Autor Tópico: Crer ou não crer, eis a questão  (Lida 32075 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re:Crer ou não crer, eis a questão
« Resposta #75 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:16:20 »
Falando do Teorema do Macaco Infinito.

Tomem por exemplo o texto "be or not?" [10 caracteres], e suponham que o macaco tenha 30 caracteres ao dispor dele.

A chance do macaco acertar numa tacada só os 10 caracteres será de 30¹⁰ = 6*10¹⁴ (um seis seguido de catorze zeros). Se o macaco demorar 1s para cada caractere, demorará algo como 18 milhões de anos para acertar.

Só que evolução nunca funciona numa tacada só :). Evolução depende de hereditariedade, mutação e seleção; o teorema desconsidera hereditariedade e seleção, e isso dá uma diferença brutal nos números.

Um processo "evolutivo" seria mais ou menos assim:
1. Deixa o macaco escrever UM caractere.
2a. Se o macaco escreveu o caractere correto, copia o texto com esse caractere;
2b. Se o macaco não escreveu o caractere correto, descarta o texto novo e deixa o macaco tentar de novo.

Se supormos o processo acima, o macaco terá que digitar ao total 26*10 = 260 caracteres. O que demora uns quatro minutinhos ;)
Latebra optima insania est.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:37:57 »

Tomem por exemplo o texto "be or not?" [10 caracteres], e suponham que o macaco tenha 30 caracteres ao dispor dele.

A chance do macaco acertar numa tacada só os 10 caracteres será de 30¹⁰ = 6*10¹⁴ (um seis seguido de catorze zeros). Se o macaco demorar 1s para cada caractere, demorará algo como 18 milhões de anos para acertar.

Só que evolução nunca funciona numa tacada só :). Evolução depende de hereditariedade, mutação e seleção; o teorema desconsidera hereditariedade e seleção, e isso dá uma diferença brutal nos números.

2b. Se o macaco não escreveu o caractere correto, descarta o texto novo e deixa o macaco tentar de novo.

Se supormos o processo acima, o macaco terá que digitar ao total 26*10 = 260 caracteres. O que demora uns quatro minutinhos ;)
<a href="https://www.youtube.com/v/ElEBFyNilTg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/ElEBFyNilTg</a>
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #77 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 11:22:53 »
Este alquimista é uma reencarnação do cientista ou do Terrivel da Silva

É o Saint Germain/Terry.

hehehehe, isso mesmo, amigos...

É o Silver transmutado em Golden pelo Alquimista Saint Germain (Saintíssima Trindade).
te soltaram ? :hihi:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #78 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 12:45:47 »

Se Deus existe com certeza Ele não é bom, muito pelo contrário, já que é responsável pelas anomalias congênitas, tsunamis dentre outras tragédias. Um grande semeador de dor e sobretudo um grande assassino!

entendi só considera  bom algo que te agrada!
neste caso esqueceu de mencionar as coisas que te agradam que tambem foram feitas por Deus ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #79 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 12:52:08 »
Em fim, Deus é ou está em tudo o que existe.

Se ele é e está em tudo, então ele não significa nada.
ha...ha...ha...ha...ha...nada agora tambem ja pode ser visto como um  tudo :biglol:

eu acho que voce esta querendo insinuar que sendo, o Todo, tudo e todos então não possui personalidade própria ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #80 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 12:56:56 »
[...]
Em fim, Deus é ou está em tudo o que existe.

Consegues demonstrar, de maneira inequívoca, lógica e cientificamente, a sua afirmação supra?

E nem estou considerando que antes deverias demonstrar a existência dele...
cientificamente não ja que a ciência ainda não consegue dominar o conceito espaço /tempo o que seria finito e infinito, mas deus não pode ser o produto de outra coisa, loga todas as coisas só podem ser ele mesmo.
 não poderia haver algo fora de Deus que não fosse o próprio Deus .

