O que acham disso?
http://g1.globo.com/politica/noticia/senado-aprova-em-2-turno-projeto-que-atualiza-regras-para-licitacoes.ghtml
As empresas que vencerem licitações terão que contratar um seguro no valor de 30% do contrato para dar continuidade em caso de imprevistos.
E terão de apresentar um projeto completo, prevê indenização em caso de paralisação e punições aos responsáveis.
Acho que com um seguro obrigatório será mais difícil largarem obras pela metade, principalmente se houver a obrigação de apresentar um projeto completo antes.
Pelo que vi sobre como as coisas funcionam nuns vídeos do canal do youtube "
por que? Economês em bom português", acho que a principal causa desse tipo de coisa não está no lado do contratado, mas em uma "receita fictícia" do lado do governo.
Essencialmente, talvez mal descrito por mim aqui, quem apresenta projetos no governo, "inventa" que se terá recursos para tocá-los, não os projeta se baseando nos recursos sabidamente disponíveis. Todos fazem isso, assumindo que terá verba para tudo que se imaginar. Então fica mais tarde a cargo de burocratas de quem ninguém nem nunca ouviu falar de fato escolher o que vai adiante e o que pára, de acordo com os limites reais dos recursos.
O orçamento "de fora" provavelmente era a coisa mais sólida no processo todo. Com a PEC do teto de gastos, isso deve ser sanado.
Talvez de qualquer forma essa outra lei ainda seja útil, embora talvez o seguro possa ser um "encarecimento inútil" adiconal para qualquer obra. Especialmente com essa valor fixo, em vez de um seguro baseado em avaliação de riscos e etc, como seguros "normais". Essa parte não me cheira bem.
Qualquer empresa que deixa de cumprir um contrato já não pode ser alvo de alguma sanção legal por isso? Será que isso não seria já suficiente?