Autor Tópico: A parte onde Deus mais toca os céticos  (Lida 25507 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:A parte onde Deus mais toca os céticos
« Resposta #125 Online: 02 de Abril de 2016, 13:39:56 »
Não. Nem mais, nem menos por aí.

Difícil pergunta, na verdade, pois não teria como precisar ou definir; mas passou por muita leitura, muita análise, muita comparação, muito estudo.

Mulheres ateias são minoria, talvez pela necessidade de contar com um "algo mais" em termos de proteção, visto sermos consideradas pela sociedade como "frágeis", o fato de termos filhos, enfim, isso geraria uma insegurança e uma maior ânsia por segurança, coisa que religiões sempre prometem dar, apesar de nunca cumprir.

Comecei apenas me perguntando porquê o Deus bíblico, ou Jeová, ou Javé, ou Allah, um deus masculino, vingativo, irado e inclemente seria mais "deus" do que Odin, Brahma, whatever?

Encontrei respostas interessantes, pesquisei em muitas fontes, e fui concluindo que, caso exista, é totalmente desnecessário, e em não existindo, não afeta o todo e nem as partes. :ok:
GNOSE

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #126 Online: 02 de Abril de 2016, 19:16:12 »
Eu não costumo justificar o meu ateísmo com as mazelas do mundo. Só acho que deus nunca foi uma resposta boa pra nada, pois exigiria mais perguntas ainda.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 02 de Abril de 2016, 19:26:07 »
Deus é resposta pronta. Cabe ao crente encaixa-lo na pergunta para que ela faça sentido.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #128 Online: 02 de Abril de 2016, 21:59:37 »

Se alguém me perguntasse, porque eu acredito em um criador, eu teria várias razões a apresentar, mas, supondo que eu fosse ateu e me perguntassem por que eu não acredito em Deus, eu apontaria um mundo onde certos acontecimentos não seriam admitidos por um Deus criador. A não ser que, conforme alguns, Deus criou o que tinha que criar e deixou que o resto acontecesse por si só.
Alguém gostaria de enriquecer com seus argumentos este debate?
 porque não acredito em um Criador Universal.

Querer argumentar inexistência divina pela existência do sofrimento, faz tanto sentido quanto argumentar a existência divina por a haver a existência do prazer.

trazer algo do nada é ilógico,neste sentido não existe criador nem criadores , só podemos racionalizar , reorganizar mentalmente o Todo ja existente em formas abstratas que podem ser materializadas por meio da nossa vontade.
No entanto a  mente sendo parte do Todo esta contida por ele ,  limitada pelos sentidos não pode conte-lo ou racionaliza-lo por completo,nem  conceber  uma existência absoluta, nem mesmo  apelando para racionalização de um forma abstrata que seja absoluta, então passa a racionalizar o Todo por partes seccionado Ele em formas  abstratas menores, adaptando nelas os mesmos limites impostos pelos sentidos fisicos, ou seja formas delimitadas por linhas imaginarias definindo limites de começo e fim, facilitando assim um entendimento relativo aquela forma imaginaria, criando um  mundo virtual dentro da realidade que não pode ser totalmente compreendida por ela.
Dentro do Todo e não ha limites reais e sim ilusões de haver formas racionalizadas por sentidos limitados ou ainda incompletos, de forma a  possibilitar algum entendimento racionalizado porem incompleto, então a razão humana trata-se de uma meia-verdade.
um bom exemplo disto seria as linhas imaginarias seccionado todo o planeta em continentes, paises, cidades e bairros, assim fica mais facila poder entender cada  parte formada por limites imaginarios

imaginemos  os dados fisicos ja existentes na forma de dois triangulo:

racionalizando mentalmente podemos associar uma nova forma o "quadrado ",mas repare que dentro dele ainda continua existindo as duas formas de triângulos, ou seja não podemos criar novas formas apenas transformar as ja existentes, por associação ou desassociação de dados.

agora imaginemos o universo Todo sendo uma forma em circulo seccionado por formas diversas , olhando de dentro dele enxergamos varias formas separadas, olhando de fora poderíamos ver o Todo como uma unica forma circular.

