Autor Tópico: [VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo  (Lida 15202 vezes)

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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #150 Online: 03 de Setembro de 2016, 19:50:07 »
O problema é que os avanços na pesquisa de telepatia sugerem que tais fenômenos aparentes poderiam ser reproduzidos por uma rede do inconsciente telepático coletivo. Efetivamente se "materializariam" fantasmas, mas eles não são os verdadeiros selves daqueles que viveram, mas algo mais como "filmes" ou "vídeo games" dos mesmos. Até mesmo podendo haver de certa forma "reencarnação" a partir da interação dessas estruturas com humanos, durante o desenvolvimento embrionário, impressões telepáticas pré-natais, em fase de alta suscetibilidade. Mesmo efetivas memórias de vidas passadas podem ser "fabricadas" dessa forma.

A materialização de fantasmas tal como dentro dos paradigmas espiritualistas e espíritas, no entanto, seria uma combinação disso com telecinésia inconsciente das pessoas envolvidas em sessões mediúnicas. Isso explica mais adequadamente a variação nessas manifestações, como em alguns casos se dando na forma de reprodução de pessoas, sem ligação física com qualquer dos envolvidos, com intermediários até se ter apenas imagens delas em algo parecido com papel expelido pelo corpo de outras pessoas, e em outras até mesmo como bonecos de papel crepom. Em outras situações, o fenômeno é apenas de telecinésia menos organizada, os chamados poltergeits. Num nível ainda mais inferior de telecinesia, mas mais organizada, temos as "comunicações" em pranchas de Ouija ou na brincadeira do copo e do compasso.

Senhor Buckaroo,

Inicialmente, preciso dizer que estou emprestando os recursos psicobioenergéticos do forista Gigaview para escrever estas linhas, algo que seria interpretado erroneamente pelo espiritismo como um "tosco" fenômeno de obsessão. Apesar de o forista Gigaview não ter consciência de ter escrito essas últimas mensagens e apesar dos meus esclarecimentos  em palestras que ministro a ele na minha versão materializada, posso garantir que ele está bem apesar de seu estado psicológico desorientado. Isso é normal e assim que encerrar minha missão neste tópico, reestabelecerei a normalidade para que volte a postar normalmente.

Peço perdão por não poder entrar em detalhes no momento mas adianto que em breve também emprestarei o seus recursos psicobioenergéticos para continuar a expressar meu ceticismo anti-espirita nesta galáxia. Vejo isso como uma forma de silenciar temporariamente, ou de colocar um contra ponto nas suas abordagens paraespíritas que tanto prejuízo trouxeram para o desenvolvimento do meu planeta.

Agradeço a sua compreensão e peço que repense esse besteirol espiritóide que você insiste em propagar.

Atenciosamente,

KyF%6/*9
(na língua de vocês se pronuncia nôulziiiiiiiiiiiiiiiiii)
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Offline Alquimista

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #151 Online: 03 de Setembro de 2016, 20:05:11 »
Ultimamente tô só assim:

"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #152 Online: 03 de Setembro de 2016, 20:20:01 »
O problema é que os avanços na pesquisa de telepatia sugerem que tais fenômenos aparentes poderiam ser reproduzidos por uma rede do inconsciente telepático coletivo. Efetivamente se "materializariam" fantasmas, mas eles não são os verdadeiros selves daqueles que viveram, mas algo mais como "filmes" ou "vídeo games" dos mesmos. Até mesmo podendo haver de certa forma "reencarnação" a partir da interação dessas estruturas com humanos, durante o desenvolvimento embrionário, impressões telepáticas pré-natais, em fase de alta suscetibilidade. Mesmo efetivas memórias de vidas passadas podem ser "fabricadas" dessa forma.

A materialização de fantasmas tal como dentro dos paradigmas espiritualistas e espíritas, no entanto, seria uma combinação disso com telecinésia inconsciente das pessoas envolvidas em sessões mediúnicas. Isso explica mais adequadamente a variação nessas manifestações, como em alguns casos se dando na forma de reprodução de pessoas, sem ligação física com qualquer dos envolvidos, com intermediários até se ter apenas imagens delas em algo parecido com papel expelido pelo corpo de outras pessoas, e em outras até mesmo como bonecos de papel crepom. Em outras situações, o fenômeno é apenas de telecinésia menos organizada, os chamados poltergeist. Num nível ainda mais inferior de telecinesia, mas mais organizada, temos as "comunicações" em pranchas de Ouija ou na brincadeira do copo e do compasso.
Buck; admirável.
Mesmo sendo, não sei, mais uma de suas brincadeiras, como as anteriores, a organização das ideias e o delineamento do raciocínio se expressam em fluxo suave, suscitando imagens surpreendentes.

Com relação ao Espiritismo prático faço uma confidência. Fatos extraordinários, raiando ao fantasmagórico são propositalmente ignorados pelos instrutores espirituais e expurgados da literatura mediúnica exatamente por causa da imaginação fértil e impressionável de muitos adeptos da DE. Suas mentes claudicariam, tornando-os candidatos certos aos nosocômios.


Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #153 Online: 03 de Setembro de 2016, 20:56:29 »

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O absurdo é supor a existência "deles" através da intuição (ou da observação e inferência equivocada) e a partir daí concluir que é impossível provar que eles existem, como se nunca tentaram provar através de fraudes quase sempre grotescas em nome do espiritismo/espiritualismo nos últimos 150 anos. Essa conversinha de tentar jogar para o lado da filosofia uma resposta óbvia e não menos dolorosa para os crentes não cola.
Não disse que a crença na existência deles provem da intuição; foi muito mais que isto. Para os que não se sentem motivados o suficiente para sair a campo e pesquisar, o que não seria tão difícil, poderiam, se capazes de abandonar julgamentos eivados de preconceitos, pelo simples método da observação da realidade, dentro dos muitos contextos históricos e filosóficos, chegarem a interessantes conclusões. Explicando:

Muitos desconhecem que médiuns proliferam, alguns deles nem se apercebem de suas faculdades.
Nas Casas Espíritas não se encontram apenas aqueles que se convenceram pelos estudos, mas são inúmeras as pessoas que diante de experiências estranhas e inexplicáveis de seu dia a dia, buscam ali a resposta aos seus dilemas. Católicos, protestantes, médicos, operários, artistas.
São submetidos a um procedimento padrão e só então participarão de reuniões de atividades práticas.
E aí, mediante orientação segura, não mais se assustam com o que os perturbava antes, e extraem ensinamentos de grande proveito.
Anos atrás, eram encaminhados aos hospícios, devido aos preconceitos; hoje isto não acontece e são cidadãos respeitáveis e tranquilos.

Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #154 Online: 03 de Setembro de 2016, 20:56:43 »
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Com relação ao Espiritismo prático faço uma confidência. Fatos extraordinários, raiando ao fantasmagórico são propositalmente ignorados pelos instrutores espirituais e expurgados da literatura mediúnica exatamente por causa da imaginação fértil e impressionável de muitos adeptos da DE. Suas mentes claudicariam, tornando-os candidatos certos aos nosocômios.

Só faltava essa....

