Autor Tópico: A parte onde Deus mais toca os céticos  (Lida 25505 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:A parte onde Deus mais toca os céticos
« Resposta #75 Online: 24 de Março de 2016, 13:36:18 »
[...]
Deus é uma razão que esta longe do conceito da bondade humana, ele é a lógica necessária a existência, doa a quem doer, agrade ou desagrade.
[...]

Mais wishful thinking.
Foto USGS

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #76 Online: 25 de Março de 2016, 23:03:32 »
[...]
Deus é uma razão que esta longe do conceito da bondade humana, ele é a lógica necessária a existência, doa a quem doer, agrade ou desagrade.
[...]

Mais wishful thinking.

mimimimimi....cadê pelo menos um argumento, idéia ou ponto de vista há ja sei o maior argumento de ex crentes :   :quevedo:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 25 de Março de 2016, 23:56:10 »
[...]
[...]

Mais wishful thinking.

mimimimimi....cadê pelo menos um argumento, idéia ou ponto de vista há ja sei o maior argumento de ex crentes :   :quevedo:

Deus foi inventado para isso, para suprir uma necessidade humana de ter uma lógica existencial. Ele só existe como invenção humana, uma fantasia lindinha, bonitinha, legalzinha, bacaninha, repleta de amor, carinho e compreensão mas é só uma fantasia que os crentes adoram.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #78 Online: 26 de Março de 2016, 14:45:22 »
eu afirmo que a maioria dos ceticos são de ex crentes, que o mal é necessario, que somos livres para agirmos e voce me vem com esse tradicional argumento que Deus é inventado pela carência crente, saiba que a crença em Deus é tambem fruto de observações.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #79 Online: 26 de Março de 2016, 15:14:13 »
eu afirmo que a maioria dos ceticos são de ex crentes
E?
que o mal é necessario,
Para?
que somos livres para agirmos
Não, não somos, pelo menos não totalmente.
e voce me vem com esse tradicional argumento que Deus é inventado pela carência crente, saiba que a crença em Deus é tambem fruto de observações.
De?
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 26 de Março de 2016, 18:00:02 »
eu afirmo que a maioria dos ceticos são de ex crentes, que o mal é necessario, que somos livres para agirmos e voce me vem com esse tradicional argumento que Deus é inventado pela carência crente, saiba que a crença em Deus é tambem fruto de observações.

(1) Os céticos, ex-crentes, tiveram motivos para a mudança de opinião que continuam sendo ignorados pelos crentes até que a ficha caia.

(2) Como dizia o velho mestre Pô ao seu discípulo Kwai Chang Kane, um dia de chuva é mau para o viajante mas é ótimo para a plantação. Entendeu gafanhoto?

(3) Nenhum crente é livre para agir. Nem para pensar. Os crentes são escravos de suas crenças.

(4) Sim, Deus é uma criação humana que só existe na cabeça do crente.

(5) O crente observa com a vontade de acreditar. A observação é sempre uma evidência da existência de Deus e quando a observação não é boa, ainda assim o crente busca razões ocultas na vontade divina como se Deus tivesse motivos para a existência do feio, do mal, do sofrimento e da injustiça dentre tantas outras coisas indesejáveis.
« Última modificação: 26 de Março de 2016, 18:13:18 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #81 Online: 26 de Março de 2016, 19:00:47 »
eu afirmo que a maioria dos ceticos são de ex crentes
E?
que o mal é necessario,
Para?
para haver razão do ser, ou seja sem liberdade voce não pode ser voce mesma e sim apenas um reflexo de outra vontade ou então de como voces acreditam produtos do acaso aleatório.
É por um acaso que eu  sou diferente de voce?
Não!  é pela vontade própria que somos seres diferentes,mas a vontade só nasce onde ha liberdade de ação e reação determinando o ser "eu" , o mal é necessário como uma livre opção  na formação de seres diferentes.

