Autor Tópico: Se Deus não existe, tudo é permitido  (Lida 53418 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #700 Online: 14 de Setembro de 2015, 15:45:08 »
Criaturo, "Deus" é só o buraco onde se escondem os que não tem argumentos.
criar espantalhos dogmáticos não ira aumentar sua razão, tente refutar com lógica e a razão aparecerá!
Razão é uma proporção, fio x=y, x>y, x>y. A razão é a razão, não precisa aumentar nem diminuir, nem nada, só é expressa.
faltou x<y, é isso que da não tentar desenvolver razão própria e ficar cultuando a razão dos outros, falta lhe personalidade. :twisted:
Não faltou não fio. Como  eu disse: A razão é a razão, não precisa aumentar nem diminuir, nem nada, só é expressa.
se voce acha que ficar repetindo a razão dos outros  " x>y, x>y." ira aumentar a sua, creio que poderá passar sua existência fazendo isso sem conseguir desenvolver a própria.
Como  eu disse: A razão é a razão, não precisa aumentar nem diminuir, nem nada, só é expressa.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #701 Online: 14 de Setembro de 2015, 16:00:58 »
criar espantalhos dogmáticos não ira aumentar sua razão, tente refutar com lógica e a razão aparecerá!
Razão é uma proporção, fio x=y, x>y, x>y. A razão é a razão, não precisa aumentar nem diminuir, nem nada, só é expressa.
faltou x<y, é isso que da não tentar desenvolver razão própria e ficar cultuando a razão dos outros, falta lhe personalidade. :twisted:
Não faltou não fio. Como  eu disse: A razão é a razão, não precisa aumentar nem diminuir, nem nada, só é expressa.
se voce acha que ficar repetindo a razão dos outros  " x>y, x>y." ira aumentar a sua, creio que poderá passar sua existência fazendo isso sem conseguir desenvolver a própria.
O que você procura o tempo todo é isso meu jovem, vexar os outros que tentam dialogar com você, pra as suas bobagens parecerem ter algum valor.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #702 Online: 14 de Setembro de 2015, 17:55:43 »

[/quote]O que você procura o tempo todo é isso meu jovem, vexar os outros que tentam dialogar com você, pra as suas bobagens parecerem ter algum valor.
[/quote]
Estava demorando alguém dizer isso!!!!!
 :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #703 Online: 15 de Setembro de 2015, 12:04:51 »
O que você procura o tempo todo é isso meu jovem, vexar os outros que tentam dialogar com você, pra as suas bobagens parecerem ter algum valor.
A intenção não foi satirizar e sim enfatizar o argumento de que  razão cada um tem que desenvolver a sua, para isso não basta querer ficar repetindo a dos outros.
E sim! minhas bobagens possuem muito valor para mim! As suas também!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #704 Online: 15 de Setembro de 2015, 12:13:17 »

[/quote]
Estava demorando alguém dizer isso!!!!!
 :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:
[/quote]
Citação de: Criaturo
se quiser apresentar algum argumento ou refutação fique a vontade, saberei apreciar o seu bom humor! ::)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #705 Online: 20 de Outubro de 2015, 21:17:35 »
A intenção não foi satirizar e sim enfatizar o argumento de que  razão cada um tem que desenvolver a sua, para isso não basta querer ficar repetindo a dos outros.

Não existe essa de minha razao e a dos outros. Razão não como gosto alimentar ou musical onde alguem diz que queijo é bom e outro diz que queijo é tem gosto bom. Não é aassim que funciona o pensamento cientifico, que á través de observação, etc. e não através do meu proprio achar saido apenas da minha imaginação e querer.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #706 Online: 21 de Outubro de 2015, 09:37:38 »

Não existe essa de minha razao e a dos outros. Razão não como gosto alimentar ou musical onde alguem diz que queijo é bom e outro diz que queijo é tem gosto bom. Não é aassim que funciona o pensamento cientifico, que á través de observação, etc. e não através do meu proprio achar saido apenas da minha imaginação e querer.