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #81 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 12:58:33 »
Caro Geotecton;
no meu post, logo acima, eu dizia que "para os que estão convencidos da existência de Deus"... acho que responde à sua pergunta.
Se este Deus não pode criar a partir do nada, e admite=se sua existência então haverá de se  admitir que  tudo o que existe é interpenetrado pelo hálito deste criador.

Ou que Deus morreu no Big Bang a partir de um divino suicídio.

ou então que sofreu um aminésia e virou ateu de si mesmo  :hihi:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #82 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 13:12:26 »

A qual deles você se refere? Tem tantos... É um pouco confuso, mas pelo teor dos seus textos, parece ser o da bíblia, né?
Bom, caso seja, faz sentido. Afinal, tendo em vista o colossal banho de sangue genocida presente em todo o antigo testamento (orquestrado pelo criador), deus é/ou está em tudo o que existe mesmo... Ele era/ou estava o/em Jack estripador... Ele era/ou estava o/no holocausto... Ele é/ou está o/no câncer... enfim...
Fassentidu....

e daí? por que Deus não pode ser vitima e carrasco ao mesmo tempo e voce pode encarnar saint Germany, Terrivel da Silva e agora o alquimista "doido"?  cara! se voce pode ser a trindade Deus ja evoluiu para ser todos, tudo e o todo! :hihi:

Se estamos absolutamente convencidos da existência de um Criador haveremos de concluir que tudo o que existe tem que provir dele. Galáxias, estrelas de nêutrons ou sub-partículas atômicas. O gênio, o anjo e o verme.

Citação de: Alquimista
Já que o jovem está tão convencido da existência desse criador imaginário, e pela fala o garoto parece demonstrar tanta intimidade com o seu criador (inclusive conhecendo os seus propósitos), a pergunta que o Alquimista lhe dirige agora é:

Spencer, qual era a intenção do seu criador imaginário ao criar o universo? O que ele esperava com tudo isso?

ja foi foi dito que não se pode criar algo do nada, por isso Deus só pode transmutar o todo ja existente a saber Deus.
provavelmente a intenção dele era que após a eternidade voce conseguisse criar  juizo e parasse com essas suas macaquices  universais :biglol:
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, 13:14:55 por Criaturo »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 14:10:12 »
Que é isso?! Temos agora um cosplay em estilo do Cientista por aqui? Que coisa...

Que blasfêmia é essa? O Cientista é que era um cosplayer do Grande Alquimista. hahahahahahahahaha

Piast Grimani, você acertou na mosca!!!

Sugiro que pesquise o método que Jesse Anderson usou para comprovar o Teorema do Macaco e destarte você verá que absolutamente respeita as condições que você listou para a Teoria da Evolução, o que demonstra que o Teorema é mais válido do que parece e que as divagações mágicas do garoto Spencer são inverossímios. kkkkkkkkkkkkkk

te soltaram ? :hihi:

De fato o Grande Alquimista esteve preso naquele momento, há 13,7 bilhões de anos, inserido naquele trocinho de densidade infinita, e por sorte (a sua), Ele foi solto (para o bem do Universo) no que os mortais denominam erroneamente como o Bang Bang. hahahahahahahaha

...e voce pode encarnar saint Germany, Terrivel da Silva e agora o alquimista "doido"?  cara! se voce pode ser a trindade Deus ja evoluiu para ser todos, tudo e o todo! :hihi:

Sua (brilhante) lógica só nos leva a uma única conclusão, a de que este que vos escreve é Deus. (Obrigado por mais este elogio, Criaturo... Emocionou o Mestrão aqui)

..provavelmente a intenção dele era que após a eternidade voce conseguisse criar  juízo...

Criar juízo? Ah, sim, o Alquimista conseguiu sim criar um juizado especial para julgar e desmascarar a grande mentira da criação divina (e está dando certo!!!). Então se a intenção dele provavelmente era essa (como você disse), de fato o Gigas tem razão, foi mesmo um suicídio divino. hahahahahahaha 

e parasse com essas suas macaquices  universais :biglol:

De fato os macacos universais do Teorema do Macaco invocado pelo Grande Alquimista está deixando deus numa grande saia justa. Não admira que ele desejasse que se parasse com isso.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, 14:20:50 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #84 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 14:54:46 »
Alteridade; a chave para um debate produtivo.
Analisar com isenção as propostas, fugindo das falácias ou de idéias estereotipadas.

