Autor Tópico: Eleições 2018  (Lida 51055 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Eleições 2018
« Resposta #1225 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:31:33 »

Que os preços sejam os mesmos mas os serviços sejam melhores já não é justificativa para privatizar?

Que serviço ?

Eu não consumo serviço da Petrobras, eu consumo produtos.  E o que me interessa neste caso são os preços dos produtos.  Exclusivamente isso.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1226 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:34:05 »
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-desperdica-com-gas-natural-r-7-4-bi-imp-,643413

Queimar excesso de gás por motivo desconto a pressão nos dutos é diferente disso:

País desperdiça com gás natural R$ 7,4 bi

O Brasil ainda não encontrou o equilíbrio para aproveitar 100% suas riquezas naturais. Só na produção de gás natural, o País desperdiçou R$ 7,4 bilhões nos últimos anos. Esse é o montante equivalente a 15 bilhões de metros cúbicos (m³) de gás queimados entre janeiro de 2004 e agosto de 2010, segundo cálculos do professor da Universidade de São Paulo (USP), Edmilson Moutinho.

O levantamento mostra ainda que, na média, o País tem jogado fora 11% de toda produção nacional de gás natural, enquanto o ideal seria não ultrapassar os 4%, conforme dados do Banco Mundial.

Preço. No mercado doméstico, o setor mergulhou num movimento esquizofrênico, destaca o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. Além de queimar parte expressiva da produção e importar gás da Bolívia (referente a um contrato antigo), o preço está acima da média do mercado mundial. Entre 2004 e 2010, subiu mais de 266%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace

Provando que desperdiça e cobra acima do preço de mercado.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1227 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:36:34 »

Sabe que a Petrobrás importa petróleo de um tipo mais caro e exporta o nacional mais barato que não serve para refinar gasolina?

Supondo que isto seja verdadeiro, o que uma Shell ou uma BP iriam fazer ?  Elas iram  transformar magicamente o petróleo nacional num petróleo bom para refinar gasolina, e assim não iriam exportá-lo  e não precisariam comprar o petróleo internacional mais caro ? E assim venderia a gasolina do  petróleo nacional magicamente transformado ?

Seria a mágica da privada ?

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 22:09:24 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1228 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:38:01 »

Que os preços sejam os mesmos mas os serviços sejam melhores já não é justificativa para privatizar?

Que serviço ?

Eu não consumo serviço da Petrobras, eu consumo produtos.  E o que me interessa neste caso são os preços dos produtos.  Exclusivamente isso.

E provei para vc que pagamalem do preço de mercado pelo gás.

Exatamente como eu disse sobre o qu eu pagava ao abastecer.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1229 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:42:01 »
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-desperdica-com-gas-natural-r-7-4-bi-imp-,643413

Queimar excesso de gás por motivo desconto a pressão nos dutos é diferente disso:

País desperdiça com gás natural R$ 7,4 bi

O Brasil ainda não encontrou o equilíbrio para aproveitar 100% suas riquezas naturais. Só na produção de gás natural, o País desperdiçou R$ 7,4 bilhões nos últimos anos. Esse é o montante equivalente a 15 bilhões de metros cúbicos (m³) de gás queimados entre janeiro de 2004 e agosto de 2010, segundo cálculos do professor da Universidade de São Paulo (USP), Edmilson Moutinho.

O levantamento mostra ainda que, na média, o País tem jogado fora 11% de toda produção nacional de gás natural, enquanto o ideal seria não ultrapassar os 4%, conforme dados do Banco Mundial.

Preço. No mercado doméstico, o setor mergulhou num movimento esquizofrênico, destaca o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires. Além de queimar parte expressiva da produção e importar gás da Bolívia (referente a um contrato antigo), o preço está acima da média do mercado mundial. Entre 2004 e 2010, subiu mais de 266%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace

Provando que desperdiça e cobra acima do preço de mercado.

As fontes estão contraditórias.

Mas independentemente dessas contradições, qual a garantia real você pode dar de que a Shell  ou a BP ou outra gigante de petróleo que tomasse o lugar da Petrobras iria  vender gás e os outros combustíveis líquidos por preços realmente mais baixos para a população brasileira ? 

