Qual a justificativa da condução coercitiva do ex-presidente, que não estava se negando a depor sempre que foi convoicado?
Lula nunca se recusou a depor mas sempre fez o que pôde, nos bastidores, para impedir isto. Além disto, vários dos investigados também não se recusaram a testemunhar e foram levados da mesma forma. Porque teria de ser diferente com o ex-presidente?
O argumento de que é um ato orquestrado entre poder judiciário, alguns setores da mídia, mpf e PF não me parece absurda.
Não, não é absurda. Mas carece de demonstração.
Que tipo de interesse comum teria o Poder Judiciário, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal em fazer isto?
Repare que excluí a mídia, porque uma parte significativa dela teria interesse neste tipo de ação.
A uma, porque o Editor da IstoÉ sabia antecipadamente da operação. Ou seja, novo vazamento nunca apurado nem punido.
A isto chama-se fonte.
A duas, porque a defesa de Lula pedira no STF que determinasse qual MP teria competência para investigá-lo sobre o mesmo fato, se o MPF do Paraná ou o MPE de SP. Pode ser que o Moro tenha se antecipado a uma possível decisão do Min. Teori Z.
E se o fez, foi uma atitude preventiva para o possível cenário de manipulação das investigações, possibilitado pela troca do ministro da Justiça e, certamente, pela substituição de um ou mais diretores da subdivisão que comanda as investigações da Lava Jato.
Por último, isso dá incentivo para as manifestações já marcadas pra breve, dia 13.
Sim, é possível que o ocorrido hoje motive as pessoas a saírem do seu estado de letargia diante do atual descalabro.
Reitero que defendo que sejam presos todos os culpados. Mas, pelo mesmo motivo que defendo os DH sem ser bandido, defendo sem ser petista que as normas de Estado de Direito sejam respeitadas, principalmente os princípios da impessoalidade e da legalidade.
Belas palavras com as quais concordo.
E enquanto isto a gangue que se instalou no poder há mais de 13 (olha o número aí!!!) anos continuará se locupletando.