Evidência anedotica... Que legal...
Sim. Anedótica mas que já desmonta a afirmação generalista dele.
E ainda tenta justificar o uso de evidência anedotica...
Você ja foi melhor.
Enquanto isso, você e qualquer um pode verificar no site http://www.reclameaqui.com.br/ranking/ e no Procon que as telefônicas estão sempre entre as empresas com maior numero de reclamaçoes.
Certo.
E já que você consultou quais são os tipos mais frequentes de reclamações?
Ja forneci as fontes.
Mas vou lhe dar um biscoito: As listas de reclamaçoes não são encabeçada pela "ma qualidade de serviço" mas sim, em geral, por cobranças indevidas.
Caso você eventualmente queira usar o argumento "mais clientes, mais reclamaçoes", favor apresentar também um bom embasamento.
Eu mencionei algo análogo a isto a algumas postagens atrás.
Mas não é ilógico isto.
O melhor seria comparar por taxas, do tipo 'número de reclamações por número de usuários' ou algo similar.
Os dados para a elaboracao de tal indice existem e estao disponiveis. A Anatel os divulga todos os anos.
E so ir la, fazer os calculos e tirar suas conclusoes.
Sim.
Embora não seja algo agradável, faz parte de uma negociação.
Concordo.
Mas enquanto isto não ocorre, eu negocio.
Bem, eu estou no Brasil.
Tenho que lidar com as situações que aqui ocorrem e me esforçar em melhorar o local em que estou inserido.
Falou como um autentico produto do seu meio. Um ser bem adaptado ao ambiente que o cerca.
Prevejo, no processo de selecao natural, que as empresas de telefonia brasileiras produzirao descendentes mais resistentes as negociacoes enquanto Geotectons produzirao descendentes mais insistentes para competir com essas empresas.
What a bright future we have ahead of us.Na Alemanha e na França esse comportamento é a norma entre as melhores operadoras.
Que bom.
Sorte a sua.
Nao vejo porque seria sorte minha. Nao me beneficio diretamente desse fato e o citei apenas como uma referencia.
Interessante notar também que, em ambos os paises, o Estado, além de ser acionista de algumas de algumas dessas empresas (e.g. Orange, T-Mobile), continua a controlar a infraestrutura de telecomunicaçoes...
E?
Sabe... O fato de você responder com
E? nao torna essa observacao irrelevante.
O fato do preco e da disponibilidade dos servicos serem melhores agora do que antes esteve em questao em algum momento?
Ou melhor... E?
Sim, já esteve em todos os debates deste tipo embora não especificamente neste.
Possivelmente você não lembra disto porque ou aparece pouco ou não lembra de vários debates do passado.
Ou é algum outro problema?
Primeira opcao, favorecida em grande parte pela trajetoria decadente desse forum.
A maneira como o processo de privatizacao do servico de telefonia se deu no Brasil favoreceu a melhoria e a disseminacao dos servicos. O Estado distribuiu concessoes de 10 anos mediante condicoes e criou uma agencia nacional para tomar conta do galinheiro.
Que bom, não é mesmo?
Até parece que não foi este mesmo Estado que emperrou a disseminação da telefonia fixa e móvel por décadas, cobrando caríssimo diretamente por serviços que executava e indiretamente pelos que não executava.
Sim... As coisas sao melhores agora do que no passado, uma vez que os servicos de telefonia foram privatizados.
Ja entendi.
Nao foi apenas o fato do servico passar a ser oferecido por empresas privadas que tornou o servico melhor.
Não, é óbvio que não.
Ter uma moeda estável, respeitar contratos e desmanchar os núcleos de corporativismo de 'barnabés' e de políticos também contribuíram muito.
Luz no fim do tunel... Alguem esta se redescobrindo como bom forista.
Há tambem de se reconhecer que diferentes empresas estatais (ou que, de alguma maneira, sao controladas pelo Estado) podem adotar diferentes modelos de gerenciamento com diferentes resultados entre diferentes sociedades e diferentes epocas.
Ou seja, cada caso é um caso.
Concordo.
Mas no Brasil os resultados são quase sempre catastróficos para o Tesouro Nacional e para a população. Escrevi 'quase' por cortesia porque não conheço um só caso que não tenha sido um desastre.
Pontos por concordar que o fato de uma empresa ser uma estatal não determina seu bom ou mau funcionamento e por reconhecer que o meio em que ela se insere tem grande peso nessa questão.
