Autor Tópico: causa X efeito  (Lida 13611 vezes)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
causa X efeito
« Resposta #50 Online: 19 de Setembro de 2005, 11:04:19 »
Mozart criou sua obra. E foi criado por um par de testiculos, outro de ovários, influências físicas do meio ambiente e fortemente por toda a cultura que esteve ao seu redor. Fim.

Realmente, este ponto sobre a arbitrariedade no abandono da logica pela qual "tudo tem um causa" ao se afirmar que mesmo assim que deus nao tem uma causa, pra mim eh suficiente pra encerrar a discussao.

Se a lógica evocada foi essa, deve ser respeitada até o fim.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: causa X efeito
« Resposta #51 Online: 19 de Setembro de 2005, 12:18:33 »
A Lei da Causalidade é uma Lei Física, mas ela não impede de existir algo sem uma causa.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: causa X efeito
« Resposta #52 Online: 19 de Setembro de 2005, 12:26:14 »
Humpf! O Fernando inutilizou meu post...

hehehehehe

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 19 de Setembro de 2005, 12:28:23 »
Corrigi a frase.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 19 de Setembro de 2005, 20:24:21 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Danniel
Obviamente Mozart não foi criado ou causado por sua obra. Mas ele teve também uma causa. Não interessa se ele não foi inventado, ou se tem outra natureza.

Ok. Mas tomemos Mozart à razão de sua obra (o que serviria de analogia à Criação em relação ao seu Criador). Você certamente concordará que à visão de sua obra, Mozart é incausado. Ela, a obra, não compreenderá Mozart, pois não encontrará nele nada que lembre a ela mesma. Mozart se torna imcompreensível para a sua obra, mas ela sabe que nela mesma há uma essência de Mozart (Imaginação, Inspiração, Métrica, Ritmo, etc.).

Eu não consigo continuar a partir do momento que uma obra musical foi antropomorfizada...

Tudo bem, mas isso não é uma conclusão necessária de "tudo tem uma causa", nem de "há uma causa primária". É só uma definição de deus, que você força a ser compatível com as duas coisas, por definição, não por lógica.

Como citei anteriormente, se tomarmos em ordem inversa todos os efeitos e todas as causas, indubitavelmente chegaremos a um efeito e a uma causa iniciais, não há como fugir disto.

Há sim. Isso só faz sentido se você assume que há sempre menos causas que efeitos, aí regredindo haveria uma causa primeira.

Não acho que seja sempre verdade que há menos causas que efeitos, ou que a proporção de causas e efeitos seja constante, de forma que não é inevitavel a conclusão de uma causa inicial.

Se tudo tem uma causa, não há causa primeira "absoluta".

Este "tudo" a que você se refere são efeitos. Sim, todo efeito tem uma causa. A isto chamamos Causalidade.

Eu não consigo imaginar uma seqüência de causa e efeito que não apresente uma primeira causa e um primeiro efeito...

Vou tentar fazer uma analogia.

Essa linha:

<------------------------------->
-5 -4 -3 -2 -1  0  1  2  3  4  5

Essas setas dos dois lados simbolizam que a linha continua infintamente para os dois lados. O número anterior é a "causa" do número seguinte, mas não há necessariamente um "primeiro número", digamos, -32423425544.

Não existe uma primeira causa nem um primeiro efeito. A uma reta traçada assim não tem um "ponto inicial" em algum lugar no universo além do papel ou da tela.

Então deus não precisa ter uma consciência? É só uma causa primordial, pode ser uma entidade física, materialista, que apenas causou tudo?

É óbvio que uma causa primordial que desencadeou todo um Universo de energia e matéria - e vida - tem que ter necessariamente consciência e inteligência.

Pode até parecer óbvio, mas não necessariamente está correto. Kepler achava que as crateras lunares eram sinal de inteligência. A Terra parece "obviamente" chata. O Sol "obviamente" gira ao redor da Terra.

Aquelas plantas carnívoras que tem "bocas" parecem até ter um sistema nervoso para detectar quando a mosca pousa dentro dela.

Fora isso, se a complexidade do universo necessita inteligência como sua causa, novamente a inteligência, que é uma coisa complexa, necessitaria de inteligência para ter sido criada. Concluindo uma sucessão infinita de deuses se formos realmente nos importar com a lógica acima de definições de deuses.