Dizer que o Criacionismo usa da mentira para pontificar, necessita alguma coisa que sugira tal intenção. O que se ganha alardeando o Criacionismo? O homem que se serve da mentira, conscientemente, perde o respeito por si mesmo e entra no resvaladouro de horríveis enganos.
Certo os religiosos mal-intencionados, que exploram a bolsa do povo, estes sim, sempre ganham com a ignorância e o fanatismo.

Não faço referências em textos sobre minha pessoa, gosto de minha privacidade. Mas sempre debato defendendo um Criacionismo Evolutivo. O que aliás, é mais condizente com a lógica. Tenho alguns textos na internet sobre este tema.

Só para lembrar... não aceito o Deus da religiões e menos ainda, o da Bíblia.

Pergunta interessante e que pretendo responder no próximo post: O que Deus pretendia, quando criou o Universo.
bração a todos

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 15:07:41 »

Pergunta interessante e que pretendo responder no próximo post: O que Deus pretendia, quando criou o Universo.
bração a todos

Caro, não vai funcionar se você sempre partir da falsa premissa que é a existência do criador.

Se posso lhe sugerir algo, aqui talvez não seja o melhor ambiente pra tomar esse ponto enquanto partida.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #86 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 15:15:26 »
Johnny, vc estaria coberto de razão se não fosse o fato de que, embora não nutra a pretensão de convencer a ninguém, quero mostrar a possibilidade da existência de um Criador bem diferente da conceituação comum.

Tenho um texto, "Se eu fosse Deus", que pretendo trazer ao debate, em seguida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 15:32:31 »
Johnny, vc estaria coberto de razão se não fosse o fato de que, embora não nutra a pretensão de convencer a ninguém, quero mostrar a possibilidade da existência de um Criador bem diferente da conceituação comum.

Tudo bem, mas não acredito que você vá conseguir demonstrar, aqui, a "possibilidade da existência de um criador" partindo da premissa que ele exista.

Esse é o ponto.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 19:52:12 »

Tudo bem, mas não acredito que você vá conseguir demonstrar, aqui, a "possibilidade da existência de um criador" partindo da premissa que ele exista.

Esse é o ponto.

2

Deus só existe porque crentes existem.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #89 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 18:12:59 »
Se alguém me perguntasse por quais motivos passei a acreditar num criador eu começaria por enumerar a organização e o propósito de tudo que nos cerca, mas principalmente algo pelo qual sempre nutri a mais profunda admiração. A evolução.
A vida começa nos seres mais primitivos e alcança após milênios de repetição da forma, o estágio seguinte, sempre agregando complexidade, particularmente no sistema nervoso, que viria bem mais tarde a se transformar no cérebro, a sede da mente.
Mas, o que deveria aproximar o homem de seu criador, a religião, fez surgir em mim uma total indisposição neste sentido, pois além de dogmas absurdos, as páginas de sua história são marcadas pela dor e violência.
Eu ficava imaginando que, se este criador existisse, por mais distante das concepções humanas que fosse, haveria de em algum momento assinar a sua obra com caracteres legíveis à nossa rude inteligência.
Era um erro de raciocínio pensar que ao alcançarmos estágios avançados de civilização e cultura ele se manifestaria a nós.
Na verdade a sua assinatura sempre esteve nos lugares devidos, apenas não dispúnhamos de sensibilidade ou mesmo tecnologia para a sua identificação.
Quando as imagens do satélite Hubble foram colocadas ao alcance do homem comum, imediatamente percebi que ali se encontravam suas rubricas mais espetaculares.
As formas incrivelmente análogas às do nosso cotidiano eram surpreendentes.
A nebulosa denominada Formiga, apresenta até mesmo, além das antenas uma rarefação de matéria estelar à guisa de asas.
Outra, que os cientistas, talvez ironicamente, não sei, rotularam de Pilares da Criação, e muitas outras que são verdadeiro espetáculo de beleza, sempre trazendo analogia com as coisas, animais e objetos que nos cercam, mas em escala de formidável dimensão.