a unica razão que verdadeiramente nos importa é a que justifica e pode continuar  mantendo  nossa existência.
E sim razão ou ou lógica cada um tem a sua, por exemplo o urubu tem razão em desejar a morte do boi justificada pelo seus sentimentos.
Ja o boi  tem tambem sua razão  desejando continuar vivo!
Alógica do algoz é que a vitima deve morrer, a da vitima é deve continuar existindo, isto acontece porque cada um tem la suas razões pessoais, moral da historia "razão" cada um tem a sua, pois é relativa ao ser .
Agora se estiver se referido a razão que rege as leis universais , ai sim! esta são absolutas e não relativas e podem ser expressas pela matemática,   a falha do argumento do Sergio é que tentou refutar a minha razão relativa comparando-a com um exemplo de razão absoluta. :P

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #707 Online: 22 de Novembro de 2015, 03:22:41 »

a unica razão que verdadeiramente nos importa é a que justifica e pode continuar  mantendo  nossa existência.
E sim razão ou ou lógica cada um tem a sua, por exemplo o urubu tem razão em desejar a morte do boi justificada pelo seus sentimentos.
Ja o boi  tem tambem sua razão  desejando continuar vivo!
Alógica do algoz é que a vitima deve morrer, a da vitima é deve continuar existindo, isto acontece porque cada um tem la suas razões pessoais, moral da historia "razão" cada um tem a sua, pois é relativa ao ser .
Agora se estiver se referido a razão que rege as leis universais , ai sim! esta são absolutas e não relativas e podem ser expressas pela matemática,   a falha do argumento do Sergio é que tentou refutar a minha razão relativa comparando-a com um exemplo de razão absoluta. :P

Falo de fatos e nao gosto, vontade, emoções, sensações, etc. O topico é Se Deus não existe, tudo é permitido e até agora não foi provado nada sobre ele. Os argumentos ficam em circulos. Além disso noutro topico tu disse que não há criador. Então deus não existe como ser pessoal, tu deu entender que deus era o universo, tu é um tipo de panteista.

Ah e lembrei que faz tempo eu prometi que ia enviar um arquivo com justificativas biblicas sobre mentira - se ainda quiser ler (ta em inglês e tem termos hebraicos, se der pra pesquisar); mas baixa mais rapido que puder pois o arquivo expira após um prazo:

http://www.filedropper.com/mentirareligiosa-volume5issue18

Pra adiantar, vo por um trecho do ponto principal sobre quando se pode mentir:

When it is permitted to lie?
The Gemorah50 says for three things one is permitted to lie.51 1. Lying regarding a
mesechta 2. Lying regarding hilchos tznius. 3. Lying regarding a guest. There are different
interpretations of what this means. Some say if a person asks you if you know a certain
mesechtas one is allowed to say no since he is displaying humility.52 If one asks you if you
used the bed, you can answer no because of tznius.53 One may also avoid the truth for other
middos as well.54 Others say this means if one asks you on Purim if you know the difference
between cursed Haman and boruch Mordechai you can say no.55 One who is asked if his host
treated him with respect can say no, in order that the host does not receive many unwanted guests.56 Others say when they ask someone a question on an inyun he can say he is learning
a different inyun in order that they should not ask on the first inyun.57
In the permitted instances of lying this applies for an un-learned person as well.58

[...]

« Última modificação: 22 de Novembro de 2015, 03:35:14 por Agnoscetico »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #708 Online: 22 de Novembro de 2015, 12:59:20 »
Ressuscitou  :hihi:
putz a biblia em português já é controversa em inglês então...........
quanto a personalidade Deus, é a evolução da trindade Deus agora é todos,mas ele tambem possui uma individualização própria.
veja que interessante:
../forum/topic=29502.0.html#msg874362
sds

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #709 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:06:38 »
Não, é justamente o contrário.
Ao menos para os que creem em certas representações dele: se ele existe, tudo é permitido.

Já que o crente sempre pode contar com o perdão dele e sempre se pode atribuir convenientemente
o mal-feito a influências externas, porem nunca ao malfeitor, que é vítima inocente da
manipulação da entidade malvada, seja lá ela qual for.

Isso é carta branca para fazer qualquer merda e ainda tirar onda de vítima no final.
-Oh, senhor, perdoe-me por ter feito _______, livre-me da influencia maléfica de ______
e façam-se mais algumas orações, confissões e segue a vida até acontecer a próxima
______ e o processo se repetir.
E fica frio, malandro, que nosso deus e nossa igreja te protegem. Você é dos nossos, é de deus.

