tanto a dor fisica quanto a moral que causam sofrimentos são necessários,
Não. As "dores", tanto físicas quanto psicológicas, são consequências.
Vocês batem nessa tecla cansativa que o sofrimento é necessário para o desenvolvimento moral da pessoa; supondo que esse "desenvolvimento" possa ser positivo ou negativo, eu concordaria, mas a única vertente que seu pensamento admite é a melhoria do ser humano, então não, não posso concordar.
adentremos a incógnita do ser "Eu"
Bem = prazer próprio = agradável
mal = sofrimento próprio = desagradável
Moral social = julgamento de ações = padrão social
Moral própria = Julgamento próprio = ser "eu"
Sim! consequências de ações livres, como tambem impostas por terceiros.
Tanto reações de sofrimento quanto do prazer servem de guias para ações futuras, formando personalidades mais ou menos morais , segundo outras moralidades sociais.
Tem razão! o sofrimento e o prazer não tem vida própria funções morais tendenciosas, a função deles é criar vontade livres.
Ações mecânicas não possuem intenções de causar sofrimento ou prazer, são nossas ações intencionais que podem criar reações agradáveis ou desagradáveis, que formam a personalidade do ser "eu".
digamos que a partir do inicio do ser puramente mecânico se movia aleatoriamente, agindo no meio ,causando em si mesmo reações que lhes eram agradáveis ou desagradáveis, com a evolução auto criou nele a "vontade do ser" em causar determinadas ações para reagirem nele prazer intencional.
Nascia ai a racionalidade humana, mais conhecida como "EGO", ele é o grande responsável pelo instinto de sobrevivência e do prazer pessoal.
O ego sente-se livre para agir:
Causar sofrimentos irracionalmente, até em si mesmo
Causar racionalmente sofrimentos nos outros para reagir prazer em si .
Causar irracionalmente sofrimento em si mesmo contrariando o instinto de sobrevivência.
Livre para desejar retribuir o sofrimento recebido causando prazer aos outros.
Livres tambem para desejar retribuir o bem recebido causando sofrimentos aos outros.