Autor Tópico: A parte onde Deus mais toca os céticos  (Lida 25503 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:A parte onde Deus mais toca os céticos
« Resposta #25 Online: 17 de Março de 2016, 15:55:18 »
Putz!!! Que bagunceira psicodélica!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Exatamente! Fostes direto ao ponto. Deus existe, mas como ideia. Pura simbologia... do bem ou do mal, dependendo da crença. Conclusão: deus é tão real quanto o papai noel e o bicho-papão. 

Errado! Deus é tão real quanto todos os sentimentos subjetivos eles existem e formam a personalidades dos seres

Errado??? O Alquimista nunca erra... JAMAIS!!!
continua errado!

Exato! Continua errado em achar que o Alquimista tá errado.

Citação de: Criaturo
Citação de: Alquimista
Esse seu deus é só uma simbologia, uma ideia humana criada para lidar com o vazio existencial.
errado de novo não podemos criar coisas inexistentes  são produtos da consciência objetiva ou  subjetiva.
sem essa do tradicional e batido "Deus é produto da carência crente" bah!

De fato, você acabou de nos demonstrar que deus foi criado à imagem e semelhança do homem. Bom trabalho! Já nem precisa mais do Mestre. kkkkkkkkkkkkkkkk

Aliás, deus está morto!!! Só que esqueceram de enterrar.
tanto, quanto eu !

Disso todos os foristas já sabem, meu véio!!! kkkkkkkkkkkkkk

A religião não está morta, mas a religiosidade sim. Hoje deus é uma ideia supérflua, ínfima, que ninguém liga mais, a não ser quando se quer vestir a máscara da hipocrisia social. Pois ninguém mais toma decisões baseadas em deus.
fale apenas pela minoria  cética .

O Alquimista só fala pelos fatos.

As contas, as prestações, o talão de cheques, as redes sociais, tudo isso substituiu deus. As pessoas hoje montam suas TVs semelhantemente aos altares da antiguidade. Ninguém mais pede pra deus se vale a pena fazer àquela viagem. O bolso é que manda e os produtos de consumo ganharam vida e escravizaram a vida do ser humano, que agora é o produto. Na Idade Média a arte era sacra e todas as ações eram voltadas para deus. Imerso hoje nessa inversão de valores, o religioso acha que religiosidade é ir ao culto, missa, ou seja lá o que for uma vez por semana e que isso basta para a auto iludir que é uma pessoa mais santa (isso se ideia por trás não for a de prosperar $$$), quando na verdade ela vive a escória humana o restante do tempo, ah... o precioso tempo, esperdiçado como um tributo às coisas miseráveis. Por isso deus NÃO é tão real quanto todos os sentimentos subjetivos.

"Ninguém poderá amar a dois Deus, o da riqueza e o verdadeiro, pois logo se aborrecerá de um e passará a servir somente ao outro"

Ihhhh, descobriu-se o motivo dos humanos estarem hoje tão confusos e estressados!!! Novamente, bom trabalho, meu jovem!!! Aprendestes mesmo com o Mestre! hahahahahahaha

Engana-se de novo,  muitos são os que ainda possuem fé!

Fé cega e sem sentido, sim!!! Me mostre um religioso que realmente vive a sua religiosidade na sociedade que você está inserido!

E desde de quando o deísmo matou Deus ?
Se Deus não faz parte realidade do sentimentos subjetivos, então de onde vem este conceito ?

Da imaginação dos homens.

A ideia de deus nada mais é do que fruto da ilusão de causalidade.

a ideia do ateísmo seria a a ilusão da casualidade ?
Não né ? a casualidade é o deus burro dos ateus, no entanto o tópico afirma que Deus não pode prever qual será o seu próximo pensamento desmistificando a lógica da onisciência divina e corroborando com a crença cética de um Deus casual, aleatório porem inteligente.
e por que Deus não pode ser causa e efeito ao mesmo tempo ?

Se o seu deus, ínfimo e supérfluo, é isso ou aquilo, pouco importa... É ínfimo... Mas o Mestre falou outra coisa que não entendestes. Leia de novo lá!
criar espantalhos divinos não aumenta sua razão cética.
 afirma que não ha causa inteligente e voce é o que um casual fruto da burrice universal ?
Céticos dizem: "somo uma criação do deus acaso é por acaso existimos é  por acaso que deixaremos de existir"  :bua: :bua: :bua: :consolo:

Tudo que existe é fruto de erros e acertos. Não há uma causa inteligente.

E teus desdobramentos são pura viagem.
ainda não consegui chegar neste nivel , quem mandou voce expulsar aquele forista que estava tentando ensinar essa pratica! o super mariom :hihi:

Ainda não conseguiu??? hahahaha  E nem conseguirá!!! Quem manda dar bola às lorotas místicas???

Só os sentidos físicos não ajudam a concluir nada. É filosofia ultrapassada. Atributos como tempo, espaço e causa/efeito fazem parte da mente. Os pensamentos, a inteligência, o conhecimento, tudo isso está subordinado à esses atributos inatos. Tente pensar em algo separado do espaço, do tempo, fora da noção de causa e efeito. É impossível!

exato! até aqui esta indo muito bem é impossível criarmos realidades alem do limites dos sentidos fisicos, logo Deus só pode ser um produto percebido pelos sentidos da consciência subjetiva.

