0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/proporcao-dos-mais-ricos-no-ensino-superior-publico-caiu-33-desde-2004.html...Entre 2004 e 2014, a proporção dos alunos de universidades públicas que pertencem aos 20% da população com a mais alta renda mensal familiar per capita do país caiu 33%. Há 11 anos, eles representavam 54,5% do total de estudantes no ensino superior da rede pública. Agora são 36,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apresentados na Síntese de Indicadores Sociais (SIS), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (4)....O ensino particular viu a proporção de universitários mais ricos cair ainda mais no mesmo período. Em 2004, eles representavam 68,4% do total de matrículas.Em 2014, representavam 40,9% da totalidade de estudantes na graduação ou pós.Apesar da queda, os estudantes desta faixa de renda continuam sendo a parcela com maior participação nas matrículas....
É completamente rídiculo afirmar que as universidades públicas são cheias de gente com família de alta renda. Ô mentira lascada...
Citação de: Shadow em 15 de Março de 2017, 18:19:26Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 18:16:17Citação de: Wowbagger, o Infinitamente Prolongado em 15 de Março de 2017, 14:19:27Existe algum empecilho legal para se começar a cobrar mensalidades das faculdades públicas sem privatizá-las? E fazer essa cobrança de acordo com as capacidades dos alunos (ou seus familiares) de arcar com os custos? Hoje a maioria dos alunos de faculdades públicas são de classe média e alta, se começar a cobrar a mensalidade deles é possível usar o dinheiro para cobrir o deficit das universidades e talvez até expandir o número de vagas e a capacidade de pesquisas.O que você chama de classe média ? Pergunto, pois a quantidade de pobres nas universidades públicas é bem grande. Numa minoria de cursos, especialmente medicina, temos realmente uma quantidade maior de pessoas de classes mais altas. Esse dado tem alguma fonte?Eu conheci professor que tinha esses dados, mas faz tempo que não o vejo. Se qualquer forma, existem certamente que existem dados sim (com uma boa busca na internet certamente que se encontra).Mas nem é preciso uma pesquisa científica para perceber isso, pois basta ver a quantidade de alunos nas federais que pegam aquelas porcarias de ônibus lotados para ir para universidade. Gente que é bem de vida não usa essas porcarias.
Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 18:16:17Citação de: Wowbagger, o Infinitamente Prolongado em 15 de Março de 2017, 14:19:27Existe algum empecilho legal para se começar a cobrar mensalidades das faculdades públicas sem privatizá-las? E fazer essa cobrança de acordo com as capacidades dos alunos (ou seus familiares) de arcar com os custos? Hoje a maioria dos alunos de faculdades públicas são de classe média e alta, se começar a cobrar a mensalidade deles é possível usar o dinheiro para cobrir o deficit das universidades e talvez até expandir o número de vagas e a capacidade de pesquisas.O que você chama de classe média ? Pergunto, pois a quantidade de pobres nas universidades públicas é bem grande. Numa minoria de cursos, especialmente medicina, temos realmente uma quantidade maior de pessoas de classes mais altas. Esse dado tem alguma fonte?
Citação de: Wowbagger, o Infinitamente Prolongado em 15 de Março de 2017, 14:19:27Existe algum empecilho legal para se começar a cobrar mensalidades das faculdades públicas sem privatizá-las? E fazer essa cobrança de acordo com as capacidades dos alunos (ou seus familiares) de arcar com os custos? Hoje a maioria dos alunos de faculdades públicas são de classe média e alta, se começar a cobrar a mensalidade deles é possível usar o dinheiro para cobrir o deficit das universidades e talvez até expandir o número de vagas e a capacidade de pesquisas.O que você chama de classe média ? Pergunto, pois a quantidade de pobres nas universidades públicas é bem grande. Numa minoria de cursos, especialmente medicina, temos realmente uma quantidade maior de pessoas de classes mais altas.
Existe algum empecilho legal para se começar a cobrar mensalidades das faculdades públicas sem privatizá-las? E fazer essa cobrança de acordo com as capacidades dos alunos (ou seus familiares) de arcar com os custos? Hoje a maioria dos alunos de faculdades públicas são de classe média e alta, se começar a cobrar a mensalidade deles é possível usar o dinheiro para cobrir o deficit das universidades e talvez até expandir o número de vagas e a capacidade de pesquisas.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.
Qual é o percentual nos cursos concorridos? Engenharias? Direito? Medicina? Contábeis? Adm?
Citação de: Shadow em 15 de Março de 2017, 18:54:23Qual é o percentual nos cursos concorridos? Engenharias? Direito? Medicina? Contábeis? Adm?Eu mesmo afirmei que em cursos de medicina (e também algumas engenharias e direito) o percentual de pessoas mais ricas é maior. Entretanto certamente que na maioria das universidades federais a quantidade de alunos de outros cursos supera a desses cursos.
Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 18:23:31Citação de: Shadow em 15 de Março de 2017, 18:19:26Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 18:16:17Citação de: Wowbagger, o Infinitamente Prolongado em 15 de Março de 2017, 14:19:27Existe algum empecilho legal para se começar a cobrar mensalidades das faculdades públicas sem privatizá-las? E fazer essa cobrança de acordo com as capacidades dos alunos (ou seus familiares) de arcar com os custos? Hoje a maioria dos alunos de faculdades públicas são de classe média e alta, se começar a cobrar a mensalidade deles é possível usar o dinheiro para cobrir o deficit das universidades e talvez até expandir o número de vagas e a capacidade de pesquisas.O que você chama de classe média ? Pergunto, pois a quantidade de pobres nas universidades públicas é bem grande. Numa minoria de cursos, especialmente medicina, temos realmente uma quantidade maior de pessoas de classes mais altas. Esse dado tem alguma fonte?Eu conheci professor que tinha esses dados, mas faz tempo que não o vejo. Se qualquer forma, existem certamente que existem dados sim (com uma boa busca na internet certamente que se encontra).Mas nem é preciso uma pesquisa científica para perceber isso, pois basta ver a quantidade de alunos nas federais que pegam aquelas porcarias de ônibus lotados para ir para universidade. Gente que é bem de vida não usa essas porcarias.
Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 19:01:46Citação de: Shadow em 15 de Março de 2017, 18:54:23Qual é o percentual nos cursos concorridos? Engenharias? Direito? Medicina? Contábeis? Adm?Eu mesmo afirmei que em cursos de medicina (e também algumas engenharias e direito) o percentual de pessoas mais ricas é maior. Entretanto certamente que na maioria das universidades federais a quantidade de alunos de outros cursos supera a desses cursos.Ou seja, nos cursos importantes, com empregabilidade, incluindo ai outros que não citei, pobres não ingressam em função da diferença da formação anterior.
http://mercadopopular.org/wp-content/uploads/2016/05/fig6.png
Citação de: JJ em 15 de Março de 2017, 18:47:49É completamente rídiculo afirmar que as universidades públicas são cheias de gente com família de alta renda. Ô mentira lascada...Queira demonstrar, por favor.
O que é 'bauzão'?
E para complementar (os comentários anteriores), uma família de quatro pessoas cuja renda seja 4x750,00 = 2.800,00 é uma família POBRE. São uns pobres. Mesmo se a renda da família for 4x1010,00 = 4.040,00 ainda assim é uma família POBRE.Tem que ser muito hipócrita para dizer que não considera tal família como pobre. Tenha dó. Isso já tá virando palhaçada.
Beleza, agora gente bem de vida anda de bauzão.
A classificação DDViana de renda, acredito que seja o que a maioria pensa:1- Miserável => Vive preocupado se haverá ou não o que comer durante o mês. Candidatos lhe oferecem cesta básica, dentadura ou bugigangas afins em troca de seu voto. Renda per capita aproximada: < 400 reais/mês.2- Pobre => Tem subsistência garantida. Anda de ônibus ou moto financiada. Usuário do SUS. Estuda em escola pública. Passa as férias no interior ou em cidades grandes próximas (a depender de onde morar). Candidatos lhe oferecem material de construção, festas ou emprego em troca de seu voto. Renda per capita aproximada: 1000 reais/mês3- Classe Média => Anda de carro próprio (popular). Estuda em escola particular. Tem plano de saúde. Passa as férias em locais badalados longe de onde mora e ocasionalmente no exterior (financiada). Viaja de avião. Candidatos lhe oferecem cargos em troca de seu voto e apoio. Renda per capita aproximada: 5000 reais/mês4- Rico => Anda de carro de luxo. Estuda nas melhores escolas e é atendido nos melhores hospitais. Frequenta a Europa. Viaja constantemente de avião (comercial). Candidatos lhe oferecem participação na política (candidatura própria a um cargo menor). Renda per capita aproximada: 30 000 reais/mês5- Milionário => Anda de carro de luxo com chofer. Estuda nas melhores escolas e é atendido nos melhores hospitais (às vezes no exterior). Anda de jatinho próprio ou fretado. Vai a qualquer lugar do mundo rotineiramente. Quase sempre é dono de algum grande negócio. Tem iate. Cria cavalos por hobby. Candidatos lhe oferecem contratos e outras vantagens em troca de sua ajuda financeira. Renda per capita média: > 400 000 reais/mês.
Ninguém vai comentar algo sobre as manifestações de hoje?