 :demente:
E então...Quando você vai provar que existe a comunicação com os mortos? Que o Sol é habitado por espíritos superiores? Que o espiritismo não é racista? Que o espiritismo não é um festival de besteiras debilóides?
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #155 Online: 03 de Setembro de 2016, 21:07:00 »
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Anos atrás, eram encaminhados aos hospícios, devido aos preconceitos; hoje isto não acontece e são cidadãos respeitáveis e tranquilos.

Malucos beleza quando inofensivos nunca vão para os hospícios, apesar de malucos, convivem bem em sociedade e podem ser chamados de "médiuns" com direito a "canalizar" idiotices sem sentido. Lancei um tópico sobre isso com dados incontestáveis sobre esse assunto.

Alías, como você diferencia um "médium" que vê "espíritos" de um doente mental que tem alucinações? Será que a sua resposta vai finalmente provar que existe comunicação com os mortos?
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #156 Online: 03 de Setembro de 2016, 21:10:00 »
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Muitos desconhecem que médiuns proliferam, alguns deles nem se apercebem de suas faculdades.

Que faculdades, cara pálida?
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #157 Online: 03 de Setembro de 2016, 21:12:22 »
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São submetidos a um procedimento padrão e só então participarão de reuniões de atividades práticas.

Procedimento padrão? Qual?

Reuniões com atividades práticas? Que tipo de atividade?
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #158 Online: 03 de Setembro de 2016, 21:21:55 »
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E aí, mediante orientação segura, não mais se assustam com o que os perturbava antes, e extraem ensinamentos de grande proveito.

Igual ao que fazem nas igrejas pentecostais com direito a gargarejo de "água fluidificada" e uns passes "desmagnetizadores de energia obsessora negativa"?

Espiritismo é apenas superstição.

../forum/topic=16805.0.html#msg337727
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Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #159 Online: 04 de Setembro de 2016, 01:03:29 »
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Malucos beleza quando inofensivos nunca vão para os hospícios, apesar de malucos, convivem bem em sociedade e podem ser chamados de "médiuns" com direito a "canalizar" idiotices sem sentido. Lancei um tópico sobre isso com dados incontestáveis sobre esse assunto.
Disseste bem, nunca vão para os hospícios; iam. Famílias de boa posição na sociedade se envergonhavam de seus familiares "malucos beleza" e os mandavam para "clínicas de tratamento - Neurastenia - era o nome da moda.

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Anos atrás, eram encaminhados aos hospícios, devido aos preconceitos; hoje isto não acontece e são cidadãos respeitáveis e tranquilos.

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Alías, como você diferencia um "médium" que vê "espíritos" de um doente mental que tem alucinações? Será que a sua resposta vai finalmente provar que existe comunicação com os mortos?
Um médium é uma pessoa absolutamente igual a todas as outras e de um modo geral dedicam-se ao trabalho apenas nas reuniões mediúnicas.
Pessoas com alucinação são facilmente identificáveis nos consultórios médicos e pelo comportamento exaltado ou em completo desequilíbrio. Na maioria das vezes, afora as drogas, são esquizofrênicos, o que significa obsessão em alto grau.

As perturbações mentais tem etiologia variada: infecções, lesões, traumas, abcessos, etc e quando os médicos não conseguem localizar a causa física, trata-se de processo obsessivo.

Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #160 Online: 04 de Setembro de 2016, 01:43:01 »
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Na maioria das vezes, afora as drogas, são esquizofrênicos, o que significa obsessão em alto grau.

 :demente: :demente: :demente:

Deve indicar também que "espíritos obsessores" se afastam quando a vítima é medicada com remédios psiquiátricos.

Não vou aceitar isso como prova da existência dos "espíritos", por falar nisso, quando você vai provar que existe comunicação com os mortos? Você não sente vergonha em acreditar nessas bobagens? Você acredita em Papai Noel? Coelhinho da Páscoa?

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As perturbações mentais tem etiologia variada: infecções, lesões, traumas, abcessos, etc e quando os médicos não conseguem localizar a causa física, trata-se de processo obsessivo.

 :demente:

Quer dizer...o espiritismo só serve quando aparece uma lacuna. Quando ninguém mais sabe o que é, aparece o espiritismo dando a "solução". Só não tem solução para se mostrar aos céticos como algo que deve ser levado a sério. Só convence os "menos exigentes" ou carentes de raciocínio crítico dentre outras mazelas crentes.
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #161 Online: 04 de Setembro de 2016, 02:31:08 »
Spencer, leia este tópico.
../forum/topic=17291.0.html

Os seus argumentos são muito infantis. Além de fanático você está desinformado e insiste em ignorar os argumentos que temos apresentado. Todo mundo tem a garantia e liberdade para pensar e acreditar naquilo que deseja por mais estranho que isso possa parecer a outras pessoas. Quero deixar claro que respeito o espiritismo como religião, assim como respeito todas as religiões. No entanto, num fórum cético afirmações são discutidas com base em evidências. Portanto, no âmbito da sua religião, pessoalmente não me interessa aquilo que você acredita mas se você faz afirmações e desenvolve pensamentos baseados nelas, tenho a obrigação de solicitar evidências para que possam ser analisadas, discutidas e validadas ou refutadas no desenvolvimento do debate. Se você é incapaz de fornecer evidências, suas afirmações e todo o discurso que decorre delas ficam apenas no terreno da religião, cuja continuidade adquiri conotação proselitista e provoca o escárnio diante dessa exposição que nós céticos consideramos idiota ou nonsense. Em outras palavras, este esclarecimento é para dizer que o espiritismo desvinculado de evidências que provem a comunicação com aquilo que poderíamos supor serem espíritos é totalmente idiota e nonsense mas a religião espírita, no campo da liberdade de pensamento merecer respeito apesar de todas as críticas. Em resumo, se você quer continuar discutindo apresente evidências daquilo que afirma ou então pare de fazer proselitismo, vá embora, não encha o nosso saco e se voltar, volte melhor preparado para evitar novos vexames. Captou a mensagem ou quer que psicografe?
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Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #162 Online: 04 de Setembro de 2016, 10:07:26 »
Spencer, leia este tópico.
../forum/topic=17291.0.html

Os seus argumentos são muito infantis. Além de fanático você está desinformado e insiste em ignorar os argumentos que temos apresentado. Todo mundo tem a garantia e liberdade para pensar e acreditar naquilo que deseja por mais estranho que isso possa parecer a outras pessoas. Quero deixar claro que respeito o espiritismo como religião, assim como respeito todas as religiões. No entanto, num fórum cético afirmações são discutidas com base em evidências. Portanto, no âmbito da sua religião, pessoalmente não me interessa aquilo que você acredita mas se você faz afirmações e desenvolve pensamentos baseados nelas, tenho a obrigação de solicitar evidências para que possam ser analisadas, discutidas e validadas ou refutadas no desenvolvimento do debate. Se você é incapaz de fornecer evidências, suas afirmações e todo o discurso que decorre delas ficam apenas no terreno da religião, cuja continuidade adquiri conotação proselitista e provoca o escárnio diante dessa exposição que nós céticos consideramos idiota ou nonsense. Em outras palavras, este esclarecimento é para dizer que o espiritismo desvinculado de evidências que provem a comunicação com aquilo que poderíamos supor serem espíritos é totalmente idiota e nonsense mas a religião espírita, no campo da liberdade de pensamento merecer respeito apesar de todas as críticas. Em resumo, se você quer continuar discutindo apresente evidências daquilo que afirma ou então pare de fazer proselitismo, vá embora, não encha o nosso saco e se voltar, volte melhor preparado para evitar novos vexames. Captou a mensagem ou quer que psicografe?
Tudo bem; vamos deixar a coisa da seguinte forma: vc entende que se não apresento evidências de minhas afirmativas nada do que eu disser tem valor para o debate. Ok.
Eu digo que as evidências que me convenceram e também a muitos, para vc não são evidências. O que vc não quer entender é que as experiências realizadas, legítimas. são contestadas com simples afirmativas de fraude. Vem vc e diz que são fraudes documentadas. Ora, aqui sim, eu digo que vc se ilude e não quer sair da ilusão de que tudo é fraude.