Deus é produto subordinado à ilusão da causalidade.

Até a ideia deus é escrava disso. Principalmente! Então esqueça essa ingenuidade que você vive repetindo de formulação de conceitos baseados nos sentidos .   

aqui desandou, pelo contrario afirmo  que Deus só pode ser percebido pela consciência subjetiva, assim como amor, ódio,alegria, tristeza e a vontade.

Óbvio, pois ele foi inventado pelo homem assim como o poeta inventou o amor. Só te afundas cada vez mais nesse lamacento brejo de conceitos confusos. 

O cérebro humano age como um simulador de realidade. Daí a necessidade da questão das origens.

disseste bem! simulador sim, criador de realidades não!

hahahahahaha... é muita diversão para um tópico só. Veja se aprende, o cérebro se adapta às ''realidades''. Leia direito o que o Mestre escreveu. Não distorça miopiamente. A propósito, se você tivesse sido criado dentro de um aquário curvo, como um peixinho dourado, teu cérebro te faria acreditar que a realidade externa é toda curvada, mesmo que essa realidade seja... inexistente, o que nos leva a refutar a sua próxima viagem... 
Eu acho que voce ainda não conseguiu perceber que existem dois tipo de realidade a fisica dos sentido limitados onde  encaixa o seu peixe e a realidade subjetiva onde se encaixa o meu deus.
Funciona assim: toda a realidade da consciência física é fruto da percepção dos sentidos, registros de coisas reais guardados na memória.
Assim é impossível criarmos realidades inexistentes dentro da nossa consciência fisica , ou seja é impossível conseguirmos registrar  na  nossa memória algo que seja inexistente dentro do mundo físico, oras se os sentimentos não são em essência matéria só podem ser realidades subjetivas

interessante que a realidade fisica pode despertar sentimentos , consciência ou uma realidade subjetiva ja existente em todo ser vivo, assim é que amor, dor , raiva, tristeza só existem ao nivel da nossa consciência subjetiva não existe consciência destes sentimentos Deus no mundo puramente  fisico , de forma que quando alguem perde os sentidos mantem todo o processo fisico funcionado e dizendo que a dor continua sendo real,mas mesmo assim a dor deixa de existir para consciência subjetiva.
se sentimentos são imateriais esta provado que existe inteligencia fora da materia
 :lazy: :corneta: :yahoo: :clapping:

Putz!!! Mas afinal, do que você está falando??? É viajada demais para um criatura só. Mas dá pra dar boas gargalhadas... kkkkkkkkkkkkkkkkk

:lazy:

Desperte desse sonambulismo aí!!! Faz mal!!! hahahahahaha

O que o humano (no caso, o Criaturo) faz? Intrigado, vai investigar de onde a bolinha veio e não sossega enquanto não conseguir descobrir. Se não tiver êxito ou nenhuma explicação para a causa, recorre ao sobrenatural para dar sentido ao surgimento da bolinha (foi deus, foi um espírito...)

descobrir, esta destinado aos Genius

Descobrir de onde veio uma bolinha??? hahahahahahaha    Não se deprecie assim. Tente aprender mais com o (Genius) Mestre.

eis ai os limites céticos da consciência objetiva material não transcendem a consciência subjetiva capaz de perceber a essência imaterial.

É que o Alquimista não é adepto de seitas que curtem tomar aquele chazinho alucinógeno. kkkkkkkkkkkkk

Sacou? Para a mente humana, a bolinha não pode ter surgido do nada.

graças a Deus podemos raciocinar que o nada é inexistente! ;P

Noooooooo, poor boy!!! Raciocinar pode sim... e deve!!! Formular opiniões escravizadas pelo atributo inato de causa/efeito é que não é baum. 

se realidade não veio do nilismo então é porque existe desde sempre em formas mutáveis, asim deduzimos que não ha causa apenas existencia eterna

Deduzimos não! Você, ''asim'', deduziu sozinho. hahahahahaha

o Deus das lacunas habita sua consciência subjetiva esta é a emoção que forma o seu ser, ela é quem decide.

Vai querer provar agora que a tal da consciência subjetiva existe??? Melhor fazer companhia para o DiSpencer. hahahahahahahaha

e voce vai querer provar que matéria gera imatéria ?

Já está provado!!! Os humanos inventaram deus assim como os poetas inventaram o amor.

Putz!!! O Criaturo deu pra criar os seus próprios conceitos agora??? Sim, ele está criando realidades inexistentes dentro da sua consciência física. hahahahahaahahahaha   

Putz! é a maior ironia ver céticos falando sobre "criação" e um crente dizendo o tempo todo que não existe criações.
é impossível criar coisas que não sejam apenas memórias da realidade física ou  percepção da consciência subjetiva Deus.