E qual o impacto real, nos preços finais nas bombas dos postos, dessa bondade da gigante privada que substituísse a Petrobras ?

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 22:08:20 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1230 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:45:02 »
O que é SHEL?
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1231 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:45:34 »

Sabe que a Petrobrás importa petróleo de um tipo mais caro e exporta o nacional mais barato que não serve para refinar gasolina?

Supondo que isto seja verdadeiro, o que uma SHELL ou uma BP iriam fazer ?  Elas iram  transformar magicamente o petróleo nacional num petróleo bom para refinar gasolina, e assim não iriam exportá-lo  e não precisariam comprar o petróleo internacional mais caro ? E assim venderia a gasolina do  petróleo nacional magicamente transformado ?

Seria a mágica da privada ?

Não,  colega.

Importaria para abastecer o mercado interno e os paraguaios que comprem de outro fornecedor no exterior.

O que não está certo é nós pagarmos por eles ou vc acha que uma empresa privada sobreviveria ñ mercado nacional sem monopólio de venda de combustível,  concorrendo com outras empresas e vendendo mais caro para subsidiar combustivel de outros consumidores?

Vc compraria uma pizza de queijo a cem paus sendo que na outra esquina tem uma pizzaria vendendo a mesma pizza com a mesma qualidade por 50? E sabendo que a diferença da pizza mais cara que vc vai comprar paga a pizza do vizinho?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1232 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:47:59 »

Mas independentemente dessas contradições, qual a garantia real você pode dar de que a SHEL ou a BP ou outra gigante de petróleo que tomasse o lugar da Petrobras iria  vender gás e os outros combustíveis líquidos por preços realmente mais baixos para a população brasileira ? 

E qual o impacto real, nos preços finais nas bombas dos postos, dessa bondade da gigante privada que substituísse a Petrobras ?

E por qual motivo vc acha que só existiria UMA empresa privada comandando o mercado nacional?

Concorrência é que faz cair preço.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1233 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:51:54 »

Que serviço ?

Especificamente agora está em pauta o preço do gás natural. 

E especificamente eu te pergunto :

1) Quanto percentualmente está acima da média ?  1% ? 2%? 3%? 4 % ? ... 10 % ? 20 % ?

2)Por quanto você pode garantir que uma suposta gigante estrangeira do ramo que substituísse a Petrobras  iria vender o gás natural ?

3)Quais dados e garantias você tem para apresentar de que essa estrangeira seria amigona bondosa de modo a vender significativamente mais barato ?

Ou tudo que você tem é fé na gigante estrangeira ?

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 21:56:10 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1234 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:54:46 »

Mas independentemente dessas contradições, qual a garantia real você pode dar de que a SHEL ou a BP ou outra gigante de petróleo que tomasse o lugar da Petrobras iria  vender gás e os outros combustíveis líquidos por preços realmente mais baixos para a população brasileira ? 

E por qual motivo vc acha que só existiria UMA empresa privada comandando o mercado nacional?

1) Que fossem duas, elas poderiam perfeitamente entrar em acordo entre si.  Muitas, seria improvável que viesse a ter.

2) Se realmente a questão é concorrência , então deveria fazer apologia é pela completa liberalização da importação com completa desregulamentação e sem tributos, pois assim haveria  concorrência com todas do mundo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1235 Online: 16 de Janeiro de 2018, 21:55:53 »

Que serviço ?

Especificamente agora está em pauta o preço do gás natural. 

E especificamente eu te pergunto :

1) Quanto percentualmente está acima da média ?  1% ? 2%? 3%? 4 % ? ... 10 % ? 20 % ?

2)Por quanto você pode garantir que uma suposta gigante estrangeira do ramo que substituísse a Petrobras  iria vender o gás natural ?

3)Quais dados e garantias você tem para apresentar de que essa estrangeira seria amigona bondosa de modo a vender significativamente mais barato ?

Ou tudo que você tem é fé na gigante estrangeira ?

O valor está no link acima.

Que gigante substituiria a Petrobrás?  Eu falo de quebra de monopólio e concorrência como existe em qualquer outro lugar.

