Se a Venezuela fosse socialista os bancos teriam sido estatizados, a propriedade privada extinta e não haveria midia privada em operação no pais.
Se os problemas da America Latina fossem devido ao socialismo Mexico, Honduras, Haiti, seriam paraisos capitalistas e não fonte de gado humano para os EUA.
O problema maior da região é simplesmente a ignorancia e a falta de educação da população, como facilmente se percebe pelos posts acima.
Propriedade privada deixou de existir na Venezuela há muito tempo, colega.
Indústrias, empresas, comércio, produção de alimentos e remédios, educação, saúde. ..
Tudo é estatal controlado pelo partido, inclusive a distribuição de alimentos.
Deu no que deu.
O socialismo não existe sem estar associado a um governo totalitarista. Você só consegue igualar a população se tem total controle sobre ela.
O erro dos idealistas que sonham com o socialismo é achar qua a população aceitaria ser igualada e perder todos os direitos voluntariamente.
Essa é uma falácia que demonstra seu desconhecimento sobre socialismo e não uma realidade. Os países totalitários soviéticos se chamavam socialistas da mesma forma que tem Partido Liberal que é mais conservador que um faraó.
Querer reescrever a história para caber na sua narrativa de socialismo é hilário. Pronto. De acordo com FZapp, nunca ouve um país socialista de verdade.
Por que vocês se agarram tanto nessa auto-ilusão? Por que o socialismo funcionar é tão importante pra ti, a ponto de ignorar a história e toda a catástrofe que esse sistema trouxe em todos os lugares onde foi implantado? Não dá pra simplesmente admitir que não funciona e pronto? Eu fico genuinamente curioso com essas coisas. A pessoa chega ao ponto de afirmar, sem nem ficar envergonhada, que socialismo de verdade é aquele que ele acha que é, e que a história está errada e ele certo e pronto. URSS não foi socialismo de verdade. China não foi socialismo de verdade. Holodomor nunca existiu. Cambodia não foi socialismo de verdade. Alemanha Oriental? Não foi socialismo de verdade. Ucrânia? Nops. Venezuela? Culpa da CIA.
Essas coisas deveriam ser estudadas.
Não é importante para mim. Não sou socialista. Nem imagino que uma revolução armada mudaria injustiças, só trocariam de mão. O que estou falando é que é costumeiro construir um espantalho chamado de socialismo por causa do Manifesto Comunista escrito também por Marx-Engels. E continuo dizendo: cada um interpretou socialismo de uma forma, sendo que Marx estava falando de uma progressão econômica, e pensadores socialistas há muitos e cada um com uma idéia de implementação.
Os pontos em comum estão associados ao entendimento sobre o trabalho, e em termos sociais ao conceito de que houve privilégios que mantém poucos tendo muito e muitos tendo poucos. Coisa que foi mudando ao longo dos séculos através de muita coisa, tanto oportunidades e liberdades maiores do que em monarquias absolutistas assim como progresso econômico que melhorou a distribuição de renda.
Em países onde houve revoluções vagamente inspiradas pelo manifesto comunista foram violentas porque havia uma desigualdade muito grande, e a revolução que veio foi desorganizada, violenta e complexa. O que foi implantado foi uma colcha de retalhos de idéias que rechaçavam qualquer conceito de manter a riqueza nos nobres, porém caiu em totalitarismo de uma elite intelectual que necessariamente precisa sequestrar a maioria e subjugá-la para impedir que outras elites a dominem. O que é um contra-senso, porque cria uma elite de líderes do partido.
O que não quita o fato da distribuição de renda em países monarquistas, agrários e colônias como Am Lat ser desigual e precisa de reformas para ser mais justo, no mínimo. Isto é, é necessária uma releitura da dominação do homem pelo homem, independente da etiqueta que você colocar nesse diálogo.
E insisto que quem está caracterizando as coisas, muito erradamente, é você. Jamais falei bem do regime da URSS, porém também não concordo com o resultado de séculos de dominação feudal e colonial na América Latina. E parece que se por algum motivo idiota, quando critico um, me colocam no outro bando.
É inútil insistir em espantalhos, hein. Desculpa, mas puta que o pariu, já não escrevi bastante sobre isso para continuar querendo me colocar uma barbicha e uma roupa vermelha e querer me queimar ?