Esses mitos de que a direita defende liberdade econômica e a esquerda liberdades pessoais são pura bobagem. Primeiro que a liberdade é uma coisa só, indivisível, não existe essa diferença.
É mais ou menos a definição do diagrama de Nolan.
No discurso sim, na prática não. Qual direitista fez um governo liberal (não vale citar Reagan). Único que me vem a mente é o Pinochet, e há muitos questionamentos sobre isso.
Você pode dividir sim "liberdade" em praticamente cada coisa que é imaginável fazer ou ser proibido de se fazer. Liberdade de entrar num lugar, de sair, de andar de moto, de carro, de vender pizza, remédios etc. De modo geral esquerdistas defenderão maiores restrições a atividades econômicas/comerciais e direitistas a coisas de natureza mais pessoal.
Mas ironicamente talvez concordassem que essa pode ser uma definição pobre de "liberdade econômica", quando se considera que países podem ter "menor liberdade econômica" sob alguns ítens desses critérios e ainda assim, ou, devido a isso, as pessoas terem menor vulnerabilidade econômica (ou maior "segurança social"), e, com isso, de certa forma, também maior liberdade econômica na prática.
Poder pode, mas não é coerente. Vender maconha é uma liberdade pessoal ou econômica? Toda liberdade econômica é uma liberdade pessoal.
Até dá pra achar uma direita um pouco mais livre mercadista como a Old-Right ou o conservadorismo britânico e uma esquerda menos tapada como a New Left e/ou movimentos antiguerra. Mas hoje em dia a direita se resume em neocons e integralistas.
Os conservadores canadenses também são mais pró-mercado. Existe correntes no Partido Republicano libertária ou liberal clássica. Mas o conservadorismo por si é uma ideologia estatista.
É que nos EUA praticamente só existem dois partidos. Não sei o que é hoje a ala libertária do GOP depois do fiasco do Rand Paul. Já ouvi falar em ala libertária dentro dos democratas, mas deve ser ainda menos relevante.
"Liberal só pensa em economia."
O pai do Liberalismo é o filósofo John Locke, muito antes de Adam Smith e David Ricardo.
A base da filosofia é a auto-propriedade.
Várias ideas filosóficas do liberalismo já estão arraigadas na sociedade como:
Resumo do Dr. Nigel Ashford:
1) Liberdade como o princípio político primário
2) Individualismo
3) Ceticismo quanto ao Poder
4) Estado de Direito
5) Sociedade Civil
6) Ordem Espontânea
7) Livre Mercado
8) Tolerância
Stephen Davies
1) A meta para vida humana é o florescimento da felicidade;
2) Liberdade e escolhas individuais são cruciais para o desenvolvimento da sociedade;
3) Comércio, riqueza e trocas são preferíveis à guerras e conflitos.
9) Paz
10) Governo Limitado
Libertarianismo moderno nasce com Rothbard, o autor do A Ética Libertária, ou seja PNA (Princípio da Não-Agressão).
Depois vem Hoppe com a Ética Argumentativa.
Aí vem um babaca neocon olavette falando que liberal/libertário só pensa em economia. O nível de desonestidade e ignorância desse pessoal é bem próximo da esquerda.