Se a Venezuela fosse socialista os bancos teriam sido estatizados, a propriedade privada extinta e não haveria midia privada em operação no pais.
Se os problemas da America Latina fossem devido ao socialismo Mexico, Honduras, Haiti, seriam paraisos capitalistas e não fonte de gado humano para os EUA.
O problema maior da região é simplesmente a ignorancia e a falta de educação da população, como facilmente se percebe pelos posts acima.
Propriedade privada deixou de existir na Venezuela há muito tempo, colega.
Indústrias, empresas, comércio, produção de alimentos e remédios, educação, saúde. ..
Tudo é estatal controlado pelo partido, inclusive a distribuição de alimentos.
Deu no que deu.
O socialismo não existe sem estar associado a um governo totalitarista. Você só consegue igualar a população se tem total controle sobre ela.
O erro dos idealistas que sonham com o socialismo é achar qua a população aceitaria ser igualada e perder todos os direitos voluntariamente.
Essa é uma falácia que demonstra seu desconhecimento sobre socialismo e não uma realidade. Os países totalitários soviéticos se chamavam socialistas da mesma forma que tem Partido Liberal que é mais conservador que um faraó.
Qual país socialista não virou um país totalitário?
Uma coisa que concordo é alguém totalitário usar o nome "socialista", da mesma forma que algumas ditaduras usam o nome "democrática". Outra coisa, e é isso que estou dizendo, é um país democrático de verdade começar a virar socialista, e por causa disso, tornar-se totalitário.
O totalitarismo pode ou não implementar socialismo.
Mas me parece, olhando para a História, que o socialismo destrói democracias tornando-as ditaduras totalitárias.
O que quero dizer é que o socialismo utópico, o marxismo, não tem relação direta com os movimentos revolucionários do século XX, embora estes se digam socialistas. Seguindo o esquema marxista, estas sociedades deveriam ter exaurido o capitalismo. Por outro lado não faz sentido haver socialismo dentro de um país que é claramente capitalista nas suas relações com outros. E por isso deve se manter utópico (talvez para sempre, ou quem sabe, nos próximos 500 anos).
O fato de haver ditaduras socialistas é pelo fato político da guerra fria e suas consequências, da divisão do mundo em blocos onde lideranças populistas tomaram o poder e, apoiados por entidades externas alinhadas como Rússia ou China, se mantiveram através de ditaduras, porém assim como houve ditaduras na América Latina não é por isso que vou dizer que capitalismo é totalitário.
Entendendo o socialismo como um modelo de entendimento das forças políticas e de lideranças que regem o poder, passaram a se encontrar novas soluções mais justas e menos dependentes de monarquias absolutas para poder desenvolver as pessoas através de modelos econômicos que estimulem a produção porém impedindo a formação de cartéis ou monopólios. Este conceito está espalhado em muitos países europeus que sentiram o choque da Revolução Francesa e modificaram sua relação com a produção, mesmo no século XX. Assimilaram conceitos de esquerda sem virarem reféns nem de monarcas nem de lideranças populistas.
Que outros países mais pobres e mais desesperados nessa injusta balança não deve caracterizar que todo aquele esquerdista malparido adora diitaduras.Já falei do meu caso por exemplo e não é o único.