É por isso que o Mestre, de novo, o felicita: deus é uma ideia criada à imagem e semelhança do homem. 
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #26 Online: 17 de Março de 2016, 16:32:39 »
Teístas e ateístas com frequência usam o conceito de ceticismo de forma errônea, o cético não é ateu, já que o ateísmo é a negação da existência de deus ou deuses. Isso é dar assentimento a uma proposição (deus ou deuses não existem), enquanto o ceticismo é a suspensão do juízo (não nega, nem aceita), e isso implica no não assentimento a uma proposição (deus ou deuses não existem), ou a sua contraditória (deus ou deuses existem).

Abraços!
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 16:35:01 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Março de 2016, 17:41:07 »
em que momento voce descobriu que Deus não existe ?

No meu caso, se bem me lembro, foi algo repentino quando tinha 13 anos... Javé era apenas uma ideia humana igual à de todos os demais deuses... Continuei a gostar dos deuses, de todos, das suas estórias, da sua natureza e atributos,... e ainda gosto, mas sem acreditar em nenhum (que o Endovélico dos Lusitanos não me castigue)...

Então afirmei-me ateu convicto e discutia a questão frequentemente com colegas... depois, pelos 17-18 anos, tive a cadeira de Filosofia e percebi que havia outras formas de encarar o problema... descobri o panteísmo na versão que identifica Deus com a Natureza... o ateísmo deixou de fazer sentido para mim... é irrelevante negar expressamente Deus... basta descrer do sobrenatural, seja ele qual for...
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 17:44:11 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Março de 2016, 23:31:25 »
Criaturo, você conhece o estranho caso de Kaspar Hauser??? Bom, o Mestre vai presumir que você conhece...
No tocante a esse assunto, saiba como K. Hauser entendia a ideia de deus:

''A linguagem tem, portanto, papel fundamental na estruturação do pensamento e dos nossos processos cognitivos, além de ser a responsável por transcendermos a concretude da realidade. Segundo Wallon (apud Galvão, 2005), é a cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento os instrumentos para a sua evolução. Dessa forma, K. Hauser pensava muito concretamente, baseando-se num raciocínio lógico enfatizado no momento presente, não era capaz de abstrair e nem de acreditar no que não continha entendimento objetivo, como por exemplo, a existência de Deus – algo que não parte de uma compreensão concreta.
Quando os clérigos conversam com K. Hauser sobre Deus e o perguntaram se no cativeiro ele pensava em algo que elevasse seu espírito, ele respondeu que não pensava em nada enquanto era cativo e que antes de entender os mistérios da fé ele precisava aprender a ler e escrever para melhor compreender as coisas. No tempo em que estava isolado do ‘mundo’, Kaspar não conhecia a linguagem, portanto, não era capaz de pensar. (BINATTI, 2005)
Podemos entender, então, que linguagem e pensamento são processos psicológicos interligados e atrelados, que não se dissociam, uma vez que a linguagem além de estruturar o pensamento, reflete-o. Atkinson (2000, p. 341) complementa, ainda: “o pensamento pode ser concebido como uma linguagem da mente”.''

Fonte: http://ogazzeta.blogspot.com.br/2013/12/analise-do-filme-o-enigma-de-kaspar.html

''A própria existência de Deus é levada por dois teólogos a Kaspar Hauser, com o objetivo de doutriná-lo. “Já tinha alguma idéia de Deus?”, pergunta um dos teólogos. Ele apenas responde: “No cativeiro eu não pensava em nada, e não consigo imaginar que Deus do nada criou tudo, como vocês me disseram”. Um dos teólogos retruca imediatamente: “Deve admitir o mistério da fé sem procurar entender”. Mas, sabiamente, responde Kaspar Hauser: “Primeiro, preciso aprender a ler e a escrever melhor para compreender o resto”...''

Fonte: http://filosofiacomarte.blogspot.com.br/2009/03/o-enigma-de-kaspar-hauser.html

hahahahahahahahaha... E agora, hein??? Se ferrou com as suas bobagens.  :chorao:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #29 Online: 18 de Março de 2016, 07:31:53 »

Esse seu deus é só uma simbologia, uma ideia humana criada para lidar com o vazio existencial.
errado de novo não podemos criar coisas inexistentes  são produtos da consciência objetiva ou  subjetiva.

De fato, você acabou de nos demonstrar que deus foi criado à imagem e semelhança do homem. Bom trabalho! Já nem precisa mais do Mestre. kkkkkkkkkkkkkkkk

qual é a parte que voce não esta entendendo , o argumento é que não podermos criar coisas inexistentes?
tentarei ser o mais didático possível:
do ponto de vista cético a consciência objetiva é formada a partir dos sentidos fisicos a saber através deles são inseridas imagens, sons e formas que ficam gravadas na memória.
Não obstante existe tambem a consciência subjetiva ou seja são os sentimentos    improváveis fisicamente, no entanto não é possível criar novos sentimentos nem coisas fisicas que fogem ao que ja existe.
É impossível pensar ou imaginar alguma coisa que nunca tenha visto ou sentido antes!
 assim logicamente o conceito  Deus só pode fazer parte do existente.