a partir do sentidos do mundo fisico a consciência necessita reorganizar racionalizando
os dados percebidos, as imagens foram associadas a símbolos mais fáceis para serem racionalizados e memorizados no processo de comunicação externa, imagine voce que ao invés de escrever carro voce tivesse que desenhar um, ou ter que fabricar um para poder expressar sua racionalização .
interessante que os simbolo gráficos conseguem representar tanto imagem quanto o som referente a um objeto.
Pensemos na realidade existente como sendo uma massinha didática, através da vontade podemos impor a ela diversas formas.
ou seja Tudo é a mesma coisa o que muda são as diferentes vontades existentes dando formas e sentidos racionais a ela.
A fala serve como materialização do pensamento é neste sentido que se diz:
" No principio o verbo se fez carne e sem ele nada do que existe foi feito",
a palavra da forma e externiza um pensamento vontade imaterial no mundo material.
na lei de ação e reação ha uma inteiração entre o mundo fisico e o pensamento, através dos sentido são inserido dados na mente , que reorganiza-os em formas de pensamentos , o cérebro os reconverte novante em formas materiais de som ou de imagens, possíveis de serem captadas pelos sentidos de outras consciências, eis que é possível materializar pensamentos em diversa formas, visuais e sonoras.
eis ai uma bela integração entre algo imaterial e material, a essência imaterial do ser, só pode se manifestar neste mundo através da matéria.
os dados externos captados em partes, são reorganizados pela nossas consciência de forma agradar nosso ser, pois bem através das nossas mãos a organização desses pensamentos se torna uma realidade física, é importante notar que nossa consciência não cria apenas transforma o ja existente mundo físico.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #129 Online: 02 de Abril de 2016, 22:06:14 »
Este tópico tinha que estar na seção de 'Papo Furado' ou na de 'Piadas e Brincadeiras'.
Através de piadas podemos estar chamando atenção sobre coisas lógicas,mas tem pessoas que só conseguem achar graça!
mas sem graça mesmo são criticas vazias, estude o  tópico ou os temas que estão sendo discutidos e tenho certeza que "com graça ou sem graça" poderá argumentar coisas mais inteligentes.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #130 Online: 02 de Abril de 2016, 22:11:30 »

É difícil fazer vocês entenderem o que aconteceu comigo, a experiência que tive...

No momento que o feixe de luz me tocou, eu comecei a levitar... todos os fiéis que estavam lá testemunharam este verdadeiro Milagre do Senhor Jesus.   

Sei que será difícil para alguns aqui acreditarem. Tem que experimentar pra saber.

maionese da marca desconexa

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #131 Online: 02 de Abril de 2016, 22:18:21 »
Criaturo, Deus finalmente me tocou!

Obrigado, irmão, por ter feito este tópico e por ter me alertado dos meus erros. Continue alertando os colegas também.

Não tem nada melhor do que se entregar a Jesus. Fui tocado pelo Espírito Santo e encontrei a paz e felicidade na minha vida!

Jóia! agora só falta voce se tocar!

e começar a fazer comentários mais inteligentes! ;P

Sim irmão Alquimistico eu tambem acredito em milagres!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Criaturo caiu na Pegadinha do Mallandro do ex-cético convertido de Primeiro de Abril.

Enganei o bobo
Na casca do ovo
Quem caiu, caiu
Caiu primeiro de abril

hahahahahahahahahahaha

Muito apropriado!!! De todos os foristas, o Criaturo foi O ÚNICO QUE CAIU (o resto nem deve ter acreditado).
Isso demonstra o que o Mestre já sabia todo esse tempo, que o Criaturo é o que tem mais predisposição aqui para a credulidade. cqd
Viu só??? hahahahahaha

ai...ai..ai.....tesc...tesc...coitadinho!
andou experimentando a maionese da marca desconexa :crazy:
volta para o mundo real e perceba que eu digo que acredito no milagre que voce ainda  conseguirá fazer Comentários mais inteligentes, Sr. Alquimistico por favor não continue me  fazendo perder essa fé!