Se a definição de deus é mais importante que a lógica, aí não tem o que conversar. A lógica tem que ceder, e pode-se inventar qualquer devaneio arbitrário, como "não, esse deus é complexo mas nesse caso a complexidade não necessita de uma outra inteligência criadora anterior" (contrariando a lógica de que a causa inicial precisaria ser inteligente porque o seu efeito é complexo), ou "essa inteligência não é comlexa, é extremamanete simples" (devaneio, sem qualquer base)  

É uma definição bem "fraca" de deus, bem diferente do tradicional, onde deuses sempre tem personalidades.

Isto é antropoformismo.

Sim deuses são em todas definições antropomorfizados, inclusve nesse sua, ao dizer que tem inteligência e consciência.

"causa primeira" é só uma causa, qualquer que tenha sido, com as propriedades de ocasionar tudo que a sucedeu.

E para isto não é necessário uma tremenda inteligência?

Não mais do que para qualquer outra causa "do meio", precisa-se de menos inteligência. A condensação não precisa ser inteligente para causar a chuva, por exemplo.

Dizer que essa causa é de alguma forma uma "inteligência", e que é "suprema", e que essa inteligência não tem causa, é um atentado à lógica,

A lógica humana é falha. Lembre-se da obra de Mozart tentando decifrar o seu criador.

...isso não têm lógica alguma :medo:

e se é assim, se a lógica não vale nada, a causa inicial foi um pudim de morango.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #55 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:26:31 »
Essa linha:

Essas setas dos dois lados simbolizam que a linha continua infintamente para os dois lados. O número anterior é a "causa" do número seguinte, mas não há necessariamente um "primeiro número", digamos, -32423425544.

Não existe uma primeira causa nem um primeiro efeito. A uma reta traçada assim não tem um "ponto inicial" em algum lugar no universo além do papel ou da tela.

:clap:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #56 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:00:49 »
Citação de: Marcelo Terra
Eu prefiro pensar que...

Sem comentários...

Penso, logo existo.

Acho um erro assumir que tudo tenha que ser causado seja uma regra infalível.

Ok, está correto.

Também não penso que algo possa ser incausado, exceto a causa primordial (Deus), porque se Deus pudesse ser causado, a causa de Deus seria a causa primordial (Deus de Deus).

Trata-se de colocar um limite arbitrário para interromper a lógica inicial invocada? Deus não pode ter uma causa por que se tivesse você não conseguiria o resultado desejado?

Se Deus tiver uma causa, teremos que nos esforçar para entender a causa de Deus, ou seja, o Deus de Deus...

Se entender Deus já é difícil (diria impossível), como entender o que lhe causou?

E se o que tivesse nos causado não fosse a "causa primeira"? Não é uma forma de pretensão pensar que o nosso universo seja diretamente criado pela causa primeira sem que haja nenhum motivo que nos leve a pensar nisso?

Eu não disse que a causa primeira (Deus) nos criou, mas sim, que Deus foi a causa primeira que deu origem a todas as outras causas e efeitos subsequentes. Certamente a nossa 'criação' estará inserida nesta longa sequência de causas e efeitos, muito depois da causa inicial...

Por que "as leis universais" pressupõe inteligência?

Só por serem 'leis' já denotam inteligência. Se fossem arbitrárias (e portanto "burras"), não seriam 'leis'.

O universo não me parece algo muito inteligente, nem a vida, na verdade esse contínuo ciclo de efemeridade e destruição me parece inerentemente caótico. Minha visão então me leva a uma conclusão oposta a sua. Não deve existir um deus pois não há sinal de inteligência no nosso universo.

Há algo mais perfeito que o átomo? Há algo mais misterioso que a gravidade? Pode o homem, com toda a sua inteligência, fazer brotar um carvalho de uma minúscula semente? Se estes poucos e corriqueiros exemplos não demonstrarem uma Inteligência, não sei mais o que é ser inteligente.

