Pode se dizer que a própria sociedade civilizada é "anti-natural".
Existem diversas comunidades socialistas voluntárias ao redor do mundo. O problema não é tanto o socialismo (mesmo que em última instância não seja a melhor escolha), mas o autoritarismo e totalitarianismo praticamente inerentemente associados a sua implementação em nível nacional (não só pelo risco econômico ser também imposto a uma população muito maior).
Existe o trabalho da economista Elinor Ostrom, até hoje a única mulher que já ganhou um Prêmio Nobel de Economia, que constatou empiricamente que existe um certo tamanho de comunidade a partir da qual as pessoas agem como uma unidade racional de coletivistas, protegendo recursos comuns. Tais bens não podem ser grandes demais e o comportamento do grupo fica diferente em escalas diferentes. Mesmo Friedrich Hayek considerava algo disso, ele acreditava que o pensamento socialista seduzia muitos, pois se tratava de um resquício do instituto altruísta que evoluiu em pequenas comunidades com a falha cognitiva do universalismo político desprovido de escala. A intuição da cooperação solidária funciona, mas à medida que se entra numa sociedade extensa do tamanho típico de um estado-nação, é impossível se ter uma produção voltada para o uso, invés do lucro, com a solidariedade saindo do papel motivacional principal. Na visão do economista austríaco, os métodos de tentativa e erro adquiridos (possivelmente não inatos, na minha opinião) pela sociedade acabariam levando às instituições que levam em conta que o conhecimento econômico está disperso pela sociedade e que necessita de descentralização administrativa e mecanismos de preços.
Os irmãos Geoff e Vince Graham tem um gracejo sobre essa situação:
Eu sou, em nível federal, libertário;
em nível estadual, republicano;
em nível local, democrata;
e no nível da família e dos amigos, um socialista.
O socialismo dos partidos socialistas que são combatidos pelos seus antípodas anti-racionalismo construtivo são justamente aqueles do universalismo político desprovido de escala.