Incólume por crises financeiras? Piada, o governo tucano quebrou o Brasil três vezes durante 8 anos,
Você leu o trecho da Folha citado acima? O artigo passa por cima da crise do dólar, que foi realmente responsabilidade do governo. Mas as outras circunstâncias (crise da Rússia, 11 de setembro, crise argentina) são bem conhecidas. Se a Dilma pode culpar o contexto internacional pelo desempenho pífio da economia hoje, porque os tucanos não podem fazer o mesmo em relacão às crises do passado?
a inflação era mais alta que hoje, com juros bem muito maiores,
Suas ideias não correspondem aos fatos. Ou melhor, correspondem apenas se você analisá-los de forma tendenciosa, escolhendo os anos de inflacão mais alta, vide:
Note que esse gráfico está desatualizado: a inflacão de 2013 e 2014. O gráfico abaixo tem dados mais recentes:
Quanto aos juros, a história é a mesma:
Os picos na taxa de juros correspondem às diferentes crises internacionais. A celic de 2006 foi praticamente igual à de 2001. Note que a partir do segundo governo Lula, houve de fato uma tendência à reducão da taxa de juros. O motivo principal disso, segundo li, foi a tentativa do governo de combater os efeitos da crise internacional através do estímulo ao consumo. Funcionou razoavelmente bem, só que é uma estratégia que a longo prazo leva a inflacão de demanda, se não houver uma contrapartida de aumento de produtividade. Olha só, é justamente o que está acontecendo!
.
a política monetária era um desastre com a obra prima da paridade com o dólar,
De fato, mas isso durou até a crise do dólar. A partir daí o governo adotou a política de metas de inflacão e superavit primário... que Lula copiou no seu governo. Curioso, né?
o desemprego era alto, e a renda crescia bem menos que hoje,
Ok, nesse ponto os dados concordam com você.
o Brasil devia até as calças pro FMI....
Irrelevante. O FMI é apenas um espantalho que certas pessoas gostam de levantar. O problema não é um país dever ou não ao FMI - os juros que ele cobra são até menores que os dos outros bancos. O problema são as exigências que o FMI faz para conceder o empréstimo. Só que essa não é a questão que você levantou, né? Vamos ver a evolucão da dívida externa ao longo dos anos:
Agora vamos ver a dívida
interna:
Ou seja, o Brasil ainda deve até as calcas. Só que não para o FMI.
Pior é que o Aécio defende esse modelo e deve replicá-lo,
Não entendi... Você está dizendo que ele vai aumentar os juros? Ora, mas o BC já está fazendo isso. Que ele vai aumentar a inflacão? Mas o Mantega já está fazendo isso! Que ele vai aumentar o desemprego? Ora, não é o presidente que aumenta ou diminui o desemprego, mas sim a economia. O que o governo pode fazer é criar condicões para a criacão de emprego, através, por exemplo, de investimentos - que o governo atual não tem feito. Ou através de uma reforma tributária - que o governo atual não fez. Você acha que o Aécio vai querer pegar outro empréstimo ao malvado do FMI? Mas hoje não há necessidade disso. Eu realmente não entendo o que você quer dizer com isso.
então rapaziada se preparem para o arrocho ano que vem, para a volta da concentração de renda, do aumento do desemprego, etc. e tudo mais que o liberalismo nos proporcional de bom nos anos 90 e com a mega crise atual. Brincadeira que tem gente que defende esse modelo, mesmo depois do megafracasso que o modelo proporcionau a partir de 2007.
Sério, Juca, parece que você está repetindo um mantra tirado de uma cartilha petista. Por exemplo, a desigualdade na verdade diminuiu durante o governo FHC - só que numa taxa menor do que no do Lula, mas diminuiu:
Não é de se surpreender que as pessoas tenham falado em lavagaem cerebral...