Qual é o propósito de um átomo? De uma bactéria? De um coala? Do planeta Terra? Do nosso sol? Da via-láctea? Nada disso persiste, nada parece seguir um plano ou estar sendo conduzido segundo algum propósito. Tudo surge caoticamente e como tal se mantém por um período de tempo até que, da mesma forma, deixa de existir. Aonde nosso universo está sendo conduzido? Onde está o vestígio de propósito?

O propósito pode ser o de não haver propósito algum. A priori, o propósito parece ser o da própria sustentação da Vida, ou o desenvolvimento da Consciência, da Inteligência ou mesmo do Amor, ou de ambos.

Pelas leis universais eu excluo totalmente a idéia de uma criação por acaso.

Pelos mesmos motivos eu poderia excluir totalmente a idéia de uma criação com propósitos.

É uma opção a ser considerada. Eu fico com a primeira.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:12:32 »
Exatamente. Falta ao homem uma faculdade mental que lhe permita conhecer Deus.

Citação de: Luis Dantas
Em caso positivo, qual é o sentido de sequer tentar chega a alguma conclusão a respeito dele?  Há alguma diferença entre um Deus incognoscível e um Deus inexistente?  Se há, como sabemos disso, e qual seria essa diferença?

O fato de ele ser incognoscível não exclui o nosso direito de tentar entendê-lo. Nem tampouco nos dá o direito de negar-lhe a existência. A diferença é que todos temos uma noção de Deus que nos é inata, ou seja, que pertence a nós e não resulta de qualquer aprendizagem ou experimentação efetuada após o nosso nascimento.

Fale por você.  Eu não tenho essa "noção inata de Deus".  E não acho sequer que ela seja comum.  De fato, tudo parece indicar que, pelo contrário, o conceito de Deus é puramente aprendido.

A lógica humana não pode servir para definir Deus. Como disse acima, falta-nos uma faculdade que nos permita conhecê-lo.

Aliás, não vi ainda um motivo para concluir que uma lógica de causa e efeito seria suficiente, necessária ou adequada para analisar a realidade.

A Lei de Causalidade é uma das leis da Física, não é?

:)

E por acaso a Física é adequada para explicar as propriedades de Deus (caso ele exista)?  :P

Aliás, você disse duas vezes que não adianta querer entender Deus, só nesta mensagem... então por que não admitir que ele é um conceito puramente subjetivo (como de fato é)?  Não ponha a Física ou mesmo a Lógica no meio, isso é inadequado por qualquer ângulo de que se analise a questão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #58 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:22:59 »
Falta ao homem uma faculdade mental que lhe permita conhecer Deus.

Esta "faculdade mental que permite conhecer Deus" pode ser adquirida? Se sim, como?

O fato de ele ser incognoscível não exclui o nosso direito de tentar entendê-lo.

A luta pelo inalcansçável?

Nem tampouco nos dá o direito de negar-lhe a existência.

Se o alegado "criador" "cria" o homem sem a faculdade mental que permita a este conhecer àquele, então há sim um "direito metafísico" de negar a existência de algo que faz questão de parecer inexistente.

A diferença é que todos temos uma noção de Deus que nos é inata, ou seja, que pertence a nós e não resulta de qualquer aprendizagem ou experimentação efetuada após o nosso nascimento.

Prove sua afirmação...

Não existe esta noção inata de deus, que não é adquirida pela experiência...

A lógica humana não pode servir para definir Deus. Como disse acima, falta-nos uma faculdade que nos permita conhecê-lo.

Para que querer conhecer o que não pode ser conhecido?

Saudações!

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
causa X efeito
« Resposta #59 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:24:32 »
Citação de: Gustavo Latorre
Mozart criou sua obra. E foi criado por um par de testiculos, outro de ovários, influências físicas do meio ambiente e fortemente por toda a cultura que esteve ao seu redor. Fim.

Realmente, este ponto sobre a arbitrariedade no abandono da logica pela qual "tudo tem um causa" ao se afirmar que mesmo assim que deus nao tem uma causa, pra mim eh suficiente pra encerrar a discussao.

Já não é mais apenas uma questão de lógica. É preciso se transportar para o nível existencial da obra em si, só assim entenderemos a dificuldade da Obra para entender o Artista.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #60 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:30:02 »
Citação de: Fernando
A Lei da Causalidade é uma Lei Física, mas ela não impede de existir algo sem uma causa.