Por favor, leia com atenção a minha exposição de motivos, mas leia com a atitude de respeito para julgar com base nos fatos.

Desde o episódio das irmãs Fox, submetidas a provas que poderiam ser consideradas, hoje, como verdadeiras torturas, ninguém as contestou, pelo contrário os adeptos se multiplicaram. MAS, anos mais tarde uma delas vai para imprensa e por motivos que já esclareci, diz que fraudava. Era tudo o que os inimigos precisavam. Embora ela se retratasse mais tarde, essa retratação jamais teve a mesma importância, nessa história.
Aquele ano de 1848 foi um marco nos anais do Espiritismo, como caracterizando uma invasão dos espíritos, organizada pelo invisível, de modo a que uma nova legião de adeptos pudesse fazer frente aos dogmatismos religiosos que sempre obstacularam o progresso, com arrogância e violência.
Enquanto os céticos, pragmáticos, se convenceram, os inimigos se portaram como o fazem até hoje. Calúnias e fraudes forjadas por eles mesmos.

Mas, eu disse, "invasão organizada pelos espíritos". Sim, pois haveria de chegar  Europa dando ao fenômeno das mesas girantes, até então simples diversão da aristocracia em seus salões de festa, uma conotação de mensagem do além, na qual o Mestre Escola Hipolite Rivail entreviu a mais clara demonstração de que inteligências desencarnadas estavam por trás de todos os fenômenos.
Uma curiosidade, neste ponto, que vc Gigaview, e outros céticos interpretaram como leitura fria, é que os médiuns que serviram a Kardec, nos trabalhos de fundamentação da DE, não passavam de crianças, as irmãs Baudin. Só então, posteriormente, se contou com a mediunidade da senhorita Ruth-Céline Japhet nos trabalhos de revisão.
 As reuniões eram praticamente em público, pois havia numerosa assistência. Os assuntos abordados eram de grande seriedade e no entanto, trazidos por jovens que mau compreendiam a importância do que estava acontecendo.

Por uns tempos, e isto tinha grande importância naquela fase, os fenômenos eram abundantes, como fator de despertamento da curiosidade, da parte dos tolos, mas de investigação, por parte dos sábios.
Era o ambiente ideal para os espertalhões, mas tudo isto já havia sido considerado.
Quando se percebeu a dimensão e a seriedade daquilo que poderia ameaçar os alicerces do império católico, surgiram os inimigos. Veja bem, não os céticos ou descrentes, mas, inimigos; e estes, como verme na carne podre, se multiplicaram.

Mas não tanto quanto os que se convenceram e cujo número cresce continuamente, (embora você continue negando isto).
O fator de convencimento, para as pessoas cultas e interessadas, jamais foram os fenômenos, mas o audacioso e inovador conteúdo filosófico e religioso.
Era isto que se esperava e é esta a razão pela qual, de há tempos, não se tem muitas notícias sobre tais fenômenos.
Resta um esclarecimento final que pode em princípio parecer arrogância.
O Espiritismo não faz proselitismo porque sabe que seus adeptos e simpatizantes assim se tornam por força natural das coisas. Seus veículos de divulgação são voltados para o público espírita. Não se mete em polêmicas inúteis com aqueles que o não compreendem.

Caberia perguntar: o que faz um espírita num clube cético?
Ingenuidade, como muitas vezes falou o Alquimista. Não a ingenuidade do inocente, mas daquele que, embora sabendo, dar murro em ponta de faca, teve a incrível pretensão de dialogar em bom nível.
Hoje, exatamente hoje, acabou por se convencer daquilo contra o qual já havia sido advertido. Perda de tempo.

Mas, como fiz algumas amizades aqui, e de fato são pessoas da grande valor, vou deixar em suas mãos a decisão a tomar. Me afasto de vez do fcc, porque me tornei insuportável para vc, como já insinuou de outras vezes, ou, permaneço, e vc estará disposto a aceitar meu "proselitismo", que na verdade nunca o foi.
A bola está com você.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 10:09:35 por Spencer »

Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #163 Online: 04 de Setembro de 2016, 20:35:02 »
Spencer, leia este tópico.
../forum/topic=17291.0.html

Os seus argumentos são muito infantis. Além de fanático você está desinformado e insiste em ignorar os argumentos que temos apresentado. Todo mundo tem a garantia e liberdade para pensar e acreditar naquilo que deseja por mais estranho que isso possa parecer a outras pessoas. Quero deixar claro que respeito o espiritismo como religião, assim como respeito todas as religiões. No entanto, num fórum cético afirmações são discutidas com base em evidências. Portanto, no âmbito da sua religião, pessoalmente não me interessa aquilo que você acredita mas se você faz afirmações e desenvolve pensamentos baseados nelas, tenho a obrigação de solicitar evidências para que possam ser analisadas, discutidas e validadas ou refutadas no desenvolvimento do debate. Se você é incapaz de fornecer evidências, suas afirmações e todo o discurso que decorre delas ficam apenas no terreno da religião, cuja continuidade adquiri conotação proselitista e provoca o escárnio diante dessa exposição que nós céticos consideramos idiota ou nonsense. Em outras palavras, este esclarecimento é para dizer que o espiritismo desvinculado de evidências que provem a comunicação com aquilo que poderíamos supor serem espíritos é totalmente idiota e nonsense mas a religião espírita, no campo da liberdade de pensamento merecer respeito apesar de todas as críticas. Em resumo, se você quer continuar discutindo apresente evidências daquilo que afirma ou então pare de fazer proselitismo, vá embora, não encha o nosso saco e se voltar, volte melhor preparado para evitar novos vexames. Captou a mensagem ou quer que psicografe?
Tudo bem; vamos deixar a coisa da seguinte forma: vc entende que se não apresento evidências de minhas afirmativas nada do que eu disser tem valor para o debate. Ok.

Exatamente.

Citação de: Spencer
Eu digo que as evidências que me convenceram e também a muitos, para vc não são evidências. O que vc não quer entender é que as experiências realizadas, legítimas. são contestadas com simples afirmativas de fraude. Vem vc e diz que são fraudes documentadas. Ora, aqui sim, eu digo que vc se ilude e não quer sair da ilusão de que tudo é fraude.

