Será se terá 2/3 de deputados votando a favor do processo de impeachment?
Sim, para tirar a 'presidanta', 2/3 do Congresso (deputados e senadores) tem de votar a favor do 'impedimento'.
Pra barrar, já na câmara, o início do processo, o governo teria que conseguir só 172 votos favoráveis. Acho muito difícil não conseguir esse número num universo de 513 deputados)
PT tem 60, PCdoB tem 12, Bloco PP, PTB, PSC, PHS tem 84, Bloco PMDB, PEN tem 68, Bloco PRB, PTN, PMN, PTC, PTdoB tem 27.
72 garantidos (PT e PCdoB), Mesmo o PMDB votando em peso contra (o que é difícil) o governo pode "negociar" com parlamentares desses desses blocos de partidos pequenos. Acho que morre na câmara.
Será que isto tem alguma chance de dar em guerra civil?
Zero chance, nil, nada, nichts...
As instituições funcionam muito bem e não há nenhum sinal de colapso em nenhuma delas.
Acho a chance próxima de zero também.
Mas não sei se as instituições estão tão bem, tendo em vista a suspeição em que ficaram todos os chefes de poderes, principalmente depois do vazamento da gravação do Delcídio: Dilma "acusada" de crime de responsabilidade pelo TCU; Renan e Cunha, alvos da Lava Jato; Levandowski, Dias Toffoli, Teori Zavaski (relator da lava jato no STF), Gilmar Mendes todos mencionados nas falas do Delcidio.
Pra dizer a verdade, acho que preferia que nem estourasse a bomba,
simultaneamente, no colo da Dilma, Renan, CUnha, e ministros do STF. Era uma crise institucional e, somente nesse caso, não acho impossível as FFAA pensarem em intervir.