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #30 Online: 18 de Março de 2016, 08:32:00 »

Engana-se de novo,  muitos são os que ainda possuem fé!
Fé cega e sem sentido, sim!!! Me mostre um religioso que realmente vive a sua religiosidade na sociedade que você está inserido!

ah é ? então mostre qual  é o sentido da sua fé cética ?

o Chico Xavier é um bom exemplo

E desde de quando o deísmo matou Deus ?
Se Deus não faz parte da realidade do sentimentos subjetivos, então de onde vem este conceito ?
Da imaginação dos homens.

ja te expliquei que na imaginação (consciência subjetiva) só tem como ser inserida coisas reais, e la vamos nós de novo a viajar pela incógnita do ser "eu":
Não podemos criar imagens irreais e sim conceitos , deduções , entendimentos irreais ou equivocados, pois ceticamente falando todos os dados inseridos na consciência humana só podem ter vindo do existente mundo real.
a nossa consciência fisica é formada pela associação lógica que damos a organização dos dados inseridos na nossa memória, por comparação é como se a realidade externa fosse peças de um grande quebra cabeça onde intuitivamente   necessitamos raciocinar, imaginar, colocar ordem ou sentido que nos agrada ao ser.
Mas de onde vem essa intuição desejo de querer colocarmos ordem ? Da observação que ja ha uma ordem no universo, o próprio ser humano  é um sistema complexo e organizado
Da mesma forma que é fácil constatar que  as peças desse quebra cabeças não são simples,pelo contrario  são sistemas complexos , porem manipuláveis, associáveis pela vontade sentimento destinado ao controle da matéria.
Quanto maior a complexidade do sistema maior sera o raciocínio necessário para poder organiza-lo.
Digamos que um ser humano desprovido de todos os sentidos e estímulos físicos desconectado com a realidade externa, esteja impedido de imaginar ou pensar algo que ainda não foi inserido na sua memória, fica difícil sabermos se este ser possui consciência de que esta vivo, segundo segundo descartes sim "penso logo existo", ja eu digo  "sinto logo existo" , isso porque os sentimentos subjetivos não são em essência materiais.

« Última modificação: 18 de Março de 2016, 08:34:58 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #31 Online: 18 de Março de 2016, 09:06:46 »

A ideia de deus nada mais é do que fruto da ilusão de causalidade.

Tudo que existe é fruto de erros e acertos. Não há uma causa inteligente.
"disseram lhes o s discípulos :Mestre quem errou ele os pais deles para que nascesse assim?"
Voce não é uma causa inteligente ? :twisted:

Alquimistico, erro e acerto é inerente a inteligencia, denota vontade , sentido intencional

Ainda não conseguiu??? hahahaha  E nem conseguirá!!! Quem manda dar bola às lorotas místicas???

Diz a doutrina espirita que enquanto dorme o corpo, nossos espíritos adentram o mundo espiritual 
assim antes de dormir pensei se isto for verdade gostaria de me lembrar quando voltasse. Assim fui para o mundo dos sonhos, me encontrava em uma espécie de teatro onde um homem parecia ensinar algo, fui recebido por outro homem que me mostrou 03 moças que vieram em minha direção com a alegria dos que reviam um velho amigo,  ao fazerem menção de me cumprimentarem com um beijo, reparei que possuíam em suas faces terríveis cicatrizes, percebendo minha repulsa elas ficaram triste , disfarcei o pré-conceito da repulsa e da mesma forma retribui  o gesto de amizade, mesmo sem as reconhecer. Foi quando comecei a observar o ambiente ao qual me encontrava, haviam muitas pessoas sentadas em uma espécie de teatro, porem todas com vestes do tipo hospitalar, então pensei  “ja sei ! todos aqui estão mortos!” vou confirmar  isso perguntando a alguém, me dirigi até a primeira fila , parei em frente de uma senhorinha de cabelos brancos, mas antes de precisar falar algo, ela me disse: “ah! Ja sei, você esta vivo, né ?  Bem que fomos avisados que hoje um vivo estaria nos visitando! “, acordei como coração batendo forte!

Até a ideia deus é escrava disso. Principalmente! Então esqueça essa ingenuidade que você vive repetindo de formulação de conceitos baseados nos sentidos .   

aqui desandou, pelo contrario afirmo  que Deus só pode ser percebido pela consciência subjetiva, assim como amor, ódio,alegria, tristeza e a vontade.

Óbvio, pois ele foi inventado pelo homem assim como o poeta inventou o amor. Só te afundas cada vez mais nesse lamacento brejo de conceitos confusos. 

ah vá ! dizer que  seu ser é desprovido do sentimento de amor !  :diabo:

eis ai os limites céticos da consciência objetiva material não transcendem a consciência subjetiva capaz de perceber a essência imaterial.
É que o Alquimista não é adepto de seitas que curtem tomar aquele chazinho alucinógeno. kkkkkkkkkkkkk
essa visão define bem a razão  dos ex crentes antes se achavam sóbrios  e agora continuam afirmando que estão mais sóbrios, porem a ilusão continua sendo a mesma . só mudou o tipo de fé!
ha....ha...ha..ha..ha..ha 

Vai querer provar agora que a tal da consciência subjetiva existe??? Melhor fazer companhia para o DiSpencer. hahahahahahahaha
nunca ouviu falar em sistema nervoso autônomo e o subconsciente ?