Se venderia gás natural? Claro que não, fecharam todos os postos do país e acabariam com o gás encanado de rua só  por birra.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 21:58:05 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1236 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:01:29 »

1) Que fossem duas, elas poderiam perfeitamente entrar em acordo entre si.  Muitas, seria improvável que viesse a ter.

2) Se realmente a questão é concorrência , então deveria fazer apologia é pela completa liberalização da importação com completa desregulamentação e sem tributos, pois assim haveria  concorrência com todas do mundo.

Que seja, contanto que eu não tenha que comprar só de um fornecedor dirigido por um imbecil que ganhou o cargo por indicação política de algum  vagabundo que chupava a pica do Odebrecht para conseguir uns contratos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1237 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:08:30 »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1238 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:13:13 »

Que seja, contanto que eu não tenha que comprar só de um fornecedor dirigido por um imbecil que ganhou o cargo por indicação política de algum  vagabundo que chupava a pica do Odebrecht para conseguir uns contratos.

E com 25% ou até 34 %  de ICMS (depende do governo estadual de cada estado se a alíquota será o piso de 25% ou o teto de 34%)  sobre a gasolina  você não importa realmente ?

http://www.fecombustiveis.org.br/revendedor/tributacao/

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 22:21:46 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1239 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:20:40 »

E com 25% ou até 34 %  de ICMS sobre a gasolina  você não importa realmente ?

Claro que importo, mas é outra mostra da eficiência estatal administrando bem nossos impostos.

Tal qual a estatal que investe para tomar calote, compra refinarias sucateadas  acima do preço de mercado e repassa o preço ao consumidor sem opção de comprar de outros.

Pelo menos da estatal eu posso me livrar se for privatizada.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1240 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:34:12 »

Que gigante substituiria a Petrobrás?  Eu falo de quebra de monopólio e concorrência como existe em qualquer outro lugar.

Faz vários anos que não existe monopólio da Petrobras.  Uma coisa  que tem atrapalhado a entrada de outras empresas é o medo de que o governo  venha a impor controles sobre os preços  dos derivados,  já que os investimentos para atuar nessa área são gigantes, assim um controle de preços facilmente poderia levar às empresas ao prejuízo.

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 22:39:59 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1241 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:36:39 »
Dez anos após o fim do monopólio, a Petrobrás está forte como nunca

Nicola Pamplona, O Estadao de S.Paulo

07 Agosto 2005 | 00h00

O Brasil comemora os 10 anos de fim do monopólio da Petrobrás preocupado com a escassez de gás natural e a manutenção da auto-suficiência na produção de petróleo pelas próximas décadas. É consenso no mercado que a quebra do monopólio, estipulada pela lei 9.478, de 6 de agosto de 1997, criou um ambiente propício aos investimentos em exploração e produção e, ao contrário do que esperavam os críticos, ajudou a fortalecer a Petrobrás. Mas o Brasil ainda não conseguiu atrair o capital privado para as áreas de transporte e refino. "Houve grandes ganhos para o País nesses 10 anos, com geração de empregos e receitas", avalia o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner. "Mas a lei não deu o enfoque adequado ao gás natural e, por isso, propusemos ao Congresso a Lei do Gás." Na produção de petróleo, o País é auto-suficiente desde 2006, mas Petrobrás e governo ainda correm atrás de garantir fornecimento de gás natural condizente com as expectativas de crescimento econômico.

[...]

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dez-anos-apos-o-fim-do-monopolio-a-petrobras-esta-forte-como-nunca,29823

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1242 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:44:36 »
Tem concorrência de verdade?

Eu poderia abrir uma empresa agora, explorar e vender para quem eu bem entender, perfurar onde eu quiser, exportar o volume que eu bem entender?

Posso fixar o preço que eu quiser na bomba? Definir a composição da gasolina ou vender sem adição de álcool para dar uma opção aos clientes?

Não,  colega.

Só acabou no papel.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1243 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:50:27 »

Eu poderia abrir uma empresa agora, explorar e vender para quem eu bem entender, perfurar onde eu quiser, exportar o volume que eu bem entender?

Posso fixar o preço que eu quiser na bomba? Definir a composição da gasolina ou vender sem adição de álcool para dar uma opção aos clientes?

Não,  colega.

Só acabou no papel.

