O famoso
Quadrado Sator. Numa oportunidade pretérita o Alquimista já demonstrou aqui no Fórum a associação entre o Sator e os Quadrados Mágicos, mas agora Ele vai analisar o que de fato esse quadrado significa (algo desconhecido até hoje.
Tudo o que as pessoas sabem é que esse quadrado possui a frase palíndroma SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS, que pode ser lida tanto da esquerda para a direita, quanto da direita para a esquerda, e de cima para baixo e de baixo para cima. Mas qual é a finalidade dessa palindromia? Bom, sua finalidade é
ocultar uma intrigante charada...
O segredo para se desvendar a charada está na cruz, e há somente duas maneiras de se obter esse símbolo no quadrado: nas palavras TENET, que, como podem ver, formam uma cruz perfeita...
S A
T O R
A R
E P O
T E N E TO P
E R A
R O
T A S
...e nas letras das diagonais SRNRS e RPNPR que formam a cruz em forma de X.
S A T O
RA
R E
P O
T E
N E T
O
P E
R A
R O T A
SSe considerarmos a cruz TENET, perceberemos que as letras restantes formam 4 quadrantes com as palavras SARA e OPOR. Todavia, não é a chave porque tais palavras são insignificantes e diferentes entre si.
Mas se considerarmos a cruz SRNRS/RPNPR, veremos então que as letras que sobram formam 4 palavras exatamente iguais, o que faz muito mais sentido.
S A T O
RA
R E
P O
T E
N E T
O
P E
R A
R O T A
SE qual palavra seria essa?
ATEO.
Qual a evidência?
Há algum tempo foi achada essa enigmática pedra que chama a atenção pela seguinte inscrição gravada nela:
Nela está inscrita as letras SRNPR junto com o sinal que indica a direção delas no Quadrado Sator e também uma pequena cruz como uma alusão de que temos que considerar também as letras RPNPR (ou seja, todas as letras das diagonais afim de formar a cruz em X).
Muito simples. Basta seguir as pistas dessa pedra corretamente e formar a cruz em forma de X no quadrado para enfim se obter 4 palavras iguais que nada mais são do que ATEO.
Ninguém nunca imaginou que ATEO fosse ser o segredo para se decifrar esse quadrado. Está aí o motivo dele ser escrito nas portas das casas e muitos exemplares foram encontrados bem antes do Cristianismo, como na antiga cidade de Pompéia, pois sempre existiram aqueles que nunca acreditaram em superstição, mitologia e em nenhuma espécie de divindade vulgar. Como em Pompéia havia muitos grupos que se reuniam secretamente, não é incomum que eles escrevessem códigos em suas portas para chamarem a atenção somente daqueles que eram capazes de os compreender (como os sinais de reconhecimento e as palavras-passe que os maçons utilizam). Os ateus sempre tiveram que se resguardar e naquela época foi preciso que usassem códigos para se camuflar. Ironicamente, usaram o símbolo da cruz como chave.
Então aí está. Você que é ateu, não seria uma boa ideia mandar gravar num ''amuleto'' as curiosas letras do Quadrado Sator e pendurar com uma corrente no pescoço? hahahahahaha