Autor Tópico: Crer ou não crer, eis a questão  (Lida 32073 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Crer ou não crer, eis a questão
« Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 08:13:08 »
Estava aqui empenhado num exercício de argumentação contraria à idéia do "design inteligente" através de reductio ad absurdum quando comecei a fazer questionamentos baseados no conceito de perfeição a partir de uma perspectiva do Deus criador do universo e de todas as coisas consideradas perfeitas pelos crentes, isto é, de um Deus "designer" orientado pela perfeição como objetivo final.Antes de tudo é preciso supor que houve, sabe-se lá onde e quando, algum tipo de esforço intelectual divino de planejamento na forma de um "design". Então, a primeira pergunta é: Até que ponto Deus foi no seu projeto inteligente antes de colocá-lo em prática por estar convencido que o projeto já era perfeito? Aqui não estou me referindo ao tempo, mas ao processo de busca do ponto ótimo considerado por Deus como estado de perfeição.
perfeição é um conceito subjetivo humano, digamos que Deus não seja perfeito e sim o necessário para haver existência e que suas leis tanto la quanto aqui sejam imutáveis, porem podem ser melhor aproveitadas quando  mais conscientizadas, assim é que começamos de quatro e hoje ja estamos voando, porem a lei da gravidade imutável existe desde sempre.

em outras palavras de alguma forma Deus concluiu que se tentasse melhorar poderia estragar toda a obra.

este deus é o da matrix: ../forum/topic=29502.0.html#msg874362

No principio foi assim, mas logo o deus IA percebeu que “nem só de prazer, viverá o homem”, pois neste mundo ilógico onde só existe a opção  do prazer desejado, os humanos morriam de tédio  no cativeiro, seus corpos e suas mentes deixaram de  sentir necessidade em querer continuar existindo ficaram desmotivados, analogamente como o inicio de Adão tendo todas suas necessidades sendo alimentadas por Deus , ironicamente também teria se sentido triste , estando ainda dentro do paraíso.
Foi então necessário dar a eles uma razão para continuar vivendo: “sofrimento para desejarem  trabalhar eternamente a procura de  uma felicidade inexistente,

A segunda pergunta é: O Deus designer teve medo de falhar? Nunca saberemos quanto tempo divino foi perdido numa possível procrastinação na criação do universo, mas existem evidências que o ponto de perfeição não foi atingido e consequentemente, como Deus já sabia de tudo "antes"  certamente convivia com a possibilidade do seu erro e talvez a busca da perfeição poderia tê-lo envolvido em análises e simulações por causa daquele possível medo de errar compondo um ciclo de causa-consequência que sugere de alguma forma adiamentos da criação do universo.

como que Deus onisciente que ja sabe de tudo ainda é imperfeito ?
como um Deus onisciente pode criar algo que ainda não exista dentro da sua mente ?
quais seriam os pontos em que a perfeição ainda não foi atingida?
suas conjecturas criam um espantalho divino ilógico, assim fica muito fácil manter sua  razão cética  :quevedo:

Se utilizarmos a modelo bíblico do Deus judáico-cristão, poderíamos dizer que Deus também é um ser com uma ansiedade divina porque não satisfeito com sua obra inteligente tentou mudar inúmeras vezes a sua criação com tentativas desesperadas de correções puntuais motivadas por caprichos pessoais.
começou a apelação ?

o Deus bíblico de tão frustrado com o fracasso da sua criação resolveu acabar com toda sua burrice, teria mandando tudo por água abaixo,mas novamente arrependeu-se de estar sendo tão duro consigo mesmo que resolveu , perdoar-se salvando parte da sua obra mal feita.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:12:15 »
A perfeição divina não pode ser subjetiva, atribuída pelo homem, deve ser absoluta e intrínseca à natureza divina. Se é possível ao homem perceber falhas  e questionar a criação divina, ainda que minimamente, então estamos diante de um designer que não planejou o suficiente e que resolveu ir em frente apesar de sua oniciência de seus próprios erros.

Logo, o Deus designer é imperfeito porque errou. Não vou listar aqui nem discutir esses erros, eles são apontados e discutidos em diversos tópicos. A perfeição também  eliminaria a necessidade de interferências "sobrenaturais" corretivas, milagrosas ou simplesmente exibicionistas na natureza.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 09:26:18 »
A não ser que Deus queira ter projetado as coisas pra serem exatamente como são, daí as imperfeições não são exatamente "falhas" e sim apenas características conforme desenho.