Quase todas as experiências realizadas no início do moda do espiritualismo não tinham controles adequados e quando tinham acabavam sempre em fraude, tanto que com o passar dos anos os fenômenos ficaram cada vez mais raros. As "sessões" espiritualistas/espíritas onde supostamente aconteciam "grandes" manifestações eram essencialmente cerimônias "religiosas" com elementos de entretenimento. O ambiente tinha que ser adequado com invocações, cantos religiosos e música suave, normalmente escurecido com o uso de muitas cortinas (que facilitava o embuste), sem luz natural com lamparinas a gás, velas ou com poucas lâmpadas elétricas quando estas se tornaram mais disponíveis. Normalmente esses ambientes eram cedidos por pessoas mais abastadas e as sessões incluíam convidados, pessoas com destaque na sociedade, militares, políticos e intelectuais. As sessões mais populares se multiplicavam de forma epidêmica em quase toda a Europa e tinha mais características de passatempo do que de experimentos minimamente "científicos". Muito se fala de Crookes e de seus experimentos mas é preciso destacar que apesar das condições magníficas para a época os controles que ele empregava estavam abaixo do que poderia ser exigido por um cientista de sua estirpe. Os médiuns também faziam exigências suspeitas como ser colocado num círculo de pessoas com "harmonia fluídica" ou se estabelecer uma "atmosfera moral", condições bastante convenientes para excluir da sessão certas pessoas que "prejudicavam"  a produção dos fenômenos ou colocavam em risco a performance dos médiuns fraudulentos. Muitos céticos, entre eles Houdini, tiveram que comparecer às sessões disfarçados para surpreender o médium em fraude. A regra geral de controle para os fenômenos físicos, adotada muito tempo depois de Kardec, consistia em despir e examinar o médium (mesmo nas cavidades naturais, quando havia motivos de suspeitar de fraude), vestido com trajes fornecidos pelo experimentador com tarjas fosforescentes nos braços e pernas, estudado num gabinete ou num laboratório conhecido, com pessoas de confiança e com as mãos e pés amarrados. Mesmo assim, sob a vigilância de equipamentos dotados de infra-vermelho, eram capazes de fraudar. A "Operação Alpha" planejada por Randi, conforme texto que postei acima mostra que cientistas de uma respeitada universidade americana, na década de 80, foram enganados por mágicos que se passaram por médiuns de efeitos físicos. Desde o início do sec XX esses "fenômenos" ficaram compreensivelmente mais raros e justificados com argumentação espírita tão conveniente quanto duvidosa.

Richard Hodgson (1893), para demonstrar como é fácil enganar a qualquer pessoa, descreve uma sessão de espiritismo em que se produziu-se a tiptologia (pancadas provocadas por espíritos)  simplesmente golpeando o teto da sala com um longo pau. Num relatório ele diz que um espectador estava plenamente convencido de que, desta vez, tinha assitido a uma sessão verdadeiramente importante e acima de qualquer crítica. O mesmo Hodgson provou em Cambridge, que a mais famosa médium espírita, Eusápia Palladino, produzia os "raps" golpeando a mesa com a cabeça.

Na época, a "epidemia" espiritualista fez surgir uma indústria de fraudes, como a fabricação de aparelhos para fraudar os "raps" dos espíritos. Eram vendidos em lojas para mágicos, como o "gueridom" espírita que era uma  lâmina de aço ondulada que quando pressionada produzia "raps" bastante sonoros. Havia também o "martelo dos médiuns americanos" e o "cri-cri" prontos para fraudar sessões.

Citação de: Spencer
Por favor, leia com atenção a minha exposição de motivos, mas leia com a atitude de respeito para julgar com base nos fatos.

Desde o episódio das irmãs Fox, submetidas a provas que poderiam ser consideradas, hoje, como verdadeiras torturas, ninguém as contestou, pelo contrário os adeptos se multiplicaram. MAS, anos mais tarde uma delas vai para imprensa e por motivos que já esclareci, diz que fraudava. Era tudo o que os inimigos precisavam. Embora ela se retratasse mais tarde, essa retratação jamais teve a mesma importância, nessa história.

Margareth Fox preparou a retratação com uma entrevista a um grande jornal de Nova York e um mês mais tarde com a chegada de Cathy da Inglaterra organizaram a exposição de todos os métodos fraudulentos que utilizavam com demonstrações públicas, ao vivo. O texto da retratação  e todo o caso foram autorizados de próprio punho e letra para publicação em livro. Não há duvidas que os fenômenos eram fraudes pois foram explicados em detalhe e reproduzidos por elas no palco da Academia de Música de Nova Iorque, na noite de 21 de outubro de 1888.

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"Foi colocado diante dela um banco de madeira ou mesinha de pés curtos e com propriedades de uma caixa de ressonância. Tirando o sapato, a senhora Fox-Kane colocou sobre a mesa o pé direito . Toda a platéia prendeu a respiração, sendo recompensada por uma série de secos e fortes "raps", aqueles misteriosos sons, que por mais de quarenta anos assustaram e atordoaram milhares de pessoas neste país e na Europa. Uma comissão composta de três médicos, escolhidos dentre a platéia, subiu ao palco e após lhe terem examinado o pé, enquanto batia os "raps", concordou sem hesitação que o ruído era produzido pela ação da primeira articulação do dedo grande do pé".

Os médicos comprovaram que os raps foram produzidos não só pelo dedo do pé, mas também pelas articulaçòes dos tornozelos e dos joelhos.

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A Sra. Sidgwick estudou detidamente a mais jovem das Fox, Cathy Fox-Jencken. Colocando-a numa posição que tornou impossível a movimentaçào precisa das articulações, sentando-se por exemplo com as pernas estendidas e repousando os calcanhares numa almofada macia, Cathy não conseguia produzir nenhum rap.

Um jornal publicava na época:

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"Os charlatães apoderam-se desses "fenômenos" singulares cuja realidade é atestada por pessoas dignas de fé. Tentaram relacioná-los com a intervenção de uma causa sobrenatural e serviram-se deles para explorar a credulidade humana. Com a prática, todo homem pode adquirir a faculdade de produzir, à vontade, semelhantes deslocamentos e batidas sêcas, que se escutam à distância"

Imagine a pressão do movimento espiritualista para que Margareth se arrepende-se de estar destruindo um "business" multinacional cheio de interesses inconfessáveis. O que adiantaria desmentir o que já tinha sido confessado e demonstrado publicamente de livre e espontânea vontade e peritado por médicos? O que poderiam dizer contra elas mesmas para negar a confissão que já tinham feito e assinado de próprio punho? Absolutamente nada, portanto vale a declaração que o movimento espiritualista da época começou com uma fraude.

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Pressured by the Spiritualist movement and her own dire financial circumstances, Margaret recanted her confession in writing in November 1889, about a year after her exhibition. She had attempted to return to Spiritualist performances, but never again attracted the attention or paying clientele of the sisters' earlier careers. Within a few years, both sisters died in poverty, shunned by former supporters and were buried in pauper's graves. All three sisters are interred in Brooklyn, New York.


Citação de: Spencer
Aquele ano de 1848 foi um marco nos anais do Espiritismo, como caracterizando uma invasão dos espíritos, organizada pelo invisível, de modo a que uma nova legião de adeptos pudesse fazer frente aos dogmatismos religiosos que sempre obstacularam o progresso, com arrogância e violência.
Enquanto os céticos, pragmáticos, se convenceram, os inimigos se portaram como o fazem até hoje. Calúnias e fraudes forjadas por eles mesmos.

Esta é um exemplo perfeito de afirmação idiota a que me referi anteriormente. Uma afirmação que para ser levada a sério precisa de evidências claras da existência dos "espíritos", que existe "organização pelo invisível", etc... e portanto não merece cometário.