que somos livres para agirmos
Não, não somos, pelo menos não totalmente.[/quote]
somos livres o suficiente para formar nossa personalidade e isto só é possivel graças a ignorância nata no icio da formação do nosso ser, tai mais uma importancia do mal a ignorancia nata nos proporciona este tipo de liberdade.

e voce me vem com esse tradicional argumento que Deus é inventado pela carência crente, saiba que a crença em Deus é tambem fruto de observações.
De?
de experiências próprias

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #82 Online: 26 de Março de 2016, 19:52:33 »
(1) Os céticos, ex-crentes, tiveram motivos para a mudança de opinião que continuam sendo ignorados pelos crentes até que a ficha caia.
então te darei um evidência da sua falta de razão: "antes como crente achava-se com a razão e agora como cético tambem continua achando, ou seja só ,mudou de crença"   ha.....ha...ha..ha..ha..ha
(2) Como dizia o velho mestre Pô ao seu discípulo Kwai Chang Kane, um dia de chuva é mau para o viajante mas é ótimo para a plantação. Entendeu gafanhoto?

como ja disse o mal é necessário

(3) Nenhum crente é livre para agir. Nem para pensar. Os crentes são escravos de suas crenças.
somos escravos da nossa consciência objetiva, limitados pelos sentidos só nos resta tentar racionalizar os dados ja existentes na nossa realidade fisica, na verdade temos liberdade para reorganiza-lo de infinitas formas mais ou menos lógicas segundo a razão pessoal.

(4) Sim, Deus é uma criação humana que só existe na cabeça do crente.
obrigado por afirmar que Deus existe em algum lugar a saber dentro da consciência crente.
a realidade da consciência objetiva é como ja disse o resultado de dados fisicos existentes
no mundo fisico, ela não consegue criar realidades fisicas apenas tentar reorganizar os dados ja existentes, resultando uma consciência mais ou menos lógica segundo a racionalidade de outras consciências.
de fato uma mula sem cabeça pode existir dentro da imaginação de um crente, naturalmente ele absorveu essa informações do mundo real ou seja mula se cabeça podem ser vistas no mundo real, basta cortar a cabeça do animal.
e o mais importante , ha uma inteiração entre o a imaginação imaterial e o mundo material, assim é que as mãos podem tornar mulas sem cabeças imaginadas em  reais no mundo material, como robos.

(5) O crente observa com a vontade de acreditar.

tens razão! sem vontade não ser iamos, se voce não acreditasse no futuro não daria o proximo passo a frente, se da é porque  tem fé que conseguira sair do lugar,mas nunca poderá prever ou garantir que isso sera mesmo possível, mesmo assim a cada passo tem fé que conseguirá, moral da história " A fé é o que te move" ....ha...ha...ha...ha..ha ...melhor impossível! 
:biglol:

A observação é sempre uma evidência da existência de Deus e quando a observação não é boa, ainda assim o crente busca razões ocultas na vontade divina como se Deus tivesse motivos para a existência do feio, do mal, do sofrimento e da injustiça dentre tantas outras coisas indesejáveis.

sim ja entramos em acordo que bem e mal são conceitos humanos relativos: " Como dizia o velho mestre Pô ao seu discípulo Kwai Chang Kane, um dia de chuva é mau para o viajante mas é ótimo para a plantação. Entendeu gafanhoto?"

entendo no caso dos ex crentes eles desistiram de acreditar em um deus bonzinho, na verdade voces nãoprecisam de um deus e sim de um genio da lampada! :

nem sempre as evidencias divinas são boas, uma vez pedi por uma lição divina para poder corrigir uma falha de carater minha e fui atendido na hora! minha casa  pegou fogo!

eis ai o relativismo ter a casa incendiada é mal, poder ter aprendido a lição é algo impagável materialmente só a casa foi.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #83 Online: 28 de Março de 2016, 14:41:10 »
Não se pode pensar em coisas absolutamente inexistentes, insistir nisto é loucura!