Ter deixado de existir monopólio legal é uma coisa,   deixar de  existir ou pelo menos ter diminuído de forma significativa a regulamentação do setor é outra coisa.  São questões diferentes.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1244 Online: 16 de Janeiro de 2018, 23:04:13 »

Correção do ICMS deve puxar preço da gasolina. Compare valores nos postos

Valor de referência sobre o qual incide a alíquota de 28% do tributo passará para R$ 3,99 em setembro. Analistas dizem que reajuste da tabela pode ser repassado ao consumidor. Para o GDF, aumentos do combustível na bomba mostram ação de cartel

postado em 26/08/2017 10:18 / atualizado em 26/08/2017 10:24

Aline Brito* , Adriana Botelho*

Antonio Cunha/CB/D.A Press

Adelson Castelo Branco: "Valor alto é para pagarmos a conta do governo, que não consegue reduzir as dívidas"

O Governo do Distrito Federal decidiu aumentar para R$ 3,99 o valor de referência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina comum, a partir de 1º de setembro. Pesquisa realizada pelo GDF constatou que a maioria dos postos elevou as margens de lucro, punindo os consumidores. Há estabelecimentos vendendo o litro da gasolina por até R$ 4,09, mas pagando ICMS sobre R$ 3,818. O governo alega que, como o tributo não incide sobre a diferença de preço, os empresários embolsam os ganhos.

O novo valor base foi encaminhado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que deve chancelar os preços definidos pelos estados e pelo Distrito Federal. A atualização das tabelas para cobrança do ICMS é feita a cada 15 dias. Comparado ao de outras unidades da Federação, o preço de referência praticado na capital é o mais elevado. É sobre ele que incide a alíquota do tributo, de 28% no caso de Brasília.

O professor de ciências contábeis Roberto Piscitelli, especialista em impostos e finanças públicas, alertou que é grande a possibilidade de o aumento do ICMS acabar nas costas do consumidor. “Vai aparecer, como tem aparecido. Não que seja obrigatório aos donos de postos repassarem para o consumidor esse aumento, mas tem acontecido com certa regularidade, como no último reajuste da tabela”, observou. Hoje o preço cobrado pela gasolina em Brasília varia de R$ 3,84 a R$ 3,99 dependendo do posto (veja o quadro).

Piscitelli diz que o ideal seria os postos não subirem os preços, mas que é difícil isso não acontecer. “É o que deveria ser feito, mas o que os postos fazem é dizer que elevaram o preço da gasolina porque o ICMS aumentou”, explicou. Segundo o professor, isso acaba virando uma espiral: quanto mais aumentam a tributação, mais a gasolina sobe. “Se a gente ficar nessa disputa, só quem vai perder é o consumidor. Vai acabar dando mais lucro para o empresário e mais tributos para o governo.”

Ao fixar em R$ 3,99 o valor-base do ICMS, o GDF acredita que conseguirá evitar abusos e reduzir a margem de ganho dos estabelecimentos. O secretário interino de Fazenda, Wilson de Paula, diz que “o cartel de preços voltou mais forte do que nunca”. De acordo com ele, os postos de Brasília voltaram a se articular depois da decisão do governo federal de elevar o PIS e a Confins sobre os combustíveis, num movimento que ele classifica como “indecente”. O Ministério Público abriu uma investigação sobre o caso.

Nesse tiroteio, quem perde, como sempre, são os consumidores. A estudante Lisandra Silva, 23 anos, mora em Santa Maria e se desloca todos os dias para o trabalho, na W3 Norte, para depois seguir para a Universidade de Brasília. Ela afirma que, se os preços aumentarem ainda mais, terá que deixar o carro. “Não tenho como pagar gasolina, tenho outra despesas de que não posso abrir mão. Teria que optar pelo ônibus”, desabafou. A jovem conta que, apenas nos últimos 30 dias, desembolsou cerca de R$ 500 em gasolina e espera que esse valor não aumente. “É o que eu posso pagar.”

[...]

