Enquete

Você é a favor dos milionários pagarem proporcionalmente mais impostos num país com bom controle da corrupção e eficiência dos serviços?

Sim
8 (80%)
Não
2 (20%)
Não tenho opinião formada
0 (0%)

Votos Totais: 10

Autor Tópico: Milionários Patriotas  (Lida 4735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Milionários Patriotas
« Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:08:15 »
Citar
Quem são os milionários americanos que querem pagar mais impostos


Barack Obama recebeu os "Milionários Patriotas" na Casa Branca em 2012.

Para Bernie Sanders, pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, é "o problema". Um recente anúncio de campanha com esse título curto e direto cita Wall Street, o centro financeiro dos EUA, como a causa dos problemas da economia do país.

Sanders está utilizando a crescente divisão entre ricos e pobres para se posicionar como rival de Hillary Clinton na disputa pela candidatura do partido Democrata à Casa Branca.

Mas há milionários que pensam como ele e estão engajados em separar o fosso entre ricos e pobres e questionam a ideia da luta de classes.

São os "Milionários Patriotas", grupo criado em 2010 e formado por mais de 200 pessoas com renda anual superior a US$ 1 milhão ou mais de US$ 5 milhões em ativos.

Com esse histórico financeiro, o objetivo do grupo pode soar contraditório: aumentar o salário mínimo, combater a influência de grandes corporações na política e buscar um sistema tributário mais progressivo.

Ou seja, são milionários que querem pagar mais impostos.


Bernie Sanders fez da batalha contra Wall Street uma de suas principais propostas de campanha.

O presidente do grupo, Morris Pearl, disse à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, que eles "conseguiram avanços em mover a narrativa para nossa direção".

"Fizemos muito para promover a ideia de que não é uma questão de ricos contra pobres. Todo mundo está a favor de menos desigualdade. Apenas 1% do 1% do 1% está contra essas políticas."

Em 2012, o presidente dos EUA, Barack Obama, convidou o grupo à Casa Branca para respaldar sua proposta de elevar impostos para mais ricos, ideia também defendida pelo bilionário e filantropo Warren Buffet.

Desde então, Pearl, que fez fortuna com investimentos em Wall Street, se tornou presença constante na Casa Branca e no Congresso.

Suas ideias - e as do grupo - voltaram ao foco da mídia pelas propostas de Sanders e Clinton na campanha democrata.

'Círculo vicioso'

Sanders vem conseguindo bons resultados, sobretudo entre jovens, com discurso baseado na crítica à desigualdade social e ao mundo de Wall Street. O senador sempre afirma que sua campanha não conta com recursos de grandes corporações.


O bilionário Warren Buffet é um dos principais defensores da ideia de elevar impostos para mais ricos.

Os "Milionários Patriotas" também acreditam que haja "muito dinheiro na política". "Muito pouca gente investe muito dinheiro para ter mais poder político e usar esse poder político para ganhar mais dinheiro. Um círculo vicioso", diz o líder do grupo.

Pearl comemora o fato de a agenda do grupo estar na campanha, ao menos na democrata. "Ambos candidatos estão falando desse tema, talvez porque Sanders sempre toca no assunto. É bom. Estamos marcando diferença. Ambos se moveram em nossa direção e isso é alentador."

O milionário é democrata, mas ainda não sabe se irá votar em Sanders ou Clinton. Nem ele nem o grupo declarará apoio público a nenhum candidato, diz.

Parece lógico que os republicanos, avessos ao conceito de "subir impostos" e a um governo forte em certos aspectos, estejam mais distantes de sua forma de pensar.

Pearl diz acreditar que Donald Trump, pré-candidato favorito entre os republicanos, também apoie algumas de suas propostas.
E ele diz ver semelhanças entre o magnata e Sanders, apesar das posições opostas no espectro político.


A desigualdade entre ricos e pobres cresceu nos últimos anos nos EUA.

"De alguma maneira a extrema direita e a extrema esquerda estão se juntando em certo ponto e as posições populistas de Trump em alguns casos são as posições populistas de Sanders", comparou.

Defesa da igualdade

O êxito desses dois "outsiders" da política internacional talvez possa se explicar pelos fundamentos do bom desempenho econômico dos EUA.