voce só pode pensar em coisas mais ou menos racionais segundo a própria razão do ser.
até aqui ainda tentando racionalizar apenas a consciência objetiva fisica, os sentimentos são produtos da ação e reação (inteiração) entre consciência e mundo material.
Ações mecânicas do meio natural faz reagir sentimentos subjetivos agradáveis e desagradáveis na consciência fisica e por tabela na tambem na consciência imaterial do ser.
Reciprocamente elas passam a perceber que toda vez que agem sobre determinada matéria reage em si sentimentos desagradáveis ou agradável.
Desta inteiração entre consciência e matéria surge o EGO = vontade do SER, essa vontade tende a causar ações intencionais visando obtenção apenas dos sentimentos que lhe são agradáveis ao prazer de existir.
A razão do ego diz: "Voce é a existência mais importante a razão de tudo, pois sem sua vida, não ha mais existência" .
O EGO é a parte mais racional do homem ele se considera o SER mais importante e faz tudo para mante-lo vivo e satisfeito doa a quem doer , essa é a divina Razão do ser humano.
A razão do SER divino a consciência imaterial inconscientemente possui o sentimento irracional ,imaterial da intuição que lhe diz que deve domesticar o EGO, dai vem a briga entre o ser racional material Ego x o Ser irracional imaterial Divino .

(e olha que eu sei que isto para religiosos  dói até a alma e faz querer ser um domador de egos)

moral da historia nosso ser não é fruto apenas de imposições divinas e sim da vontade que nos move.
Deus fornece a letras do alfabeto cabe a nossa vontade dar sentidos a elas

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #84 Online: 28 de Março de 2016, 17:36:41 »
Tentando responder à pergunta do tópico eu diria que, no orgulho.
Esperem! Não atirem pedras por enquanto... deixa que explico.
A coisa funciona mais ou menos assim; quando me falam de alienígenas e ovni's, logo imagino estar falando com alguém que tem um parafuso a menos ou a mais, ou,  pessoas sem suficiente crítica racional, cujo Wishful thinking sonha com alienígenas que trarão paz e progresso à Terra.
Mas vejam; eu estou me colocando num plano intelectual superior ao dos que creem naquilo.
Mas, seria desafiador, para uma mente arguta e imparcial, tentar descobrir de onde vem essa crença, se partirmos do ponto de vista que algumas dessas pessoas possam ser realmente inteligentes e cultas; e sem nenhuma tendência ao fanatismo ficcionista.
Mas eu não consigo. Sempre interpreto tais pessoas como "diferentes". No fundo, tenho orgulho de minha racionalidade!

É mais ou menos assim que os céticos enxergam os crentes. No fundo os veem como "diferentes".

Se descobrem que um renomado cientista acredita em Deus, dirão que esta pessoa deve ter tido uma experiência, digamos, traumatizante, que interfere com seu juízo crítico.

É mais ou menos por aí.

Tinha vontade de que um cético esclarecido explicasse o porquê de seu ceticismo. Mas sem os clichês, tipo: provem que Deus existe; o Deus da Bíblia, etc... ; se existe a tantos milhões de anos, por que nunca aparece ou deixa um recado na penteadeira? :P

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #85 Online: 28 de Março de 2016, 18:30:32 »
Porquê acreditar em deuses?
GNOSE

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #86 Online: 28 de Março de 2016, 19:03:22 »
Muitas vezes os céticos já deram essa resposta, Brienne.

Aliás, não somente os céticos. - Como afirmava Nietzsche: não foi Deus quem criou o homem, mas o homem criou Deus, infelizmente, à sua imagem e semelhança.

Então, dizem, o homem tem tanta necessidade de um colo, de um ombro que o console e proteja que viu-se ante a necessidade de criar um Deus; ecce homo.