A grande maioria dos foristas desse "clube" (e.g. Você, DDV, Fabricio e outros), seja por má vontade, forca de vies ou preguiça não fazem essa distinção e, por padrão, associam Estatais a incompetência e ineficiencia por definição.
Prefiro entender que o meu caso ou é de 'força de viés' ou de má-vontade porque, em última instância, a virtude é uma atribuição apenas da esquerda.
Se você está dizendo...
Enquanto isso, do outro lado do Atlântico existem diversos exemplos de empresas estatais ou de capital aberto tendo o Estado como acionista (e.g. Deutsche Bahn, SNCF, Belgacom, Budweiser Budvar Brewery, Areva, Airbus/EADS, GDF Suez apenas para citar algumas) que funcionam muito bem obrigado.
Funcionam bem? Mesmo?
Ou isto ocorre por força de uma legislação que sufoca o setor privado em nome do Estado ou por anomalias, como os subsídios, em que a Airbus é um exemplo conspícuo?
Funcionam bem o suficiente para serem referencias nas suas respectivas areas a nivel internacional.
Com relacao a Airbus: Os subsidios beneficiam largamente sua divisao de equipamentos militares, cujo desenvolvimento e producao se mantem, por razoes estrategicas, relativamente bem controlados e sustentados pelos governos que detem acoes da empresa (Espanha, Franca e Alemanha), atualmente detentores de 26% das açoes do Airbus Group. A Boeing e a Lockheed Martin não gostam disso e reclamam, embora tambem mantenham suas relativas divisoes de producao de aeronaves militares bem abastecidas por subsidios do governo.
Se você acham que empresas e iniciativas estatais tendem a não funcionar NO BRASIL especificamente, tudo bem. Discutam isso então.
E alguém estava discutindo isto fora do nosso contexto, a não ser de forma pontual e retórica?
Discutem e discutem com frequencia. Salvo engano, nunca houve qualquer esforco em se diferenciar ou analisar as diferencas entre, por exemplo, uma estatal Brasileira e uma estatal Italiana na mesma industria. Tudo é farinha do mesmo saco. O desempenho de uma Estatal em qualquer lugar sempre sera inferior a de uma empresa Privada, qualquer que seja o pais, sociedade ou contexto historico.
Eu ja trouxe o exemplo da Deutsche Bahn em outra discussao, citei como a empresa funcionava e perguntei quais seriam as vantagens de deixar a iniciativa privada controlar a empresa. O forista Johnny Cash se dispos a responder que isso aumentaria a eficiencia operacional, os lucros e a qualidade do serviço. Como se a empresa ja não fosse eficiente, o aumento nos lucros fosse uma prioridade e a qualidade do servico ja nao fosse excelente.
Ainda que algumas ainda cometam atos imorais, especialmente em negociatas com algum filho de presidente da república, este deficitário de um dedo.
E?
E?
É sério?
Possivelmente o seu viés esquerdista não permitiu entender que a interferência estatal pode prejudicar o livre mercado e, em casos extremos, eliminar os benefícios que a concorrência privada traz; além de ser o maior responsável pela corrupção generalizada nos mega negócios, favorecendo a criação de cartéis privados que, em contra partida fazem 'mimos' diretos ou indiretos, para os 'poderosos de plantão', como foi o caso do filho de um certo ex-presidente.
É sério sim.
Você escreveu aquilo apenas para dar uma "provocadinha" no Juca, como de costume, pelo fato dele ser de esquerda. Sua unica contribuicao de fato foi trazer mais um exemplo de como a falta de carater generalizada gera prejuizos coletivos, nesse caso, citando as relacoes abjetas entre agentes do governo e tomadores de decisoes em grandes empresas. Citar o caso envolvendo o filho do ex-presidente, especificamente, foi so pra encher o saco. Nada mais.
Adendo: Resta alguma duvida de que o usuario "Shadow" nao é o Moro/Agnostico?
Sim, ainda restam dúvidas.
E o que é que você tem com isto?
A mascara dele caiu e ele caiu fora.
Eu, agora, nao tenho mais nada com isso.
Minhas contribuicoes para o forum também se encerram aqui.
Diferentemente do "Shadow", manterei minha conta para ter acesso à ferramenta de busca, pois esse forum ainda é um grande repositorio de bons debates
do passado.
So long, and thanks for all the fish.