repitam o destino de Iraque, Libia e Siria é urgente que desescalemos os discursos de ódio e as retóricas agressivas, abrindo espaço para uma analise racional dos problemas que enfrentamos.
Infelizmente não é o que vemos na midia e nas redes sociais, em que a análise racional e a busca por soluções negociadas dá lugar a interpretações simplistas e demonizações ideológicas que só agravam o problema. O recente massacre de venezuelanos no norte do pais é um primeiro e alarmante sinal do que a retórica sectaria e agressiva pode provocar no barril de pólvora em que estamos sentados.
Talvez o primeiro passo para mudar nossa atitude e prevenir uma escalada que se torne incontrolavel seja diversificarmos nossas fontes de informação, a não ser que confiemos cegamente na midia brasileira.
Por mais desagradavel que possa parecer para quem já está contaminado pelo sectarismo alimentado pela midia, o ponto de vista do outro lado precisa ser conhecido e compreendido. É uma condição indispensável para construir as bases para o diálogo e a negociação, a unica alternativa para um caos impossivel sequer de ser imaginado para quem há gerações só conhece a paz.
Esse documentario da Al- Jazzera é excelente para uma contextualização da situação venezuelana, mostra as raizes da tragedia que se abate sobre eles. Está em ingles e pode representar desconforto para quem se acostumou a ver um lado da questão apenas. Mas se voce quer estar com a consciencia em paz caso o pior cenario se concretize, vale qualquer esforço para tentar compreender racionalmente o quadro todo e a partir disso praticar uma atitude mais responsavel frente à crise.
https://venezuelanalysis.com/News