Mas os ateístas, ou céticos, sempre confundo os dois; sabem por experiência própria que não se consegue apoiar em uma bengala que não existe. Não haveria consolo, amparo, fortaleza. Seria um absurdo, uma excrecência do pensamento.

Há que se tentar alguma explicação para a fé (não a crença) em Deus.

O homem primitivo temia os fenômenos da natureza e os idolatrava na esperança de obter seus favores ou proteção.
A cultura clássica, greco-romana, também se enveredou por este caminho, talvez pelas mesmas razões. Mas o homem moderno, que já não teme a sífilis, nem a espada e nem a cruz, terá talvez outros motivos.
Fica a pergunta.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #87 Online: 28 de Março de 2016, 19:26:37 »
E para quê bengala, colo, ombro?
GNOSE

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #88 Online: 28 de Março de 2016, 21:28:28 »
E para quê bengala, colo, ombro?

Amiga, acredite; enquanto gozamos saúde e nos alimentamos com ideais ou ilusões nada nos abala em  nossa indiferença quanto à possibilidade de "algo além do véu".
É na madureza ou nos impedimentos à vida plena que o homem gradualmente se afasta da ação e se volta para a introspecção. Não aquela de natureza filosófica, mas aquela outra que busca o verdadeiro sentido da existência.

Muitas pessoas ao passarem pela dolorosa experiência de uma depressão profunda, quando nada na vida o interessa a não ser a morte, está exatamente recebendo um recado cifrado, pois o tempo para a colheita se aproxima. Isto não deve ser encarado como ameaça, mas como uma advertência a destinatário com endereço certo.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #89 Online: 29 de Março de 2016, 10:20:05 »
Nem todo aquele que sofre procura se esconder sob os véus de um deus, buscando conforto em um "amigo imaginário"; entendo que isso deva acontecer com muitas pessoas, mas diferente da maioria, eu não digo aos meus filhos "vá com deus" quando saem, que seria como passar a responsabilidade para ninguém, então eu digo sempre "olhem para trás às vezes ao andar na rua", ou "não fiquem parados dentro de carros em estacionamentos"e também "evitem falar ao celular no carro ou na rua", avisos úteis que revelam uma real preocupação com o bem estar deles, e não apenas um desejo vago de proteção de alguma entidade.

As agruras da existência não são necessárias para o amadurecimento, conheço pessoas que nem por sofrerem as consequências de seus erros se convencem que estão erradas, e nenhuma religião pode garantir esse entendimento, assim como nenhuma área da ciência; querer que ambas resolvam seus problemas existenciais é não só infantil quanto inútil.

E, na boa? Se eu pudesse escolher um deus, não ficaria com o deus de Abraão, ou o de Mohammed, ou ainda o deus de Jesus, nem mesmo um deus pessoal; eu ficaria com Crom. :ok:

PS: Gosto muito de Kali, também.
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #90 Online: 29 de Março de 2016, 11:09:47 »
Tentando responder à pergunta do tópico eu diria que, no orgulho.
orgulho e ego é um dos fatores que movem o ser,mais abaixo justificarei que o mais importante motor é a fé!
no entanto no quesito orgulho as religiões querem ser sempre a melhor , a mais verdadeira e o espiritas não são exceção.
justificando:

temos impressão que vivemos desde sempre e que sempre haverá uma amanhã , sim todos possuem fé que haverá um futuro , isto é instintivo:
sem vontade não seriamos, se voce não acreditasse no futuro não daria o próximo passo a frente, se da é porque tem fé que conseguira sair do lugar,mas nunca poderá prever ou garantir que isso acontecerá de fato, mesmo assim a cada passo tem fé que conseguirá, moral da história:
A fé é o que te move” ….ha…ha…ha…ha..ha …melhor impossível!