Se é uma Lei, como pode ser 'quebrada'? Então não é lei...

A única coisa que eu consigo imaginar que possa quebrar esta lei são os famosos Milagres. E eu não acredito em milagres...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 20 de Setembro de 2005, 14:52:53 »

A única coisa que eu consigo imaginar que possa quebrar esta lei são os famosos Milagres. E eu não acredito em milagres...

Mas leis da Física não tem por que se aplicar a todos os tipos de fenômenos.  São leis Físicas, não universais...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
causa X efeito
« Resposta #62 Online: 20 de Setembro de 2005, 14:54:19 »
Citação de: Gustavo Latorre

Já não é mais apenas uma questão de lógica. É preciso se transportar para o nível existencial da obra em si, só assim entenderemos a dificuldade da Obra para entender o Artista.

Então agora você admite que não está se guiando pela lógica?  :roll:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #63 Online: 20 de Setembro de 2005, 14:59:59 »
Eu não consigo continuar a partir do momento que uma obra musical foi antropomorfizada...

Precisamos de analogias, não precisamos?

Não acho que seja sempre verdade que há menos causas que efeitos, ou que a proporção de causas e efeitos seja constante, de forma que não é inevitavel a conclusão de uma causa inicial.

É claro e aceitável que uma mesma causa gere vários efeitos (ex. o fogo gera luz (efeito), gera calor (efeito), queima (efeito), esteriliza (efeito), etc.); por sua vez, o fogo pode ter também várias causas e assim sucessivamente, não vejo por que isto invalidaria uma causa inicial para todas as coisas.

Eu não consigo imaginar uma seqüência de causa e efeito que não apresente uma primeira causa e um primeiro efeito...

Vou tentar fazer uma analogia.

Essa linha:

Poderíamos definir Deus através desta analogia!...

:twisted:

Mas a Matemática não é uma ciência exata, ela é convencionada! Essa reta numérica é uma convenção. Números negativos? O que é -1 laranja, ou -5 pessoas? Convenção.

Fora isso, se a complexidade do universo necessita inteligência como sua causa, novamente a inteligência, que é uma coisa complexa, necessitaria de inteligência para ter sido criada. Concluindo uma sucessão infinita de deuses se formos realmente nos importar com a lógica acima de definições de deuses.

Não acho que a causa do Universo seja a Inteligência, mas sim que a criação (ou nascimento) do Universo exigiu uma poderosa inteligência, e que esta inteligência é verificável através das Leis que o regem. Você está tomando o efeito pela causa.

Se a definição de deus é mais importante que a lógica, aí não tem o que conversar. A lógica tem que ceder, e pode-se inventar qualquer devaneio arbitrário, como "não, esse deus é complexo mas nesse caso a complexidade não necessita de uma outra inteligência criadora anterior" (contrariando a lógica de que a causa inicial precisaria ser inteligente porque o seu efeito é complexo), ou "essa inteligência não é comlexa, é extremamanete simples" (devaneio, sem qualquer base)  

Seria interessante poder investigar uma 'entidade' abstrata - incognoscível - apenas com os recursos da lógica. Acontece que a nossa cognição tem uma necessidade básica que é difícil de evitar: a necessidade de realidades às quais possamos nos referir — um impulso que acaba por criar realidades na mente.

Sim deuses são em todas definições antropomorfizados, inclusve nesse sua, ao dizer que tem inteligência e consciência.

Dizer que Deus tem inteligência e consciência não é dar-lhe uma forma humana. Nesses aspectos, somos nós que parecemos com ele...

E para isto não é necessário uma tremenda inteligência?

Não mais do que para qualquer outra causa "do meio", precisa-se de menos inteligência. A condensação não precisa ser inteligente para causar a chuva, por exemplo.

Não, não mesmo. Mas não estamos falando de chuvas, mas sim, das poderosas forças físicas que permitiram que as chuvas existissem.

A lógica humana é falha. Lembre-se da obra de Mozart tentando decifrar o seu criador.

...isso não têm lógica alguma :medo:

e se é assim, se a lógica não vale nada, a causa inicial foi um pudim de morango.

Hmmm... pudim de morango. Isto deve ser muito bom!

