A culpa é do maluco que o esfaqueou, o que acontece é que estamos vivendo em uma fase extremamente radicalizada e com absurdos sendo ditos que em uma época normal seriam tachados de absurdos mesmo.
O Bolsonaro tem culpa nessa radicalização. O esfaqueamento não ocorreria em uma época normal.
É muito diferente de dizer que "tal mulher foi estuprada por estar de minisaia".
Em resumo "Se o Bolsonaro nao fosse radical ele nao teria sido esfaqueado". A culpa está sim direcionada a ele.
Se fosse assim, os malucos do PSTU, PCO e outros seriam esfaqueados também. Eles também possuem ideias radicais. O Boulos também seria. Mas a questão é que muito pouca gente dá ouvidos a esses malucos, então ninguém se importa.
O Bolsonaro sempre teve ideias radicais, e ele só faz sucesso porque uma boa parte das pessoas possuem as mesmas ideias do que ele. Ele só precisou de espaco e obteve a grande adesão que ele tem. O ódio nao vem apenas das ideias dele, e sim da adesão. Ou você acha que o bolsonaro seria esfaqueado se tivesse 5% de intencao de voto?
Pode até ser diferente de dizer que uma mulher foi estuprada por usar minisaia. Mas é semelhante a dizer que "Aquela mulher foi estuprada porque vive dizendo que odeia homens". E aí, ela é culpada pelo ódio fruto das ideias dela?
A "culpa" que botam no Bolsonaro vem apenas porque o lado radical dele é "errado". Se o único discurso do Bolsonaro fosse "Bandido bom é bandido morto" "Traficante tem que morrer" e eventualmente ele fosse agredido por um bandido, ele teria culpa pelo ódio que estaria sendo desenvolvido pelos bandidos?
O Bolsonaro tem o direito de ser maluco e expor as ideias malucas dele, se muita gente adere a isso, a culpa nao é dele.