JJ, eu não considero animais iguais a seres humanos, nós partimos de premissas diferentes. Para mim um ser humano genérico (descontados os Champinhas da vida e assemelhados) tem mais valor do que um animal genérico. Da mesma forma que cachorros e gatos tem mais valor que baratas e formigas.
Por isso considero essa sua comparação totalmente descabida e absurda. Abater um animal para comer é aceitável, abater uma pessoa, não.
O ser humano não é um animal ?
Claro que é, quem falou que não?
E iguais , em todos os sentidos, as outras espécies não são mesmo. Nem mesmo os “seres humanos” (até parece que não são um tipo de animal!) são todos iguais entre si.
A questão que interessa é se são semelhantes na capacidade de sofrer ? Se o ser em questão é senciente.
Não são tão semelhantes assim... animais presos para serem posteriormente abatidos não tem consciência disso, humanos tem, o sofrimento de um ser humano nestas condições é muito maior do que o de qualquer animal. Animais não tem consciência de que vão morrer, humanos tem, o que torna o sofrimento humano maior. Animais podem viver em condições bem piores que humanos sem sofrer tanto, por não terem consciência disso.
Animais podem ter sentimentos rudimentares, humanos são bem mais sofisticados. Um animal não é a mesma coisa que um humano, por mais que os defensores dos animais queiram igualar. Nem sei se é uma boa estratégia para defender os bichos.
E juntamente com esta questão anterior temos a outra questão, é correto , justo e bom infligir sofrimento a um ser senciente se não for para proteger contra agressão praticada por este ser (ou se este ser for vetor de doenças perigosas), ou em caso de extrema necessidade, ou se for para proporcionar um bem maior a esse ser ?
Por que podemos "inflingir sofrimento" a um animal por ele ser vetor de doenças mas não podemos fazer o mesmo para comê-lo? Se a vida dos animais é tão importante quanto a de um humano, por que esta diferenciação? O animal não tem "culpa" de ser vetor de doenças. Será que é porque os animais que comemos são via de regra bonitos e fofinhos e os que são vetores são nojentos?