:D

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:07:03 »

Ah, vamos ter de começar da base:

- O que é uma Lei Científica?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:17:09 »
Eu prefiro pensar que...

Sem comentários...

Penso, logo existo.

O que o Marcelo Terra quis criticar foi que você prefere a verdade que deseja do que a verdade que realmente é. Como o personagem do filme Matrix que preferia viver na Matrix.

Também não penso que algo possa ser incausado, exceto a causa primordial (Deus), porque se Deus pudesse ser causado, a causa de Deus seria a causa primordial (Deus de Deus).

Trata-se de colocar um limite arbitrário para interromper a lógica inicial invocada? Deus não pode ter uma causa por que se tivesse você não conseguiria o resultado desejado?

Se Deus tiver uma causa, teremos que nos esforçar para entender a causa de Deus, ou seja, o Deus de Deus...

Se entender Deus já é difícil (diria impossível), como entender o que lhe causou?[/quote]
Agora Deus não é mais inconiscível?

Só por serem 'leis' já denotam inteligência. Se fossem arbitrárias (e portanto "burras"), não seriam 'leis'.

O que é uma Lei Científica? Não tem nada a ver com inteligência, é só algo que descreve o comportamento da natureza em alguma determinada condição.

O universo não me parece algo muito inteligente, nem a vida, na verdade esse contínuo ciclo de efemeridade e destruição me parece inerentemente caótico. Minha visão então me leva a uma conclusão oposta a sua. Não deve existir um deus pois não há sinal de inteligência no nosso universo.

Há algo mais perfeito que o átomo? Há algo mais misterioso que a gravidade? Pode o homem, com toda a sua inteligência, fazer brotar um carvalho de uma minúscula semente? Se estes poucos e corriqueiros exemplos não demonstrarem uma Inteligência, não sei mais o que é ser inteligente.

É maravilhoso, o homem não cnsegue reproduzir/entender. Logo, é Deus. Lembre-se que um raio também já foi algo além de nossa vã filosofia tendo que ser explicado através de entidades sobrenaturais mas hoje não passa de um fenômeno bizarro que ocorre naturalmente.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #66 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:23:06 »
O fato de ele ser incognoscível não exclui o nosso direito de tentar entendê-lo. Nem tampouco nos dá o direito de negar-lhe a existência. A diferença é que todos temos uma noção de Deus que nos é inata, ou seja, que pertence a nós e não resulta de qualquer aprendizagem ou experimentação efetuada após o nosso nascimento.

Fale por você.  Eu não tenho essa "noção inata de Deus".  E não acho sequer que ela seja comum.  De fato, tudo parece indicar que, pelo contrário, o conceito de Deus é puramente aprendido.

Desde os primórdios da humanidade até os presentes dias, os homens buscam se relacionar com a divindade. Quem ensinou ao mais primitivo dos homens que ele tem que adorar o ser supremo?

A Lei de Causalidade é uma das leis da Física, não é?

:)

E por acaso a Física é adequada para explicar as propriedades de Deus (caso ele exista)?  :P

Não creio. Mas pode nos dar uma idéia de sua inteligência...

Aliás, você disse duas vezes que não adianta querer entender Deus, só nesta mensagem... então por que não admitir que ele é um conceito puramente subjetivo (como de fato é)?  Não ponha a Física ou mesmo a Lógica no meio, isso é inadequado por qualquer ângulo de que se analise a questão.

Não estou tentando entender Deus como causa, mas sim, como causador.

Mas leis da Física não tem por que se aplicar a todos os tipos de fenômenos.  São leis Físicas, não universais...

Sim, esqueci das leis químicas!

Então agora você admite que não está se guiando pela lógica?  :roll:

Eu admito que para entender algo eu posso abandonar a lógica, pois a razão possui razões que a própria razão desconhece...

8-)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:38:35 »
Quem ensinou ao mais primitivo dos homens que ele tem que adorar o ser supremo?

O temor do desconhecido? Vulcões? Temporais? Furacões? As estações do ano? Colheitas boas e ruins? Os mitos antigos se encaixam bem com esses acontecimentos. A isso se somando a imaginação e o hábito de contar histórias poderia se construir as mitologias e lendas que encontramos.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #68 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:43:16 »
Citação de: Nigh†mare
Falta ao homem uma faculdade mental que lhe permita conhecer Deus.