« Última modificação: 02 de Abril de 2016, 22:22:54 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #132 Online: 02 de Abril de 2016, 22:29:51 »

Tudo o que posso relatar é que vi uma luz muito, muito forte. Uma faixa luminosa, melhor dizendo, cor dourada, muito forte e quente. Era algo como fogo. A melhor sensação que já tive!!! Sem dúvida era o Espírito Santo. Não dá para explicar aquilo.
agora sou de Jesus!!!

vixe santa !

fio! não sei se voce tambem ainda é virgem,mas cuidado não se empolgue muito com o   o fogo  do espirito santo que voce tambem  pode acabar dando a luz!
E ainda acabar com uma mão na frente outra atrás,  e sem direito a pensão alimentícia.
obs. para maiores informações sobre o seu caso  com o  espirito santo, favor consultar o advogado de São José
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
« Última modificação: 02 de Abril de 2016, 22:38:07 por Criaturo »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Abril de 2016, 22:37:33 »
Que mixórdia mentalis, Criaturo!!!!!!!!!!!

Não vem não. Tu acreditastes sim, caiu que nem um patim (na Pegadinha do MAllandro Kardec) e agora tá querendo tirar o corpo fora. hahahahahahahahahaha
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #134 Online: 02 de Abril de 2016, 22:39:16 »

Não vem não. Tu acreditastes sim, caiu que nem um patim (na Pegadinha do MAllandro Kardec) e agora tá querendo tirar o corpo fora. hahahahahahahahahaha
santa ingenuidade darias um bom crente Alquimistico!

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #135 Online: 02 de Abril de 2016, 22:44:42 »

santa ingenuidade darias um bom crente Alquimistico!

Fica a assim com cara de foca não, Criaturis. Ano que vem tem mais...
O Alquimista promete que vai preparar uma bem boa para o próximo Primeiro de Abril. kkkkkkkkkkkkkk
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #136 Online: 02 de Abril de 2016, 22:45:25 »
Deus é resposta pronta. Cabe ao crente encaixa-lo na pergunta para que ela faça sentido.
voce quis dizer que o universo Deus esta disponível para ser racionalizado encaixado conforme o  tamanho da sua mente.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #137 Online: 02 de Abril de 2016, 22:47:13 »
Alquimistico

a do espirito santo foi  muito F......fala a verdade gostou né ?  :hihi:

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #138 Online: 02 de Abril de 2016, 23:20:37 »
Alquimistico

Que nada!!! Foi a mais fraquinha do repertório.   F..... mesmo foi você ter caído nela. hahahahahahahaha

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 03 de Abril de 2016, 01:32:12 »
Este tópico tinha que estar na seção de 'Papo Furado' ou na de 'Piadas e Brincadeiras'.
Através de piadas podemos estar chamando atenção sobre coisas lógicas,mas tem pessoas que só conseguem achar graça!
mas sem graça mesmo são criticas vazias, estude o  tópico ou os temas que estão sendo discutidos e tenho certeza que "com graça ou sem graça" poderá argumentar coisas mais inteligentes.

Sim, eu posso argumentar melhor.

Mas adiantaria?

É óbvio que não.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 03 de Abril de 2016, 09:01:36 »
voce quis dizer que o universo Deus esta disponível para ser racionalizado encaixado conforme o  tamanho da sua mente.
Não, mas a sua resposta exemplifica o meu comentário.
Quero dizer que, na cabeça do crente, a resposta vem antes da pergunta.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #141 Online: 03 de Abril de 2016, 10:30:52 »
Poderia até abrir um tópico com essa pergunta, Spacy, mas acho que já teve ter algum nesse teor.

Mas vou responder do meu ponto de vista: porquê é muito fácil.

Vou tentar explicar: durante milênios, vivemos atrasados e lascados em nossa crendice e ignorância - estremeço ao pensar nos martírios femininos de menstruação e parto - até que durante a Idade Média, ocorreu um evento de proporções catastróficas o qual transformou o pensamento de uma grande parte (ou pelo menos quem tinha sobrevivido) da sociedade influente à época.