Já está provado!!! Os humanos inventaram deus assim como os poetas inventaram o amor.

como é possível a matéria criar sentimentos imateriais ?

É por isso que o Mestre, de novo, o felicita: deus é uma ideia criada à imagem e semelhança do homem.

Sds Alquimisticas

mestre sala, não estamos discutindo o deus biblico

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Março de 2016, 09:07:51 »

O conceito de Deus ou os conceitos de Deus?... ou mesmo os conceitos dos mais diversos deuses registados na história humana!... Todos fazendo parte do existente e por isso os homens os conceberam...
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 09:23:27 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Março de 2016, 09:09:20 »

qual é a parte que voce não esta entendendo , o argumento é que não podermos criar coisas inexistentes?
do ponto de vista cético a consciência objetiva é formada a partir dos sentidos fisicos a saber através deles são inseridas imagens, sons e formas que ficam gravadas na memória.
Não obstante existe tambem a consciência subjetiva ou seja são os sentimentos    improváveis fisicamente, no entanto não é possível criar novos sentimentos nem coisas fisicas que fogem ao que ja existe.
É impossível pensar ou imaginar alguma coisa que nunca tenha visto ou sentido antes!

Todos os deuses existem então. E todos super-heróis. Tem até FILMES agora, FILMADOS, logo tem que ser de verdade. Não dá para filmar algo que não existe.

E agora ateistas e assupereroistas?

A assim-chamada "imaginação", algumas vezes desdenhada como "pura fantasia" é na verdade um método de descobrir a verdade, ainda que seja sobre o futuro ou universos paralelos. Mas nada inexistente é imaginável, logo imaginar prova a realidade do imaginado.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #34 Online: 18 de Março de 2016, 09:11:46 »
Teístas e ateístas com frequência usam o conceito de ceticismo de forma errônea, o cético não é ateu, já que o ateísmo é a negação da existência de deus ou deuses. Isso é dar assentimento a uma proposição (deus ou deuses não existem), enquanto o ceticismo é a suspensão do juízo (não nega, nem aceita), e isso implica no não assentimento a uma proposição (deus ou deuses não existem), ou a sua contraditória (deus ou deuses existem).

Abraços!

os agnósticos são mais racionais que ateus radicais :ok:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #35 Online: 18 de Março de 2016, 09:22:32 »
em que momento voce descobriu que Deus não existe ?

No meu caso, se bem me lembro, foi algo repentino quando tinha 13 anos... Javé era apenas uma ideia humana igual à de todos os demais deuses... Continuei a gostar dos deuses, de todos, das suas estórias, da sua natureza e atributos,... e ainda gosto, mas sem acreditar em nenhum (que o Endovélico dos Lusitanos não me castigue)...

Então afirmei-me ateu convicto e discutia a questão frequentemente com colegas... depois, pelos 17-18 anos, tive a cadeira de Filosofia e percebi que havia outras formas de encarar o problema... descobri o panteísmo na versão que identifica Deus com a Natureza... o ateísmo deixou de fazer sentido para mim... é irrelevante negar expressamente Deus... basta descrer do sobrenatural, seja ele qual for...
antes que fique bravo comigo , devo dizer que mais ou menos  compartilho da sua fé panteísta  :ok:

no entanto esta se contradizendo em ilusões,  apenas substituiu o deus javé pelo deus pateismo.

vejo no panteísmo a evolução do deus da trindade cristã "Deus é tudo , o Todo e todos"

E o sobrenatural apenas representa o limite do conhecimento humano.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Março de 2016, 09:33:09 »
antes que fique bravo comigo , devo dizer que mais ou menos  compartilho da sua fé panteísta  :ok:

A existência da Natureza não resulta de fé, pois é evidência imediata... Não há "fé panteísta"... Reservo a "fé" para a crença em algo distinto do universo ou multiverso (no caso provável do nosso não ser o único) e dos fatores físicos que os geram, mantêm, e aniquilam...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #37 Online: 18 de Março de 2016, 10:47:38 »
Criaturo, você conhece o estranho caso de Kaspar Hauser??? Bom, o Mestre vai presumir que você conhece...
No tocante a esse assunto, saiba como K. Hauser entendia a ideia de deus:

''A linguagem tem, portanto, papel fundamental na estruturação do pensamento e dos nossos processos cognitivos, além de ser a responsável por transcendermos a concretude da realidade. Segundo Wallon (apud Galvão, 2005)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

de fato  consciência fisica vem da inserção de dados dos sentidos fisicos na nossa memória, portanto ela por si só não consegue ir alem da realidade física externa.
Então este conceito de ação virtual "verbo" tambem é fruto da observação de ações externas guardadas na memória física.

, é a cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento os instrumentos para a sua evolução. Dessa forma, K. Hauser pensava muito concretamente, baseando-se num raciocínio lógico enfatizado no momento presente, não era capaz de abstrair e nem de acreditar no que não continha entendimento objetivo, como por exemplo, a existência de Deus – algo que não parte de uma compreensão concreta.

não se pode conhecer Deus pelos sentidos fisicos, mas podemos senti-lo a través da consciência subjetiva desenvolvida.
Veja  la que sem nenhuma  razão a vida continua se mantendo durante o repouso da mente objetiva ,animais conseguem viajar grandes distancias e´precisão nas localidades, ironicamente aquilo que o homem só conseguiu fazer após milhares de anos desenvolvendo seu raciocínio, Deus ja havia colocado a bussola nos animais menos racionais.