Citação de: Spencer
Mas, eu disse, "invasão organizada pelos espíritos". Sim, pois haveria de chegar  Europa dando ao fenômeno das mesas girantes, até então simples diversão da aristocracia em seus salões de festa, uma conotação de mensagem do além, na qual o Mestre Escola Hipolite Rivail entreviu a mais clara demonstração de que inteligências desencarnadas estavam por trás de todos os fenômenos.

Outra afirmação idiota. Sem comentários.

Citação de: Spencer
Uma curiosidade, neste ponto, que vc Gigaview, e outros céticos interpretaram como leitura fria, é que os médiuns que serviram a Kardec, nos trabalhos de fundamentação da DE, não passavam de crianças, as irmãs Baudin. Só então, posteriormente, se contou com a mediunidade da senhorita Ruth-Céline Japhet nos trabalhos de revisão.
 As reuniões eram praticamente em público, pois havia numerosa assistência. Os assuntos abordados eram de grande seriedade e no entanto, trazidos por jovens que mau compreendiam a importância do que estava acontecendo.

Não é bem assim...

Citar
Kardec fala claramente de "vários médiuns psicógrafos". Mas ele também fala claramente que "o livro foi escrito, quase por inteiro, por seu intermédio" (da Srta. Caroline Baudin). O contato e a consulta a "mais de dez médiuns" (interpreto isso como de 11 a 20 médiuns, senão teria sido provavelmente dito "mais de vinte médiuns", ou "mais de trinta médiuns", etc.), conforme exposto em Obras Póstumas, parece compatível com o estilo e o modo de proceder de Kardec. Contudo, a mim pelo menos, parece claro que o trabalho e as comunicações (ou revelações) centraram-se fortemente no binômio Baudin-Japhet.

Caroline Baudin se utilizava da psicografia indireta através da "cesta pião", e posteriormente passou a se utilizar da psicografia direta. Conforme dito por Kardec na edição de novembro de 1858 da Revista Espírita, página 316:

"O médium que lhe servia de intérprete (ao espírito Soulié) era a senhorita Caroline B..., uma das filhas do senhor da casa, médium do gênero exclusivamente passivo, não tendo jamais a menor consciência daquilo que escrevia, e podendo rir e conversar à direita ou à esquerda, o que fazia de bom grado, enquanto a sua mão caminhava. O meio mecânico empregado foi, durante muito tempo, a cesta pião, descrita em nossa instrução prática. Mais tarde, o médium serviu-se da psicografia direta."

Com relação à Srta. Japhet, Henri Sausse diz em sua Biografia de Allan Kardec que ela se utilizava da "cesta de bico". O mesmo é dito em Obras Póstumas, página 270 na edição da FEB:

"No ano seguinte, em 1856, freqüentei ao mesmo tempo as reuniões espíritas que se celebravam à rua Tiquetone, em casa do Sr. Roustan e Srta. Japhet, sonâmbula. Eram sérias essas reuniões e se realizavam com ordem. As comunicações eram transmitidas por intermédio da Srta. Japhet, médium, com auxílio da cesta de bico."

É interessante observar as descrições a respeito da "cesta-pião" e da "cesta de bico", constantes no Livro dos Médiuns, páginas 199 e 200, questões 153, 154, e 155.

Cesta Pião:

"153. Já dissemos que uma pessoa, dotada de aptidão especial, pode imprimir movimento de rotação a uma mesa, ou a outro objeto qualquer. Tomemos, em vez de uma mesa, uma cestinha de quinze a vinte centímetros de diâmetro (de madeira ou de vime, a substância pouco importa). Se fizermos passar pelo fundo dessa cesta um lápis e o prendermos bem, com a ponta de fora e para baixo; se mantivermos o aparelho assim formado em equilíbrio sobre a ponta do lápis, apoiado este sobre uma folha de papel, e apoiarmos os dedos nas bordas da cesta, ela se porá em movimento; mas, em vez de girar, fará que o lápis percorra, em diversos sentidos, o papel, traçando ou riscos sem significação, ou letras. Se se evocar um Espírito que queira comunicar-se, ele responderá não mais por meio de pancadas, como na tiptologia, porém, escrevendo palavras. O movimento da cesta já não é automático, como no caso das mesas girantes; torna-se inteligente. Com esse dispositivo, o lápis, ao chegar à extremidade da linha, não volta ao ponto de partida para começar outra; continua a mover-se circularmente, de sorte que a linha escrita forma uma espiral, tornando necessário voltear muitas vezes o papel para se ler o que está grafado. Nem sempre é muito legível a escrita assim feita, por não ficarem separadas as palavras. Entretanto, o médium, por uma espécie de intuição, facilmente a decifra. Por economia, o papel e o lápis comum podem ser substituídos por uma lousa com o respectivo lápis. Designaremos este gênero de cesta pelo nome de cesta-pião. As vezes, em lugar da cesta, emprega-se um papelão muito semelhante às caixas de pastilhas, formando-lhe o lápis o eixo, como no brinquedo chamado carrapeta." (grifos meus)

Cesta de Bico:

"154. Muitos outros dispositivos se têm imaginado para a obtenção do mesmo resultado. O mais cômodo é o a que chamaremos cesta de bico e que consiste em adaptar-se à cesta uma haste inclinada, de madeira, prolongando-se dez a quinze centímetros para o lado de fora, na posição do mastro de gurupés, numa embarcação. Por um buraco aberto na extremidade dessa haste, ou bico, passa-se um lápis bastante comprido para que sua ponta assente no papel. Pondo o médium os dedos na borda da cesta, o aparelho todo se agita e o lápis escreve, como no caso anterior, com a diferença, porém, de que, em geral, a escrita é mais legível, com as palavras separadas e as linhas sucedendo-se paralelas, como na escrita comum, por poder o médium levar facilmente o lápis de uma linha a outra. Obtêm-se assim dissertações de muitas páginas, tão rapidamente como se se escrevesse com a mão."

"155. Ainda por outros sinais inequívocos se manifesta amiúde a inteligência que atua. Chegando ao fim da página, o lápis faz espontaneamente um movimento para virar o papel. Se ele se quer reportar a uma passagem já escrita, na mesma página, ou noutra, procura-a com a ponta do lápis, como qualquer pessoa o faria com a ponta do dedo, e sublinha-a. Se, enfim, o Espírito quer dirigir-se a alguém, a extremidade da haste de madeira se dirige para esse alguém. Por abreviar, exprimem-se freqüentemente as palavras sim e não, pelos sinais de afirmação e negação que fazemos com a cabeça. Se o Espírito quer exprimir cólera, ou impaciência, bate repetidas pancadas com a ponta do lápis e não raro a quebra." (grifos meus)

 

Pelas descrições acima, parece que a "cesta-pião" é bem menos passível de sofrer interferência intencional (consciente ou inconsciente) do médium. Caroline Baudin se utilizava de tal mecanismo. Posteriormente, porém, ela passou a se utilizar justamente do mecanismo psicográfico mais suscetível da influência intencional (consciente ou inconsciente) do médium: a psicografia direta.

