Na verdade as forças armadas brasileiras fazem o certo. A ideia é o máximo de eficiência correndo os menores riscos possíveis principalmente em brincadeirinhas de bancar xerife do mundo. Heroísmo só presta para ser usado onde tudo mais for duvida.
Na verdade as forças armadas brasileira são exatamente o que o JJ escreveu.
E o que foi que ele escreveu? Só vi impropérios.
Se foram apenas impropérios, porquê você deu esta resposta?
Oras, por que achei que uma ofensa não poderia ficar sem resposta.
Na verdade as forças armadas brasileiras fazem o certo. A ideia é o máximo de eficiência correndo os menores riscos possíveis principalmente em brincadeirinhas de bancar xerife do mundo. Heroísmo só presta para ser usado onde tudo mais for duvida.
Nela fica claro que você acha que as forças armadas locais são eficientes, dando a entender que isto ocorre no manuseio de equipamentos, no adestramento e principalmente na planificação.
Não, isso não entra no mérito, até por que adjetivações de virtudes ou defeitos são juízos ao gosto do freguês. O que está sendo considerado trata-se, diz respeito ao ideal de quaisquer forças armadas de qualquer país, em qualquer época.
O grau de obsolescência dos nossos equipamentos é ímpar. A força aérea, por exemplo, depende de aviões F-5E para fazer a defesa do nosso território, um tipo de avião totalmente ultrapassado para situações reais de combate.
Sim, mas isso os não desqualifica, muito pelo contrário, eles fazem muito e bem com o mínimo e as vezes até com a falta desse mínimo.
Os desqualifica sim, se o cenário for de combate contra uma potência militar estrangeira.
Não Geotecton, o que estou dizendo é que ser combativo ou eficaz mesmo sem recursos é uma qualificação.
Quais informações você pode me prover que demonstre a sua afirmação que eles "fazem muito bem e com o mínimo" e que não venham dos próprios militares e nem daquelas publicações sobre temas militares, bajuladoras e nacionalistas?
Quem fez esta avaliação de forma independente?
Pois é. Ninguém faz isso sem algum viés, é sempre uma questão de perspectiva mesmo. É sempre questão de empatia no final.
O material humano não é muito melhor, com a possível exceção das tropas que treinam na Amazônia. Mas duvido que estes soldados teriam um bom desempenho em cenários como os que os ianques tiveram no Iraque, incluindo o de conflito urbano.
Ah, eu discordo, Geotecton, as FAs são a maior reserva moral e bons exemplos de instituições na esfera pública, junto com os corpos de bombeiros.
Não estou escrevendo sobre ser 'reserva moral' e sim sobre qualidade em combate.
Desculpe, eu estou a falar de algo mais substancial.
E mesmo ser a 'reserva moral' é falsa.
Bom, eu tenho parentes e conhecidos que estão ou já estiveram lá, e pra mim eles são reservas morais suficientes.
As FAs já tem muito com o que se preocupar aqui dentro mesmo do Brasil. Com recursos parcos, só o essencialmente necessário deve ser considerado.
Nisto eu concordo.
Com um adendo: sequer o estritamente necessário é conseguido hoje.
Chega a ser até um acinte tentar manchar a reputação dessas nossas tão valorosas instituições com esse tipo de comentário.
Aqui eu só posso supor que você está brincando.
A história de grandes contribuições das FAs é vasta, mas só pelo fato de terem evitado por algum tempo o avanço da escumalha comuna em 64 já merecem muito respeito. Se podem ser melhores? Sim, mas isso é apenas utopia.
Qual seria esta história?
Veja, cada ato de valor de cada indivíduo dentro dessas instituições por si é um somatório, e acho que não eu não seria mais alusivo se entrasse em detalhes, pois tratam-se de juízos de valores.
Se é utopia de que eles podem ser melhores, então eles NÃO podem ser melhores.
Utopicamente, por isso o nome utopia, qualquer um pode sê-lo, se você discorda é juízo pessoal seu.