Se é possível ao homem perceber "falhas" e questionar a criação divina, é porque assim quis o Senhor.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:55:06 »
A perfeição divina não pode ser subjetiva, atribuída pelo homem, deve ser absoluta e intrínseca à natureza divina. Se é possível ao homem perceber falhas  e questionar a criação divina, ainda que minimamente, então estamos diante de um designer que não planejou o suficiente e que resolveu ir em frente apesar de sua oniciência de seus próprios erros.

Logo, o Deus designer é imperfeito porque errou. Não vou listar aqui nem discutir esses erros, eles são apontados e discutidos em diversos tópicos. A perfeição também  eliminaria a necessidade de interferências "sobrenaturais" corretivas, milagrosas ou simplesmente exibicionistas na natureza.
então por que afirma algo que não pode justificar? tentou criar um espantalho ilógico.
interferências ou interdependências são todas naturais, sobre natural é o que permanece desconhecido  ao homem.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 14:35:36 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:59:47 »
A não ser que Deus queira ter projetado as coisas pra serem exatamente como são, daí as imperfeições não são exatamente "falhas" e sim apenas características conforme desenho.
exato! ou o  mais provável que Deus seja limitado
Se é possível ao homem perceber "falhas" e questionar a criação divina, é porque assim quis o Senhor.

poder questionar é fato, então vamos as suas justificativas das falhas divinas?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:11:01 »

Pra mim não existem justificativas para eventuais falhas divinas, porque eu acho que Deus não existe, já que não tenho evidências da existência dele.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 14:33:28 »
sim! mas conjecturamos a possibilidade de existir um Deus lógico diante da realidade em que vivemos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 22:26:14 »

Um projetista que erra de propósito não combina com a idéia de um projetista cuja perfeição é inerente à sua própria natureza e também não combina com o divino poder da onipotência porque revela que Deus foi displicente em relação ao design deixando "passar" imperfeições que só podem ser explicadas por argumentações ad hoc pelos crentes. Ainda assim, Deus estaria se autoenganando, o que seria mais uma manifestação de uma imperfeição divina.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 22:59:18 »
O divino designer também não projetou e nem poderia ter projetado coisa alguma. Utilizando a argumentação de Faure, convém distinguir "construir" de "criar". Na analogia até agora utilizada parece que o divino designer atua como um projetista típico, isto é, com inteligência ele planeja a manipulação de recursos disponíveis para construir alguma coisa, da mesma forma que se constrói uma casa, por exemplo. Convém lembrar que a criação divina engloba o projeto de todas as coisas a partir do nada. Os recursos surgem magicamente para viabilizar o design ou caso contrário colocaria em risco a onipotência divina por limitações do projeto, isto é, Deus teria que projetar o design de acordo com a sua capacidade limitada de gerar e disponibilizar recursos. Como não se pode fazer nada a partir do nada, a figura do projetista divino teria que resumir à figura de um "construtor" e não de um "criador", o que também é um absurdo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 23:05:37 »

Pra mim não existem justificativas para eventuais falhas divinas, porque eu acho que Deus não existe, já que não tenho evidências da existência dele.

Sim. Mas lembre que estava me referindo a um exercício de reductio ad absurdum. Por outro lado, a ausência de evidências não é evidência de ausência, e sugere que essa não é uma argumentação cética robusta e suficiente para afirmar a inexistência de Deus.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 23:09:01 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 23:15:37 »
sim! mas conjecturamos a possibilidade de existir um Deus lógico diante da realidade em que vivemos.

Nesse caso a lógica é humana e conveniente que define um Deus confinado na caixa craniana do crente.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 07:50:51 »

Um projetista que erra de propósito não combina com a idéia de um projetista cuja perfeição é inerente à sua própria natureza e também não combina com o divino poder da onipotência porque revela que Deus foi displicente em relação ao design deixando "passar" imperfeições que só podem ser explicadas por argumentações ad hoc pelos crentes. Ainda assim, Deus estaria se autoenganando, o que seria mais uma manifestação de uma imperfeição divina.