Este evento ficou conhecido como Black Death, ou, nas bocas que murmuravam com terror, A Peste. Ceifou 1/3 da população da Europa e fez as pessoas descrerem de um deus que as abandonava à míngua, permitindo que caíssem como moscas pelas ruas, pelos campos; quando as igrejas lotadas, nem sempre com os vivos, eram insignificantes a esse mesmo deus.

Você pode argumentar que isso foi bom para um resgate espiritual, mas eu lhe digo que foi bom sim, mas pelo avanço ocorrido logo depois, com o Mercantilismo e o Renascimento, e a ciência podendo arregaçar as mangas e trabalhar de verdade, algo como: "ok, já tentaram deuses, podemos tentar agora?"

Os resultados (para benefício ou não dos humanos e demais habitantes da Terra) estão aí para quem quiser ver.

Detalhe: se a Morte Negra tivesse aparecido DEPOIS de Flemming, tudo teria sido diferente?

a mesma ciência que salva tambem mata eis ai o progresso da ciência:

<a href="https://www.youtube.com/v/tcTjtSoNMWo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/tcTjtSoNMWo</a>

quando a natureza nos impõe sofrimento só nos resta nos protegermos , mas quem ira nos salvar de nós mesmos ?

A ciência será nosso remédio  ou será nosso veneno ?

como dito no tópico: "A existência do mal evidencia tanto a inexistência divina quanto a existência do bem pode evidenciar  sua existência.
Se  renegasse minha fé nas vezes que fui ouvido, eu seria um hipócrita e ingrato e se todas as vezes que não fui atendido tivesse perdido a fé a muito tempo seria um ateu."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #142 Online: 03 de Abril de 2016, 10:35:19 »
Alquimistico

Que nada!!! Foi a mais fraquinha do repertório.   F..... mesmo foi você ter caído nela. hahahahahahahaha

tu caíste na lábia do espirito santo e pelo visto voltou mais feliz oh gloriaa! saimalaforuns..... :biglol:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #143 Online: 03 de Abril de 2016, 10:40:41 »

Mas adiantaria?

É óbvio que não.

só vamos descobrir a verdade quando voce começar argumentar, uma coisa ja sabemos criticas vazias não acrescentam nada.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #144 Online: 03 de Abril de 2016, 10:42:14 »
Não, mas a sua resposta exemplifica o meu comentário.
Quero dizer que, na cabeça do crente, a resposta vem antes da pergunta.
ta tentando argumentar sobre intuição e telepatia ?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #145 Online: 03 de Abril de 2016, 11:49:13 »

Mulheres ateias são minoria, talvez pela necessidade de contar com um "algo mais" em termos de proteção, visto sermos consideradas pela sociedade como "frágeis", o fato de termos filhos, enfim, isso geraria uma insegurança e uma maior ânsia por segurança, coisa que religiões sempre prometem dar, apesar de nunca cumprir.

Você se incomodaria se eu respondesse, neste post, aos seus questionamentos sob a ótica da DE? Ainda que vc não concorde com a DE, acredito que, como gosta de pesquisar e estudar, seria interessante ter uma outra opinião.

Por exemplo; no caso da minoria de mulheres ateias: desde o início da evolução humana a mulher concebe seu filho e o protege. Em princípio o homem sequer formava família embora valorizasse o espírito de "tribo ou grupamento", por causa da segurança.
Daí, elas desenvolvem, muito antes do homem, o sentimento e aquele,  o pragmatismo. E o sentimento, muito mais que a razão, predispõe à crença em Deus.

Comecei apenas me perguntando porquê o Deus bíblico, ou Jeová, ou Javé, ou Allah, um deus masculino, vingativo, irado e inclemente seria mais "deus" do que Odin, Brahma, whatever?

A cultura judáica era radicalmente patriarcal e colocava a mulher no nível dos servos. Seu Deus, chamado O Deus dos Exércitos, tinha que representar valores condizentes com os de um guerreiro. Corajoso e inclemente; não era o perfil feminino.

