Autor Tópico: Evangélicos retomam debate da 'cura gay'  (Lida 11579 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Evangélicos retomam debate da 'cura gay'
« Resposta #150 Online: 22 de Maio de 2015, 13:19:57 »
Mas suporte para não ser gay. Limitando a sexualidade da mesma forma que uma pessoa heterossexual limita a sua.

A única forma de manter a consistência é que os céticos-progressistas-relativistas passem a atacar/admitir o ataque também ao principal pilar da socieade, que é a instituição do casamento, e dizer que o "certo" é viver-se em um bacanal generalizado, sem qualquer auto-restrição por motivação "moral".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #151 Online: 22 de Maio de 2015, 13:27:10 »
Mas suporte para não ser gay. Limitando a sexualidade da mesma forma que uma pessoa heterossexual limita a sua.

A única forma de manter a consistência é que os céticos-progressistas-relativistas passem a atacar/admitir o ataque também ao principal pilar da socieade, que é a instituição do casamento, e dizer que o "certo" é viver-se em um bacanal generalizado, sem qualquer auto-restrição por motivação "moral".

Note que isso ainda não é a "cura gay": a vítima o indivíduo continuaria nutrindo desejo sexual por pessoas do mesmo sexo, apenas reprimiria sua expressão. Para saber como isso funciona, pergunte a qualquer padre...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 22 de Maio de 2015, 13:31:55 »
Mas pelo que li do texto inicial, que não foi tudo, parece que eles mesmos admitem algo assim. E é até meio clichê dizerem coisas como "a igreja não é contra o homossexual, é contra a prática homossexual".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #153 Online: 22 de Maio de 2015, 13:38:42 »
Mas pelo que li do texto inicial, que não foi tudo, parece que eles mesmos admitem algo assim. E é até meio clichê dizerem coisas como "a igreja não é contra o homossexual, é contra a prática homossexual".

Meio off-topic, mas esse é o tipo de frase que me deixa muito puto. Uma mistura tóxica de cinismo e atitude passivo-agressiva. Lembra os religiosos americanos que respondem a críticas à sua crença com um "bless you". Dá vontade de responder: "and bless you too, you blessing motherblesser."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 23 de Maio de 2015, 17:35:34 »
Eutanásia tem razão de ser, acabar com um sofrimento que a medicina não consegue resolver, um médico que ajudar no suicídio de uma pessoa saudável perde o direito de medicar em qualquer lugar do planeta.
Mesma coisa com as amputações que são feitas, trata-se o corpo exatamente porque não se consegue tratar o cérebro que tem dismorfofobia.

E as cirurgias plásticas, tratamentos estéticos diversos, reconstrução de hímen, remoção de manchas na pele, implante capilar e etc: onde e como se enquadram nessa sua visão?

Tratamentos estéticos nano vão tornar o paciente um assexuado que sofreu lavagem cerebral.

Aqui você está entrando em assunções subjetivas e valores pessoais. Como disse o Geotecton lá atrás, é questão de foro íntimo.

Discordo. Um princípio básico de bioética é Primum non nocere, a Não Maleficência. O fato é que não existem evidências de que a tal cura gay exista, enquanto existem evidências abundantes de que uma identidade sexual mal resolvida pode causar grande sofrimento mental. Nesse sentido, não é diferente da situação de um indivíduo que recorra a um cirurgião para se tornar cego, surdo ou ter uma perna amputada.

Isso vai além dessa questão da cura gay. A história tem muitos exemplos tristes de "terapias" que causavam mais malefício que benefício. Lobotomia, Comunicação Facilitada, exorcismos, etc. É de se esperar então que exista uma certa garantia de que uma suposta terapia de mudança de orientação sexual não venha a causar mais sofrimento.

Concordo.

Mas insisto que a orientação sexual ainda é um caso nebuloso e mal compreendido, e que não há certezas nessa área. Não é como a amputação de olhos ou mãos*.

*A propósito, a amputação de pênis é aceita atualmente para quem quer e até o SUS oferece.  :)

Operação de mudança de sexo não retira o prazer sexual.

Já ouvi relato de uma trans que a operação pode sim retirar o prazer sexual.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 23 de Maio de 2015, 17:40:06 »
Estão falando de algum tratamento que já existe, ou de uma possibilidade teórica? :hein:

Isso de "castração" seria como o caso com Turing, não? Mas o que é "praticado por aí" hoje em dia são, do que já ouvi falar, acampamentos onde ficam escondidos no mato um monte de gente do mesmo sexo... o que eu não consideraria muito propício ao que é intencionado.