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/08/26/internas_economia,620946/correcao-do-icms-deve-puxar-preco-da-gasolina-compare-valores-nos-pos.shtml

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 23:06:31 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1245 Online: 16 de Janeiro de 2018, 23:05:54 »

Em Brasília  28% de ICMS  sobre a gasolina (fora outros impostos),  mas é a Petrobras que é a culpada pelo preço da gasolina ser mais alto que o preço internacional...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1246 Online: 16 de Janeiro de 2018, 23:09:18 »

A significativa culpa dos  governos estaduais normalmente  não  é  lembrada quando se fala no preço da gasolina.  Será que é porque não são do detestável PT ?

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1247 Online: 16 de Janeiro de 2018, 23:20:58 »
O cidadão comum, a grande massa que trabalha e não tem tempo de se atualizar de tudo, grande parte desse eleitorado está querendo ouvir coisas que Bolsonaro está aprendendo a falar e que Lula já sabe faz tempo. O que leva alguém a ganhar uma campanha não é o projeto de governo, mas o discurso político, o que o público quer ouvir.
Quem vem com um plano acadêmico para a economia, segurança pública e saúde vai procurar editora para vender livros, mas não vai ganhar campanha, muito menos sair das sombras do desconhecimento (o próprio Amoêdo é desconhecido da maioria) que ele representa.
Será ignorado, apesar das coisas boas de seu projeto.

Collor falou em caçar marajás e ganhou por um partido nanico.
Ganhou de macacos velhos como Brizola e Mário Covas!
Ganhou até de Ulysses Guimarães!

O candidato que falar difícil e ficar com discurso elegante leva bomba e vê o que teve traquejo e jogo de cintura ganhar.

Boa parte do povão  não deverá entender boa parte do que ele diz  e muito o menos o porque  ele diz  tais coisas.    :D

Nisso o Lula e o Collor são muito melhores:  falar o que o povão entende, e do jeito que entendem. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1248 Online: 17 de Janeiro de 2018, 08:07:02 »

Não,  colega.

Só acabou no papel.

A Petrobras  não determina essas coisas que você colocou aí,  isto quem determina é o governo federal, portanto atualmente você tem que culpar o Temer que não mexeu nisso.

Se uma BP ou outra privadona estrangeira (ou mais de uma privadona)  tomasse o lugar da Petrobras, isto não mudaria por causa do ato de mudança de propriedade em si.

Isso é uma questão de desregulamentação.

Culpe o Temer, que nada faz para mudar isso.

Neste caso não adianta esperar pela privada. 

:D

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 08:28:50 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1249 Online: 17 de Janeiro de 2018, 08:14:00 »

Definir a composição da gasolina ou vender sem adição de álcool para dar uma opção aos clientes?

Pare de culpar a Petrobras pelo que ela não decide.

Aqui o culpado que determina a quantidade de álcool na gasolina:

Governo estabelece adição de 27% de etanol na gasolina

Combustível

No caso da gasolina premium, permanecem os 25% vigentes. A fixação dos percentuais ocorrerá a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015

Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu; de Minas e Energia, Eduardo Braga; e da Fazenda, Joaquim Levy assinaram a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) que amplia percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível de 25% para 27% à gasolina comum na quarta-feira (4).

No caso da gasolina premium, permanecem os 25% hoje vigentes. A fixação dos percentuais ocorrerá a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015.

A medida levou em consideração o abastecimento adequado de combustível em todo o território brasileiro, a existência de etanol suficiente para atender a demanda no período de entre safra da produção de cana-de-açúcar e ainda a importância de se elevar o uso de combustível renovável.

O Cima é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e integrado pelos ministros de Minas e Energia; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante participou da reunião que formalizou a medida.

"Esta é uma operação em que todos ganham: ganha o produtor, ganha o mercado, o sistema de abastecimento de energia no Brasil, e ganha também o nosso arranjo produtivo", afirmou o ministro Eduardo Braga.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), que participaram da reunião de assinatura, emitiram comunicado conjunto ao governo, onde as entidades manifestaram concordância com a alteração, preservando-se a gasolina Premium (de alta octanagem) com o teor de 25% de etanol anidro.

As demais associações dos fabricantes de motociclos e as principais associações envolvidas também manifestaram a concordância com a adoção da medida.

Fonte:

Casa Civil e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/03/adicao-de-27-de-etanol-na-gasolina-e-estabelecida-pelo-governo

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 08:19:46 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!