Autor Tópico: Impostos sobre produtos essenciais: qual a vantagem?  (Lida 9412 vezes)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:Impostos sobre produtos essenciais: qual a vantagem?
« Resposta #100 Online: 25 de Janeiro de 2015, 19:44:02 »

Sinceramente, entendo pouco disso, mas se a criptografia fosse segura, não teríamos tantos softwares piratas por aí. E "utilizar mais combinações de medicamentos para um mesmo tratamento" não me parece uma coisa aplicável em grande escala, talvez em um caso ou outro.

Além disso, como os produtores poderiam oferecer mais benefícios do que alguém que não teve despesas de desenvolvimento de um novo produto, só pegou, copiou e está lucrando sobre isso? O custo do pirata é infinitamente melhor, o produtor dificilmente conseguiria competir com ele.

E "boicotar quem os copia" chega a ser ingênuo, na prática não há como um determinado produtor boicotar um pirata...
Acho que o produto pirata só surge quando o original se torna impeditivo. Nesse caso, caímos mais uma vez nos custos, que remetem a impostos, taxação e uma série de coisas que estão no âmbito político, ou seja, no intervencionismo.

A pirataria existe em todo lugar, em maior ou menor grau. No Brasil é um absurdo de grande, mas se o custo Brasil não tornasse alguns produtos tão caros, o nível de pirataria poderia se fixar em níveis, digamos, aceitáveis, irrisórios para incomodar ou inviabilizar uma empresa.

Saudações

Offline Alucinado psicopata

• Nível 11
  • *
« Resposta #101 Online: 25 de Janeiro de 2015, 20:04:31 »
O fato de haver uma LEI imposta via coerção é um absurdo como a discussão já demonstrou. Quem quem quiser defender a sua propriedade intelectual o faça por si mesmo.

E como isso seria feito sem lei?

Tudo o que pode ser utilizado para autoproteção é válido. Criptografias podem resolver os problemas dos softwares. As farmacêuticas poderiam utilizar mais combinações de medicamentos para um mesmo tratamento.
Os produtores também podem oferecer benefícios a quem consumir os seus produtos ou se reunir e boicotar quem os copia.

É um problema que eles que teriam que resolver.

Sinceramente, entendo pouco disso, mas se a criptografia fosse segura, não teríamos tantos softwares piratas por aí. E "utilizar mais combinações de medicamentos para um mesmo tratamento" não me parece uma coisa aplicável em grande escala, talvez em um caso ou outro.

Além disso, como os produtores poderiam oferecer mais benefícios do que alguém que não teve despesas de desenvolvimento de um novo produto, só pegou, copiou e está lucrando sobre isso? O custo do pirata é infinitamente melhor, o produtor dificilmente conseguiria competir com ele.

E "boicotar quem os copia" chega a ser ingênuo, na prática não há como um determinado produtor boicotar um pirata...

Vou repetir para que fique claro, pois você está me perguntando sobre algo sobre o qual já me pronunciei.

"É um problema que eles que teriam que resolver."

Se eles querem defesa de propriedade, que o façam como puder. As soluções que eu sugeri se ruins podem ser substituídas por quem quiser como o quiserem.

O importante é impedir esta máfia que aí está.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 25 de Janeiro de 2015, 22:53:40 »
O fato de haver uma LEI imposta via coerção é um absurdo como a discussão já demonstrou. Quem quem quiser defender a sua propriedade intelectual o faça por si mesmo.

E como isso seria feito sem lei?

Tudo o que pode ser utilizado para autoproteção é válido. Criptografias podem resolver os problemas dos softwares. As farmacêuticas poderiam utilizar mais combinações de medicamentos para um mesmo tratamento.
Os produtores também podem oferecer benefícios a quem consumir os seus produtos ou se reunir e boicotar quem os copia.

É um problema que eles que teriam que resolver.

Vou repetir para que fique claro, pois você está me perguntando sobre algo sobre o qual já me pronunciei.

"É um problema que eles que teriam que resolver."

Se eles querem defesa de propriedade, que o façam como puder. As soluções que eu sugeri se ruins podem ser substituídas por quem quiser como o quiserem.

O importante é impedir esta máfia que aí está.

Qual máfia? Os desenvolvedores de produtos? O cara rala, cria um produto novo, e não pode usufruir dele por causa da pirataria, e ainda é chamado de "máfia"? Não seria racional que, se eu criei um produto novo, tenha direito de usufruir dele com exclusividade pelo menos por algum tempo? Por que se basta copiar o produto que alguém criou e lucrar em cima disso, inovar é um péssimo negócio, muito melhor esperar um otário pioneiro desenvolver alguma coisa, copiar e ganhar dinheiro.
"Deus prefere os ateus"

• Nível 11
  • *
« Resposta #103 Online: 25 de Janeiro de 2015, 23:19:41 »
Máfia político-privada que redige leis anti-mercado e anti-vida.