O desemprego está baixo e a inflação, controlada. Além disso, o Federal Reserve, banco central dos EUA, elevou recentemente as taxas de juros porque a economia está "sólida".

Por outro lado, os 20 mais ricos dos EUA possuem tanto recursos como 152 milhões de pessoas da parte baixa do ranking, segundo estudos dos "milionários patriotas". E a riqueza da classe média caiu 28% de 2001 a 2013, segundo estudo do Pew Research Center.

A decepção dessa classe média impulsionou Sanders e Trump, segundo especialistas.

"Ambos buscam apelar a pessoas que dizem que o governo é um buraco sem fundo, e que buscam um 'outsider' que não seja parte do mundo financeiro nem do governo", disse Pearl.

Revelação grega


Morris Pearl decidiu deixar Wall Street após trabalhar por muitos anos em firmas de investimento.


Pearl se dedicou por mais de 30 anos a criar valores financeiros. De sua cadeira e computador, gerou riqueza movendo números, sem contato com pessoas.

"Ganhei bem por muitos anos, e me aposentei", afirmou Pearl, que optou por trabalhar no setor público.

Em 2013, ele estava em Atenas assessorando o Banco da Grécia quando teve uma experiência reveladora. Em plena crise no país europeu, ele viu manifestações de cidadãos enquanto o Parlamento discutia medidas de austeridade.

"Vendo esses protestos no centro de Atenas me perguntei: 'Estamos realmente ajudando as pessoas ou os banqueiros?'", relembra.


O líder dos "Milionários Patriotas" diz que não quer demonizar Wall Street.

"Decidi que deveria fazer algo diferente e tomei outro caminho", afirmou. Com dinheiro suficiente para o resto da vida, ele decidiu se dedicar à agenda dos "Milionários Patriotas" em Washington.

O grupo defende os benefícios econômicos associados à igualdade social. "Não é certo que as pessoas trabalhem tanto e não ganhem o suficiente para viver. Se foram obrigadas a viver com ajuda do governo por terem salários baixos, não é correto."
Pearl diz não ser contra o mercado financeiro, mas um defensor de regulações como as já existentes.

"Não quero demonizar Wall Street. Há gente que crê que os ricos querem mais desigualdade, mas essas pessoas estão erradas. Há muitos do nosso lado", afirma.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160223_milionarios_eua_tg



Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:11:20 »
Nos EUA, sim.

No Brasil, não.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:17:26 »
Nos EUA, sim.

No Brasil, não.

Por causa da corrupção?

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:29:06 »
Mas lá como aqui os milionários fazem "planejamento tributário"?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:30:05 »
Isso é medida populista. Não vai fazer nenhuma diferença aqui no Brasil. O que eu quero é menos regulamentação, menos burocracia, zero impostos na produção. Quando eu tiver isso, não dou a mínima pro imposto de ninguém.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 16:13:01 »
Nos EUA, sim.

No Brasil, não.

Por causa da corrupção?

Da corrupção, do desperdício, da alta carga tributária e do fato do Brasil sem bem mais pobre*, ou seja, manos capaz de aguentar tributos

É o 78° em renda per capita, EUA é o 6°.


Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 16:53:52 »
Nos EUA, sim.

No Brasil, não.
Por causa da corrupção?
Da corrupção, do desperdício, da alta carga tributária e do fato do Brasil ser bem mais pobre*, ou seja, menos capaz de aguentar tributos.

É o 78° em renda per capita, EUA é o 6°.

Além dos fatores citados pelo DDV, também pelo patrimonialismo, pelas legislações arcaicas e pró-estado e pelo corporativismo do funcionalismo público.
Foto USGS

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 18:05:09 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 18:54:27 »
Nos EUA, sim.

No Brasil, não.

Por causa da corrupção?

Da corrupção, do desperdício, da alta carga tributária e do fato do Brasil sem bem mais pobre*, ou seja, manos capaz de aguentar tributos

É o 78° em renda per capita, EUA é o 6°.