As reais vítimas, deve bastar o consolo do "deus escreve certo por linhas tortas" ou
o "ele vai pagar na proxima vida, porem não antes de ter esquecido do que fez", dos espíritas

Por esta e por outras é que igrejas e religiões são o maior refúgio e escudo para gente que não presta
fazer o que dá na telha sem temer muito as consequências. Chega a me dar nojo.

Já se não existe um deus para perdoar a merda que voce fez e não existe nenhuma entidade malvadinha
para por a culpa do seu mal-feito, então fudeu pro seu lado.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 12:45:24 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #710 Online: 09 de Dezembro de 2018, 16:57:55 »

Citação de: Fenrir
Não, é justamente o contrário.
Ao menos para os que creem em certas representações dele: se ele existe, tudo é permitido.

Já que o crente sempre pode contar com o perdão dele e sempre se pode atribuir convenientemente
o mal-feito a influências externas, porem nunca ao malfeitor, que é vítima inocente da
manipulação da entidade malvada, seja lá ela qual for.

Cada religião ou filosofia adota um conceito ou definição de Deus. Quanto mais palavras nesta definição, mais distante.
Você, meu caro Fenrir, julga os fatos à luz da existência, ou não, claro, de um Deus aos moldes do Deus Bíblico e não existe pior do que aquele.
Típico Deus sobre o qual A. Einstein disse: Deus é criado pelas fraquezas humanas.

Diz você que existindo Deus pode-se fazer qualquer coisa e depois pedir perdão. Não seria o contrário, no caso de um Deus infinitamente justo: errou tem que pagar!
Ou seja, este é o seu modo de conceituar Deus e por isto eu disse, cada religião tem uma visão de Deus.
Este Deus, quanto menos antropomórfico, seja, menos atributos tipicamente humanos, mais próximo de um modelo aceitável.

As reais vítimas, deve bastar o consolo do "deus escreve certo por linhas tortas" ou
o "ele vai pagar na proxima vida, porem não antes de ter esquecido do que fez", dos espíritas 
Quem sabe "essas reais vítimas" não estão pagando agora o que fez, na outra ou outras?
Mesmo porque o que repete os mesmos erros em vidas sucessivas sofrem as consequências sem delongas ou adiamentos. Nunca reparou como nosso mundo é triste e escandaloso?
Não acha que existe certa mão justiceira atuando longe da análise humana?

Por esta e por outras é que igrejas e religiões são o maior refúgio e escudo para gente que não presta
fazer o que dá na telha sem temer muito as consequências. Chega a me dar nojo.

Não será exatamente o contrário?
Quem não tem qualquer tipo de restrição aos instintos são mais prováveis de cometer os abusos que vemos em nossa política hoje? Nenhum deles é verdadeiramente um crente. Se procuram demonstrar alguma religiosidade, apenas usam a religião como rótulo, ou uma capa protetora. Na verdade não creem em nada do que pregam ou ouvem. Aliás, é por isso que os céticos e ateus fogem das religiões: por causa dos falsos religiosos ou dos fanáticos que precisam de uma religião, não importa qual.
Já se não existe um deus para perdoar a merda que voce fez e não existe nenhuma entidade malvadinha
para por a culpa do seu mal-feito, então fudeu pro seu lado.
Ou o contrário. Se existe um Deus, justo e onisciente, "tou ferrado"... ah, mas inda bem isso não existe; pelo menos não há qualquer evidência...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #711 Online: 09 de Dezembro de 2018, 18:23:08 »
Citação de: JungF
Cada religião ou filosofia adota um conceito ou definição de Deus. Quanto mais palavras nesta definição, mais distante.
Você, meu caro Fenrir, julga os fatos à luz da existência, ou não, claro, de um Deus aos moldes do Deus Bíblico e não existe pior do que aquele.
Típico Deus sobre o qual A. Einstein disse: Deus é criado pelas fraquezas humanas.

Diz você que existindo Deus pode-se fazer qualquer coisa e depois pedir perdão. Não seria o contrário, no caso de um Deus infinitamente justo: errou tem que pagar! Ou seja, este é o seu modo de conceituar Deus e por isto eu disse, cada religião tem uma visão de Deus.
Este Deus, quanto menos antropomórfico, seja, menos atributos tipicamente humanos, mais próximo de um modelo aceitável.

