O problema não é usarmos produtos de empresas estrangeiras, mas sim quando um produto de origem nacional passa a pertencer a uma empresa estrangeira. O chá Mate Leão, pelo que fiquei sabendo, foi vendido à empresa da Coca-Cola. Esse é o problema. Os produtos que eram originados de empresas nacionais passarem a serem de empresas de estrangeiros. Entenda, para as grandes potências, o Brasil é visto como uma grande floresta cheia de recursos que eles tanto querem ter pra si, apenas para aumentar o lucro. Esses grandes empresários corporativistas e que querem monopólio (sobretudo estes) só pensam em enriquecer e não estão nem aí pro resto da humanidade ou pra país algum, só pensam em si mesmos. Por isso que o Estado tem que ter poder sobre seus recursos.
Imagine, se o Brasil vendesse de fato todas as suas reservas florestais ou minerais para grandes empresários estrangeiros, ou então se não tivesse mais empresas ou fábricas nacionais alguma (estatal ou privada), só estrangeira em seu território, como o país poderá se desenvolver por conta própria, sem ter como explorar para si estes recursos? O problema dos países que crescem sem recurso próprio, como o Japão, é que estes dependem inteiramente de capital estrangeiro. Se a economia mundial entrasse em colapso, esse país, sem recurso algum para se reconstruir, estaria perdido!
Entendeu agora porque é vital que o Estado tenha controle e soberania sobre seus recursos? Para se desenvolver de forma independente, sem depender tanto de dólar ou não ficar tão à mercê do Federal Reserve, entre outras coisas. Entenda, para o rico estrangeiro, o Brasil é como uma mina de ouro a ser explorada, nada mais. E tem que haver algo que evite disso acontecer, para o nosso próprio bem, não o do rico estrangeiro, mas para o bem dos que moram aqui. Por isso também que não vou muito com a cara desta ideologia de estado mínimo. É só uma forma do estrangeiro nos convencer de que temos que dar tudo a eles de mão beijada, esse neoliberalismo globalista.
Sabia que o FHC é um destes globalistas, que ele é parte do grupo Bildeberg, fundado pelos Rockefellers?