Então.... como a situação melhora com não-milionários pagando proporcionalmente mais impostos, ou iguais/a despeito do peso que faça relativo às necessidades básicas? :hein:


Coincidentemente teve um erro de digitação aí. "Manos capaz de aguentar tributos". "É nóis na fita. Aguentamos os tributos, na moral, aí. Playboyzinho só consegue comer seu danone com sustagem se tiver menos tributo no final. Xáconóis. Salve".

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 19:28:01 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 20:40:36 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Se os impostos para os mais pobres fossem reduzidos para poder aumentar os impostos dos mais ricos, talvez valesse a pena.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:06:06 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Se os impostos para os mais pobres fossem reduzidos para poder aumentar os impostos dos mais ricos, talvez valesse a pena.

Não entre nessa, não, Lorentz.
Mais imposto significa mais sangue fresco para esse tumor chamado corrupção. Não tem dinheiro que chegue!
É como Gaúcho já falou. Tem dinheiro demais numa das taxas de imposto mais altas do mundo. O Orçamento vai aos trilhões! Não é falta de dinheiro.

O que falta é vergonha na cara dos administradores públicos + competência + controles eficazes + seriedade + uma boa equipe técnica + vontade política de fazer certo.

Tudo o que esse governo nunca teve.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:13:27 »
E nos EUA? Gaúcho e Gabarito favor ou contra ricos pagarem proporcionalmente mais impostos?

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:20:24 »
E nos EUA? Gaúcho e Gabarito favor ou contra ricos pagarem proporcionalmente mais impostos?

Não conheço a realidade fiscal dos EUA e muito pouco do peso da carga de impostos na vida cotidiana do povo.
Mas chego a concordar que pode ser algo a ser implementado desde que esse aumento de IR dos mais abastados implique em redução de outros impostos que incidem em bens de consumo, transporte e outros, de forma a beneficiar quem depende disso e não possui tanto lastro para atravessar o mês com salários baixos.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:24:38 »
E nos EUA? Gaúcho e Gabarito favor ou contra ricos pagarem proporcionalmente mais impostos?

Não conheço a realidade fiscal dos EUA e muito pouco do peso da carga de impostos na vida cotidiana do povo.
Mas chego a concordar que pode ser algo a ser implementado desde que esse aumento de IR dos mais abastados implique em redução de outros impostos que incidem em bens de consumo, transporte e outros, de forma a beneficiar quem depende disso e não possui tanto lastro para atravessar o mês com salários baixos.

Obrigado pela resposta!  :ok:

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:30:51 »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 21:44:40 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Se os impostos para os mais pobres fossem reduzidos para poder aumentar os impostos dos mais ricos, talvez valesse a pena.

Não entre nessa, não, Lorentz.
Mais imposto significa mais sangue fresco para esse tumor chamado corrupção. Não tem dinheiro que chegue!
É como Gaúcho já falou. Tem dinheiro demais numa das taxas de imposto mais altas do mundo. O Orçamento vai aos trilhões! Não é falta de dinheiro.

O que falta é vergonha na cara dos administradores públicos + competência + controles eficazes + seriedade + uma boa equipe técnica + vontade política de fazer certo.

Tudo o que esse governo nunca teve.


Não dá para entender do que estão falando. "Impostos progressivos" não significa necessariamente "mais" impostos -- estritamente significa mudarem de tamanho de acordo com a renda ser menor ou maior, em vez de iguais, independentemente do bolso de quem paga. A arrecadação pode ser a mesmíssima, mas você paga menos que o Sílvio Santos (provavelmente), e mais do que um favelado, assim pod diante, de acordo com alguma gradação/"brackets" ou sei lá o que.

O que estão dizendo é algo como "só faz sentido haver essa proporcionalidade com a renda se os administradores públicos forem competentes, eficazes, sérios; sem isso é melhor que os mais pobres paguem desproporcionalmente mais, que sejam eles os principais penalizados, e os mais ricos, os menos". :hein:

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 22:25:09 »
Você não sabe que por aqui já existem as faixas de arrecadação? As alíquotas já não são iguais para todos, já há uma proporcionalidade.
Aumentar imposto, mesmo que para os que ganham mais é a solução fácil e errada. Inevitavelmente vai atingir quem não devia, vai ameaçar investimento e geração de emprego, vai matar quem pagaria em dia. Alguma coisa é sempre melhor do que zero.
É o tal tiro no pé, tiro pela culatra, o escorpião que mata o sapo que o salva.

