Johnny Cash, vamos ver se eu entendi seu argumento, me corrija se eu estiver errado.
O que você diz é: a coerência, sendo uma condição meramente lógica, portanto filosófica, é dissociada do que acontece no mundo físico e não pode ser relativizada pelas condições a que as pessoas são submetidas. Ou seja, se um cara estiver com a arma apontada na minha cabeça e me obrigar a fazer afirmações contrárias ao que eu sempre defendi, e eu com medo de morrer fizer essas afirmações, então ainda assim eu sou incoerente, pois fiz um discurso que não condiz com minhas convicções. Se ser incoerente em uma situação dessas é reprovável ou não, já é outra história.
Se for isso que você está querendo dizer, eu concordo, nem preciso te responder de maneira mais específica.
Mas isso fugiria do "gatilho" inicial que trouxe o tema ao tópico, já que quando as pessoas ressaltam a incoerência dos comunistas de iPhone, elas claramente querem apontar isso como atitude condenável, e não como atitude meramente incoerente no sentido filosófico.