É castração porque não troca o gênero do desejo, isso , só se cria uma aversão ao sexo homossexual. É uma lavagem cerebral, a pessoa deixa de ter prazer sexual.

Então estão de fato falando de algo que existe em algum lugar? Não tinha ouvido falar ainda, só desses acampamentos gays/não-gays.

Tem mesmo esse efeito? Já ouvi/li, não sei se com embasamento, que a maioria dos homossexuais é bissexual. Então ainda teriam prazer sexual com pessoas do sexo oposto. Do ponto de vista de quem considera o sexo homossexual pecaminoso ou indesejado, seria talvez meio análogo a treinar para fazer uma dieta mais correta, abdicando de algumas coisas, das quais não veria problema em vir a sentir aversão.

Ou, talvez ainda, algo análogo a moderar o sexo para viciados em sexo.

Pois é,  acho que este é um ponto de vista válido, se o sujeito quer  ajuda para modificar um comportamento sexual que ele acha inadequado, que ele acha que incomoda, isto seria mais ou menos análogo aos exemplos que você deu. Se nos exemplos dados a pessoa pode ter ajuda psicológica porque não deveria poder no caso da questão aqui discutida ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 23 de Maio de 2015, 17:42:11 »
Cirurgias para transexuais deveriam ser então proibidas?

Amputação para pessoas com distúrbio de identidade de integridade corporal?

Próteses de silicone ou cirurgia plástica em geral?

Pelos argumentados aqui apresentados, a resposta parece ser sim.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 23 de Maio de 2015, 17:53:29 »
É impressionante como tem gente cheia de certezas em uma área ainda tão nebulosa da psicologia e neuropsiquiatria.

Devemos proibir as pessoas de procurarem a ajuda de psicólogos, fonoaudiólogos, cirurgiões plásticos, instrutores de PUA (técnicas para "pegar muié") apenas porque timidez, homossexualidade, determinados timbres de voz, aparência e a "falta de jeito" com o sexo oposto não são tecnicamente "doenças"?

Pelo que já foi exposto, parece que a resposta é: sim, afinal de contas médicos e psicólogos só devem tratar se o caso for de uma doença. Se não for doença, os médicos e psicólogos devem ser proibidos de oferecer algum tipo de serviço/ajuda.

« Última modificação: 23 de Maio de 2015, 18:02:23 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 23 de Maio de 2015, 17:59:27 »
Os heteros aqui que acham que a cura gay é possível, acham que alguma coisa os faria deixar de serem heteros? Que um tratamento vai fazer vocês deixarem de achar a Marquezine gostosa e começar a ter tesão no Alexandre Frota?

Será que todos os gays são igualmente gays ?

E se for o caso de uma pessoa que tenha uma certa atração pelos dois sexos, mas queira de deixar de se relacionar com um dos sexos por achar que isso o incomoda ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #160 Online: 23 de Maio de 2015, 18:01:32 »
Eutanásia tem razão de ser, acabar com um sofrimento que a medicina não consegue resolver, um médico que ajudar no suicídio de uma pessoa saudável perde o direito de medicar em qualquer lugar do planeta.
Mesma coisa com as amputações que são feitas, trata-se o corpo exatamente porque não se consegue tratar o cérebro que tem dismorfofobia.

E as cirurgias plásticas, tratamentos estéticos diversos, reconstrução de hímen, remoção de manchas na pele, implante capilar e etc: onde e como se enquadram nessa sua visão?

Tratamentos estéticos nano vão tornar o paciente um assexuado que sofreu lavagem cerebral.

Aqui você está entrando em assunções subjetivas e valores pessoais. Como disse o Geotecton lá atrás, é questão de foro íntimo.

Discordo. Um princípio básico de bioética é Primum non nocere, a Não Maleficência. O fato é que não existem evidências de que a tal cura gay exista, enquanto existem evidências abundantes de que uma identidade sexual mal resolvida pode causar grande sofrimento mental. Nesse sentido, não é diferente da situação de um indivíduo que recorra a um cirurgião para se tornar cego, surdo ou ter uma perna amputada.

Isso vai além dessa questão da cura gay. A história tem muitos exemplos tristes de "terapias" que causavam mais malefício que benefício. Lobotomia, Comunicação Facilitada, exorcismos, etc. É de se esperar então que exista uma certa garantia de que uma suposta terapia de mudança de orientação sexual não venha a causar mais sofrimento.

Concordo.

Mas insisto que a orientação sexual ainda é um caso nebuloso e mal compreendido, e que não há certezas nessa área. Não é como a amputação de olhos ou mãos*.

*A propósito, a amputação de pênis é aceita atualmente para quem quer e até o SUS oferece.  :)

Operação de mudança de sexo não retira o prazer sexual.

