Mas o Juca não deixa de estar certo quanto ao Bolsonaro. O Bolsonaro é sim um sujeito antiquado e xenófobo. Mas como já disse aqui algumas vezes, isso não será determinante para uma boa ou má gestão caso ele seja presidente. O fato dele ser nacionalista e defender a classe dos militares pesará muito mais.
De qualquer forma, eu ainda acho que ele será capaz de fazer um governo melhor que os governos do PT, do Collor e Sarney (o que não quer dizer muito).
Boa governança é bom, mas e quanto a democracia?
Os anti-lulistas e anti-petistas sempre foram consideravelmente rápidos em apontar tendências ditatoriais. Acho que, segundo Villa, até antes do impeachment agora, estávamos numa ditadura*. Eu não tenho realmente como saber, mas desconfio que com Bolsonaro a tendência seria de igual para um pouco maior de caminharmos para rumos mais ditatorialescos, e com considerável aprovação da sociedade ("Intervenção Militar Constitucional", e etc, análogo direitinha ao eufemismo esquerdinha mais sutil e de nível ditatorial ainda inferior, "controle social da mídia").
* ou não, não acompanho suficientemente para entender. Recentemente ouvi ele dizer, no roda-viva, que precisamos "realmente proclamar a república", referindo-se com isso a coisas como eliminações de privilégios e oligarquias, etc. Talvez eu esteja então confundindo um pouco as coisas.