Encontrei respostas interessantes, pesquisei em muitas fontes, e fui concluindo que, caso exista, é totalmente desnecessário, e em não existindo, não afeta o todo e nem as partes. :ok:

Por isto o processo de justiça que se baseia na reencarnação - colheremos o que semearmos - explica estes lapsos e sim, torna necessária a existência daquele que a concebeu.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 03 de Abril de 2016, 13:33:47 »
mas sem graça mesmo são criticas vazias, estude o tópico ou os temas que estão sendo discutidos e tenho certeza que "com graça ou sem graça" poderá argumentar coisas mais
inteligentes.

Mas adiantaria?

É óbvio que não.
só vamos descobrir a verdade quando voce começar argumentar, uma coisa ja sabemos criticas vazias não acrescentam nada.

Então vamos em busca da "verdade" (sic), começando pela sua primeira postagem:

Talvez por ainda haver um resquício de memória espiritual crianças tendem a possuir uma maior crença nata,

Peço que você demonstre, além de qualquer dúvida razoável, que existe memória espiritual.

depois reforçada pela maioria dos pais crentes e cultura social religiosa, dentre esse meio elas tendem a se tornarem crentes que Deus:

A crença desta família sofre um processo de retro-alimentação semelhante ao que ocorre com os militantes políticos. Eles partem de um conjunto de premissas não-demonstráveis (dogmas) que são continuamente reforçadas pela participação em grupos de pessoas com 'pensamentos' afins.

Existe
É bom
Onipotente
Onipresente
Onisciente

Aqui você incorre em um erro comum e absurdo. A descrição do deus supra é a versão moderna do deus bíblico escolhido como único (sim, o atual deus abraâmico judaico-cristãos era um entre muitos para os judeus), construída pelas duas escolas filosóficas e teológicas cristãs, a patrística e a escolástica. Ela não é aplicável para a maioria dos demais deuses, sejam eles de quais panteões forem.

Assim é que a maioria dos céticos são de ex-crentes, poucos são os que admitem um dia terem tido fé,

Ao menos no meio que conheço isto não ocorre, ou seja, a maioria é ex-teísta e não tem qualquer problema em admitir isto.

Eu sou um deles. Fui cristão católico de maneira voluntária por quase 2 décadas e nos últimos 20 anos fui abandonando gradativamente a religião e depois a crença em uma deidade. E isto ocorreu por diversos fatores mas que podem ser resumidos, simplificadamente, à aquisição de cultura e de conhecimento científico.

porque assim conseguem se enxergarem mais racionais, no entanto a origem da razão crente e descrente permanece a mesma , ela é o fruto do sentidos físicos que criam suas realidades consciente, antes lhe inseriam a crença de que estavam certos e agora também.

Discordo.

Sem ter a pretensão de abarcar todas as possibilidades, o que se vê mais comumente é que a crença religiosa tem uma origem social mais comum e ampla porque o 'pensamento mágico' é mais visceral, afinal de contas, não precisa de nenhum conhecimento mais profundo, apenas usa um wishful thinking em larga escala.

Embora muito mais difícil, o "descrente" pode obter informações suficientes para perceber as falácias e os equívocos doutrinários e conceituais de todas as religiões, superstições e misticismos. O conhecimento científico é incompleto mas ainda assim imbatível na tarefa de explicar aquilo que existe (universo) e aquilo que alguns pensam que existe (deuses - o bíblico inclusive, espíritos, fadas, duendes, etc).

Continuo depois.
« Última modificação: 03 de Abril de 2016, 13:36:00 por Geotecton »
Foto USGS

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #147 Online: 03 de Abril de 2016, 17:05:16 »
Eu sou um deles. Fui cristão católico de maneira voluntária por quase 2 décadas e nos últimos 20 anos fui abandonando gradativamente a religião e depois a crença em uma deidade. E isto ocorreu por diversos fatores mas que podem ser resumidos, simplificadamente, à aquisição de cultura e de conhecimento científico.

