"Um es-cân-dá-lôôôô".
(Misognia)
O youtube americano parece que também tem dessas, e pior, com ainda menos conteúdo pretensamente político-intelectual. Há alguns meses andei vendo uns vídeos de um youtuber chamado "grade-a under-a", basicamente bobageira humorística, mas um deles era sobre o tema de "dramas do youtube"*** e uns causos de conflitos de casais de youtubers e etc e tal. Fiquei surpreso em saber que o youtuber com mais assinantes meio que é só um cara qualquer, talvez modelo-e-ator, que só faz vídeos dele opinando sobre coisas aleatórias, e de vez em quando plagia listas desses sites com chamadas isca-de-clique, "as 10 coisas mais ...... sobre ..... . Você pode ficar chocado".
Mas mais surpreendente ainda é uma proliferação de canais de "reação" a vídeos. Tem uns que talvez fossem os primeiros nesse estilo que até tem uma proposta algo mais curiosa, como "idosos reagem a Justin Beiber", "adolescentes reagem ao Atari dos anos 80", "crianças reagem a uma fita k-7", etc. Mas esses que vem proliferando são meio como, "Bam-bam-bam do BBB reage ao vídeo em que o Anarchist-master DETONA o Lando Moura". Os vídeos são só o cara assistindo o vídeo original, mostrado em uma "janela" menor, e as pessoas (donas dos (c)anais) só fazendo expressões e falando coisas como "nóóóóśsa!!! Humilhô! Humilhô! Lacrô no humilhation!!!!11"
Se algo de razoavelmente bom vir daí será uma paródia nas linhas de fulano reage a beltrano reagindo a ciclano reagindo a [...], talvez feachando um "loop" até.
*** talvez gatilho de mudanças políticas de monetização de vídeos do YT e talvez até medidas mais censuróides propriamente ditas, não sei. Ainda que, por outro lado, acho que era feito também um argumento que o YT tinha mesmo que ter melhor controle humano sobre algumas coisas. Nessa linha há o "WTFU", "where is the fair use", contra o abusos dos mecanismos de proteção de direitos autorais, algumas vezes usados para censura e até mesmo para conseguir informações pessoais de quem publica um vídeo.