Não, meu caro DDV.
"Isso é coisa" de seres humanos intelectualmente normais, com algum conhecimento de biologia e ecologia.
A sua visão é que é anacrônica, semelhante ao dos religiosos, que consideram os humanos como a "criação perfeita".
Talvez seja porque isso nao tem nada a ver diretamente com conhecimentos em biologia e ecologia. Na biologia nao existe isso de "uma vida vale mais que outra" é melhor quem é mais adaptado. Ponto.
A questao nao é essa, é algo puramente humano. Nao é "racional". É o simples fato de que nós tendemos a ter mais empatia pela nossa espécie e por espécies próximas ou que tem algum vinculo com a nossa. Se vamos nessa onda de que "Vidas de animais valem tanto quanto a de humanos!!!" Vamos manter a coerência e considerar a vida das baratas, formigas, e insetos corriqueiros em nossas casas que matamos sem nenhum pingo de remorso, do mesmo valor que a vida de um cachorro e um humano, por exemplo. Nao tem nada de religioso nisso.
Perdoe-me, mas essa visao de que a vida dos animais vale tanto quanto é extremamente enviesada para o lado de animais que tem maior relacao com a gente, ou que possui algum vinculo. Mamíferos, aves, animais de estimacao, grosseiramente só os "fofinhos" da causa.
Sério, vamos lá. Suponha que você está numa situacao inescapável e tenha que escolher quem vai morrer entre dois seres vivos. Quais você salvaria? (Você nao tem nenhuma espécie de vínculo com os dois). Entre
Um humano e um lagarto
Um humano e uma formiga
Um humano e um leao
Um Cachorro e um lagarto
Um humano e uma cobra.
Um humano e um cachorro ou Um humano e um gato(obviamente que eu nao estou interrogando, é só pra reforcar o argumento)