Quando os clérigos conversam com K. Hauser sobre Deus e o perguntaram se no cativeiro ele pensava em algo que elevasse seu espírito, ele respondeu que não pensava em nada enquanto era cativo e que antes de entender os mistérios da fé ele precisava aprender a ler e escrever para melhor compreender as coisas. No tempo em que estava isolado do ‘mundo’, Kaspar não conhecia a linguagem, portanto, não era capaz de pensar.

veja que  a realidade antes existente ao analfabeto Kaspar é a mesma que  depois, oque muda na alfabetização é uma ferramenta que possibilita uma maior inserção da experiência dos outros.
o ignorante  enxerga mundo de uma forma mais simples, ja o cientista consegue ver o mundo de uma forma muita mais complicada!    ha...ha...ha..ha..ha..ha
humanos se escravizam diante da razão, por exemplo cria-se vários sistemas da melhor nutrição, performa-se fisica, mas na natureza ignorante dos bichos, eles fazem o que sentem vontade sem se preocupar com razão por que fazem, será que os irracionais vivem melhor pela razão natural Deus?

(BINATTI, 2005)
Podemos entender, então, que linguagem e pensamento são processos psicológicos interligados e atrelados, que não se dissociam, uma vez que a linguagem além de estruturar o pensamento, reflete-o. Atkinson (2000, p. 341) complementa, ainda: “o pensamento pode ser concebido como uma linguagem da mente”.''

linguagem representam os pensamentos, escrita é o simbolo que representa o pensamento.

''A própria existência de Deus é levada por dois teólogos a Kaspar Hauser, com o objetivo de doutriná-lo. “Já tinha alguma idéia de Deus?”, pergunta um dos teólogos. Ele apenas responde: “No cativeiro eu não pensava em nada, e não consigo imaginar que Deus do nada criou tudo, como vocês me disseram”. Um dos teólogos retruca imediatamente: “Deve admitir o mistério da fé sem procurar entender”. Mas, sabiamente, responde Kaspar Hauser: “Primeiro, preciso aprender a ler e a escrever melhor para compreender o resto”...''

Fonte: http://filosofiacomarte.blogspot.com.br/2009/03/o-enigma-de-kaspar-hauser.html

hahahahahahahahaha... E agora, hein??? Se ferrou com as suas bobagens.  :chorao:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

existe um cativeiro pior do que aquele que prende  o corpo fisico é a ignorância que que escraviza  a alma dentro da matéria.  :bua:

"o escravo (da materia) nem sempre ficara ao lado do seu Senhor ,mas o filho sim "
tentarei ver este filme,mas ja deu para perceber a má fé costumas dos ateus tradicionais construindo espantalho dogmaticos divino para poder chuta-lo como se fosse cachorro morto,,ôÔ dóó!
Quanta falta de razão! cade os argumentos mais inteligentes ?

o Kaspar esta certo, pois o nada não existe logo de la não sai sai nada!   ha...ha..ha...ha..ha
em outras palavras não existe criação e sim transformação

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #38 Online: 18 de Março de 2016, 11:03:12 »

A existência da Natureza não resulta de fé, pois é evidência imediata... Não há "fé panteísta"... Reservo a "fé" para a crença em algo distinto do universo ou multiverso (no caso provável do nosso não ser o único) e dos fatores físicos que os geram, mantêm, e aniquilam...

talvez aqui nosso panteísmo divirja, o meu possui  fé na inteligencia e sentido intencional.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #39 Online: 18 de Março de 2016, 11:15:15 »

O conceito de Deus ou os conceitos de Deus?... ou mesmo os conceitos dos mais diversos deuses registados na história humana!... Todos fazendo parte do existente e por isso os homens os conceberam...

o conceito só pode ser fruto do existente, a razão deles pode ser confrontada com a razão externa.
realidades virtuais são frutos da organização da  realidade existente, mais ou menos lógicas  segundo    outras lógicas.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #40 Online: 18 de Março de 2016, 11:48:54 »

Alquimista, modere sua linguagem, esta observação poderá ser passível de punição.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #41 Online: 18 de Março de 2016, 11:55:56 »

Todos os deuses existem então. E todos super-heróis. Tem até FILMES agora, FILMADOS, logo tem que ser de verdade. Não dá para filmar algo que não existe.

sim da até para filmar o "homem invisível"  :biglol:

o argumento é que a realidade existente conscientizada é a que pode ser captada pelos sentidos físicos, assim como no filme, embora todos seus componentes existem não ha lógica no conceito da existência de super heróis, da mesma forma os dados captados pelo sentidos fisicos , poderão ter na organização do sentido a  logica questionada, porem não se pode negar que são  existentes.