Um projetista que erra de propósito e o erro sai conforme desejado atingiu a perfeição. Um erro proposital é nada mais do que mais uma das características do projeto que, nós, vamos "perceber" como falha ou falta de propósito somente.

Outro ponto é que até mesmo sua percepção/indagação sobre as ansiedades e mundanidades do divino teriam sido projetadas por ele, e não temos como verificar se é verdade.

É justamente por causa disso que o crente honesto não deve cair em ciladas argumentativas, ou entrar na seara de demonstração de evidências e demais campos de verificação de conhecimento humanos, enquanto deve apenas sustentar que "crê".

Eu já considero que meus pontos nesse tema estão demonstrados.  :wink:

Só mesmo por aqui pra eu me ver de vez em quando defendendo a possibilidade lógica da crença em Deus e da "perfectibilidade" desse, ou até mesmo sustentar alguns argumentos pró-PT de vez em quando.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 08:10:07 »

Sim. Mas lembre que estava me referindo a um exercício de reductio ad absurdum. Por outro lado, a ausência de evidências não é evidência de ausência, e sugere que essa não é uma argumentação cética robusta e suficiente para afirmar a inexistência de Deus.

Eu até tenho alguma leitura sobre "a ausência de evidências não é evidência de ausência", nem mesmo sei onde dei margem pra que eu fosse interpretado como querendo dizer isso.

Para o nosso conhecimento, fora o efeito prático das coisas no mundo real, a condição da existência de algo é de "não é" até que seja demonstrado/observado algo que indique o "é".

O aquecimento global não existe, até que alguém demonstrem que existe. Alguém não é assassino, até que demonstrem que é. Uma girafa não é um cachorro, até que demonstrem que é. É um ponto mesmo de ônus de prova.

Sobre Deus, até o presente momento, não me é posta qualquer coisa que vá demonstrar ou indicar que ele existe, portanto, para mim, a condição até então válida é de que ele não existe. A possibilidade de que ele venha a existir ou até mesmo que já exista escondido, não altera o cenário de não-detectabilidade dele e portanto a sua "não existência aparente".

Enquanto isso, a investigação para o encontro de evidências continua e a chave pode ser virada para o "é" a qualquer momento. Até mesmo a investigação do que seria uma evidência válida continua.

Partindo da posição standard, não me pode ser cobrada qualquer coisa pra sustentar a falta de evidências da existência de qualquer coisa e a minha alegação de que essas não existem.

Ufa... agora voltando a linha argumentativa normal.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 08:19:49 »

Um projetista que erra de propósito e o erro sai conforme desejado atingiu a perfeição. Um erro proposital é nada mais do que mais uma das características do projeto que, nós, vamos "perceber" como falha ou falta de propósito somente.

Outro ponto é que até mesmo sua percepção/indagação sobre as ansiedades e mundanidades do divino teriam sido projetadas por ele, e não temos como verificar se é verdade.

É justamente por causa disso que o crente honesto não deve cair em ciladas argumentativas, ou entrar na seara de demonstração de evidências e demais campos de verificação de conhecimento humanos, enquanto deve apenas sustentar que "crê".

[...]

É a única hipótese do lado crente que poderia explicar a imperfeição.

Deus queria nos enganar, não queria estar presente, não queria aparecer e nos deixou várias pistas da sua não existência...

Então é perda de tempo ficar tentando encontrá-Lo já que ele não queria ser encontrado. Sigamos a vida e deixemos esse Panaca prá lá...  :palavrao:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 08:23:07 »
 :lol:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #40 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 10:54:24 »
O divino designer também não projetou e nem poderia ter projetado coisa alguma. Utilizando a argumentação de Faure, convém distinguir "construir" de "criar". Na analogia até agora utilizada parece que o divino designer atua como um projetista típico, isto é, com inteligência ele planeja a manipulação de recursos disponíveis para construir alguma coisa, da mesma forma que se constrói uma casa, por exemplo. Convém lembrar que a criação divina engloba o projeto de todas as coisas a partir do nada. Os recursos surgem magicamente para viabilizar o design ou caso contrário colocaria em risco a onipotência divina por limitações do projeto, isto é, Deus teria que projetar o design de acordo com a sua capacidade limitada de gerar e disponibilizar recursos. Como não se pode fazer nada a partir do nada, a figura do projetista divino teria que resumir à figura de um "construtor" e não de um "criador", o que também é um absurdo.