Passei pelo mesmo processo. Não tenho vergonha de dizer que ja fui crente catolico (ainda devo constar nos numeros da Igreja), mas tive sempre momentos de oscilação em relação a crença. Hoje vejo que o que mais me segurava na religião era o medo da morte, infernos estas coias. Mais do que amar Deus.
Quanto mais fui estudando a propria religião e a conhecendo mais fui me desvinculando. Saindo do deus abraamico, para um deus de amor, depois para um deus que preenchesse meus requisitos, depois fui para uma especie de deismo, tive um momento em que misturava reencarnação, espiritismo,  "the secret" com tudo isso, depois fui pra um deus que nao interfere na realidade até largar mão de  tudo isso e não ver mais sentido em seguir acreditando em algo assim. Tudo isso a medida em que estudava e lia mais sobre religião.
Enquanto era católico era um total ignorante sobre o o que são religiões. Acho que nunca tive fé de verdade se não nem teria largado tudo isso.

é bom deixar claro que não é porque estudei e conheço mais de religiões que a maioria dos religiosos que me acho superior a nenhum deles. Apenas não vi mais sentido em continuar acreditando ( talvez nunca tenha acreditado) em algo sem nenhuma evidência forte pra isso.
« Última modificação: 03 de Abril de 2016, 17:07:59 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #148 Online: 03 de Abril de 2016, 19:36:25 »

Peço que você demonstre, além de qualquer dúvida razoável, que existe memória espiritual.

O que acontece quando morremos? Vamos para o céu? Para o inferno? Viramos comidinha de verme? Voltamos à vida em outro corpo? A ciência não tem uma resposta definitiva para esta pergunta, mas estudos que se baseiam na Física Quântica têm avançado em pesquisas envolvendo crianças que dizem se lembrar de vidas passadas. É com uma frase solta em meio a uma conversa ou com pesadelos à noite que esses pequenos revelam pistas sobre vidas que, supostamente, costumavam ter.

O Dr. Jim Tucker é professor de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia, nos EUA, e há décadas se dedica ao estudo de casos dessas crianças. Apoiado pelos estudos do professor Ian Stevenson, falecido em 2007, ele reúne mais de 2,500 casos, datados desde 1961.

Segundo ele, 70% das crianças que apresentam alguma suposta memória de vida anterior trazem a lembrança de uma morte violenta, sendo 73% deles garotos – nas estatísticas de mortes reais, a morte por causas violentas tem os homens como vítimas em cerca de 70% das vezes. Ainda de acordo com suas pesquisas, as crianças que apresentam esse tipo de memória têm entre 2 e 6 anos e 20% delas carregam marcas de nascença ou deformidades que se aproximam do local do ferimento da morte.
http://www.hypeness.com.br/2015/03/5-casos-curiosos-de-criancas-que-afirmam-se-lembrar-de-suas-vidas-passadas/

independente da veracidade desses fatos é que podemos perceber personalidades natas em crianças que ainda nem aprenderam a falar e quando começam só comprovam o que antes só demonstravam por gestos.

A crença desta família sofre um processo de retro-alimentação semelhante ao que ocorre com os militantes políticos. Eles partem de um conjunto de premissas não-demonstráveis (dogmas) que são continuamente reforçadas pela participação em grupos de pessoas com 'pensamentos' afins.
culturas criando crentes ex-crentes e descrentes e ainda temos alguns casos mais raros de ex-ateus

Existe
É bom
Onipotente
Onipresente
Onisciente

Aqui você incorre em um erro comum e absurdo. A descrição do deus supra é a versão moderna do deus bíblico escolhido como único (sim, o atual deus abraâmico judaico-cristãos era um entre muitos para os judeus), construída pelas duas escolas filosóficas e teológicas cristãs, a patrística e a escolástica. Ela não é aplicável para a maioria dos demais deuses, sejam eles de quais panteões forem.

estou discutindo a maior crença seguida

como dito:
" Mas socialmente falando quando é que ex-crentes passam a perder a fé ?
Normalmente quando começam a estudar filosofias e ciência baseada nos sentidos é que se vêem cada vez mais racionais, então suas razões materiais começam  a conflitar com a fé subjetivas inseridas neles:

Se existe por que não posso senti-lo ?
Se Deus é bom por que há dor e sofrimentos?
Se é onipotente porque não nos fez criaturas melhores ?
Se é onipresente então sente prazer no nosso sofrimento?
Se é onisciente é também um sádico ?