Esperem! Não atirem pedras por enquanto... deixa que explico.
A coisa funciona mais ou menos assim; quando me falam de alienígenas e ovni's, logo imagino estar falando com alguém que tem um parafuso a menos ou a mais, ou,  pessoas sem suficiente crítica racional, cujo Wishful thinking sonha com alienígenas que trarão paz e progresso à Terra.
Mas vejam; eu estou me colocando num plano intelectual superior ao dos que creem naquilo.
Mas, seria desafiador, para uma mente arguta e imparcial, tentar descobrir de onde vem essa crença, se partirmos do ponto de vista que algumas dessas pessoas possam ser realmente inteligentes e cultas; e sem nenhuma tendência ao fanatismo ficcionista.

se alguem te disser que cria em casa um dragão que cospe fogo  voce no maximo  pensará que trata-se da sogra allcolizada, mas nunca se dará ao trabalho de averiguar algo que ja pre conceitua como inexistente.
no caso temo dois tipo de orgulho, o pre conceito cético e o crente achando-se um mente aberta, uma uma xícara vazia, ou seria um cabeça oca?  :hihi:

Mas eu não consigo. Sempre interpreto tais pessoas como "diferentes". No fundo, tenho orgulho de minha racionalidade!

vivemos em um mundo que a razão é material voce queria o que sentássemos a espera do paraíso perdido ?
Razão esta ai para servir ao homem e não para escraviza-lo a materia

É mais ou menos assim que os céticos enxergam os crentes. No fundo os veem como "diferentes".

iludidos, carentes de milagres, de atenção

Se descobrem que um renomado cientista acredita em Deus, dirão que esta pessoa deve ter tido uma experiência, digamos, traumatizante, que interfere com seu juízo crítico.

É mais ou menos por aí.
a maioria de céticos são de ex crentes, exatamente por terem passado por situações criticas e sentiram-se abandonados por Deus.... :baby: :down: :so-sorry:  :bua: :bua: :adeus: ..e adeus fé!

Tinha vontade de que um cético esclarecido explicasse o porquê de seu ceticismo. Mas sem os clichês, tipo: provem que Deus existe; o Deus da Bíblia, etc... ; se existe a tantos milhões de anos, por que nunca aparece ou deixa um recado na penteadeira? :P

aposto que vão alegar falta de evidencias,mas a verdade é que não tiveram seus desejos atendidos!
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 11:13:00 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #91 Online: 29 de Março de 2016, 11:20:25 »
Muitas vezes os céticos já deram essa resposta, Brienne.

Aliás, não somente os céticos. - Como afirmava Nietzsche: não foi Deus quem criou o homem, mas o homem criou Deus, infelizmente, à sua imagem e semelhança.Mas os ateístas, ou céticos, sempre confundo os dois; sabem por experiência própria que não se consegue apoiar em uma bengala que não existe. Não haveria consolo, amparo, fortaleza. Seria um absurdo, uma excrecência do pensamento.

faz sentido o homem racionalizar apenas  coisas existentes

Há que se tentar alguma explicação para a fé (não a crença) em Deus.
O homem primitivo temia os fenômenos da natureza e os idolatrava na esperança de obter seus favores ou proteção.
A cultura clássica, greco-romana, também se enveredou por este caminho, talvez pelas mesmas razões. Mas o homem moderno, que já não teme a sífilis, nem a espada e nem a cruz, terá talvez outros motivos.
Fica a pergunta.

a crença surge em observações de experiências pessoais, ceticos interpretam como casuais e crentes como intencionais.
independente de crenças ha uma intuição um sentimento que não devemos causar sofrimento aos outros

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #92 Online: 29 de Março de 2016, 11:31:06 »
Nem todo aquele que sofre procura se esconder sob os véus de um deus, buscando conforto em um "amigo imaginário"; entendo que isso deva acontecer com muitas pessoas, mas diferente da maioria, eu não digo aos meus filhos "vá com deus" quando saem, que seria como passar a responsabilidade para ninguém, então eu digo sempre "olhem para trás às vezes ao andar na rua", ou "não fiquem parados dentro de carros em estacionamentos"e também "evitem falar ao celular no carro ou na rua", avisos úteis que revelam uma real preocupação com o bem estar deles, e não apenas um desejo vago de proteção de alguma entidade.

