http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/construtora-de-ciclovia-que-desabou-e-da-familia-do-secretario-do-rio-1
Dá para imaginar as causas de uma obra com três meses desabar até mesmo antes do evento para o qual foi construída.
Eu não consigo imaginar porque o absurdo é muito grande.
Na verdade o fato de ter 3 meses ou 30 anos foi irrelevante para o desabamento. A ciclovia não despencou por deterioração, mas simplesmente porque a onda bateu e levou.
Para se ter uma ideia do absurdo dessa obra mesmo que a ciclovia não tivesse caído no mar o risco era quase o mesmo. Porque a onda atingiria quem estivesse passando por ali do mesmo jeito.
Ontem dava pra ver que algumas ondas passavam vem acima do nível da ciclovia. Mesmo que a pista aguentasse quem fosse atingido por uma onda daquelas poderia ser lançado lá de cima.
Pois é, as ondas já estavam lá antes, durante e depois da construção, não apareceram do nada. Não era algo totalmente imprevisível.
Pressa em acabar logo para aparecer na foto, com certeza bem mais cara que deveria ser, possivelmente economizaram no material para ganhar ainda mais como fizeram com o monotrilho que só tinha 10% das ferragens estipuladas no projeto.
Posso dizer que 90% desses acidentes são previsíveis.
Lembra da implosão da estação Pinheiros em SP quando morreram várias pessoas? Divulgaram na época que algumas paredes externas da estrutura constavam no projeto como tendo 1 metro de espessura mas só tinham 10% disso.
Não acontece ao acaso.