Eles estão defendendo que os ricos paguem "quase tudo que têm" em impostos?
Quase tudo da renda.
Juntando com os impostos sobre heranças e grandes fortunas, aí sim seria "quase tudo que têm".
É de uma estupidez ímpar.
Onde é que está a fonte disso? Acho extremamente duvidoso. Os mais ricos americanos estão entre os mais ricos do mundo, mesmo que fosse proposto dar "quase tudo que têm" é ainda capaz que fossem ser mais ricos do que a maior parte da humanidade, mas provavelmente nem é nada tão dramático que é sugerido, a não ser talvez por algum equivalente a um PSTU/PCO americano.
Altos impostos sobre ricos passa a mensagem de que é "errado" ser rico, e que os ricos não contribuem com nada se não houver impostos altos neles.
Isso que não compreendo.
Bem, até poderia concordar com a "mensagem", se fosse falado de "multas", não "impostos".
Mas também acho não é exatamenteo o caso das pessoas contribuirem proporcionalmente mais conforme ganhem mais. Será que os CEOs americanos são os que mais contribuem com a sociedade em todo o mundo?
http://www.vox.com/2014/9/24/6837959/ceo-pay-ratio-us-vs-global
Provavelmente tem algo como uma curva em algum lugar, algo análogo àquilo da pirâmide de necessidades, ou talvez mais diretamente relacionado às curvas de Engel. Curva essa que também deve existir quanto a alguns argumentos de desincentivo ao enriquecimento ou educação.
Acho difícil duvidar que a indústria/empreendimento sofre mais conforme mais penalizado for em impostos o investimento dos mais pobres nas necessidades básicas (e gradualmente menos básicas), que é de onde virá a maior parte do consumo.
Altos impostos sobre ricos passa a mensagem de que é "errado" ser rico, e que os ricos não contribuem com nada se não houver impostos altos neles.
Isso que não compreendo.
Você não compreende porque tenta analisar a situação lógica e macroeconomicamente.
A "análise" dos esquerdistas é sempre com viés ideológico estatal e anti-capitalista.
O Brasil tem então um regime de impostos mais capitalista e direitista que os EUA?
Quais são as 'contribuições sociais' no EUA?
Acho que direitos trabalhistas e etc.
http://direito.folha.uol.com.br/blog/imposto-sobre-consumo-x-imposto-sobre-renda