Já existem as faixas.
O Impostômetro mostra as cachoeiras de dinheiro que o Tesouro arrecada e gasta irresponsavelmente.



Não falta dinheiro.
O que falta é vergonha!

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:07:38 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Se os impostos para os mais pobres fossem reduzidos para poder aumentar os impostos dos mais ricos, talvez valesse a pena.

É essa a ideia.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:12:00 »
Você não sabe que por aqui já existem as faixas de arrecadação? As alíquotas já não são iguais para todos, já há uma proporcionalidade.
Aumentar imposto, mesmo que para os que ganham mais é a solução fácil e errada. Inevitavelmente vai atingir quem não devia, vai ameaçar investimento e geração de emprego, vai matar quem pagaria em dia. Alguma coisa é sempre melhor do que zero.
É o tal tiro no pé, tiro pela culatra, o escorpião que mata o sapo que o salva.

Já existem as faixas.
O Impostômetro mostra as cachoeiras de dinheiro que o Tesouro arrecada e gasta irresponsavelmente.



Não falta dinheiro.
O que falta é vergonha!

De novo você fala em aumentar impostos, que acho que ninguém mais aqui sugeriu ou mencionou, embora o Juca e o Derfel de modo geral pareçam favoráveis, em outras ocasiões. No caso estão falando de progressividade versus regressividade, apenas, uma coisa não tem a ver com a outra imediatemente.


De qualquer forma, no Brasil os impostos são na prática, regressivos, ou seja, pesam mais quanto mais pobre se é, a despeito de qualquer pretensa tentativa de ser o contrário.



Imposto de Renda já teve 13 faixas e até 60% de alíquota



Hoje, quem ganha R$ 2.743,25 mensais paga proporcionalmente o mesmo IR de quem ganha R$ 270 mil


Levantamento apresentado hoje (15/5) pelo IPEA sobre a injustiça tributária no Brasil, a pedido do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), aponta que o Imposto de Rende é o único imposto progressivo no país e, ainda assim, tímido.

"Há apenas duas faixas. Na primeira, a alíquota é muito alta (15%); na segunda, muito baixa (27,5%)", declarou o presidente do IPEA, Marcio Pochmann.

Pochmann defendeu a ampliação das faixas de imposto com alíquotas menores para as iniciais, ou seja, para quem ganha menos, e alíquotas maiores para as finais, os mais ricos.   

Na história recente do país, isso nem é novidade. Entre 1983 e 1985, o Imposto de Renda tinha 13 faixas com alíquotas de até 60%. Na ditadura militar, houve 12 faixas, com arrecadação de até 55% sobre as maiores rendas.

Em 1989, a estratificação das rendas para incidência de imposto foi reduzida a apenas duas faixas e permanece até hoje. Assim, quem ganha R$ 2.743,25 mensais paga proporcionalmente a mesma coisa de quem ganha R$ 27 mil ou R$ 270 mil mensais.

Veja as tabelas dos últimos 30 anos de IR (...)


http://www.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=385
 


Citar
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/15/politica/1442331382_798845.html

Nova CPMF reforça sistema tributário que penaliza os mais pobres

Especialistas defendem aumento de imposto de renda para ricos e menos taxas indiretas

Mais tributos e mais cortes: a conta da austeridade que o brasileiro vai pagar

Imaginemos que dois pais de família brasileiros com salários bem distintos resolvam comprar hoje, um dia após o Governo anunciar um pacote de novos impostos, uma bola oficial da CBF para seus respectivos filhos. Ela custa 400 reais, sendo que quase metade desse valor (185,96 reais) vem de impostos embutidos no produto. Se o primeiro pai for da classe A, com um salário mensal de 30.000 mensais, o peso do imposto seria de apenas 0,62% do salário mensal. Se o segundo pai for da emergente classe C, com um salário de 1.200 reais, ele significa 15,5% do seu ganho mensal. O caso hipotético, citado pelo presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike, serve para exemplificar o funcionamento do atual sistema tributário brasileiro: como não se aplica de acordo com a faixa de renda de cada um, acaba penalizando mais a classe com menor poder aquisitivo. Em outras palavras, ele tributa igual os desiguais.