Não foi atoa que coloquei "certas representações dele" ai encima. Por mais antipatia que tenha de religião,
tenho que ser honesto e não enfiar tudo num mesmo balaio de gatos. Há outras concepções de deus tão
distintas desta quanto a galáxia de andrômeda da minha casa. Me ocorreu agora que beira o nonsense
usar o mesmo termo para designar ambas. Linguagem (e semântica) é coisa complicada.

Então tinha em mente o deus que nós, enquanto ocidentais, estamos habituados:
o da bíblia ou das chamadas religiões do livro, se calhar.
Ou melhor ainda, qualquer um que perdoe qualquer falta, conquanto o faltoso seja devoto dele, tenha fé nele...
Posso apostar que é altamente provável que quem pensa que "Se Deus não existe, tudo é permitido"
tem em mente um deus do tipo do que critico nas linhas aí acima.

Quem sabe "essas reais vítimas" não estão pagando agora o que fez, na outra ou outras?
Mesmo porque o que repete os mesmos erros em vidas sucessivas sofrem as consequências sem delongas ou adiamentos.
Nunca reparou como nosso mundo é triste e escandaloso?
Não acha que existe certa mão justiceira atuando longe da análise humana?

Que podem estar pagando? Claro que podem. A justiça, com ou sem falhas, existe para que?
E ainda que não seja feita justiça num ou noutro caso, tem o remorso, a culpa, a condenação do outro, o medo de ser pego,
de ser chamado a responsabilidade no futuro, de passar pelas mesmas aflições que eles mesmos afligiram aos outros...
Pois não dizem que quem tem mais horror de ser roubado é justamente o ladrão inveterado?

Então, a não ser em raros casos patológicos de sociopatia e afins, o próprio indivíduo acaba se punindo se
a justiça não o faz.
Você, como alguem que parece se interessar por psicologia/psicanalise bem sabe disso.
Então acha mesmo que há necessidade de invocar uma mão justiceira metafísica para castigar os faltosos?

Não será exatamente o contrário?
Quem não tem qualquer tipo de restrição aos instintos são mais prováveis de cometer os abusos que vemos
em nossa política hoje? Nenhum deles é verdadeiramente um crente. Se procuram demonstrar alguma religiosidade,
apenas usam a religião como rótulo, ou uma capa protetora. Na verdade não creem em nada do que pregam ou ouvem.
Aliás, é por isso que os céticos e ateus fogem das religiões: por causa dos falsos religiosos ou dos fanáticos
que precisam de uma religião, não importa qual.

Isso não é a falácia do escocês?
E um indivíduo que precisa de uma deidade a quem temer, suplicar ou pedir auxílio quando pisa na bola
não é nem sincero, nem honesto e nem maduro.
Tais coisas (faltas) não devem ser feitas por causa de um Deus que audita/pune/perdoa ou de um Karma,
mas porque, do ponto de vista ético-moral, são erradas, porque vivemos em sociedade e ninguem esta isolado
em uma redoma, tem prioridade sobre os demais ou tem poderes e vontade ilimitados. Até eu, misantrópico,
individualista e irreligioso que sou tenho que admitir isso: sua liberdade termina quando começa a minha e vice-versa

Acho que até mesmo um ultra-relativista moral teria que admitir que conceitos ético-morais de certo e errado
tem que existir ou não seria possível vida em comunidade... ou seja, nem que fosse por puro e simples
utilitarismo.

Ou o contrário. Se existe um Deus, justo e onisciente, "tou ferrado"... ah, mas inda bem isso não existe;
pelo menos não há qualquer evidência...

Continuo sustentando que é o contrário. Olhe a sua volta e veja em quais sociedades em deus
que perdoa/castiga faz mais sucesso, usando suas palavras, nesse mundo triste e escandaloso.
Leia um pouco de história e veja as atrocidades cometidas em nome de um deus que pune e perdoa..
Muitos devem ter pedido perdão (ou não) pelo que fizeram até fazerem de novo e pedirem perdão mais
uma vez, daí em diante.
Um ateu/descrente não tem esta ajuda para lidar com seus demònios pessoais, não tem nenhuma
mão justiceira para aliviar a carga dos seus problemas e etc.
Tem que conviver com o que fez e responder pelo que fez.
Ele não pode contar com o "se deus é por nós, quem é contra nós" dos crentes, não pode contar com perdão,
quitação karmica, ou auxilio de outros crentes da mesma denominação ou ajuda da própria denominação.