Já ouvi relato de uma trans que a operação pode sim retirar o prazer sexual.
Pra mim, pra começar mudar de sexo é pênis(e não estou falando só de uma parte dele, e sim de toda a sua estrutura na qual a próstata é parte fulcral) virar vagina e vagina virar pênis, pra começar, porque pra valer mesmo tem que nascer de novo(ou de algum jeito fazer um XY se tornar um XX e vice versa na mesma vida). Ou então é mudança de sexo de lugar: põe o pinto debaixo do suvaco ou a vagina na nuca.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 23 de Maio de 2015, 19:37:51 »
Pra mim, pra começar mudar de sexo é pênis(e não estou falando só de uma parte dele, e sim de toda a sua estrutura na qual a próstata é parte fulcral) virar vagina e vagina virar pênis, pra começar, porque pra valer mesmo tem que nascer de novo(ou de algum jeito fazer um XY se tornar um XX e vice versa na mesma vida). Ou então é mudança de sexo de lugar: põe o pinto debaixo do suvaco ou a vagina na nuca.

Clique na imagem e veja como se dá o processo:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #162 Online: 23 de Maio de 2015, 21:23:38 »

Clique na imagem e veja como se dá o processo:

Nem precisaria, tô careca de saber.  Acho mesmo é que estou falando de uma coisa e você assumindo outra.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #163 Online: 24 de Maio de 2015, 00:39:20 »
O mais simples e sensato, se fosse próprio dos homens a simplicidade e a sensatez, seria desproblematizar a sexualidade.

Porque existem problemas que são reais e não temos escolha senão lidar com eles. Problemas como a violência, o trânsito, o planeta esquentando... essas coisas não desaparecem se ignoradas. Ao contrário, ignorar é pior.

Mas já existem tantos problemas reais que poderíamos deixar de nos ocupar com os imaginários.

É como se muitas pessoas tivessem o medo de que se não houver um padrão de comportamento sexual, isso, de alguma forma, desorganizaria toda a sociedade, tudo ficaria uma esbórnia, o caos se estabeleceria, toda a civilização em perigo.

Quando a gente vê aqueles filmes nacionais bisonhos da década de 70 existia esse mesmo terror sobre a sexualidade feminina. A mulher tinha que ser virgem, e isso tinha uma importância tão desproporcional e despropositada que a gente tem até dificuldade de entender, hoje, essa questão cultural, embora não esteja tão longe assim de nós no tempo. Não é algo distante como a escravidão, por exemplo.

Mas há algumas décadas parece que as pessoas acreditavam que se as moças começassem a não se casar mais virgens toda a estrutura social entraria em colapso, a sociedade se desintegraria. Chegava a ser cômica a paranóia  e o exagero.

Há uma peça do Nelson Rodriguez em que a família, riquíssima, precisa comprar um marido para a filha porque deixou de ser virgem. A moça é linda, mas mesmo assim o melhor que o dinheiro consegue comprar é o boy da firma, de tão "desvalorizada" que a garota ficou. E a importância, a vergonha, a dimensão que isso tinha para a familia era surreal.

Estes são problemas imaginários. Todas as meninas hoje perdem a virgindade na adolescência e o mundo continua aí, nem melhor, nem pior por causa disso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #164 Online: 24 de Maio de 2015, 01:01:59 »

Não que seja o exemplo ideal ou que tenha qualquer relação séria com o tema, mas, no caso das prisões e as relações homossexuais (consensuais) entre indivíduos a priori heterossexuais, o que acontece no longo prazo mesmo pós-prisão? Qual é o gatilho pra que aconteçam essas relações? Será que funcionam só praqueles que já tenha uma "pré-disposição" homossexual, ou as circunstâncias podem cunhar o desejo e habito?

Não dá para tirar conclusão de um único caso, mas eu me lembrei de um SBT Repórter desses, uma coisa assim, que fez uma reportagem sobre prisões femininas. E tinha um casal onde elas estavam muito apaixonadas, se amavam muito, mas uma delas já estava para ser solta.

Então, no dia de sair, ela chorou muito, jurou amor eterno, disse que voltaria sempre para rever a amada... E quando a reportagem questionou sobre o que ela faria se conhecesse algum rapaz fora da prisão ela disse: " Deus me livre. Não quero saber de homem nunca mais."

Pouco tempo depois quando foram procurar esta mulher ela estava vivendo novamente com o ex-namorado e não tinha voltado para ver a outra que ficou no presídio.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #165 Online: 24 de Maio de 2015, 10:06:53 »
O mais simples e sensato, se fosse próprio dos homens a simplicidade e a sensatez, seria desproblematizar a sexualidade.

