Sim... achava que fosse algo consensual aqui.
Diga-se de passagem, empresas privadas vão ao menos intencionar fazer algo parecido (se o estado não julgar ilegal), discriminação de preços (oferecendo a mesma coisa a diferentes preços), por que lhes é lucrativo assim, e benéfico a todos os clientes.
Combater a desigualdade para "reduzir a criminalidade" seria como parar de fazer atividades físicas para reduzir o suor e mau odor corporal.
E contratar segurança privada e ir morar em condomínios fechados é então como usar desodorante?
Sim.
Melhorar a segurança pública e a justiça seria como tomar banho diariamente.
Acho que ainda é um pouco distante demais a analogia de atividade criminosa de pessoas e suor/odores/higiene.
A idéia parece ter sido algo como de que a "lógica esquerdista" seria de que "é melhor que o estado impeça as pessoas de enriquecerem para que ninguém tenha o que roubar de qualquer outro", enriquecimento = "atividade física". Bem, os comunistas devem pensar mais ou menos nessa linha mesmo.
Mas ao mesmo tempo acho que deve haver uma considerável quantidade de exemplos de políticas que amenizam a pobreza, tendo algum efeito preventivo sobre criminalidade, sem no entanto ser um obstáculo significativo para o enriquecimento das pessoas em geral. Mesmo os EUA têm suas políticas sociais nessas linhas, e apesar de haver quem acuse tudo de socialismo/comunismo/nazismo, ainda deve ser um dos lugares onde menos impedimento há para o enriquecimento, e até para o super-enriquecimento.