A assim-chamada "imaginação", algumas vezes desdenhada como "pura fantasia" é na verdade um método de descobrir a verdade, ainda que seja sobre o futuro ou universos paralelos. Mas nada inexistente é imaginável, logo imaginar prova a realidade do imaginado.
no principio mecânico do ser quando ele andava movido pela ignorância absoluta, não havia nenhuma razão própria, apenas "sentimentos" como guia, então da percepção da livre ação e  reação,nasceu o desejo, a vontade do ser "eu".
a materia impôs o sentimento material,mas não o sentimentos subjetivos este são imateriais e inteligentes.
da realidade externa captada pelos sentidos nossa consciência tenta organizar sentido, de onde deduz que as coisas são como apresentadas, uma forma de constatar razão é interagir nossa consciência com a matéria, quando  nossas ações resultam resultados esperados encontramos alguma razão que antes só havia externamente e agora passou a fazer parte da nossa consciência.
Assim podemos concluir que toda consciência humana é fruto da matéria?
Não mesmo!

Pois somos dotados com uma consciência imaterial  onde a intuição é a razão universal Deus, só isso justifica o saber desprovido dos sentidos fisicos, ou seja poder prever o resultado de uma ação que ainda nem existe.
a isso damos o nome de Gênios humanos!

instintos são apenas programas programados pelo acaso e transmitidos por herança genética ?

« Última modificação: 18 de Março de 2016, 12:51:22 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #42 Online: 18 de Março de 2016, 12:56:54 »
Energias existem não podem ser criadas  , podem ser descobertas e transformadas

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Março de 2016, 14:30:27 »
qual é a parte que voce não esta entendendo ,

Sei lá... Acho que você não escreve direito, não sabe pontuar... Textos psicodélicos, mas o Alquimista entendeu sim. Você é que está confundindo tudo. 

o argumento é que não podermos criar coisas inexistentes?

Justamente!!! Você acabou de confessar que deus foi inventado pelos homens.
Não dá pra entender porque você não está aceitando isso. Pois de acordo com a sua lógica, se deus existir, toda uma galera terá que existir também, como o Caipora, Zeus, Rá, Marduk, Vishna, Saci, a Mula sem cabeça, etc...  Negar o fato é demonstrar preconceito com as demais crenças.

(Grande parte das culturas antigas construíram pirâmides, mesmo que essa forma geométrica nunca tenha existido antes e mesmo que as ditas culturas nunca tenham entrado em contato umas com as outras.)

Aí que você não entende. Você acabou de provar para todos os céticos que o seu deus só pode ter sido inventado pelos homens.
(A ideia deus foi psicologicamente inventada e transmitida por geração a geração através das culturas...)

Mas olha só, numa boa... Sinceramente, essa sua questão levantada no tópico é muito bobinha. (você se auto engana com pensamentos bobos...)

Além do mais, já te apresentei o caso de Kaspar Hauser que refuta totalmente os seus argumentos. Kaspar, antes de aprender a linguagem e a escrita, nunca havia pensado (ou sentido) em deus ou alguma espécie de divindade, o que derruba totalmente a sua ideia de um deus intrínseco, sentido ou inato na consciência subjetiva (ou seja lá o que for que você chame). E mesmo depois que lhe tentaram incutir a ideia de deus, Kaspar a achou absurda e sem lógica alguma.

Assim está peremptoriamente provado que a sua tese é totalmente furada e o Alquimista em alto e bom som se declara como o vencedor do debate!!!!!

:1o: :1o: :1o:
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 15:33:51 por Alquimista »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Março de 2016, 15:31:13 »
mestre sala, não estamos discutindo o deus biblico

hahahaha... É deveras conveniente para os crentes místicos que, ao se sentirem acuados, se ponham a bradar ''o meu deus não é o bíblico'', quando na verdade é explícito que a todo momento eles estão jorrando passagens bíblicas como alicerce dos seus argumentos.  hahahahahahaha

Alquimista, modere sua linguagem, esta observação poderá ser passível de punição.

Só se tu almejas puxar intencionalmente o tapete do Mestre (o que é injusto), pois o que foi atacado foram os argumentos do Criaturo e não a sua pessoa, o que é permitido pelos preceitos do fórum.
Ademais, ora e outrora algum forista utiliza o mesmo linguajar sem nem sequer receberem alguma advertência, a não ser quando é um ataque direto à pessoa.
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 16:01:29 por Alquimista »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #45 Online: 18 de Março de 2016, 16:15:09 »
A demais algumas pessoas ficam feliz ao se ferrarem veja só ! sentimentos  :são subjetivos e contraditórios :

Jesus toma conta !

eles se ferram todos e ainda parecem ficar felizes, vai entender!  :biglol:

« Última modificação: 18 de Março de 2016, 16:19:58 por Criaturo »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Março de 2016, 16:27:37 »
Jesus toma conta !

Como você pode acreditar em Jesus se não acredita em Adão???
../forum/topic=16101.1000.html#msg873230

Que homérica contradição!!! Erro faraônico que os crentes místicos ora e outrora cometem...

(O Alquimista já tinha alertado anteriormente que a fé de hoje é muito incoerente...)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #47 Online: 18 de Março de 2016, 20:14:22 »
Jesus toma conta !

