Pensei que fosse o Paulo César Pereio nesse vídeo.
"João Goulart comunista porque era genro do Brizola"Essa é uma das grandes mentiras sem pé nem cabeça poucas vezes questionada. Se Jango era genro do Brizola, era também apadrinhado de Getúlio Vargas, o proto-fascista que o introduziu na política e seu vizinho estancieiro em Passo Fundo-RS. Segundo Lacerda documentou em seu livro "Depoimentos" era Goulart quem estava fazendo a ponte entre Perón ( outro proto-fascista ) e Getúlio em seu segundo mandato. Jango admirava e tinha ambos como modelo de político.
Iolanda Goulart nos conta:
Nossa família era muito amiga dos Vargas. Meu padrinho era o general
Vargas, pai do Getúlio. Ele era muito amigo da minha avó e disse para a
minha mãe, quando ela estava grávida: esse que vai nascer aí vai ser meu
afilhado.[...] O meu pai teve uma sociedade com o irmão do Getúlio, o Protásio. Eles
arrendaram um frigorífico dos ingleses, por sinal muito bem montado na cidade de Itaqui:depois voltamos para São Borja e papai assumiu a fazenda.
[...] Ele e toda a família eram borgistas, partidário de Borges de Medeiros,
chefe do Partido Republicano Rio-grandense (PRR). Os borgistas eram
também conhecidos como Chimangos, sendo chamados de maragatos os
alinhados ao Partido Liberal (PL)
http://www.eeh2010.anpuh-rs.org.br/resources/anais/9/1278081375_ARQUIVO_GETULIOVARGASEJOAOGOULART.pdfHá mais de 150 anos Karl Marx teorizou:"Apenas a classe operária poderá fazer a revolução."
João Goulart era um latifundiário milionário. Antes dos 30 anos, naquela época, já tinha avião particular e automóveis de luxo importados. Não tem cabimento achar que esse era o Mao Tse Tung latino-americano ( como mentia o embaixador americano em seus telegramas para a Casa Branca ) que iria realizar a revolução marxista no Brasil que acabaria com a propriedade rural privada.
Jango era sim um populista (assim como seus mentores), um homem que gostava do poder e tentava equilibrar a política do seu governo na corda bamba das várias correntes daquela época, o que incluía os movimentos operários.
"Apanhava quem ia trabalhar?"Nâo apanhava! Olha que maravilha. E ainda tem gente que chama de ditadura... Um absurdo porque exatamente como acontecia na Alemanha de Hitler e na União Soviética, quem só trabalhava quietinho sem criar problema não levava porrada da polícia.
"Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Geraldo Vandré não eram incomodados pelo regime."Caetano e Gil foram presos e tiveram que ir para o exílio. Geraldo Vandré teve que fugir para não ser preso e peregrinou durante anos no exílio. Dizem que foi torturado e enlouqueceu, sua história é obscura porque quando volta faz uma música em homenagem à Força Aérea. Passou a levar uma vida discreta e nunca mais se apresentou.
"Não houve censura nos festivais" A composição de Vandré, "Pra não dizer que não falei de flores", foi censurada.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geraldo_Vandr%C3%A9"Ninguém subia no palco pra proibir?"
Não, não tinha nada disso. Porque eu assistia normal (sic) e não vi nada disso acontecer".
Quer dizer, segundo o vovô não teve nem censura a shows e espetáculos teatrais durante a "ditadura". Coisa inventada pelos livros do MEC.
Em 68, o Comando de Caça aos Comunistas, um grupo paramilitar que fazia o que queria sem ser
incomodado pelas autoridades, invadiu um teatro que exibia uma peça de Chico Buarque e espancou atores e plateia.
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/teatro-oficina-remonta-o-rei-da-vela-50-anos-depois-em-sao-paulo/?cHash=503dc59cd0eb9d37cb690279d4fc1062"Caetano e Chico são hipócritas de reclamarem da ditadura porque NÃO FORAM TÃO CENSURADOS ASSIM..."
"Com certeza, só em 68, quando COMEÇARAM A TER UMA POSTURA POLÍTICA UM POUQUINHO MAIS AGRESSIVA, aí sim, foram censurados, porque como artistas influenciavam..."Isso é maravilhoso. É hipocrisia porque enquanto estava só cantando "estava à tôa na vida" não foi
censurado. Só quando teve uma postura política um tiquinho mais agressiva ( segundo o vovô ) é que a censura proibiu.
"Além dos festivais havia as Bienais de Artes Plásticas, onde o artista expressava o que ele queria. O Exército não ia lá proibir."Houve resistência nas grandes exposições de arte, com repercussão internacional, como o caso da pré-Bienal de Paris, mostra que reuniria os principais expoentes das artes plásticas brasileiras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1969. Os militares determinaram o encerramento da mostra e, em resposta, os artistas resolveram boicotar a 10ª Bienal de São Paulo, que se realizaria naquele ano. A Bienal foi inaugurada sem protestos, mas também sem obras. Na França, reunidos no Museu de Arte Moderna de Paris, 321 artistas e intelectuais estrangeiros assinavam o manifesto “Não à Bienal”, baseados nas declarações de testemunhas e em documentos que provavam a existência de censura à atividade artística no Brasil.
http://memoriasdaditadura.org.br/artes-plasticas/index.htmlDepois eu continuo porque ainda tem economia, corrupção, segurança pública, Delfin Neto gênio
da Economia, inflação, desenvolvimento e milagre econômico, proibição de importação do similar nacional, BNH, etc, etc... e todas as coisas que o simpático vovô seletivamente omitiu referente a estes temas.
Vamos pegar também um vovô testemunha do período stalinista pra só contar um lado da moeda e vai parecer também uma maravilha.
"Tudo que você lê é besteira porque só vovô Boris que tava lá é que pode dizer como era."A superficialidade e desonestidade que existe hoje nesse "debate" político de Youtube e redes
sociais periga construir uma história completamente revisionada para as novas gerações. Uma
história não, mas várias. Porque todos os lados se valem destes mesmos expedientes.