Mas confesso, não foram estas primícias da arte divina que deram o retoque final em minha crença.

“Vou dividir o texto em dois posts.”

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #90 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 19:17:19 »
...
Quando as imagens do satélite Hubble foram colocadas ao alcance do homem comum, imediatamente percebi que ali se encontravam suas rubricas mais espetaculares.
A nebulosa denominada Formiga, apresenta até mesmo, além das antenas uma rarefação de matéria estelar à guisa de asas.
Outra, que os cientistas, talvez ironicamente, não sei, rotularam de Pilares da Criação, e muitas outras que são verdadeiro espetáculo de beleza, sempre trazendo analogia com as coisas, animais e objetos que nos cercam, mas em escala de formidável dimensão.
...

Uma simples pareidolia te fez ver que deus existe? olhe pras manchas em paredes sujas procurando estas conexoes e padrões  e nem vai precisar de um telescopio pra ter essa experiência.

Alias a nebulosa formiga nem achei que se parece assim tanto com uma formiga...
Ceticismo é para poucos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 19:43:23 »
A foto abaixo é do planeta Jupiter e foi enviada pelo telescópio de infravermelho Facility em 5/4/2007. É uma imagem escura e indefinida que poderia causar em pessoas desavisadas associações emocionais com o feio, o medo e mal. Não é uma imagem que inspira beleza e poesia ou que nos faça refletir sobre a harmonia do universo. No entanto é o planeta Jupiter da forma que seria visto pela ótica de uma serpente ou de um alienígena reptiliano de Zeta Reticuli.

As emoções que temos da contemplação do universo e toda a sua estética são essencialmente humanas e baseadas naquilo que conseguimos entender a partir do que é possível ver na estreita faixa do espectro eletromagnético que chamamos de luz visível e que é uma impressão muito particular  do "hardware", em bom estado, do olho humano

Existem limitações ainda maiores nos sentidos e no processamento dos inputs sensoriais que nos enganam a todo instante com versões do passado que insistimos de chamar de realidade.

Portanto, a argumentação baseada na percepção da organização e beleza no universo, principalmente quando tem origem naquilo que sentimos para concluir seja lá o que for é antes de tudo inapropriada, principalmente quando usada para justificar a existência de um Deus supremo. Se emocionar diante da beleza do universo é uma das manifestações do autoengano.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #92 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 20:22:32 »

hahahahahahahaha, você só pode estar de brincadeira, né? Até para os padrões oniscientes do Alquimista, tu o deixastes fórmificado.

Teria sido mais esperto da sua parte ter invocado aquele rostinho de Marte, ou a geometria dos fractais, ou a razão áurea, ou a espiral de Fibonacci na natureza. Mas, ao invés disso o criador usou para rubricar a sua divina obra uma........formiga??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (tá dando formigamento aqui de tanto rir.)

E como o titânico homemcinza falou, é muito mais fácil encontrar padrões mais complexos nas paredes, nas portas ou nas nuvenzinhas do que numa... formiga astral. hahahahahahaha

Sinto, caro Spencer, mas vai ser difícil você se salvar dessa depois desse argumento. Mas se quiser continuar acreditando que a sua formiga cosmica é uma prova da existência de deus, então quem na verdade existe são os deuses da Mitologia Grega por causa da enorme quantidade de constelações que receberam nomes de seres mitológicos devido a forma.

hahahahahahaha (só aqui mi divirtu assim)
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, 20:47:48 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #93 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 20:58:30 »
Calma, pessoal; daqui a pouco chego lá.
Então vcs estarão fazendo novenas e promessas para Nossa Senhora Aparecida.rs rs rs

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #94 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:02:23 »
Parte 2
Mas confesso, não foram estas primícias da arte divina que deram o retoque final em minha crença.