Na maior parte da história humana não houve patentes, boa parte de todo o avanço tecnologico e científico ocorreu antes mesmo do conceito de propriedade autoral.

Eu não sou contra a propriedade autoral, não estou compreendendo o espantalho. Se há necessidade de preservação da tecnologia, é necessária a capacidade tecnológica para tal desenvolvida por aquele mesmo indivíduo que busca o monopólio. Criar toda uma ramificação estatal para proteger uma classe privilegiada exige dinheiro dos contribuintes e aloca recursos na defesa de bens sem possibilidade de guarda.

Defender a propriedade autoral é completamente ok desde que seja sem a ajuda do papai Estado.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #104 Online: 25 de Janeiro de 2015, 23:22:13 »
Máfia político-privada que redige leis anti-mercado e anti-vida.

Na maior parte da história humana não houve patentes, boa parte de todo o avanço tecnologico e científico ocorreu antes mesmo do conceito de propriedade autoral.

Eu não sou contra a propriedade autoral, não estou compreendendo o espantalho. Se há necessidade de preservação da tecnologia, é necessária a capacidade tecnológica para tal desenvolvida por aquele mesmo indivíduo que busca o monopólio. Criar toda uma ramificação estatal para proteger uma classe privilegiada exige dinheiro dos contribuintes e aloca recursos na defesa de bens sem possibilidade de guarda.

Defender a propriedade autoral é completamente ok desde que seja sem a ajuda do papai Estado.

E como se faz? Contratando um exército particular e matando quem copia seu material?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

• Nível 11
  • *
« Resposta #105 Online: 25 de Janeiro de 2015, 23:58:37 »
Leia o tópico, por gentileza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #106 Online: 26 de Janeiro de 2015, 05:21:31 »
Eu li e ainda não descobri a fórmula mágica que vai evitar que uma pessoa copie o trabalho de outra sem nenhuma lei ou nenhuma entidade que imponha essas leis.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 26 de Janeiro de 2015, 08:04:22 »
Eu li e ainda não descobri a fórmula mágica que vai evitar que uma pessoa copie o trabalho de outra sem nenhuma lei ou nenhuma entidade que imponha essas leis.

2

Só vi "soluções" utópicas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #108 Online: 26 de Janeiro de 2015, 09:10:37 »

2

No mundo anarquista ideal, não existe maldade.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #109 Online: 26 de Janeiro de 2015, 10:14:35 »

2

No mundo anarquista ideal, não existe maldade.

../forum/topic=28842.75.html#msg828396

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

• Nível 11
  • *
« Resposta #111 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:12:53 »

Primeiramente não há problema algum em ser copiado, essa é uma prática bastante frequente nos negócios mesmo com leis imbecis em vigor.

A lei já não impede a pirataria de músicas, vídeos e softwares, a cópia de roupas a acessórios de marcas caras ou a produção clandestina de medicamentos. A lei só impede a competição, o preço justo e o acesso amplo aos bens ofertados e só fomenta o desemprego e a violência.

Não há formula mágica simplesmente porque não existe forma alguma de defender um um bem intangível não escasso de forma satisfatória em um amplo mercado. Não espere que eu lhe dê uma solução para um problema que até hoje não foi completamente resolvido pelos próprios Estados que se propuseram a isto.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:20:06 »
Mas obrigar as empresas a criar remédios apenas por hobby é que não dá, né?

http://www.forbes.com/sites/quora/2012/08/09/how-much-money-did-jonas-salk-potentially-forfeit-by-not-patenting-the-polio-vaccine/2/

Não compreendi muito bem o conteúdo do link. Perde-se na patente mas ganha-se nas vendas? E este caso não seria uma exceção, ou é possível aplicar para toda a indústria atual?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #113 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:25:31 »

http://www.forbes.com/sites/quora/2012/08/09/how-much-money-did-jonas-salk-potentially-forfeit-by-not-patenting-the-polio-vaccine/2/

Não compreendi muito bem o conteúdo do link. Perde-se na patente mas ganha-se nas vendas? E este caso não seria uma exceção, ou é possível aplicar para toda a indústria atual?

Ele recusou a patente. Qualquer um podia produzir ou vender.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:26:36 »

E como ele pagou as pesquisas? Isso é aplicável a um grande laboratório?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #115 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:36:13 »

E como ele pagou as pesquisas? Isso é aplicável a um grande laboratório?

http://en.wikipedia.org/wiki/March_of_Dimes

Rhyan

• Visitante
« Resposta #116 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:16:50 »
Muito pelo contrário, a existência das patentes deixa os inventores acomodados com o ganho monopolista gerado por elas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:18:32 »
Muito pelo contrário, a existência das patentes deixa os inventores acomodados com o ganho monopolista gerado por elas.

