Por que as pessoas são irracionais sobre a política
Excelente artigo, Sképticos. Obrigado por compartilhar.
Não concordo com o autor em todos os detalhes, alguns exemplos parecem forçados. De fato eu mesmo não gosto de crueldade com animais e também não vejo problema moral em abortar um embrião que ainda não desenvolveu sistema nervoso. Mas estas não são posições contraditórias, porque, para alguém não religioso como eu, um embrião em seus estágios iniciais é mais como uma forma de vida vegetal. Especificamente só me incomoda a crueldade contra seres que são capazes de sofrer, não faria sentido se falar em crueldade quando não existe sofrimento.
Mas estes são detalhes, em geral acho que esse é o tipo de discussão ( a desse artigo ) que deveria ser obrigatória nas escolas. Que talvez seja o mais importante para a formação de uma sociedade melhor: ensinar às pessoas a pensarem sobre a maneira como elas pensam.
Mas acho que talvez exista uma outra teoria, que abrange a teoria desse autor, que poderia explicar de maneira mais completa porque as pessoas se fixam em posições irracionais. Ou não inteiramente racionais.
Essa teoria não negaria a maior parte das considerações feitas no artigo, mas observa um outro aspecto da natureza psíquica do ser humano: ideias teriam certas características em comum com sistemas biológicos que fazem com que a diversidade e complexidade das ideias evoluam condicionadas pelos mesmos postulados da teoria da evolução.
Parece muito estranho, mas essa teoria tem origem em uma tese proposta por Dawkins, onde ele cunhou o termo meme. Descobri essa teoria por acaso em um ebook muito interessante intitulado God Wants You Dead. O ebook é de distribuição livre e você, que se interessa por filosofia e epistemologia, talvez gostasse de dar uma olhada.
A teoria parte do princípio que nós nos identificamos com nossas ideias ( e ideologias ) como se fossem parte integrante de nossa personalidade, de modo que criticar ou atacar nossas ideias é recebido como crítica ou ataque pessoal. Quando as ideias de um indivíduo são depreciadas é como se o próprio indivíduo estivesse sendo depreciado.
Mas como:
- Ideias possuem capacidade de auto-replicação ( transmitidas de uma pessoa pra outra )
- Podem sofrer pequenas variações aleatórias durante o processo de replicação
- Podem se agregar com outras ideias para formar sistemas de ideias complexos ( ideologias )
- E ideias competem entre si por recursos em um ambiente de recursos limitados. ( Neste caso os recursos seriam as ações do hospedeiro, que é a pessoa que abraça determinada ideia ou ideologia )
Então estas seriam exatamente as mesmas condições que estabelecem os mecanismos de perpetuação das espécies através da contínua adaptação ao meio, sob a pressão seletiva da eterna competição com
outras espécies.
Quer dizer, os autores demonstram que ideologias possuem sua própria agenda que, semelhante a um parasita, pode até ser contrária aos interesses de bem estar e sobrevivência do hospedeiro. No entanto
ela se sustentam por meio de mecanismos robustos de sobrevivência semelhantes aos que permitem a sobrevivência e diversificação das espécies.
Resumindo assim pode parecer esquisito, mas o livro explica de uma maneira bem melhor e mais aprofundada. ( God Wants You Dead )