Que homérica contradição!!! Erro faraônico que os crentes místicos ora e outrora cometem...

(O Alquimista já tinha alertado anteriormente que a fé de hoje é muito incoerente...)
a contradição evidente existe entre o deus de moises e o Deus de Jesus, tanto que o fariseus seguidores de Moises usaram as leis deste para incriminar e condenar Jesus a morte.
Alem do que Jesus de fato negou o deus de moises em varias passagens!
mas como ja disse a discussão aqui não é o Deus biblico.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #48 Online: 18 de Março de 2016, 20:48:27 »
Jesus toma conta !

a contradição evidente existe entre o deus de moises e o Deus de Jesus, tanto que o fariseus seguidores de Moises usaram as leis deste para incriminar e condenar Jesus a morte.
Alem do que Jesus de fato negou o deus de moises em varias passagens!
mas como ja disse a discussão aqui não é o Deus biblico.

Então porque você fica citando passagens da bíblia, inclusive aqui neste tópico, para alicerçar seus argumentos???

E não vem com essa de que o deus do AT é diferente do NV testamento não. Você está menosprezando os salmos, as profecias, as genealogias, ou seja, distorcendo tudo o que o mito Jesuiss corroborou do AT, simplesmente para se encaixar forçosamente na sua crença. Essa é a incoerência que o Alquimista percebe nos fieis de hoje. Se for para acreditar no Jesuisssss, tem que acreditar em todo o AT também, inclusive no Gênesis. Está tudo interligado. Não inventa moda não... 

Essa contradição que de fato existe entre o AT e o NT é por culpa de Paulo, que quis puxar a sardinha para os romanos e transformou o deus de Moisés num deus mais frutinha senão não convenceria/converteria os gentios.
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 20:56:13 por Alquimista »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #49 Online: 18 de Março de 2016, 21:13:34 »
qual é a parte que voce não esta entendendo

o argumento é que não podermos criar coisas inexistentes?

Justamente!!! Você acabou de confessar que deus foi inventado pelos homens.
Não dá pra entender porque você não está aceitando isso. Pois de acordo com a sua lógica, se deus existir, toda uma galera terá que existir também, como o Caipora, Zeus, Rá, Marduk, Vishna, Saci, a Mula sem cabeça, etc...  Negar o fato é demonstrar preconceito com as demais crenças.

ah vá ! não diga! ok! então sem discriminação eu acredito na existência de "gente sem cabeça" eles estão no meio de nós, palavra da perdição...... :biglol:
A consciência objetiva não possui poder criador de  "trazer algo fora da existência" o que ela pode fazer é associar partes da existência fisica existente , resultando conceitos ilógicos como os ja citados por você.
Estou afirmando que o conceito Deus é obrigatoriamente o resultado da interpretação de partes da existência fisica,  o que resulta conceitos de um Deus subjetivo  logico para crentes e ilógico para céticos.
Deus não foi inventado pelo homem, sua existência  foi percebida pela consciência subjetiva, assim como os demais sentimentos subjetivos.

(Grande parte das culturas antigas construíram pirâmides, mesmo que essa forma geométrica nunca tenha existido antes e mesmo que as ditas culturas nunca tenham entrado em contato umas com as outras.)
e daí ? não criaram apenas associaram forma  ja existentes  um quadrado como base de 4 triângulos opostos.
muito provavelmente os seres primitivos ja tinham construídos piramides na pontas de suas lanças de madeira ou pedra.

Aí que você não entende. Você acabou de provar para todos os céticos que o seu deus só pode ter sido inventado pelos homens.
(A ideia deus foi psicologicamente inventada e transmitida por geração a geração através das culturas...)

inventar não significa trazer algo do nada, significa associar partes ja existentes a resultar um efeito ou reação esperados, daí que segundo céticos o resultado do conceito Deus é ilógico, para crente é  lógico!

Mas olha só, numa boa... Sinceramente, essa sua questão levantada no tópico é muito bobinha. (você se auto engana com pensamentos bobos...)

numa boa! eu acho que voce ainda não se deu conta que o tópico levanta questões polemicas como livre arbítrio, conceitos relativos do bem e do mal onde  defendendo haver lógica para existência do mal, consciência objetiva e subjetiva.
Além do mais, já te apresentei o caso de Kaspar Hauser que refuta totalmente os seus argumentos. Kaspar, antes de aprender a linguagem e a escrita, nunca havia pensado (ou sentido) em deus ou alguma espécie de divindade, o que derruba totalmente a sua ideia de um deus intrínseco, sentido ou inato na consciência subjetiva (ou seja lá o que for que você chame). E mesmo depois que lhe tentaram incutir a ideia de deus, Kaspar a achou absurda e sem lógica alguma.

como voce apresentou o Kaspar como um filme , desconhecia que foi  fato verídico então escusado esta ignorância, irei estuda o caso interessante e voltarei a argumentar.
Assim está peremptoriamente provado que a sua tese é totalmente furada e o Alquimista em alto e bom som se declara como o vencedor do debate!!!!!

:1o: :1o: :1o:
só que não aguarde!  ::)
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 21:19:54 por Criaturo »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!