Ou seja, se o invento do cara puder ser livremente copiado ele vai ficar cada vez mais ansioso para desenvolver mais e mais produtos, para que sejam mais e mais copiados?

E se eu estudei, trabalhei, investi e criei um novo produto, não é justo que tenha monopólio sobre ele durante um certo tempo?
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #118 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:33:47 »

Ou seja, se o invento do cara puder ser livremente copiado ele vai ficar cada vez mais ansioso para desenvolver mais e mais produtos, para que sejam mais e mais copiados?

E se eu estudei, trabalhei, investi e criei um novo produto, não é justo que tenha monopólio sobre ele durante um certo tempo?
Eu já acho que patentes nunca deveriam caducar, que se deveria ter o monopólio por um período e depois que se pagassem royalties decrescentes até um valor mínimo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #119 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:41:25 »

Vou lendo e a cada instante vou me convencendo que essa dicotomia, sem nuances, não é o que se deseja. Nem sei se é assim que as coisas são: ou isso ou aquilo!

Acredito que, nesse ponto em particular, deve-se encontrar uma saída que valorize o empreendedor (criador, descobridor, o que seja) ao mesmo tempo que satisfaça o usuário. Os copiadores, imagino, sairão perdendo a partir do momento que não serão capazes de oferecer o que o original pode oferecer, por isso mesmo não conseguirão fidelizar seus clientes (o pós-venda, hoje em dia, num mercado cada vez mais acirrado, é o que tem feito a diferença).

Também acredito que uma política de preços mais realista poderá inviabilizar a pirataria, já que, por uns dólares a mais (entendedores entenderão  :hihi: ), se terá o original com todos os benefícios agregados à isso.

Não sei como funciona a quebra de patentes, se o criador/descobridor recebe alguma compensação ou algo parecido. Mas penso que, se não há, deveria haver um prazo mínimo para a patente ser um monopólio (tudo que é combinado é legal) e o seu dono usufruir durante esse tempo, até que passe a domínio público.

Saudações

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #120 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:59:45 »
Senão me engano, as patentes já possuem tempo de duração. Ou seja, não existe monopólio vitalício.

Parece que é de 20 anos. Só não tenho certeza quem determina, se é Anvisa ou o INPI.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #121 Online: 26 de Janeiro de 2015, 17:16:05 »
Senão me engano, as patentes já possuem tempo de duração. Ou seja, não existe monopólio vitalício.

Parece que é de 20 anos. Só não tenho certeza quem determina, se é Anvisa ou o INPI.
Só para contribuir, a Lei n. 9.279/1996, que trata da propriedade industrial, faz uma divisão entre patente de "invenção" e de "modelo de utilidade". De acordo com o art. 40, a vigência da primeira será de 20 anos, enquanto a da segunda por 15 anos, contados do depósito (trâmite administrativo que exige pagamento). Escoado o prazo, cai em domínio público.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 17:19:14 por Sparke »

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #122 Online: 26 de Janeiro de 2015, 17:37:33 »

Só para contribuir, a Lei n. 9.279/1996, que trata da propriedade industrial, faz uma divisão entre patente de "invenção" e de "modelo de utilidade". De acordo com o art. 40, a vigência da primeira será de 20 anos, enquanto a da segunda por 15 anos, contados do depósito (trâmite administrativo que exige pagamento). Escoado o prazo, cai em domínio público.
:ok: Valeu pelos esclarecimentos.

Considero de bom termo. O que vocês acham (apesar de ser o dedo do estado impondo tal regra  :umm: )?

Saudações

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 26 de Janeiro de 2015, 17:53:07 »

:ok: Valeu pelos esclarecimentos.

Considero de bom termo. O que vocês acham (apesar de ser o dedo do estado impondo tal regra  :umm: )?

Saudações

Acho uma boa regra. E, se o Estado serve para alguma coisa, arbitrar esse tipo de questão pode ser uma das principais funções que ele pode ter.
"Deus prefere os ateus"

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 26 de Janeiro de 2015, 18:04:07 »
Acho uma boa regra. E, se o Estado serve para alguma coisa, arbitrar esse tipo de questão pode ser uma das principais funções que ele pode ter.
Chegamos num ponto onde ainda não tenho opinião formada: regulação. O termo arbitrar é um bom substituto, uma vez que ajuda a minimizar a evidência da presença do Estado nessa tarefa (apenas efeito psicológico  :hihi: ).

Qual a opinião de vocês? Sei que para anarcocapitalistas esse é um tema que nem se discute, mas e os demais?

Saudações

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!