Spencer, leia este tópico.
../forum/topic=17291.0.html
Os seus argumentos são muito infantis. Além de fanático você está desinformado e insiste em ignorar os argumentos que temos apresentado. Todo mundo tem a garantia e liberdade para pensar e acreditar naquilo que deseja por mais estranho que isso possa parecer a outras pessoas. Quero deixar claro que respeito o espiritismo como religião, assim como respeito todas as religiões. No entanto, num fórum cético afirmações são discutidas com base em evidências. Portanto, no âmbito da sua religião, pessoalmente não me interessa aquilo que você acredita mas se você faz afirmações e desenvolve pensamentos baseados nelas, tenho a obrigação de solicitar evidências para que possam ser analisadas, discutidas e validadas ou refutadas no desenvolvimento do debate. Se você é incapaz de fornecer evidências, suas afirmações e todo o discurso que decorre delas ficam apenas no terreno da religião, cuja continuidade adquiri conotação proselitista e provoca o escárnio diante dessa exposição que nós céticos consideramos idiota ou nonsense. Em outras palavras, este esclarecimento é para dizer que o espiritismo desvinculado de evidências que provem a comunicação com aquilo que poderíamos supor serem espíritos é totalmente idiota e nonsense mas a religião espírita, no campo da liberdade de pensamento merecer respeito apesar de todas as críticas. Em resumo, se você quer continuar discutindo apresente evidências daquilo que afirma ou então pare de fazer proselitismo, vá embora, não encha o nosso saco e se voltar, volte melhor preparado para evitar novos vexames. Captou a mensagem ou quer que psicografe?
Tudo bem; vamos deixar a coisa da seguinte forma: vc entende que se não apresento evidências de minhas afirmativas nada do que eu disser tem valor para o debate. Ok.
Eu digo que as evidências que me convenceram e também a muitos, para vc não são evidências. O que vc não quer entender é que as experiências realizadas, legítimas. são contestadas com simples afirmativas de fraude. Vem vc e diz que são fraudes documentadas. Ora, aqui sim, eu digo que vc se ilude e não quer sair da ilusão de que tudo é fraude.
Por favor, leia com atenção a minha exposição de motivos, mas leia com a atitude de respeito para julgar com base nos fatos.
Desde o episódio das irmãs Fox, submetidas a provas que poderiam ser consideradas, hoje, como verdadeiras torturas, ninguém as contestou, pelo contrário os adeptos se multiplicaram. MAS, anos mais tarde uma delas vai para imprensa e por motivos que já esclareci, diz que fraudava. Era tudo o que os inimigos precisavam. Embora ela se retratasse mais tarde, essa retratação jamais teve a mesma importância, nessa história.
Aquele ano de 1848 foi um marco nos anais do Espiritismo, como caracterizando uma invasão dos espíritos, organizada pelo invisível, de modo a que uma nova legião de adeptos pudesse fazer frente aos dogmatismos religiosos que sempre obstacularam o progresso, com arrogância e violência.
Enquanto os céticos, pragmáticos, se convenceram, os inimigos se portaram como o fazem até hoje. Calúnias e fraudes forjadas por eles mesmos.
Mas, eu disse, "invasão organizada pelos espíritos". Sim, pois haveria de chegar Europa dando ao fenômeno das mesas girantes, até então simples diversão da aristocracia em seus salões de festa, uma conotação de mensagem do além, na qual o Mestre Escola Hipolite Rivail entreviu a mais clara demonstração de que inteligências desencarnadas estavam por trás de todos os fenômenos.
Uma curiosidade, neste ponto, que vc Gigaview, e outros céticos interpretaram como leitura fria, é que os médiuns que serviram a Kardec, nos trabalhos de fundamentação da DE, não passavam de crianças, as irmãs Baudin. Só então, posteriormente, se contou com a mediunidade da senhorita Ruth-Céline Japhet nos trabalhos de revisão.
As reuniões eram praticamente em público, pois havia numerosa assistência. Os assuntos abordados eram de grande seriedade e no entanto, trazidos por jovens que mau compreendiam a importância do que estava acontecendo.
Por uns tempos, e isto tinha grande importância naquela fase, os fenômenos eram abundantes, como fator de despertamento da curiosidade, da parte dos tolos, mas de investigação, por parte dos sábios.
Era o ambiente ideal para os espertalhões, mas tudo isto já havia sido considerado.
Quando se percebeu a dimensão e a seriedade daquilo que poderia ameaçar os alicerces do império católico, surgiram os inimigos. Veja bem, não os céticos ou descrentes, mas, inimigos; e estes, como verme na carne podre, se multiplicaram.
Mas não tanto quanto os que se convenceram e cujo número cresce continuamente, (embora você continue negando isto).
O fator de convencimento, para as pessoas cultas e interessadas, jamais foram os fenômenos, mas o audacioso e inovador conteúdo filosófico e religioso.
Era isto que se esperava e é esta a razão pela qual, de há tempos, não se tem muitas notícias sobre tais fenômenos.
Resta um esclarecimento final que pode em princípio parecer arrogância.
O Espiritismo não faz proselitismo porque sabe que seus adeptos e simpatizantes assim se tornam por força natural das coisas. Seus veículos de divulgação são voltados para o público espírita. Não se mete em polêmicas inúteis com aqueles que o não compreendem.
Caberia perguntar: o que faz um espírita num clube cético?
Ingenuidade, como muitas vezes falou o Alquimista. Não a ingenuidade do inocente, mas daquele que, embora sabendo, dar murro em ponta de faca, teve a incrível pretensão de dialogar em bom nível.
Hoje, exatamente hoje, acabou por se convencer daquilo contra o qual já havia sido advertido. Perda de tempo.
Mas, como fiz algumas amizades aqui, e de fato são pessoas da grande valor, vou deixar em suas mãos a decisão a tomar. Me afasto de vez do fcc, porque me tornei insuportável para vc, como já insinuou de outras vezes, ou, permaneço, e vc estará disposto a aceitar meu "proselitismo", que na verdade nunca o foi.
A bola está com você.