Esta "faculdade mental que permite conhecer Deus" pode ser adquirida? Se sim, como?

Penso que não, somos muito primitivos ainda.

O fato de ele ser incognoscível não exclui o nosso direito de tentar entendê-lo.

Acho que faz parte da natureza humana seguir sempre em busca de respostas, eu não excluiria Deus desta busca, mesmo sabendo-o incognoscível.

Nem tampouco nos dá o direito de negar-lhe a existência.

Se o alegado "criador" "cria" o homem sem a faculdade mental que permita a este conhecer àquele, então há sim um "direito metafísico" de negar a existência de algo que faz questão de parecer inexistente.

Talvez ele goste de brincar de esconde-esconde. Vai ver 'ele' é uma criança...

A diferença é que todos temos uma noção de Deus que nos é inata, ou seja, que pertence a nós e não resulta de qualquer aprendizagem ou experimentação efetuada após o nosso nascimento.

Prove sua afirmação...

Por que então os selvagens - tanto quanto os homens civilizados - adoram à divindade? Por que o homem primitivo associou fenômenos físicos ao divino? Que tolice foi essa de 'imaginar' um deus do trovão, ou do raio, ou dos sol e da lua, senão a noção inata de uma divindade?

Saudações!

O bicho-homem é inquieto, e o céu NÃO é o limite!...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Setembro de 2005, 19:21:48 »

...arbitrariedade nada tem a ver com "burrice", nem com não ser lei.

Desde os primórdios da humanidade até os presentes dias, os homens buscam se relacionar com a divindade. Quem ensinou ao mais primitivo dos homens que ele tem que adorar o ser supremo?

Por essa lógica, toda e qualquer mitologia seria real. Quem ensinou pela primeira vez a temer um dragão cuspidor de fogo?

Algumas coisas são simplesmente inventadas. Outras são mais acidentais, confusões. Procure ler sobre pareidolia. Também há bastante evidência a favor de uma tendência de inferência de design em crianças, que tem algo a ver com isso.

É claro e aceitável que uma mesma causa gere vários efeitos (ex. o fogo gera luz (efeito), gera calor (efeito), queima (efeito), esteriliza (efeito), etc.); por sua vez, o fogo pode ter também várias causas e assim sucessivamente, não vejo por que isto invalidaria uma causa inicial para todas as coisas.

Não invalida - apenas mostra que não é uma conclusão obrigatória. Não é certo que as causas e eventos vão sempre diminuindo quando se retrocede no passado, ou que vão sempre aumentando ao avançar no tempo. Se não vão sempre diminuindo, nunca chegariam a uma causa inicial.

Mas a Matemática não é uma ciência exata, ela é convencionada! Essa reta numérica é uma convenção. Números negativos? O que é -1 laranja, ou -5 pessoas? Convenção.

Não importa se são números negativos, eles são só "rótulos" convencionados, como você mesmo colocou. "-1" não é diferente de "1", para o que eu estou tentando ilustrar. O que importa é imaginar uma seqüencia infinita de variáveis. Onde se coloca o "marco zero" é arbitrário, serve apenas para ajudar a compreender alguma coisa.

Não acho que a causa do Universo seja a Inteligência, mas sim que a criação (ou nascimento) do Universo exigiu uma poderosa inteligência, e que esta inteligência é verificável através das Leis que o regem.

Ou, em outras palavras, que as leis do universo tem como causa uma inteligência? Era isso que eu quis dizer

Dizer que Deus tem inteligência e consciência não é dar-lhe uma forma humana. Nesses aspectos, somos nós que parecemos com ele...

"antropomorfizar" não significa necessariamente dar formas humanas, apesar da parte "morf" da palavra. Antropomorfizar é dar características humanas em geral, mesmo se apenas personalidade, inteligência, consciêcia.

E as coisas burras do universo, são também causadas por inteligência?

A mesma gravidade que parece útil do nosso ponto de vista cria estrelas supermassivas que apenas destroem outras estrelas, planetas e corpos menores durante eras... tudo isso para quê? Não me parece muito inteligente.

E organismos vivos menos pacatos que um carvalho, como a bactéria que causa a leishmaniose? Ou a peste bubônica? São coisas fruto da mesma inteligência, ou de outra?