De fato diante da dor fica muito difícil crer  na existência de uma   bondade divina, quando o sentido só aponta para um sofrimento eminente, por mais que chore e grite desesperado Deus parece ser surdo alheio ao seu desespero."

sou todo ouvidos , aposto que seu ateísmo é o clássico virou ateu ao não ter um pedido atendido
?

porque assim conseguem se enxergarem mais racionais, no entanto a origem da razão crente e descrente permanece a mesma , ela é o fruto do sentidos físicos que criam suas realidades consciente, antes lhe inseriam a crença de que estavam certos e agora também.

Discordo.

Sem ter a pretensão de abarcar todas as possibilidades, o que se vê mais comumente é que a crença religiosa tem uma origem social mais comum e ampla porque o 'pensamento mágico' é mais visceral, afinal de contas, não precisa de nenhum conhecimento mais profundo, apenas usa um wishful thinking em larga escala.

Embora muito mais difícil, o "descrente" pode obter informações suficientes para perceber as falácias e os equívocos doutrinários e conceituais de todas as religiões, superstições e misticismos. O conhecimento científico é incompleto mas ainda assim imbatível na tarefa de explicar aquilo que existe (universo) e aquilo que alguns pensam que existe (deuses - o bíblico inclusive, espíritos, fadas, duendes, etc).

Continuo depois.

não existe nenhum cientista teista ?
Conhecimentos  improváveis não existem ?
podemos provar a existência do amor ?
A existência é limitada pelos sentidos fiscos ?

muito provavelmente crianças isoladas de culturas sociais sendo educadas sem nenhuma tendencia partidária teísta ou ateísta, devido haver fenômenos naturais, como visões de espíritos, sonhos proféticos, transmissão de pensamentos e principalmente pela natural intuição, a crença na existência de inteligencias imateriais nascerá naturalmente, mal grado todo ceticismo alheio.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #149 Online: 03 de Abril de 2016, 19:48:55 »

Passei pelo mesmo processo. Não tenho vergonha de dizer que ja fui crente catolico (ainda devo constar nos numeros da Igreja)

neste caso como se sente na quarta feira de cinzas ?

, mas tive sempre momentos de oscilação em relação a crença. Hoje vejo que o que mais me segurava na religião era o medo da morte, infernos estas coias. Mais do que amar Deus.

existe uma intuição nata que não devemos praticar o mal, não impor sofrimentos aos outros, porque um dia este sofrimento voltará contra nós.
Chamamos de lei espiritual da ação e reação

Quanto mais fui estudando a propria religião e a conhecendo mais fui me desvinculando. Saindo do deus abraamico, para um deus de amor, depois para um deus que preenchesse meus requisitos

quais seriam ?

, depois fui para uma especie de deismo, tive um momento em que misturava reencarnação, espiritismo,  "the secret" com tudo isso, depois fui pra um deus que nao interfere na realidade até largar mão de  tudo isso e não ver mais sentido em seguir acreditando em algo assim. Tudo isso a medida em que estudava e lia mais sobre religião.
ha pessoas que tendem a satisfazerem seus anseios materialmente, outras espiritualmente e outras ainda estão tentando se encontrar.

Enquanto era católico era um total ignorante sobre o o que são religiões. Acho que nunca tive fé de verdade se não nem teria largado tudo isso.
é bom deixar claro que não é porque estudei e conheço mais de religiões que a maioria dos religiosos que me acho superior a nenhum deles. Apenas não vi mais sentido em continuar acreditando ( talvez nunca tenha acreditado) em algo sem nenhuma evidência forte pra isso.

atualmente crê em qual sentido ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!