Aparentemente, a "cesta de bico" é bem mais suscetível de sofrer interferência intencional (consciente ou inconsciente) do médium do que a "cesta-pião". A Srta. Japhet se utilizava, no exercício de sua mediunidade, da "cesta de bico", e, sendo também sonâmbula, nada impede que as revisões que Kardec efetuou junto a ela se dessem, também, durante os momentos em que ela estivesse em estado de sonambulismo, talvez mesmo manifestando verbalmente o que os "espíritos" achavam de tal ou tal item colhido junto à Srta. Baudin. O sonambulismo é, possivelmente, tão passível de sofrer influência intencional (consciente ou inconsciente) do médium quanto a psicografia direta.

http://www.criticandokardec.com.br/kardec1.htm


Citação de: Spencer
Por uns tempos, e isto tinha grande importância naquela fase, os fenômenos eram abundantes, como fator de despertamento da curiosidade, da parte dos tolos, mas de investigação, por parte dos sábios.
Era o ambiente ideal para os espertalhões, mas tudo isto já havia sido considerado.
Quando se percebeu a dimensão e a seriedade daquilo que poderia ameaçar os alicerces do império católico, surgiram os inimigos. Veja bem, não os céticos ou descrentes, mas, inimigos; e estes, como verme na carne podre, se multiplicaram.

Mas não tanto quanto os que se convenceram e cujo número cresce continuamente, (embora você continue negando isto).
O fator de convencimento, para as pessoas cultas e interessadas, jamais foram os fenômenos, mas o audacioso e inovador conteúdo filosófico e religioso.
Era isto que se esperava e é esta a razão pela qual, de há tempos, não se tem muitas notícias sobre tais fenômenos.
Resta um esclarecimento final que pode em princípio parecer arrogância.
O Espiritismo não faz proselitismo porque sabe que seus adeptos e simpatizantes assim se tornam por força natural das coisas. Seus veículos de divulgação são voltados para o público espírita. Não se mete em polêmicas inúteis com aqueles que o não compreendem.

Bobagem. Já expliquei acima.

Citação de: Spencer
Caberia perguntar: o que faz um espírita num clube cético?
Ingenuidade, como muitas vezes falou o Alquimista. Não a ingenuidade do inocente, mas daquele que, embora sabendo, dar murro em ponta de faca, teve a incrível pretensão de dialogar em bom nível.
Hoje, exatamente hoje, acabou por se convencer daquilo contra o qual já havia sido advertido. Perda de tempo.

Mas, como fiz algumas amizades aqui, e de fato são pessoas da grande valor, vou deixar em suas mãos a decisão a tomar. Me afasto de vez do fcc, porque me tornei insuportável para vc, como já insinuou de outras vezes, ou, permaneço, e vc estará disposto a aceitar meu "proselitismo", que na verdade nunca o foi.
A bola está com você.

Você vai acabar saindo de vergonha. E em relação ao proselitismo, o CC tem regras claras, poderá ser expulso se insistir nisso.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 22:02:12 por Gigaview »
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Offline Criaturo

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #164 Online: 05 de Setembro de 2016, 07:07:10 »
isso mesmo em terra de loucos fale como um e sera considerado normal, proselitismo só se for cetico
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #165 Online: 05 de Setembro de 2016, 07:10:08 »
a maior evidencia que existe milagres , é quer estamos vivos e ninguém sabe dizer como isto é possível.
Então qual é o maior grau de dificuldade fazer existir ou continuar existindo ?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

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Offline Johnny Cash

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #166 Online: 05 de Setembro de 2016, 08:22:46 »

No texto foi dito que  o Espiritismo se assemelha à Astronomia como uma ciência de observação. Não se leva um espírito para um laboratório e nem uma nebulosa.
 O Espiritismo não é uma ciência no sentido comum do termo mas se serve do método científico, da revisão por pares, por exemplo; da universalidade coerente das observação, etc. como foi explica[...]

Spencer, não se leva uma Nebulosa para o laboratório mas se observa a nebulosa dentro do laboratório e fora dele. O mesmo não acontece com os espíritos, que não são independentemente observados em qualquer ambiente que seja (curiosamente, alguém poderia dizer que seria relativamente fácil colocar um espírito dentro de um laboratório...).

Isso colocado, parece que há dificuldade tal sobre diferenciar realidade da ficção, que não se entende nem o que é uma nebulosa ou uma estrela qualquer.

Revisão de pares dentro da "ciência espírita"? O que exatamente vai ser revisado? Não é possível que pares revisem aquilo que não pode ser evidenciado para pares.

Cara, há que entender com urgência que querer misturar os temas é constrangedor e me parece algo ainda sem utilidade para a religião (quando não exatamente o contrário, servindo apenas para destruição dela).


Vamos lá, coloque objetivamente: Se a "ciência espírita" é tão "ciência de observação" quanto é a astronomia, nos diga quais são os passos para observar os espíritos e mensagens do além de forma tão clara quanto se pode fazer para dizer como observar planetas e estrelas.

Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #167 Online: 05 de Setembro de 2016, 08:46:51 »
 
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Desde o episódio das irmãs Fox, submetidas a provas que poderiam ser consideradas, hoje, como verdadeiras torturas, ninguém as contestou, pelo contrário os adeptos se multiplicaram. MAS, anos mais tarde uma delas vai para imprensa e por motivos que já esclareci, diz que fraudava. Era tudo o que os inimigos precisavam. Embora ela se retratasse mais tarde, essa retratação jamais teve a mesma importância, nessa história.

Citação de: Gigaview
Os médicos comprovaram que os raps foram produzidos não só pelo dedo do pé, mas também pelas articulaçòes dos tornozelos e dos joelhos.
 A Sra. Sidgwick estudou detidamente a mais jovem das Fox, Cathy Fox-Jencken. Colocando-a numa posição que tornou impossível a movimentaçào precisa das articulações, sentando-se por exemplo com as pernas estendidas e repousando os calcanhares numa almofada macia, Cathy não conseguia produzir nenhum rap.
Estes raps, alegados como fraude usando articulações, jamais foram conseguidos em experimento algum. Não se consegue produzir qualquer ruido notável com articulações. Experimente.
Já os charlatães, estes sim, batiam com os joelhos, pés, cotovelos, mas não quando completamente presos, e era assim que as irmãs davam seus espetáculos; presas, e muitas vezes penduradas por cordas... e os raps aconteciam.
Seus argumentos são sempre os mesmos. Teoria da conspiração e Juízo de valor:
diz vc, isto é besteira, idiotice, ignorância de sua parte, etc

 

Citação de: Gigaview
  "Os charlatães apoderam-se desses "fenômenos" singulares cuja realidade é atestada por pessoas dignas de fé. Tentaram relacioná-los com a intervenção de uma causa sobrenatural e serviram-se deles para explorar a credulidade humana. Com a prática, todo homem pode adquirir a faculdade de produzir, à vontade, semelhantes deslocamentos e batidas sêcas, que se escutam à distância"
Imagine a pressão do movimento espiritualista para que Margareth se arrepende-se de estar destruindo um "business" multinacional cheio de interesses inconfessáveis. O que adiantaria desmentir o que já tinha sido confessado e demonstrado publicamente de livre e espontânea vontade e peritado por médicos? O que poderiam dizer contra elas mesmas para negar a confissão que já tinham feito e assinado de próprio punho? Absolutamente nada, portanto vale a declaração que o movimento espiritualista da época começou com uma fraude.
Isto sim, é idiotice: experimente ou encontre alguém capaz de produzir ruidos com as articulações que possa ser ouvidos à distância; inda mais em um ambiente em que prevalece a desconfiança.