Porque existem problemas que são reais e não temos escolha senão lidar com eles. Problemas como a violência, o trânsito, o planeta esquentando... essas coisas não desaparecem se ignoradas. Ao contrário, ignorar é pior.

Mas já existem tantos problemas reais que poderíamos deixar de nos ocupar com os imaginários.

É como se muitas pessoas tivessem o medo de que se não houver um padrão de comportamento sexual, isso, de alguma forma, desorganizaria toda a sociedade, tudo ficaria uma esbórnia, o caos se estabeleceria, toda a civilização em perigo.

Quando a gente vê aqueles filmes nacionais bisonhos da década de 70 existia esse mesmo terror sobre a sexualidade feminina. A mulher tinha que ser virgem, e isso tinha uma importância tão desproporcional e despropositada que a gente tem até dificuldade de entender, hoje, essa questão cultural, embora não esteja tão longe assim de nós no tempo. Não é algo distante como a escravidão, por exemplo.

Mas há algumas décadas parece que as pessoas acreditavam que se as moças começassem a não se casar mais virgens toda a estrutura social entraria em colapso, a sociedade se desintegraria. Chegava a ser cômica a paranóia  e o exagero.

Há uma peça do Nelson Rodriguez em que a família, riquíssima, precisa comprar um marido para a filha porque deixou de ser virgem. A moça é linda, mas mesmo assim o melhor que o dinheiro consegue comprar é o boy da firma, de tão "desvalorizada" que a garota ficou. E a importância, a vergonha, a dimensão que isso tinha para a familia era surreal.

Estes são problemas imaginários. Todas as meninas hoje perdem a virgindade na adolescência e o mundo continua aí, nem melhor, nem pior por causa disso.

A maioria, senão a totalidade dos preconceitos de cunho sexual tem base no histórico machista e religioso da sociedade, e quebrar esses preconceitos é o mesmo que rachar uma base consolidada de poder e consequentemente tirar as pessoas de sua zona de conforto social, muitas tendem a resistir ao máximo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 24 de Maio de 2015, 16:40:06 »

Na verdade, exageros a parte, coisas valorizadas pelo conservadorismo são muitas vezes positivamente associadas a uma estrutura familiar mais estável, e isso por sua vez a uma sociedade também mais saudável.

Alguém poderia dizer algo parecido com "ah, as pessoas achavam que gravidez na adolescência era um drama, que ser mães solteira seria uma tragédia, mas o mundo está aí, nem melhor, nem pior do que antes". Mas essas coisas são sim associadas a problemas diversos, e podendo chegar a ser bastante sérios no fim das contas, mesmo que não tenham culminado no "fim do mundo".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #167 Online: 25 de Maio de 2015, 02:08:33 »
...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #168 Online: 25 de Maio de 2015, 02:10:37 »
Engraçado. Eu tento escrever um texto e o fórum não aceita de jeito nenhum.

Não é longo, não tem anexos, não uso termos de baixo calão, mas não consigo enviar.

Não acontece com nenhuma outra mensagem. Vamos ver se a censura prévia impede o envio desta aqui...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #169 Online: 25 de Maio de 2015, 02:10:52 »
Ué, foi.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #170 Online: 25 de Maio de 2015, 02:12:49 »
Façamos um experimento. Vou digitar e enviar aos poucos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #171 Online: 25 de Maio de 2015, 02:24:08 »
Risos... Não vai. Não vai de jeito nenhum.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #172 Online: 25 de Maio de 2015, 02:27:23 »
GIve-up!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #173 Online: 25 de Maio de 2015, 02:28:16 »
É verdade Buckaroo, problemas como as DSTs, a gravidez precoces, filhos que não conhecem o pai.

Estes são problemas reais, que podem e devem ser enfrentados com a realidade. Por serem problemas reais a solução é possivel. Ao contrário do que ocorre aos problemas imaginados, onde a única solução possível reside em reconhecer que o problema não existe.

O conceito moral de que a honra de uma mulher ( e até de toda a sua família ) recaía exclusivamente sobre a condição de um hímen intacto se apoiava tão somente em valores culturais arbitrariamente estabelecidos. Arbitrários sim, porque moral significa "correto do ponto de vista de uma determinada ética", e imoral o oposto. E nenhuma argumentação plausível poderia sustentar como aético, anti-ético, o comportamento de uma mulher solteira que tivesse vida sexual ativa.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #174 Online: 25 de Maio de 2015, 02:29:24 »
Foi! Surpreendi o censor. rs Deixe-me tentar concluir...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!