Só tem a si mesmo. Não pode contar nem mesmo com outros ateus/incréus, porque não existe nenhuma
"igreja", "templo" ou "denominação" que os congregue, acolha e proteja e estão cada um por si.

Nessa condições, quem está mais propício a sair por ai fazendo tudo o que vem a mente não importando
as consequências do ato?
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 18:42:50 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #712 Online: 09 de Dezembro de 2018, 18:33:23 »
Mas é óbvio que se deus exste tudo é mais permitido que se deus não existir, até ontologicamente. Se não vejamos, num universo em que deus não existe, uma coisa ao menos, certamente não é permitido, deus. já num universo que existe um ou mais deuses, qualquer coisa é permitido, incluso deus/deuses, o próprio enunciado já diz tudo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #713 Online: 09 de Dezembro de 2018, 18:53:29 »
Mas é óbvio que se deus exste tudo é mais permitido que se deus não existir, até ontologicamente. Se não vejamos, num universo em que deus não existe, uma coisa ao menos, certamente não é permitido, deus. já num universo que existe um ou mais deuses, qualquer coisa é permitido, incluso deus/deuses, o próprio enunciado já diz tudo.

Boa colocação, embora me pareça ter um "que" de erística ou seria de paradoxo?
Se existe um deus onipotente, onipresente, onisciente e oni-tudo, o que mais então não seria permitido?
O que leva a contradição de um deus bondoso e onipotente não poder pecar...
Não dá para admitir um deus assim sem jogar a lógica no lixo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #714 Online: 09 de Dezembro de 2018, 19:08:32 »
Pois é, o que é permitido é permitido por algo, e esse algo teria que ter autoridade supra humana, se delineando como deus. É uma pegadinha do malandro. Há, gluglu ieé ieé.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #715 Online: 10 de Dezembro de 2018, 16:11:56 »

Citação de: Fenrir
Continuo sustentando que é o contrário. Olhe a sua volta e veja em quais sociedades em deus
que perdoa/castiga faz mais sucesso, usando suas palavras, nesse mundo triste e escandaloso.
Leia um pouco de história e veja as atrocidades cometidas em nome de um deus que pune e perdoa..
Muitos devem ter pedido perdão (ou não) pelo que fizeram até fazerem de novo e pedirem perdão mais
uma vez, daí em diante.
Um ateu/descrente não tem esta ajuda para lidar com seus demònios pessoais, não tem nenhuma
mão justiceira para aliviar a carga dos seus problemas e etc.
Tem que conviver com o que fez e responder pelo que fez.
Ele não pode contar com o "se deus é por nós, quem é contra nós" dos crentes, não pode contar com perdão,
quitação karmica, ou auxilio de outros crentes da mesma denominação ou ajuda da própria denominação.

Só tem a si mesmo. Não pode contar nem mesmo com outros ateus/incréus, porque não existe nenhuma
"igreja", "templo" ou "denominação" que os congregue, acolha e proteja e estão cada um por si.