Você começa com: imagine a pressão do mov... primeiramente não existia este "movimento espiritualista". Esqueceu-se que tudo estava em começos? As irmãs não sabiam a importância do que estava começando, através delas. Tudo era espetáculo e elas ganharam dinheiro e notoriedade. Por isso se submetiam àquelas torturas.
Você não sabe contextualizar coisa alguma, apenas citar fontes adversárias.
Por acaso presenciou alguma fraude? Pelo menos, algum fenômeno? Claro que não. Apenas debate com base na Internet.

Citação de: Spencer
Aquele ano de 1848 foi um marco nos anais do Espiritismo, como caracterizando uma invasão dos espíritos, organizada pelo invisível, de modo a que uma nova legião de adeptos pudesse fazer frente aos dogmatismos religiosos que sempre obstacularam o progresso, com arrogância e violência.
Enquanto os céticos, pragmáticos, se convenceram, os inimigos se portaram como o fazem até hoje. Calúnias e fraudes forjadas por eles mesmos.

Esta é um exemplo perfeito de afirmação idiota a que me referi anteriormente. Uma afirmação que para ser levada a sério precisa de evidências claras da existência dos "espíritos", que existe "organização pelo invisível", etc... e portanto não merece cometário.

Citação de: Spencer
Como apresentar evidências, se os experimentos neste sentido são tidos por vc como fraude? Então, é perda de tempo.

Outra afirmação idiota. Sem comentários.

Citação de: Spencer
Uma curiosidade, neste ponto, que vc Gigaview, e outros céticos interpretaram como leitura fria, é que os médiuns que serviram a Kardec, nos trabalhos de fundamentação da DE, não passavam de crianças, as irmãs Baudin. Só então, posteriormente, se contou com a mediunidade da senhorita Ruth-Céline Japhet nos trabalhos de revisão.
 As reuniões eram praticamente em público, pois havia numerosa assistência. Os assuntos abordados eram de grande seriedade e no entanto, trazidos por jovens que mau compreendiam a importância do que estava acontecendo.
 
 
Citação de: Gigaview
Você vai acabar saindo de vergonha. E em relação ao proselitismo, o CC tem regras claras, poderá ser expulso se insistir nisso.
Tenho a certeza que não. Se a tolerância dos moderadores permite palavrões ocasionais, foto pornô em certo contexto, seria uma inversão da moralidade, não é mesmo?
Embora não esteja minimamente preocupado com banimentos.

Para encerrar minha participação neste tópico, e em qualquer outro que aborde Espiritismo, deixo uma questão do LE, que naquela ocasião já era uma previsão disto que estamos conversando aqui.
798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?
“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na Natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. 


Offline Spencer

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #168 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:14:42 »

No texto foi dito que  o Espiritismo se assemelha à Astronomia como uma ciência de observação. Não se leva um espírito para um laboratório e nem uma nebulosa.
 O Espiritismo não é uma ciência no sentido comum do termo mas se serve do método científico, da revisão por pares, por exemplo; da universalidade coerente das observação, etc. como foi explica[...]

Spencer, não se leva uma Nebulosa para o laboratório mas se observa a nebulosa dentro do laboratório e fora dele. O mesmo não acontece com os espíritos, que não são independentemente observados em qualquer ambiente que seja (curiosamente, alguém poderia dizer que seria relativamente fácil colocar um espírito dentro de um laboratório...).

Isso colocado, parece que há dificuldade tal sobre diferenciar realidade da ficção, que não se entende nem o que é uma nebulosa ou uma estrela qualquer.

Revisão de pares dentro da "ciência espírita"? O que exatamente vai ser revisado? Não é possível que pares revisem aquilo que não pode ser evidenciado para pares.

Cara, há que entender com urgência que querer misturar os temas é constrangedor e me parece algo ainda sem utilidade para a religião (quando não exatamente o contrário, servindo apenas para destruição dela).
Vamos lá, coloque objetivamente: Se a "ciência espírita" é tão "ciência de observação" quanto é a astronomia, nos diga quais são os passos para observar os espíritos e mensagens do além de forma tão clara quanto se pode fazer para dizer como observar planetas e estrelas.
Caro amigo; como disse ao Giga, estou encerrando minha participação neste e em tópicos sobre Espiritismo. Mas em atenção a vc, que debate sem ad hominen e juízos de valor, digo que uma ciência de observação, nos moldes do Espiritismo, exige muito mais que simples observação visual, como de planetas e estrelas, mas observação de uma realidade que a cada dia mais nos surpreende e exige explicações. Os Espíritos, alma dos que já deixaram o corpo, somente serão vistos por médiuns videntes, não poderia ser de outra forma, mas sua existência torna-se uma imposição da própria ciência que não pode atribuir aos elementos químicos, o Nitrogênio o Carbono, o Ferro, substâncias que compõem a matéria e os organismos, funções da inteligência e dos sentimentos. Provar a existência de espíritos já começa com a indagação da própria ciência que questiona sobre qual a origem da consciência e do pensamento racional. Teríamos que atribuir funções extraordinárias aos Neurônios, simples células.
Outra questão que vc apresenta, sobre peer review, é que sendo inúmeras as ocorrências fantásticas, para serem consideradas próprias do Espiritismo, precisam ser atestadas por muitos médiuns, desconhecidos entre si, em locais diferentes.
Esta exigência é o equivalente a revisão por pares.

Offline Johnny Cash

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #169 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:33:30 »

No texto foi dito que  o Espiritismo se assemelha à Astronomia como uma ciência de observação. Não se leva um espírito para um laboratório e nem uma nebulosa.
 O Espiritismo não é uma ciência no sentido comum do termo mas se serve do método científico, da revisão por pares, por exemplo; da universalidade coerente das observação, etc. como foi explica[...]

Spencer, não se leva uma Nebulosa para o laboratório mas se observa a nebulosa dentro do laboratório e fora dele. O mesmo não acontece com os espíritos, que não são independentemente observados em qualquer ambiente que seja (curiosamente, alguém poderia dizer que seria relativamente fácil colocar um espírito dentro de um laboratório...).

Isso colocado, parece que há dificuldade tal sobre diferenciar realidade da ficção, que não se entende nem o que é uma nebulosa ou uma estrela qualquer.

Revisão de pares dentro da "ciência espírita"? O que exatamente vai ser revisado? Não é possível que pares revisem aquilo que não pode ser evidenciado para pares.