Por que fazer um universo absurdamente imenso, com a vasta maioria de suas partes apenas vagando a esmo, outra grande parte apenas se chocando, destruindo e explodindo, e apenas numa ou numas minúsculas partes durante uma pequena fração do tempo cria-se coisas como carvalhos e pessoas, e ao mesmo tempo, cupins e bactérias da leishmaniose?

As leis que são responsáveis por tudo isso, levando em conta toda a realidade, não apenas uma seleção mínima de fatos mais bonitinhos não parecem mais tão inteligentes.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #70 Online: 20 de Setembro de 2005, 19:33:30 »
Penso que não, somos muito primitivos ainda.

Se ela não pode ser adquirida não há motivos para querer conhecer o incognoscível.

Acho que faz parte da natureza humana seguir sempre em busca de respostas, eu não excluiria Deus desta busca, mesmo sabendo-o incognoscível.

Paradoxo.

Talvez ele goste de brincar de esconde-esconde. Vai ver 'ele' é uma criança...

De qual deus você está falando?

Prove sua afirmação...

Por que então os selvagens - tanto quanto os homens civilizados - adoram à divindade? Por que o homem primitivo associou fenômenos físicos ao divino? Que tolice foi essa de 'imaginar' um deus do trovão, ou do raio, ou dos sol e da lua, senão a noção inata de uma divindade?

Medo e limitação do pensamento, num primeiro momento... Preguiça mental num segundo momento...

Mas é você quem tem de responder esta pergunta depois de provar sua afirmação.

O bicho-homem é inquieto, e o céu NÃO é o limite!...

Ululante.

Não parece perceber a contradição em que está argumentando...

O Pensador

• Visitante
causa X efeito
« Resposta #71 Online: 20 de Setembro de 2005, 20:46:25 »
O argumento cosmológico pode assumir a seguinte forma:

1)O princípio da causalidade enuncia que todo ser finito e contingente,
derivado e procedente,tem uma causa adequada para sua existência,
desde que o que inexiste nâo tem evidentemente poder algum para causar.

2)A série causal nâo pode ser infinita,pois sem uma Causa original nenhum causa intermediária viria a existência,e caso a série fosse infinita,esta seria constituída unicamente por causas que sâo efeitos,o que é contraditório.Logo,deve haver uma primeira Causa incausada.

3)Observamos seres que sâo causados por outros seres em nossa experiência cotiadiana.Logo,há uma primeira Causa incausada.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
causa X efeito
« Resposta #72 Online: 21 de Setembro de 2005, 08:19:32 »
Citação de: O Pensador
O argumento cosmológico pode assumir a seguinte forma: (...)

...e?

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #73 Online: 21 de Setembro de 2005, 09:31:57 »
O que é uma Lei Científica? Não tem nada a ver com inteligência, é só algo que descreve o comportamento da natureza em alguma determinada condição.

É maravilhoso, o homem não cnsegue reproduzir/entender. Logo, é Deus. Lembre-se que um raio também já foi algo além de nossa vã filosofia tendo que ser explicado através de entidades sobrenaturais mas hoje não passa de um fenômeno bizarro que ocorre naturalmente.

Você quer dizer que não há manifestação inteligente na Natureza; que não há mesmo no micromundo das células, e nem mesmo no micromundo dos átomos.

Está bem, então... [dando de ombros]

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #74 Online: 21 de Setembro de 2005, 10:13:34 »
Quem ensinou ao mais primitivo dos homens que ele tem que adorar o ser supremo?

O temor do desconhecido?

E por que o temor do desconhecido iria levar o homem primitivo a imaginar um ser supremo, senão pelo fato de ele já possuir em seu íntimo a idéia de Deus?

Vulcões? Temporais? Furacões? As estações do ano? Colheitas boas e ruins? Os mitos antigos se encaixam bem com esses acontecimentos. A isso se somando a imaginação e o hábito de contar histórias poderia se construir as mitologias e lendas que encontramos.

Isto levaria sem dúvida à antropomorfização das forças da Natureza, transformando-as em deuses, mas ainda assim teríamos a figura do ser supremo independente destas forças. Não seria uma idéia inata de Deus?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!