O "comunal" de comunismo se refere a uma "pretensão oficialmente declarada que corresponde ao que os próprios líderes políticos da doutrina não aplicam e sabem que não poderão aplicar".
Psicanálise...
...
Todo apoio ao COMUNISMO VOLUNTÁRIO do Ceará ! Ou: Uma grande aula de Economia a céu aberto
http://libertarios.org.br/liber/posts/67
Essa semana fui surpreendido com uma notícia vinda do meu querido Siará Grande: um determinado grupo político de Fortaleza planeja uma sociedade sem dinheiro. E já conseguiram o terreno! 55 hectares de puro comunismo em plenas plagas alencarinas!
O grupo se denomina de Crítica Radical, é capitaneado por uma ex-prefeita da capital cearense, e se caracteriza por uma ideologia de esquerda baseada na obra do filósofo alemão Robert Kurz que, para ser sucinto, faz uma releitura das obras de Karl Marx adaptando-as ao cenário contemporâneo. Seu livro mais famoso talvez seja o intitulado “O Colapso da Modernização”.
Sim, meus amigos, eles falam de colapso. Colapso, destruição, esgotamento, entre outras previsões apocalípticas, todas engendradas pelo maligno Livre Mercado e pelo sistema capitalista, através da “fetichização do valor”. O dinheiro, para eles, é algo negativo.
Mas não quero aqui fazer apenas uma crítica. Quero parabenizá-los, e dar meu apoio, mesmo defendendo uma filosofia totalmente contrária a que acreditam. E convido todos os liberais, libertários e conservadores, a darem seu apoio à iniciativa.
O motivo é simples: essa é a primeira tentativa de criar uma sociedade igualitária de caráter VOLUNTÁRIO que conheço.
Igualitária, comunista, coletivista, etc, mas VOLUNTÁRIA! Vai quem quiser. Você não é obrigado a aderir ao projeto nem pelo cano do revólver revolucionário, nem pela imposição de um governo conquistado por políticas gramscianas. Você não vai para o paredón, nem sua família vai ficar como refém de nenhum governo. Você é LIVRE para entrar e sair quando quiser. Você é LIVRE!
LIVRE! Tem como não apoiar uma iniciativa dessas!?
[continua...]
Ou esses grupos de comunas e similares estão fingindo, agindo como peças no xadrez voluntariamente sacrificadas para a dominação/destruição mundial (através do gayzismo, feminismo, abortismo, ateísmo, vacinismo que são as verdadeiras faces do comunismo-camaleão, que hoje aceita e promove o livre-mercado), ou são idiotas úteis para os defensores do verdadeiro-falso comunismo, de livre mercado, que é apenas uma máscara para promoção do gayzismo, feminismo, abortismo, ateísmo, vacinismo, newtonianismo, anti-astrologismo, etc.
Poderia-se dizer que seriam análogas àqueles dentre a vasta maioria da população, que nutrem a ilusão de poderem logo vir a ser eles parte dos 1% (numa outra manifestação do viés cognitivo de que toda pessoa se acha melhor que a média), ludibriados por propaganda de astroturfers em fazer lobby contra os próprios interesses de classe. Quando os verdadeiros interesses dos capitalistas, como sabemos de acordo com a psicanálise hegeliana de Engels, é sempre de enriquecer às custas do empobrecimento e sofrimento da absoluta maioria, com algumas migalhas deixadas para os 10, 20, 30%, seus fiéis lacaios. A própria ciência burguesa se vê obrigada a ter que admitir as tendências psicopatas dos capitalistas:
http://visao.sapo.pt/atualidade/sete-tracos-de-personalidade-que-ricos-e-psicopatas-tem-em-comum=f815223
https://www.megacurioso.com.br/comportamento/37713-pessoas-ricas-tendem-a-ser-mais-desonestas-diz-estudo-video-.htm
Na verdade já era possível antes mesmo disso. Sempre foi possível, tanto é que países adotaram.
Só não é inteligente.
Você está confundindo as coisas. A questão discutida é se é possível ou não ser tão ou mais eficiente que o mercado capitalista e não se é ou não possível na pratica.
(se algo não é possível "na prática", algo simplesmente não é possível... a distinção possível seria entre "possível" e "possível na prática", mas apenas "ocorrido na prática")
O que é irrelevante aqui, no que concerne a criminalização de pensar sobre o tema, ou de propor uma ou outra possibilidade teórica, por mais imbecil que possa ser.
O cristianismo teria que ser criminalizado junto, pois ele tem pregações inegavelmente comunistas:
Atos 2:4
E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
Atos 4:34-37
Não havia uma só pessoa necessitada entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda
Atos 11:29
Então, os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, resolveram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia.
Lucas 12:33,34
Vendei os vossos bens e ajudai os que não têm recursos; fazei para vós outros bolsos que não se gastem com o passar do tempo, tesouro acumulado nos céus que jamais se acaba, onde ladrão algum se aproxima, e nenhuma traça o poderá corroer. …
Lucas 16:9
Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas.
Lucas 18:22
Ao ouvir isto, exortou-lhe Jesus: “Contudo, algo ainda te falta! Vende tudo o que tens, reparte o dinheiro entre os pobres e ganharás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me”.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_cristãoTambém é argumentável que empresas são de certa forma "comunistas", pela centralização, devendo ser também proibidas pelo comunismo implícito. Elas falham em não usar o cálculo econômico baseado em capital para sua gerência interna, já que não é uma rede de freelancers independentes, em relações comerciais independentes, mas têm organizações de cima para baixo, e portanto, comunistas.
A idéia de que empresários e administradores podem determinar regras de cima para baixo superiores à eficiência do mercado é a porta de entrada para a idéia de que o estado possa fazer o mesmo, em maior escala. Podendo ser algumas vezes até que empresários em si se tornem governantes (mesmo que ludibriando aos tolos dizendo não ser políticos), e a partir daí, esse comunismo travestido de liberdade se vê no poder de impor o ateísmo, o feminismo, gayzismo, vacinacionismo, anti-tabagismo, etc, que são o verdadeiro comunismo.