Cara, há que entender com urgência que querer misturar os temas é constrangedor e me parece algo ainda sem utilidade para a religião (quando não exatamente o contrário, servindo apenas para destruição dela).
Vamos lá, coloque objetivamente: Se a "ciência espírita" é tão "ciência de observação" quanto é a astronomia, nos diga quais são os passos para observar os espíritos e mensagens do além de forma tão clara quanto se pode fazer para dizer como observar planetas e estrelas.
Caro amigo; como disse ao Giga, estou encerrando minha participação neste e em tópicos sobre Espiritismo. Mas em atenção a vc, que debate sem ad hominen e juízos de valor, digo que uma ciência de observação, nos moldes do Espiritismo, exige muito mais que simples observação visual, como de planetas e estrelas, mas observação de uma realidade que a cada dia mais nos surpreende e exige explicações. Os Espíritos, alma dos que já deixaram o corpo, somente serão vistos por médiuns videntes, não poderia ser de outra forma, mas sua existência torna-se uma imposição da própria ciência que não pode atribuir aos elementos químicos, o Nitrogênio o Carbono, o Ferro, substâncias que compõem a matéria e os organismos, funções da inteligência e dos sentimentos. Provar a existência de espíritos já começa com a indagação da própria ciência que questiona sobre qual a origem da consciência e do pensamento racional. Teríamos que atribuir funções extraordinárias aos Neurônios, simples células.
Outra questão que vc apresenta, sobre peer review, é que sendo inúmeras as ocorrências fantásticas, para serem consideradas próprias do Espiritismo, precisam ser atestadas por muitos médiuns, desconhecidos entre si, em locais diferentes.
Esta exigência é o equivalente a revisão por pares.

Então está exposto, por você, que a "ciência espírita" não tem qualquer similaridade com a Astronomia conforme o que propunha.

Nem essa "revisão por pares espírita" é similar ao que se tem dentro da ciência feita enquanto atividade profissional acadêmica e reconhecida globalmente. Sendo apenas um nome caricato para explicar algo que seria feito de modo análogo, mas sem preencher os mesmos requisitos e nem oferecendo os mesmos resultados.

Já temos um avanço: não há revisão por pares nem qualquer caráter de ciência formal dentro do espiritismo, tudo o que pode haver são deturpações de conceitos científicos para se adequar à religião.

Veja, você falar que o que está representado abaixo é uma vaca e que existe mais um grupo de pessoas que também trata da mesma forma, não torna o que está abaixo numa vaca, nem faz com que a vaca se torne isso aqui.


Offline Criaturo

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #170 Online: 05 de Setembro de 2016, 15:42:11 »
engraçado é a visão da vida segundo a maturidade do ser humano, pergunte a uma criança que olha para um avestruz o que ela esta vendo, se for muito imatura dirá que esta vendo uma galinha gigante!
pergunte a um cientista ele dirá que esta vendo uma grande e espantosa combinação de energias, pergunte a um filósofo ele dirá que em tudo  esta vendo Deus!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #171 Online: 05 de Setembro de 2016, 16:51:18 »
Citação de: Spencer
Estes raps, alegados como fraude usando articulações, jamais foram conseguidos em experimento algum. Não se consegue produzir qualquer ruido notável com articulações. Experimente.

A sua lógica infantil pode ser usada para fazer afirmações igualmente idiotas.

"Aqueles contorcionismos feitos pelos malabaristas do Cirque du Soleil que parecem homens de borracha jamais foram executados. Não se consegue produzir flexão tão notável com o corpo. Experimente."

Só porque você não consegue ou leu num livro espírita que é impossível, você prefere acreditar que eram espíritos de verdade que estavam atuando. Esse é o método científico espírita? Lamentável...

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Já os charlatães, estes sim, batiam com os joelhos, pés, cotovelos, mas não quando completamente presos, e era assim que as irmãs davam seus espetáculos; presas, e muitas vezes penduradas por cordas... e os raps aconteciam.

Spencer...Elas confessaram...elas demonstraram publicamente como era a fraude...Elas foram examinadas por médicos...

Existe farta literatura a respeito. Você está dizendo besteira porque não consegue ver nada além daquilo que o espiritismo disse para você. O nome disso é fanatismo.

Citar
Seus argumentos são sempre os mesmos. Teoria da conspiração e Juízo de valor:
diz vc, isto é besteira, idiotice, ignorância de sua parte, etc

Quantos anos você tem? Já terminou o primeiro grau? Como é a sua leitura em inglês em francês? Sério, só para tentar ser mais didático, talvez se incluir uns desenhos e fotografias ajudaria você entender o que parece tão difícil.
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Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #172 Online: 05 de Setembro de 2016, 17:12:09 »
Os danos do espiritualismo moderno/espiritismo faz no raciocínio crítico de seus crentes é notável, tanto que suponho que sejam sequelas de alguma síndrome que ainda esteja por ser identificada no campo da psiquiatria. Essa demonstração do Spencer de não querer entender o óbvio explicado por causas naturais para abraçar explicações espirituais é uma das características dessa suposta síndrome e em nada difere, por exemplo, do caso de Sir Conan Doyle querer acreditar que seu amigo Houdini era um médium que se passava por mágico apesar de Houdini tentar explicar a ele que apenas se valia de truques de mágica.



Citar
Three persons were present at the test, Houdini, Doyle and Bernard Ernst, the president of the American Society of Magicians. A slate was hung in the center of the room by Doyle and he was given five, plain cork balls to examine. He chose one of the balls at random and placed it in a container of white paint. Doyle was then given a piece of paper and was told to walk anywhere that he wanted to and then write a message on the paper. Doyle left the house, walked three blocks away and then turned a corner. He shielded the paper with his hand and wrote down a short message. Meanwhile, Ernst stayed in the room with Houdini to insure that the other magician remained in the room. When he finished writing, Conan Doyle folded the paper carefully and placed it in his pocket. He then returned to the house.

Houdini then told Doyle to pick up the paint-soaked ball and stick it on the suspended slate. The ball then inexplicably began to roll over the surface of the slate and it spelled out the biblical phrase, Mene Mene Tekel Upharsin... the exact words that Doyle had written on the paper!

Houdini claimed that it was all done by simple trickery but Doyle was more convinced than ever of his former friend’s supernatural powers. Ernst begged Houdini to explain how the trick worked, either to himself or Doyle, in the strictest confidence, but Houdini refused. Strangely, he would never use the trick again in any of his shows and no one has ever been able to reproduce it. At that time, Bernard Ernst admitted that the trick reminded him of a certain mind-reading stunt that Houdini had stopped using because, as it explained to Ernst, it was "too spooky".
http://www.prairieghosts.com/doyle_houdini.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #173 Online: 05 de Setembro de 2016, 17:14:04 »
Eu nunca tinha pensado muito nisso, mas se for ver, talvez o espiritismo, junto com umbanda e variantes, devem ser as religiões que mais acreditam em fenômenos sobrenaturais corriqueiros (em vez de mais excepcionais milagres). Se bem que os evangélicos talvez praticamente assimilem a todas essas alegações como coisa do demônio (ou de anjos, se for algo muito difícil de contestar como sendo bom).


(Tinha escrito "petismo" em vez de "espiritismo"...)

Offline Gigaview

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Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #174 Online: 05 de Setembro de 2016, 17:37:47 »
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Caro amigo; como disse ao Giga, estou encerrando minha participação neste e em tópicos sobre Espiritismo.

Por que? Está com preguiça de pensar? Medo de enfrentar seus fantasmas? Abalar a sua visão maravilhosa da vida após morte? Acordar do seu sonho infantil?

Aposto que você nem é capaz de fazer um exercício simples. Você consegue fazer 10 perguntas ou listar observações sobre "coisas", "fatos",  "afirmações" etc que você considere estranhas, mal explicadas, contraditórias, nonsense, estúpidas, ignorantes, politicamente incorretas, etc na sua fé ou doutrina espírita? Será que você consegue? Escreve aí.... Ou você vai sair pela tangente afirmando que não tem dúvidas e que é tudo perfeito como um fiel fanático?
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