Às vezes é necessário que a alma humana tenha experimentado o sabor da derrota e da desilusão, da queda e da enfermidade para que esteja pronta para o chamado de Deus, que é especial para cada um de nós, e no tempo apropriado.

No ano de 2006 me encontrava tomado de profunda depressão quando recebi a visita de um amigo de faculdade que sugeriu a leitura de um livro, dizendo que eu estava pronto para compreender o que ali era ensinado.
Quando comecei a leitura foi como se um raio caísse na minha cabeça. Todas as minhas dúvidas e questionamentos eram respondidos com precisão e lógica.
Há que se destacar, aquela obra não tentava fazer seu leitor acreditar em Deus, mas apresentava a solução para os grandes enigmas da vida de tal forma que o corolário, espontâneo e natural, seria Deus. O próprio leitor passaria a exigir tal entidade, assim como a tal constante de Einstein... Ela se comprova por si mesma.

Então eu me perguntava, por que as pessoas não têm conhecimento deste livro extraordinário, e por que os religiosos, mesmo conhecendo-o não lhe aceitam as verdades, tão claras, belas e simples.
Foi então que tomei conhecimento dos verdadeiros obstáculos que impedem tal conhecimento.
Se para alguns é simples ignorância, para outros é o desinteresse ou arrogância; outros se vêem de tal forma desafiados ante as novas proposições que preferem ignorá-las.
Inobstante, a paixão, o vício e a maldade, encontram naquela nova filosofia, esperança e consolo.

Descobrem que os Santos e os Anjos já foram grandes criminosos e que a energia extraordinária do remorso e do arrependimento foi capaz de realizar a transmutação ao longo do tempo.
A terra daqueles corações hirtos que agora frutificava fora adubada com muito sangue, suor e lágrimas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:08:29 »
O nome disso é blá-blá-blá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:22:51 »
Parte 2

Às vezes é necessário que a alma humana tenha experimentado o sabor da derrota e da desilusão, da queda e da enfermidade para que esteja pronta para o chamado de Deus, que é especial para cada um de nós, e no tempo apropriado.

No ano de 2006 me encontrava tomado de profunda depressão quando recebi a visita de um amigo de faculdade que sugeriu a leitura de um livro, dizendo que eu estava pronto para compreender o que ali era ensinado.
Quando comecei a leitura foi como se um raio caísse na minha cabeça. Todas as minhas dúvidas e questionamentos eram respondidos com precisão e lógica.
Há que se destacar, aquela obra não tentava fazer seu leitor acreditar em Deus, mas apresentava a solução para os grandes enigmas da vida de tal forma que o corolário, espontâneo e natural, seria Deus. O próprio leitor passaria a exigir tal entidade, assim como a tal constante de Einstein... Ela se comprova por si mesma.

Então eu me perguntava, por que as pessoas não têm conhecimento deste livro extraordinário, e por que os religiosos, mesmo conhecendo-o não lhe aceitam as verdades, tão claras, belas e simples.
Foi então que tomei conhecimento dos verdadeiros obstáculos que impedem tal conhecimento.
Se para alguns é simples ignorância, para outros é o desinteresse ou arrogância; outros se vêem de tal forma desafiados ante as novas proposições que preferem ignorá-las.
Inobstante, a paixão, o vício e a maldade, encontram naquela nova filosofia, esperança e consolo.

Descobrem que os Santos e os Anjos já foram grandes criminosos e que a energia extraordinária do remorso e do arrependimento foi capaz de realizar a transmutação ao longo do tempo.
A terra daqueles corações hirtos que agora frutificava fora adubada com muito sangue, suor e lágrimas.

Resumindo: Você teve uma 'epifania' com a leitura daquele livro.

E?
Foto USGS

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 22:40:02 »
O nome do livro é O Segredo!  ::)
Ceticismo é para poucos!

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #98 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:44:12 »
Vai achando... Pela linha argumentativa anterior ele vai soltar um "a origem das espécies" aí. Talvez depois desse meu chute não mais, mas eu aposto que ia.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:45:46 »
hihihi... isso aqui tá ficando divertidio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!