Tentando responder à pergunta do tópico eu diria que, no orgulho.
orgulho e ego é um dos fatores que movem o ser,mais abaixo justificarei que o mais importante motor é a fé!
no entanto no quesito orgulho as religiões querem ser sempre a melhor , a mais verdadeira e o espiritas não são exceção.
justificando:
temos impressão que vivemos desde sempre e que sempre haverá uma amanhã , sim todos possuem fé que haverá um futuro , isto é instintivo:
sem vontade não
seriamos, se voce não acreditasse no futuro não daria o próximo passo a frente, se da é porque tem fé que conseguira sair do lugar,mas nunca poderá prever ou garantir que isso acontecerá de fato, mesmo assim a cada passo tem fé que conseguirá, moral da história:
”
A fé é o que te move” ….ha…ha…ha…ha..ha …melhor impossível!
Esperem! Não atirem pedras por enquanto... deixa que explico.
A coisa funciona mais ou menos assim; quando me falam de alienígenas e ovni's, logo imagino estar falando com alguém que tem um parafuso a menos ou a mais, ou, pessoas sem suficiente crítica racional, cujo Wishful thinking sonha com alienígenas que trarão paz e progresso à Terra.
Mas vejam; eu estou me colocando num plano intelectual superior ao dos que creem naquilo.
Mas, seria desafiador, para uma mente arguta e imparcial, tentar descobrir de onde vem essa crença, se partirmos do ponto de vista que algumas dessas pessoas possam ser realmente inteligentes e cultas; e sem nenhuma tendência ao fanatismo ficcionista.
se alguem te disser que cria em casa um dragão que cospe fogo voce no maximo pensará que trata-se da sogra allcolizada, mas nunca se dará ao trabalho de averiguar algo que ja pre conceitua como inexistente.
no caso temo dois tipo de orgulho, o pre conceito cético e o crente achando-se um mente aberta, uma uma xícara vazia, ou seria um cabeça oca?
Mas eu não consigo. Sempre interpreto tais pessoas como "diferentes". No fundo, tenho orgulho de minha racionalidade!
vivemos em um mundo que a razão é material voce queria o que sentássemos a espera do paraíso perdido ?
Razão esta ai para servir ao homem e não para escraviza-lo a materia
É mais ou menos assim que os céticos enxergam os crentes. No fundo os veem como "diferentes".
iludidos, carentes de milagres, de atenção
Se descobrem que um renomado cientista acredita em Deus, dirão que esta pessoa deve ter tido uma experiência, digamos, traumatizante, que interfere com seu juízo crítico.
É mais ou menos por aí.
a maioria de céticos são de ex crentes, exatamente por terem passado por situações criticas e sentiram-se abandonados por Deus....
..e adeus fé!
Tinha vontade de que um cético esclarecido explicasse o porquê de seu ceticismo. Mas sem os clichês, tipo: provem que Deus existe; o Deus da Bíblia, etc... ; se existe a tantos milhões de anos, por que nunca aparece ou deixa um recado na penteadeira?
aposto que vão alegar falta de evidencias,mas a verdade é que não tiveram seus desejos atendidos!