Nessa condições, quem está mais propício a sair por ai fazendo tudo o que vem a mente não importando
as consequências do ato?
Aqui existe algo que enche os espíritas de orgulho. O Deus deles é o mesmo do ateu ou cético. Se Deus perdoa a um perdoará ao outro. O que na verdade não ocorre pois o Karma sempre será cumprido. Não há perdão e o mecanismo de justiça está inscrito num delicado processo em que interage a consciência que se auto-acusa e o desequilíbrio do sistema neuro-psíquico. Sei que é  complicado explicar com poucas palavras, mas creia, vale a pena estudar este mecanismo.
Em resumo, alguém disse, aqui, que "Deus prefere os ateus"; não está muito longe da verdade.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #716 Online: 10 de Dezembro de 2018, 20:21:39 »
O Deus deles é o mesmo do ateu ou cético. Se Deus perdoa a um perdoará ao outro. O que na verdade não ocorre pois o Karma sempre será cumprido.
Na "DE"/"ME Espírita" brasileiro não BEM assim :hihi:
É necessário que se enquadrem em pelo menos 1 dogma das abraâmicas (acho que esse dogma tem nas 3...).
Es decir: "pode" ser ateu ou "cético" desde que se enquadre nessa "lei" religiosa.
Se se enquadrar nela por convicção própria :ok:
Mas, se não, sofre imensa classe de tormentos e abusos até "aprender" que tem que dançar conforme a música d'Ele, passando então a Crer à força  |( 
Tem interesse em debater isso :?:   
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 08:57:04 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #717 Online: 11 de Dezembro de 2018, 14:13:46 »
Meu amigo Gorducho é hábil com as palavras e induz interpretações nem tão corretas, veja.
Ele diz que se o cético/ateu não "dançar conforme a música" vai sofrer horrores.
Note, meu caro, que "não dançar conforme a música" significa cometer crimes, conscientemente.
Então haverá de pagar/aprender.
Aqui, a música são as leis, as quais conforme você disse anteriormente vieram do Deus Abraâmico... Moisés. Estas deram origem aos códigos penais mundo a fora, seja pelo texto/codice, seja pelo espírito delas mesmas que se desenvolveram nas culturas diversas.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #718 Online: 11 de Dezembro de 2018, 15:19:04 »
  :ok:
De fato sua proposição está correta :!:
O Deus de vocês trata todos igual independente de credos. Nesse ponto e uma vantagem mesmo :ok:
Eu tinha em mente o dogma anti suicídio. Mas de fato tanto faz se alguém for de qualquer cultura. Desde que dance conforme a música e não cometa tá tudo  :ok:
E se cometer vai sofrer as represálias previstas no código penal dos defuntos seja espirita ou seja ateista.
O Sr. tem razão  :ok:
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 15:21:31 por Gorducho »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #719 Online: 11 de Dezembro de 2018, 15:22:57 »
Estas deram origem aos códigos penais mundo a fora, seja pelo texto/codice, seja pelo espírito delas mesmas que se desenvolveram nas culturas diversas.

Então Hamurabi é uma fraude???? :susto:
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #720 Online: 12 de Dezembro de 2018, 09:01:44 »
Se Deus mandou fazer, temos que obedecer mesmo achando que é um absurdo, mesmo nos parecendo criminoso.
A nossa lógica, nossos sentimentos, nada disto importa diante da vontade de Deus.

A religião pode levar as pessoas a fazer coisas que elas jamais fariam se apenas usassem a razão.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #721 Online: 12 de Dezembro de 2018, 09:03:30 »
Estas deram origem aos códigos penais mundo a fora, seja pelo texto/codice, seja pelo espírito delas mesmas que se desenvolveram nas culturas diversas.
A lenda de Hamurabi recebendo as leis das mãos do deus Shamash deu origem à lenda de Moisés recebendo as leis das mãos do deus Yaveh.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #722 Online: 12 de Dezembro de 2018, 12:27:36 »
Mas foi isso que deve ter acontecido mesmo :!:
Segundo o Espiritismo a humanidade terrícola "progride" e então o Tout-puissant — seja por qual nome seja conhecido em cada lugar; mera semântica...— vai ditando as leis de acordo com o estado evolucionário (dos terrícolas).
Então deve ter ditado pro Hamurabi e tempos depois ditado pro Moisés com adequadas readaptações ao progresso havido dentro do interregno ::)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #723 Online: 12 de Dezembro de 2018, 13:35:57 »

Penso que não. Todo e qualquer emissário que se compromete no processo de aperfeiçoamento da justiça, ainda que com vieses pessoais, ou seja, como Maomé que pelo instinto grosseiro e bélico organizou uma das maiores religiões do mundo, pela guerra... e continua, terá sua serventia. O pp Moisés era muito mais um guerreiro que profeta.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #724 Online: 12 de Dezembro de 2018, 13:59:20 »
Citação de: Fernando Silva
Se Deus mandou fazer, temos que obedecer mesmo achando que é um absurdo, mesmo nos parecendo criminoso.
A nossa lógica, nossos sentimentos, nada disto importa diante da vontade de Deus.
Fernando, fala sério.
Como saber "o que Deus manda"?
Algum religioso dogmático poderia dizer que não temos senso suficiente para compreender a lógica divina e por isso o que entendemos como absurdo ou criminoso, vindo de Deus, provém de nossas deficiências a respeito da sabedoria de Deus. Isto sim, é absurdo.
Por favor, desculpe se não entendi sua fala; ou vc estava ironizando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!