As agruras da existência não são necessárias para o amadurecimento, conheço pessoas que nem por sofrerem as consequências de seus erros se convencem que estão erradas, e nenhuma religião pode garantir esse entendimento, assim como nenhuma área da ciência; querer que ambas resolvam seus problemas existenciais é não só infantil quanto inútil.

E, na boa? Se eu pudesse escolher um deus, não ficaria com o deus de Abraão, ou o de Mohammed, ou ainda o deus de Jesus, nem mesmo um deus pessoal; eu ficaria com Crom. :ok:

PS: Gosto muito de Kali, também.

"dai a cezar o que é de cezar e a Deus o que é de Deus"
"se o pai de familia soubesse a que horas viria o malfeitor, se prepararia para poder impedi-lo"
"ajuda-te e o céu te ajudará"

digo  vá com Deus e  fique sempre vivo

E sim! o sofrimento machuca mas educa, quem anda  descalço sobre espinhos aprende evitar tal caminho e a necessidade obriga a inventar um calçado!

o sofrimento é um mal necessário, mesmo porque trata-se de mais uma opção estabelecendo liberdade!
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 13:07:20 por Criaturo »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #93 Online: 29 de Março de 2016, 12:36:14 »
Meo Deos! isso aqui ta parecendo um festival do Almanaque Fontoura. :olheira:
Ceticismo é para poucos!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #94 Online: 29 de Março de 2016, 13:46:58 »
Agora explica porquê escrever "césar", que é um nome próprio, foi para diminuí-lo perante Deus?  :o
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #95 Online: 29 de Março de 2016, 14:07:34 »
antes explique a importância de ser Zé ou José

devia se atentar ao argumento que no caso  não é ortografia ;P

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #96 Online: 29 de Março de 2016, 14:13:53 »
devia se atentar ao argumento que no caso  não é ortografia

Que argumento? :umm:
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #97 Online: 29 de Março de 2016, 16:04:29 »
o sofrimento é um mal necessário, mesmo porque trata-se de mais uma opção estabelecendo liberdade!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #98 Online: 29 de Março de 2016, 16:35:42 »
o sofrimento é um mal necessário

Discordo totalmente. Não é um mal e muito menos necessário. Nesse contexto, só serve para religiosos e cantores como Pablo ganharem dinheiro.

O sofrimento físico é consequência de atos físicos, pois ainda que um pedaço de marquise caia, inadvertidamente, sobre a cabeça de um transeunte, a culpa não será dele, por pior que seja como pessoa, mas do dono do prédio.

E o sofrimento psicológico, por sua vez, é como lidamos com a frustração.

Mas não são "males", em si. O que seria "o mal"?

Já disse que nem todos que sofrem aprendem qualquer coisa que seja.

GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #99 Online: 30 de Março de 2016, 07:50:13 »
o sofrimento é um mal necessário

Discordo totalmente. Não é um mal e muito menos necessário. Nesse contexto, só serve para religiosos e cantores como Pablo ganharem dinheiro.

concordo parcialmente
Mas não são "males", em si. O que seria "o mal"?
a priori é necessário definirmos  nossos conceitos de bem e mal, ai sim poderíamos  concluir algo interessante!

O sofrimento físico é consequência de atos físicos, pois ainda que um pedaço de marquise caia, inadvertidamente, sobre a cabeça de um transeunte, a culpa não será dele, por pior que seja como pessoa, mas do dono do prédio.

isso tem haver com liberdade

E o sofrimento psicológico, por sua vez, é como lidamos com a frustração.
sim

Já disse que nem todos que sofrem aprendem qualquer coisa que seja.

até um rato pode ser guiado por choques, a começar pelo estomago, a fome ensina o homem a trabalhar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!