e sim que o estado tem obrigação de promover igualdade social,
Para quê?
O porquê também depende, acho que não há uma resposta padrão aceita por todos os socialistas.
Poderia citar alguns exemplos de respostas?
Algumas respostas possíveis:
1) A igualdade social seria necessária para sustentar a justiça, já que as desigualdades sociais existentes são resultantes predominantemente por parte do tratamento desigual de indivíduos dentro da sociedade, muito além do que seria mero reflexo das desigualdades naturais de competências e habilidades entre indivíduos (o Bill Gates até pode ser mais esforçado e competente que nós, mas não tanto quanto retrata a diferença de dinheiro).
2) A igualdade social proporcionaria maior possibilidade de identificação entre os indivíduos e incentivaria a comunidade e a cooperação, fortalecendo a sociedade (trabalhar para pessoas "parecidas" comigo geraria mais satisfação do que trabalhar para milionários que eu nunca vi na vida).
3) O suprimento de necessidades básicas como saúde, alimentação, segurança e educação são necessários para o desenvolvimento dos indivíduos, e dado que essas necessidades básicas são bastante similares entre todos (salvo casos excepcionais), uma distribuição de recursos igualitária seria a que melhor supriria essa demanda (não faz sentido cobrar esforço ou habilidade de quem passa fome, não pode cuidar nem da própria saúde, nunca pode frequentar uma escola e tem que pagar pedágio para o traficante da favela).
4) A igualdade social teria impacto positivo sobre o crescimento econômico, pois desigualdade gera, via pressões sociais, uma maior tributação aos mais ricos e freia o crescimento. Igualdade social diluiria melhor a carga tributária sobre a sociedade (hipótese de Alberto Alesina).