"Elas" são biologicamente homens.
Não sei se a separação de presídios masculinos é uma questão mais significativamente de "gênero" psicológico ou de sexo biológico.
Sob o ponto de vista mais "humanitário" seria argumentável a prioridade de gênero, e até mesmo a contrariedade a qualquer separação, mesmo entre homens e mulheres. A facilidade em segurança das mulheres separadas não deveria ser desculpa para o tratamento desumanizador de todos.
Mas pode acabar sendo prioritário a parte logística/operacional da coisa, onde a seperação entre homens e mulheres não só simplesmente "já existe" como talvez facilite não só segurança, como por exemplo a alocação de médicos especializados de acordo com as necessidades biológicas.
Eu já tinha lido que é permitido usar até a altura do ombro, mas posso estar errado realmente. Ainda fica em aberto a questão da exposição dela sem camisa em público.
Desconfio que deva ter ocorrido durante o confronto físico, quando as pessoas tentavam se defender da agressão violenta, e não num requinte de humilhação gratuita.