é exatamente isso que argumentei neste tópico: ../forum/topic=28862.0.html#msg829493
só que ao invés do termo "construtor" adotado por alguns misticos usei o termo "formatador", concordo que Deus esteja limitado ao ja existente.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #41 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 10:59:21 »

Nesse caso a lógica é humana e conveniente que define um Deus confinado na caixa craniana do crente.
partir da possibilidade divina a brincadeira consiste em tentar provar a sua lógica ou ilógica,mas sem necessitar apelar para as contradições biblicas de moises.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #42 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 11:09:55 »

Só mesmo por aqui pra eu me ver de vez em quando defendendo a possibilidade lógica da crença em Deus e da "perfectibilidade" desse, ou até mesmo sustentar alguns argumentos pró-PT de vez em quando.

aleluia! segue na fé! :biglol:
alguém em que o objetivo foi alcançado conforme o planejado não errou "acertou na mosca" por que fazia parte do projeto acertar na mosca "doa a quem doer".
alem do que Deus pode ser responsabilizado pelos nossas obras?
e se nós formos obras de outras criaturas divinas ? teríamos ai um complexo universo de DEUS-Deus-Deuses e deuses.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #43 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 11:15:00 »

Deus queria nos enganar, não queria estar presente, não queria aparecer e nos deixou várias pistas da sua não existência...

Então é perda de tempo ficar tentando encontrá-Lo já que ele não queria ser encontrado. Sigamos a vida e deixemos esse Panaca prá lá...  :palavrao:

Deus nos deixou um universo de evidências ,mas ta difícil te agradar hein?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 11:59:01 »

Talvez Deus tenha obnubilado a minha mente e não estou conseguindo enxergar essas evidências. Dentre um universo de evidências e nem ao menos uma vejo...  :(

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:07:41 »
Prezados,

Para aqueles que por ventura não estejam cientes do fato, um dos foristas ativos desse fórum e participante da presente discussão teve um dossiê criado em sua homenagem, em um outro fórum conhecido por alguns dentre nós.

Penso que o conteúdo extenso do citado dossiê possa vir a ser útil aos senhores (e à senhora Brienne) como ferramenta para a elaboração de futuras respostas ao referido forista, quando não pelo seu intrínseco valor didático.

Atenciosamente,
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #46 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:52:35 »

Talvez Deus tenha obnubilado a minha mente e não estou conseguindo enxergar essas evidências. Dentre um universo de evidências e nem ao menos uma vejo...  :(

voce não esta nesta sozinho, imagine se os micro seres que vivem dentro do universo homem possuem alguma consciência disso, neste caso nós  homens somos a evidência viva da falta de razão deles.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #47 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:57:03 »
Prezados,

Para aqueles que por ventura não estejam cientes do fato, um dos foristas ativos desse fórum e participante da presente discussão teve um dossiê criado em sua homenagem, em um outro fórum conhecido por alguns dentre nós.

Penso que o conteúdo extenso do citado dossiê possa vir a ser útil aos senhores (e à senhora Brienne) como ferramenta para a elaboração de futuras respostas ao referido forista, quando não pelo seu intrínseco valor didático.

Atenciosamente,
essa honra devo a um grande fã meu la, mas pelo que vejo ja começo despertar alguns admiradores também aqui.  :biglol:
Então se tiver algum contra argumento mais útil acrescentar , deixe de ser tão tímido!
sugiro que se candidate ao cargo de Conselheiro Mor. :ok:
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 13:02:36 por Criaturo »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:02:56 »

voce não esta nesta sozinho, imagine se os micro seres que vivem dentro do universo homem possuem alguma consciência disso, neste caso nós  homens somos a evidência viva da falta de razão deles.

Na verdade os animais estão melhores que os homens que ficam adorando um suposto ser que condenou todos à morte. Prefiro então ter a consciência dos vermes em relação a isso. :wink:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #49 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:37:56 »

Na verdade os animais estão melhores que os homens que ficam adorando um suposto ser que condenou todos à morte. Prefiro então ter a consciência dos vermes em relação a isso. :wink:
não estamos falando do Deus de moisés.
C Q sabe  nossa falta de consciência não pode anular o existente para os outros .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!