[...]




Citar
http://pensata.ig.com.br//2015/02/24/por-que-os-ricos-pagam-menos-impostos-do-que-os-pobres/

[...]

Se quiser ser levada a sério nessa estratégia de frentes múltiplas, a presidenta deveria ouvir o que economistas e especialistas tributários têm alertado – a histórica, perversa e complicada injustiça do sistema de impostos do País.

É um sistema feito para poucos entenderem. Difícil na forma, mas simples no resultado: na prática, os ricos pagam proporcionalmente menos que os pobres.  A saber:

1. No Brasil, os impostos diretos, como o IPI e o ICMS, representam quase metade do total da carta tributária. Como se sabe, esses impostos incidem sobre os gastos da população na aquisição de bens e serviços, independentemente do nível de renda de quem os adquire. Pobres, ricos ou classe média pagam rigorosamente a mesma alíquota para pagar o fogão e a geladeira. Mas o Leão devora a fração maior das rendas menores. Democraticamente.

2. Enquanto isso, os chamados encargos sociais representam cerca de 25% da carga total. O ônus aí se distribui entre empregados e empregadores.

3. Já o Imposto de Renda contribui com modestos 20% – ou um pouco menos – para a formação da carga tributária total. E de maneira inversamente democrática. Há estimativas que sugerem o seguinte: enquanto os que ganham até dois salários mínimos recolhem ao Tesouro quase 54% da renda, aqueles que recebem acima de 30 salários mínimos contribuem com menos de 29%.

Os números acima não são novos. Fazem parte de um estudo da professora Lena Lavinas, da USP, chamado A long way from Tax Justice: The Brazilian case. Como o próprio título informa, trata-se de uma análise sobre o caso brasileiro de justiça tributária. Ou injustiça.

Hipertributação da renda, subtributação do patrimônio

Enquanto isso os impostos sobre o patrimônio são desprezíveis, empenhados em beneficiar a riqueza imobiliária e financeira dos mais ricos. (Neste caso, não raro se justifica a ausência de taxação para não “inibir” os investimentos.). [...]

Endividamento público e juros altos

Sem espaço para taxar endinheirados e seu patrimônio, governos passaram a compensar com uma alternativa: o endividamento público. Emprestam e pagam juros por aquilo que deveriam arrecadar. E aí vêm os juros altos – mais conta paga também pelo consumidor.

Coisa que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo provoca, com ironia: “É pelo menos curioso que os idealizadores do ‘impostômetro’ não tenham pensado na criação do ‘jurômetro’. Afinal, diz ele, o Brasil atirou no colo dos detentores de riqueza financeira, nos últimos 18 anos, um PIB anual, mais um quarto.

E nem Fernando Henrique, nem Lula, muito menos Dilma Rousseff ousaram mexer nesse vespeiro.



Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:42:25 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Que viajem...

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 00:24:55 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Que viajem...

Então você é contra o aumento de impostos?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 07:33:26 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Que viajem...

Então você é contra o aumento de impostos?

Para os multimilionários e bilionarios não.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 08:40:47 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Que viajem...

Então você é contra o aumento de impostos?

Para os multimilionários e bilionarios não.

Qual é a sua definição para 'milionário'?
Foto USGS

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Milionários Patriotas
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 08:44:42 »
Porque ser contra impostos progressivos? Realmente dificil de entender se vice nao fizer parte da classe A.

Nós já pagamos impostos demais! Nós temos a maior carga tributária do mundo! Só o fato de você estar sugerindo aumentar ainda mais qualquer imposto, qualquer que seja ele, de quem quer seja, já está errado. Isso é populismo, é o velho nós contra eles do PT. Não vai resolver absolutamente nada dos problemas do país. Resolução essa que passa, ironicamente, pela diminuição da nossa carga tributária, e não o contrário.

Que viajem...

Então você é contra o aumento de impostos?

Para os multimilionários e bilionarios não.

Esses geralmente encontram meios de driblar os impostos. E quando se fecha demais o cerco, eles mudam de país. Então este aumento de impostos deve ser feito com parcimônia.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!